Autor Tópico: [OPINIÃO] O que se pode esperar de uma sala chamada Arte Fotográfica?  (Lida 3285 vezes)

Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Boa tarde aos companheiros do fórum. Espero que todos tenham passado um ótimo final de ano.

Bem, hoje vou direto ao assunto.

Tenho postado com menos regularidade no fórum por várias questões que não convêm torná-las públicas. Mesmo assim, todos os dias visito o fórum para cumprir minhas obrigações de moderadora de sala que, em linhas gerais, têm se limitado a mover os tópicos para as salas adequadas e contornar possíveis desentendimentos entre usuários. Se ambas atividades são consideradas necessárias para o gerenciamento do espaço, confesso também que são procedimentos entediantes.

No entanto, esse tempo de observação tem sido útil, primeiro, para eu repensar meu papel como moderadora (se é que ele existe) e, sobretudo, para eu saber o que vocês esperam de uma sala chamada Arte Fotográfica?

De antemão, agradeço a colaboração de vocês nessa pesquisa de opinião.

Sobre essas duas questões gostaria de conhecer a opinião de vocês.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2009, 12:43:44 por Kika Salem »


Marcelo2605

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2009, 12:55:05
Kika, se isto é um espaço para deixar nossa opinião, aqui vai a minha: Acredito que a maioria das pessoas está usando a sala para tirar dúvidas, certo? Até aí nada de errado, eu também faço muito isso. O problema é que a maioria das dúvidas diz respeito à parte técnica da fotografia. Poxa vida, arte não depende de técnica, ou pelo menos não é sua parte essencial, e os dadaístas existem para deixar isto bem claro.

O que eu gostaria de ver mais nesta sala são relatos de experiências, sabe. As pessoas contando sobre o dia em que subiram até o pico de um morro e tiraram uma foto fatástica. Sinto falta disto... das experiências dos participantes com esta arte fotográfica.


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2009, 13:05:56
Kika, se isto é um espaço para deixar nossa opinião, aqui vai a minha: Acredito que a maioria das pessoas está usando a sala para tirar dúvidas, certo? Até aí nada de errado, eu também faço muito isso. O problema é que a maioria das dúvidas diz respeito à parte técnica da fotografia. Poxa vida, arte não depende de técnica, ou pelo menos não é sua parte essencial, e os dadaístas existem para deixar isto bem claro.

O que eu gostaria de ver mais nesta sala são relatos de experiências, sabe. As pessoas contando sobre o dia em que subiram até o pico de um morro e tiraram uma foto fatástica. Sinto falta disto... das experiências dos participantes com esta arte fotográfica.

É isso mesmo Marcelo, é um espaço pra deixar sua opinião registrada sem qualquer constrangimento, ao menos da minha parte.
Saber o que se espera de uma sala como esta e também da sua moderação é interessante sob vários aspectos e aqui você observou um importante. Também sinto falta desse relato do processo que envolveu o trabalho fotográfico, aqui e em outras salas.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2009, 13:16:03 por Kika Salem »


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2009, 13:21:16
O que eu gostaria de ver mais nesta sala são relatos de experiências, sabe. As pessoas contando sobre o dia em que subiram até o pico de um morro e tiraram uma foto fatástica. Sinto falta disto... das experiências dos participantes com esta arte fotográfica.

Marcelo, esse tipo de relato deveria ser expresso ou até mesmo "questionado" na Galeria. Pois é ali que as pessoas mostram sua produção e falam abertamente sobre ela. As vezes eu mesmo costumo colocar algum texto nas fotos que posto para passar alguma informação sobre a cena, o momento, provocar a curiosidade ou simplesmente fazer uma brincadeira.
Talvez as pessoas não tenham esse incentivo de relatarem mais detalhadamente suas experiências. Talvez seja apenas questão de alguém, como você, chegar e pedir para que falem da experiência. ;)

Sobre técnica, pra mim "arte" é o termo que define a perfeição da técnica. Isso desde o início dos tempos, quando os primeiros e "melhores" objetos produzidos pelo ser humano eram considerados até "sagrados". :worship:

Tudo cujo a técnica excede a expectativa, é dito ser "estado de Arte". ;-) :shock:

Kika,

Em Arte Fotográfica, eu espero ver sempre alguma referência à fotógrafos (biografias), estilos (moda/evento/still/jornalismo), tendências (trash the dress/strobist), discussão sobre técnicas (lightpainting/strobist/estúdio/uso do rebatedor/fotometria), conceitos (abstrato/concreto/surrealista/minimalista) e até mesmo dicas práticas. Pois a arte de fotografar está exatamente na soma do equipamento e da estética. Sem compreender as duas coisas, dificilmente se atinge um "estado de arte". ;)

Espero ter ajudado:ok:
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2009, 13:25:15
Bem acredito que a descrição da sala fale por si só o que esperar dela...

Citar
Espaço destinado a dúvidas e discussões sobre trabalhos de fotógrafos, linguagem, mercado de trabalho em fotografia, técnicas fotográficas, revelação, ampliação e as tendências da fotografia.

:)
Os nomes das salas são meio que formas de dar idéias, mas relacionando com o mundo da fotografia. :) Eu sempre me baseio no que está descrito. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2009, 16:59:32
Marcelo, esse tipo de relato deveria ser expresso ou até mesmo "questionado" na Galeria. Pois é ali que as pessoas mostram sua produção e falam abertamente sobre ela. As vezes eu mesmo costumo colocar algum texto nas fotos que posto para passar alguma informação sobre a cena, o momento, provocar a curiosidade ou simplesmente fazer uma brincadeira.
Talvez as pessoas não tenham esse incentivo de relatarem mais detalhadamente suas experiências. Talvez seja apenas questão de alguém, como você, chegar e pedir para que falem da experiência. ;)
Esses dias movi um tópico do Brunod50 que, na sua primeira postagem, fez justamente isso: apresentou suas fotos em estúdio justamente com um plano de execução.
É claro que as pessoas não têm obrigação de montar um projeto a cada postagem, mas que ao menos um comentário geral seria bem produtivo isso seria.

Kika,

Em Arte Fotográfica, eu espero ver sempre alguma referência à fotógrafos (biografias), estilos (moda/evento/still/jornalismo), tendências (trash the dress/strobist), discussão sobre técnicas (lightpainting/strobist/estúdio/uso do rebatedor/fotometria), conceitos (abstrato/concreto/surrealista/minimalista) e até mesmo dicas práticas.

Espero ter ajudado:ok:
Luiz, claro que ajudou! :ok:
Eu também tenho essa expectativa em relação à sala, mas por enquanto é só expectativa.
Não sei se estou enganada na minha apreciação geral, mas vejo a sala da seguinte maneira: um espaço sem identidade própria, ainda que tenha uma descrição conforme foi transcrito acima, cujos temas que mais se adequam à sala em geral são os que menos motivam novas postagens.
Mas, enfim, criei o tópico para trocar idéias, conhecer a opinião dos colegas, estreitar os elos da moderação com os membros, mas é claro que posso estar enganada no meu diagnóstico e, por vezes, estou.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2009, 17:03:30 por Kika Salem »


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2009, 17:00:59
tudo tem que ter um começo...para que uma conversa sobre arte fotográfica renda algo de útil, é preciso que primeiro alguém com entendimento no assunto e disposição de discutir isso crie um tópico.

Oque percebo é que as pessoas que tem bagagem e argumentos para isso, não o fazem mais por falta de disposição, tempo, ou mesmo saco para ficar discutindo qualuqer coisa.

Há de ser levar em conta, que ultimamente também, esse tipo de assunto tem gerado um grande conflito de opiniões, que uns sabem muito bem administrar e outros nem tanto.

eu confesso que não tenho tido muito saco para analisar profundamente a arte fotgráfica, nem mesmo entrar em detalhes técnicos e discutí-los, mesmo entendendo bem  oque está sendo dito...sei lá, é fase.

quanto ao papel do moderador, acho que não tem muito oque ser feito...Talvez seja acender o pavio ( no bom sentido ), instigar um tema,  e ver a conversa fluir, pius acredito ter sido vc escolhida para moderar esse tipo de sala, porque esse assunto combina com vc, ou seja Vc se destaca discutindo sobre isso...

mas sei lá...é uma coisa meio complexa...

my 2 cents. :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Janeiro de 2009, 17:45:57
Sempre me chamou atenção que a maioria das postagens desta sala abordam apenas dúvidas técnicas. O que é considerado arte fotográfica é pouco discutido mesmo.

Mas também não há uma sala para "técnica fotográfica".

De qualquer forma não me incomoda. Prefiro um pouco de desorganização à segregação excessiva.

A propósito, boa colocação do Luiz no que diz respeito ao conceito de arte e como ele muda dependendo da época e do ponto de vista. Mas isso é outro assunto...

Abraços!
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2009, 17:46:18 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


AlexCale

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • Diretamente de Dubai para Abu Dhabi
Resposta #8 Online: 14 de Janeiro de 2009, 05:42:19
Olá Kika,

Acho que inicio de ano todos param por alguns momentos para analisarmos o que estamos fazendo e o que queremos fazer. A famosa retrospectiva e o planejamento.Sinto no seu comentário um pouco disso, talvez vc pense que estaja nadando e nadando para morrer na praia, o que tenho certeza não ocorrerá.Quanto ao tema da sala, acho que a arte é a aprimoração de uma ou de um conjunto de técnicas, então por que não discuti-las por aqui.

Não sou fotográfo profissinal, tenho foto como hobby e pretendo manter assim, mas ao mesmo tempo quero aprimorar minha técnica e quem sabe transforma-la em arte.Moro em Dubai e participo de um Forum de fotografia similar a este do pessoal que mora nos Emirados Arabes e não tem como comparar a qualidade do material postado nos dois forums. Tanto na questão das fotografias em sí, como da técnica, arte e comentários.

Percebi que este forum possui participantes extremamente talentosos e que dividem seus conhecimentos com todos por aqui, o que torna este local bem especial.A grande sacada na minha opinião seria enxergar a arte fotográfica como algo mais amplo, onde a técnica tem grande valor, mas a criatividade é quem dita as regras.

Alex


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2009, 09:22:47
Kika;

Esta sala tornou-se uma sala diferente da sala de equipamentos, tão somente, e acho que essa divisão funciona bem. Mas o que esperar dela, já é mais difícil de resolver, seria mais ou menos como o que esperar de mim mesmo ao postar aqui, cada um respondendo isso sobre si mesmo.

Nossa atenção aos assuntos é flutuante, seja dentro da fotografia, seja além dela. Às vezes algo nos atrai, nossa atenção volta-se para aquilo, nós conversamos sobre aquilo. Às vezes outra coisa nos atrai. Às vezes, também, um determinado ambiente online oferece certas chances únicas de se levar certos papos, isso dura um tempo e acaba. Nesse ano passado, por exemplo, estive desenvolvendo vários assuntos que poderiam ser mais referentes à Arte Fotográfica no sentido de linguagem, etc, no fórum http://www.forum.linkfamilia.com.br/, pois ali houve uma oportunidade definida de desenvolvimento desses assuntos. Ao fim e ao cabo, como dizia o velho Aristóteles, "a oportunidade é o bem do tempo", e há circunstâncias que nos permitem pensar algo, escrever algo, etc. Essas circunstãncias são efêmeras, já, no caso, findaram, mas foram aproveitadas.

No caso desta sala, ela é um lugar inespecífico, então podem acontecer discussões sobre Arte Fotográfica strictu sensu, mas elas ocorrerão dentro de um fluxo de Arte Fotográfica latu sensu. E ocorrerão em surtos, surtos esses que serão oportunidades, oportunidades que surgem quando uma, duas, três, cimco pessoas dão atenção a algo ao mesmo tempo e assim criam diálogo. Não é algo que possa ser inteiramente planejado nem previsível. É algo que pode ser somente aproveitado.


Renato B.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2009, 09:58:21
Olá Kika,

Eu espero mais discuções sobre o "universo fotografia". Eu sinto falta de assuntos como tendências e vanguardas. Ou mesmo discuções estéticas sobre determinadas fotos ou estilos de fotos.

Já disseram aqui que esta discução cabe à galeria, mas a MAIORIA (e não todos) dos comentários daquele espaço reflete apenas aspectos técnicos de enquadramento ou estouro de luz. (conheço otimas fotos e de grandes fotógrafos, onde o estouro da luz foi proposital.... fazendo parte da intenção artística por detrás da foto)

Mas por outro lado será que os foristas deste espaço desejam o mesmo??? vários tópicos interesantes já estiveram em pauta aqui e morreram de inanição ( temas sobre a arte composição , fotografos consagrados,etc...) Talvés pela dinâmica do fórum (e como bem disse o Ivan sobre atenção e interesse flutuante)estes temas mais profundos e subjetivos não prendam tanto a atenção porque necessitam de reflexão... de digestão, antes da colocação de cada um. Não há a adrenalina do debate (como o do conflito no oriente médio), não há a novidade.

Enfim, o espaço está bem estruturado e não acredito em uma nova sala... vejo que cabe aos interessados ressucitarem os tópicos relacionados ao tema da sala e assim o mantenham no topo da lista de assuntos...

Sabe aquela história de que são os usuários que fazem a moradia e não o contrario... uma casa pode ser muito boa, mas se estiver abandonada será alvo de ratos e vandalos. E uma tapera se bem habitada, poderá ser sempre um bom lugar para se pousar.

Abraços
 


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2009, 12:31:10
Acho que inicio de ano todos param por alguns momentos para analisarmos o que estamos fazendo e o que queremos fazer. A famosa retrospectiva e o planejamento.Sinto no seu comentário um pouco disso, talvez vc pense que estaja nadando e nadando para morrer na praia [...]
Essa é uma explicação muito condizente, a de que estou avaliando meus objetivos e práticas, sem falar no tal do inferno astral. kkkk

Esta sala tornou-se uma sala diferente da sala de equipamentos, tão somente, e acho que essa divisão funciona bem. Mas o que esperar dela, já é mais difícil de resolver, seria mais ou menos como o que esperar de mim mesmo ao postar aqui, cada um respondendo isso sobre si mesmo.
É um pouco isso mesmo, uma auto-avaliação. Além disso, penso que se eu tiver consciência das expectativas das pessoas em relação a esta sala eu consigo avaliar qual o meu papel neste espaço porque, até então, vejo que minhas parcas iniciativas de estimular alguma reflexão ou de formar um público para isso não é tão eficiente quanto mover os tópicos e mediar os desentendimentos. Aqui penso que desvio dos meus objetivos.

Nossa atenção aos assuntos é flutuante, seja dentro da fotografia, seja além dela. Às vezes algo nos atrai, nossa atenção volta-se para aquilo, nós conversamos sobre aquilo. Às vezes outra coisa nos atrai. Às vezes, também, um determinado ambiente online oferece certas chances únicas de se levar certos papos, isso dura um tempo e acaba. Nesse ano passado, por exemplo, estive desenvolvendo vários assuntos que poderiam ser mais referentes à Arte Fotográfica no sentido de linguagem, etc, no fórum http://www.forum.linkfamilia.com.br/, pois ali houve uma oportunidade definida de desenvolvimento desses assuntos. Ao fim e ao cabo, como dizia o velho Aristóteles, "a oportunidade é o bem do tempo", e há circunstâncias que nos permitem pensar algo, escrever algo, etc. Essas circunstãncias são efêmeras, já, no caso, findaram, mas foram aproveitadas.
Ivan, esse espaço é especial. Como me cadastrei nele quando muitas discussões já tinha sido iniciadas e até concluídas, eu optei, inicialmente, por ler os tópicos da sala de estudos fotográficos para inteirar-me dos assuntos que vocês já discutiram. Demoro um pouco, porque cada tópico tem mais de 20 páginas, mas lá deparo-me com reflexões de alto nível e aprendo coisas nunca tratadas ou tratadas com superficialidade em outros espaços.

No caso desta sala, ela é um lugar inespecífico, então podem acontecer discussões sobre Arte Fotográfica strictu sensu, mas elas ocorrerão dentro de um fluxo de Arte Fotográfica latu sensu. E ocorrerão em surtos, surtos esses que serão oportunidades, oportunidades que surgem quando uma, duas, três, cimco pessoas dão atenção a algo ao mesmo tempo e assim criam diálogo. Não é algo que possa ser inteiramente planejado nem previsível. É algo que pode ser somente aproveitado.
Ivan, como sempre muito sensato nas análises que faz. Planejamento e previsibilidade são adjetivos que não se adequam à dinâmica dos fóruns, nem que eu queira. kkkkk

Mas por outro lado será que os foristas deste espaço desejam o mesmo??? vários tópicos interesantes já estiveram em pauta aqui e morreram de inanição ( temas sobre a arte composição , fotografos consagrados,etc...) Talvés pela dinâmica do fórum (e como bem disse o Ivan sobre atenção e interesse flutuante)estes temas mais profundos e subjetivos não prendam tanto a atenção porque necessitam de reflexão... de digestão, antes da colocação de cada um. Não há a adrenalina do debate (como o do conflito no oriente médio), não há a novidade.
É essa pergunta que eu tenho feito. Nada contra a discussão sobre os conflitos no OM, eu mesma adoraria discutir aqui e em outros espaços ditadura militar, engajamento artístico, teatro militante, canção engajada, censura etc., mas num fórum de fotografia eu idealizo um interesse maior sobre os assuntos da fotografia. Como disse lá naquele tópico, ganhei de natal o livro "Proust e a fotografia", escrito por um fotógrafo mais que renomado (Brassaï), vim pesquisar aqui e não tinha uma única referência a ele. Aliás, eu só ganhei esse livro porque comentei aqui em casa um tópico do Ivan no qual ele falava do Proust e de como os livros podiam falar tanto de fotografia quanto uma foto, mas, enfim, não vou me estender nesse assunto aqui.

Enfim, o espaço está bem estruturado e não acredito em uma nova sala... vejo que cabe aos interessados ressucitarem os tópicos relacionados ao tema da sala e assim o mantenham no topo da lista de assuntos...
De fato, salas novas só pulverizam as discussões, nada mais além disso. Nesse tópico, minha preocupação é mais com conteúdo do que com a forma.

Sabe aquela história de que são os usuários que fazem a moradia e não o contrario... uma casa pode ser muito boa, mas se estiver abandonada será alvo de ratos e vandalos. E uma tapera se bem habitada, poderá ser sempre um bom lugar para se pousar.
Em tese, eu acredito nisso.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2009, 12:37:07 por Kika Salem »


marconi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2009, 17:51:56
"Espaço destinado a dúvidas e discussões sobre trabalhos de fotógrafos, linguagem, mercado de trabalho em fotografia, técnicas fotográficas, revelação, ampliação e as tendências da fotografia."

Sou novo aqui, mas acho que tá ótimo assim.


Cristian de Sá

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 14 de Janeiro de 2009, 22:16:18
Bem acredito que a descrição da sala fale por si só o que esperar dela...

Citar
Espaço destinado a dúvidas e discussões sobre trabalhos de fotógrafos, linguagem, mercado de trabalho em fotografia, técnicas fotográficas, revelação, ampliação e as tendências da fotografia.

:)
Os nomes das salas são meio que formas de dar idéias, mas relacionando com o mundo da fotografia. :) Eu sempre me baseio no que está descrito. :)
"Espaço destinado a dúvidas e discussões sobre trabalhos de fotógrafos, linguagem, mercado de trabalho em fotografia, técnicas fotográficas, revelação, ampliação e as tendências da fotografia."

Sou novo aqui, mas acho que tá ótimo assim.



concordo com o Léo...mas ficaria bom do jeito do Marconi..
Nikon D40 lente  18-55mm e 50mm 1.8
http://cristiandesa.wordpress.com/


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #14 Online: 15 de Janeiro de 2009, 09:13:50
É o que a sala já diz.
Mas é como tenho postado, a linguagem da fotografia é muito discutida, poderia até se criar uma sala específica.
Mas arte fotográfica pelo que o nome já diz, ao meu ver, refere-se, para quem faz arte com a fotografia.
Por isso alguns tópicos abertos neste setor, deviriam ficar e não ser remanejados, pois tratam de arte para fazer foto, e quando se tem uma opinião subjetiva do assunto, muitas interpretações, depende de cada um saber interpretar de acordo com as "regras", que as vezes não são tão claras como devem ser.

 :D
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf