Autor Tópico: Soma de Luzes - flash de estudio  (Lida 2187 vezes)

MANSANO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Janeiro de 2009, 11:21:30
Pessoal,

tenho uma dúvida,

Se no estudio eu colocar uma luz a direito, angulo 45graus direto para o assunto com o fotometro informando abertura de f/8.0.
Depois coloco outra luz a esquerda, angulo 45graus, e o fotometro me informando abertura de f/8.0.
(medição separada de cada luz).

A soma dessas 2 luzes, disparandas juntas, dará abertura f/11.

Estou correto ???

E se for mais luzes como funciona ???

Obrigado a todos,

André Mansano
Canon 5D Mark II /c  Grip BG-E6 (2x)
Canon 5D /c  Grip BG-E4
Sigma 15mm f/2.8 Fisheye | Canon 16-35mm f/2.8L II USM | Canon 24-70mm f/2.8L USM | Canon 35mm f/1.4L USM | Canon 50mm f/1.4 USM | Canon 85mm f/1.8 USM | Canon 100mm f/2.8L IS Macro USM
Canon Flash 580EX II c/ CP-E4 - 3x


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2009, 11:33:09
Olha, não sou a pessoa mais qualificada, pois minha experiência com estúdio é pequena, mas acredito que você precisaria medir o quanto o flash direcionado para o lado direito atinge o esquerdo e vice-versa (como escreve isso agora?). O que provavelmente, no seu caso, seria uma luz inferior ao f8, e portanto, não tem efeito algum.

Corrijam-me se eu estiver errado...
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Felipe-Shokida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2009, 11:33:59
Mansano;

Se vc quiser usar uma configuração dessas seria a indicação do fotometro com todos os flashs sincronizados.
Pois não pode-se dizer com certeza qual seria a interferencia de uma segunda luz,pois a distancia vai variar(muito pouco mais vai).
Mas sinceramente eu não usaria essa configuração,em geral eu coloco a segunda luz com um ponto de diferença no minimo,mas gosto é gosto,cada um tem o seu.


MANSANO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2009, 12:01:16
O detalhe é que só coloquei as luzes desta maneira no post para ficar mais pratico o entendimento. Não costumo usar esta configuração.

A minha dúvida está na soma de luzes e não na disposição delas.

Também costumo utilizar até 4 luzes, e a potencia trabalho diferenciadas para um efeito diferente. Uso também muito rebatedor. O detalhe é que quero saber assim que fotometrar as luzes que devo utilizar tal abertura.

Obrigado a todos,

André Mansano
Canon 5D Mark II /c  Grip BG-E6 (2x)
Canon 5D /c  Grip BG-E4
Sigma 15mm f/2.8 Fisheye | Canon 16-35mm f/2.8L II USM | Canon 24-70mm f/2.8L USM | Canon 35mm f/1.4L USM | Canon 50mm f/1.4 USM | Canon 85mm f/1.8 USM | Canon 100mm f/2.8L IS Macro USM
Canon Flash 580EX II c/ CP-E4 - 3x


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2009, 18:14:46
Cara vc deve fotometrar com todas as luzes sincronizadas... É como disseram são muitas variáveis para se chegar a um número exato.
O ideal é preparar a iluminação toda e usar o fotômetro.

Agora se vc coloca 2 flashes iguais um do lado do outro na mesma potência o segundo flash aumentará em 1 ponto a leitura. Para aumentar mais 1 ponto, vc adicionaria 2 flashes e assim vai. Cada vez que se dobra a "quantidade de luz" vc aumenta 1 ponto.

abs

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2009, 23:40:58
Acho que a sua resposta já está nos outros posts, mas aqui vai mais um pitaco :
vc fotometra as luzes independentemente uma da outra , uma de cada vez, para saber com precisão onde a luz vai cair e com que intensidade. Uma vez que vc tenha o resultado desejado sobre o objeto ou pessoa iluminado, aí vc faz uma fotometragem com todas as luzes sincronizadas, para conseguir saber como vai expõr na câmera.
 :ok:
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2009, 23:41:19 por guigui »


MANSANO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2009, 00:36:57
Agradeço a todos.

Guigui, vou seguir seu conselho. Estava fazendo quase tudo certo. Só estava faltando a ultima fotometragem de todas as luzes juntas.

Grande abraço a todos,

André Mansano
Canon 5D Mark II /c  Grip BG-E6 (2x)
Canon 5D /c  Grip BG-E4
Sigma 15mm f/2.8 Fisheye | Canon 16-35mm f/2.8L II USM | Canon 24-70mm f/2.8L USM | Canon 35mm f/1.4L USM | Canon 50mm f/1.4 USM | Canon 85mm f/1.8 USM | Canon 100mm f/2.8L IS Macro USM
Canon Flash 580EX II c/ CP-E4 - 3x