Autor Tópico: Monitores LCD, Calibradores e Color Space  (Lida 253505 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #735 Online: 03 de Maio de 2018, 21:34:07
Sim, mas o brilho ajustado foi o que ele mandou colocar durante a calibração.

Tentei gravar a tela mas mostrava sempre a mesma coisa... O mais próximo que consegui foi colocar o celular no modo manual fixando o WB em 4000k... Acho que dá pra ter uma ideia...
A imagem descalibrada não é a que estava usando antes, mas sim as configurações de fábrica do monitor que são restauradas no início do processo de calibração.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Tinha um color cast rosa forte, hein?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #736 Online: 03 de Maio de 2018, 22:36:14
Tinha um color cast rosa forte, hein?
Pois é... Mas não é possível que estava nem perto daquilo!
A diferença é muito gritante e mesmo descalibrado, a revelação não ficava tão diferente a esse ponto!
Mas que tá estranho está... Ainda estou bastante cético quanto a essa calibragem...
Continuo achando R$ 900,00 muito dinheiro pra isso  :hysterical: Espero conseguir recuperar parte calibrando pra terceiros... No fim de semana vou testar!
Ainda não entendi algumas coisas também...
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #737 Online: 03 de Maio de 2018, 23:54:48
Pois é... Mas não é possível que estava nem perto daquilo!
A diferença é muito gritante e mesmo descalibrado, a revelação não ficava tão diferente a esse ponto!
Mas que tá estranho está... Ainda estou bastante cético quanto a essa calibragem...
Continuo achando R$ 900,00 muito dinheiro pra isso  :hysterical: Espero conseguir recuperar parte calibrando pra terceiros... No fim de semana vou testar!
Ainda não entendi algumas coisas também...

Nosso cérebro é um baita dum photoshop e ele muda nossa percepção de cor.

E nós em geral temos uma péssima memória sonora e visual.
É muito mais fácil detectar as diferenças de dois microfones quando você os escuta subsequentemente sem intervalos, do que se você escutar um, dar uma pausa de apenas 10 segundos e escutar o outro. O mesmo vale pra nossa memória visual, quando você muda de um monitor descalibrado pra um perfil de calibragem imediatamente, a diferença parece ser muito brusca, pois você pode ver com muita clareza as diferenças.

Meu monitor era extremamente puxado pro amarelo, e eu não percebia isso no uso normal pois meu olho se acostumava e meu cérebro se adaptava a isso. Só quando eu colocava algo mais calibrado lado a lado pra comparação que eu podia ver com clareza o quanto ele estava descalibrado.
Imagino que esse era o seu caso também.

E não tem truque, você pode desativar a calibração a qualquer momento pra comparação.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #738 Online: 04 de Maio de 2018, 00:34:23
Pra eu ter 100% de certeza que está calibrado (que fiz direito e o monitor presta) e desencucar, só hora que mandar imprimir alguma foto que tratei após calibração...

Outra coisa que esqueci de comentar, é que ganha 3 meses de assinatura do plano fotográfico da Adobe...
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #739 Online: 04 de Maio de 2018, 01:00:33
Já ouvi dizer que na falta de um parâmetro técnico pra atestar que uma imagem está sendo exibida corretamente, o mais próximo da realidade é vê-la em uma tela de celular AMOLED.
Tratei duas fotos agora a noite e passei pro celular. Deu uma diferença considerável. Bem tanto em cores mas brilho/exposição.
"E agora, José?"

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #740 Online: 04 de Maio de 2018, 11:44:11
Já ouvi dizer que na falta de um parâmetro técnico pra atestar que uma imagem está sendo exibida corretamente, o mais próximo da realidade é vê-la em uma tela de celular AMOLED.
Tratei duas fotos agora a noite e passei pro celular. Deu uma diferença considerável. Bem tanto em cores mas brilho/exposição.
"E agora, José?"
Então... A calibração é pensada pra que a imagem final fique condizente com o dispositivo de visualização... Mas aí eu pergunto.. Qual é o dispositivo que tu usa? Complicado, né? Cada cliente vai ver a imagem de uma forma.. Uns no celular, outros numa tv, no computador, impressas...
Eu acho o seguinte. Quando a gente compra um calibrador.. É pra que ele determine as configs da tela.. Eles fazem isso de forma precisa. Alguns até consideram a luminosidade local, por exemplo.
Mas isso não quer dizer que o arquivo final vai conseguir a mesma característica de exibição em todos os dispositivos.. Sempre vai ter diferença.
O que dá pra fazer é tentar achar alguma configuração de exportação que leve em conta essas diferenças..  :ponder:


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #741 Online: 04 de Maio de 2018, 12:07:21
Eu acho o seguinte. Quando a gente compra um calibrador.. É pra que ele determine as configs da tela.. Eles fazem isso de forma precisa. Alguns até consideram a luminosidade local, por exemplo.
O Spyder faz leitura da luminosidade ambiente! Só que uma coisa que percebi e ainda não sei um jeito de chegar a um equilíbrio.
A luminosidade minha vem de uma janela lateral a uns 2,5m de distância e da lâmpada de led 6500k branca no teto. O monitor fica na vertical e nenhuma luz incide diretamente na tela.
Se coloco o calibrador sobre a mesa na frente do monitor ele sofre incidência de luz (mais direta do que o monitor recebe, pq o sensor fica meio pra dentro e não na superfície do calibrador) tanto da lâmpada quanto do monitor. Se coloco na vertical penso que não percebe a luz corretamente como chega no monitor. Tentei uma terceira posição que é sobre a mesa fora da incidência da luz do monitor. Cada posição retorna uma medição diferente da luz ambiente e por isso estou tendo dificuldade para ajustar o brilho corretamente ao real.
* Acho que ficou meio confuso, mas espero ser entendido!  :D

----------------------------------------

Não quis dizer que o calibrador não esteja fazendo direito, mas sim que talvez eu não estivesse fazendo o processo corretamente ou o monitor não fosse tão receptivo à calibração...

----------------------------------------

Pra tirar a dúvida se estou fazendo tudo certo, vou calibrar o notebook e um segundo monitor pra ver se chego no mesmo resultado nas 3 telas!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #742 Online: 04 de Maio de 2018, 12:15:07
Não quis dizer que o calibrador não esteja fazendo direito, mas sim que talvez eu não estivesse fazendo o processo corretamente ou o monitor não fosse tão receptivo à calibração...
Claro.. Entendi.
Só levantei a terceira hipótese.. De que tá tudo certinho e a diferença que encontraste é normal.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #743 Online: 04 de Maio de 2018, 16:56:26
Pelo que já li o pessoal gosta de desligar essa opção de verificar luz ambiente, para ter resultado mais consistente.

Senão você precisa fazer um perfil para usar de dia e outro de noite com luz artificial.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #744 Online: 04 de Maio de 2018, 17:03:51
Pelo que já li o pessoal gosta de desligar essa opção de verificar luz ambiente, para ter resultado mais consistente.

Senão você precisa fazer um perfil para usar de dia e outro de noite com luz artificial.

Bom saber... Tinha cogitado essa possibilidade de criar dois perfis!
Como disse no post anterior, só preciso "achar" o nível de brilho correto da tela...
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #745 Online: 05 de Maio de 2018, 20:08:27
Olha a treta!

Notebook "calibrado" e diferença absurda do monitor "calibrado" (na foto tá menos diferença que ao vivo)... E agora? Qual tá calibrado?

Obs: Dell 7640, i5, 8 GB DDR4 RAM, tela IPS Full HD, NVidia 940Mx 4Gb GDR5, SSD 240Gb e HD 1Tb



Tô começando achar que PRA MIM não foi uma grana (R$ 900,00) muito bem investida! :( :(
Cada vez que uso fico mais confuso e decepcionado!  :aua: :aua:

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

« Última modificação: 05 de Maio de 2018, 20:11:58 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #746 Online: 05 de Maio de 2018, 20:48:31
Desligou o sensor de luz ambiente?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #747 Online: 05 de Maio de 2018, 21:05:36
Eu não gosto do Spyder, sempre tive problemas com ele com LED. Nunca consegui calibrar um iMac direito com um Spyder, dava uns resultados que visivelmente eram suspeitos.

A unica vez que consegui usar um, foi com o Argill DispCal e com o perfil correto para o tipo de iluminacao do monitor.
« Última modificação: 05 de Maio de 2018, 21:06:49 por AFShalders »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #748 Online: 05 de Maio de 2018, 23:43:26
André, delete os perfis calibrados no note e no PC e faça uma calibração básica nos dois.
Resete as configurações dos dois monitores e os calibre para 6500K, 2.2 gamma e não peça pra ajustar o brilho, deixe o brilho no default dos monitores e não mude as configurações se depois da medição do Spyder ele sugerir uma outra configuração.

Essa diferença me parece que é resultado de targets diferentes. O Spyder costuma fazer uma medição de luz antes da primeira calibração e sugerir um target ideal, ignore essa sugestão se você quer deixar os dois monitores com o mesmo target.

Se continuar tendo problemas, tente a sugestão de calibrar com o DispCal.
Achei um guia que você pode seguir: https://www.ceos3c.com/misc/calibrate-your-screen-with-displaycal-and-a-spyder-5/
« Última modificação: 05 de Maio de 2018, 23:52:15 por Di Torres »


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #749 Online: 06 de Maio de 2018, 14:32:57
Desligou o sensor de luz ambiente?
André, delete os perfis calibrados no note e no PC e faça uma calibração básica nos dois.
Resete as configurações dos dois monitores e os calibre para 6500K, 2.2 gamma e não peça pra ajustar o brilho, deixe o brilho no default dos monitores e não mude as configurações se depois da medição do Spyder ele sugerir uma outra configuração.

Essa diferença me parece que é resultado de targets diferentes. O Spyder costuma fazer uma medição de luz antes da primeira calibração e sugerir um target ideal, ignore essa sugestão se você quer deixar os dois monitores com o mesmo target.

Se continuar tendo problemas, tente a sugestão de calibrar com o DispCal.
Achei um guia que você pode seguir: https://www.ceos3c.com/misc/calibrate-your-screen-with-displaycal-and-a-spyder-5/

Refiz a calibração seguindo as dicas e ainda assim dá uma certa diferença... Achei que menos que antes, mas ainda tem diferença!



Depois vou tentar de novo com o DisplayCal e com o Argill...

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

« Última modificação: 06 de Maio de 2018, 14:37:25 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm