Autor Tópico: Monitores LCD, Calibradores e Color Space  (Lida 253534 vezes)

Scant Tales

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
  • Nerd carioca - https://acervost.blogspot.com/
    • Acervo ST
Resposta #780 Online: 21 de Agosto de 2018, 16:47:43
Pessoal, tenho um monitor da LG, modelo 29UM69G-B.
https://www.lg.com/br/monitores/lg-29UM69G-B

alguém saberia informar como calibrá-lo?

Há necessidade de adquirir algum software ou hardware para isso?

sou leigo nesse assunto.

abs!

Canon Rebel T5
Canon  EFS 18-55 mm
Canon  EFS 75-300mm
Tripé mafrotto compact advanced black


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #781 Online: 21 de Agosto de 2018, 18:34:27
Pessoal, tenho um monitor da LG, modelo 29UM69G-B.
https://www.lg.com/br/monitores/lg-29UM69G-B

alguém saberia informar como calibrá-lo?

Há necessidade de adquirir algum software ou hardware para isso?

sou leigo nesse assunto.

abs!

Tales,

O primeiro post deste mesmo tópico (https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,29032.0.html) tem informações sobre os calibradores (o seu monitor sendo sRGB, seria suficiente um SpyderExpress ou x-rite ColorMunki display, mas se quiser investir nos mais top, a escolha é sua).

Após estar com o calibrador em mãos, eu uso o esquema deste tópico aqui (https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,55190.0.html), usando o Argyll + DisplayCAL. Parece complicado, mas lendo bem o tópico dá pra seguir em frente.

Sds,

Carlos


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #782 Online: 21 de Agosto de 2018, 18:52:08
Tem diferença de calibração usando HDMI e Display Port?

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #783 Online: 22 de Agosto de 2018, 09:56:25
Tem diferença de calibração usando HDMI e Display Port?

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk


A princípio, não. O que ocorre normalmente é que o DP/MDP pode eventualmente suportar resoluções maiores.
Pelo menos aqui nunca deu diferença que eu conseguisse perceber.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #784 Online: 22 de Agosto de 2018, 11:42:21
Tales,

O primeiro post deste mesmo tópico (https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,29032.0.html) tem informações sobre os calibradores (o seu monitor sendo sRGB, seria suficiente um SpyderExpress ou x-rite ColorMunki display, mas se quiser investir nos mais top, a escolha é sua).

Após estar com o calibrador em mãos, eu uso o esquema deste tópico aqui (https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,55190.0.html), usando o Argyll + DisplayCAL. Parece complicado, mas lendo bem o tópico dá pra seguir em frente.

Sds,

Carlos

Sim, o tópico descreve bem o processo. O conjunto Argyll+DisplayCAL está bem mais afinado que na época em que o artigo foi escrito, mas o caminho das pedras está todo ali.

O SpyderPro estava em promoção há pouco tempo, a 99 dólares. Eu comprei o ColorMunki Display a 160, principalmente por questão de durabilidade (dizem que o Syder dura menos, por causa do filtro de gel orgânico).

Não existe como calibrar o monitor sem um calibrador. Dá pra quebrar um galho usando os controles do monitor e do SO, mas nem de longe chega no refinamento da calibração pra todos os tons e cores.

Tem diferença de calibração usando HDMI e Display Port?

DP é um formato superior pra exibição de imagem. Se você tem a opção de usar os dois, o DP sempre vai ser melhor ou igual, seja em resolução ou em taxa de atualização da tela. Não vejo por que querer usar HDMI, se houver DP disponível.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #785 Online: 22 de Agosto de 2018, 17:29:58
DP é um formato superior pra exibição de imagem. Se você tem a opção de usar os dois, o DP sempre vai ser melhor ou igual, seja em resolução ou em taxa de atualização da tela. Não vejo por que querer usar HDMI, se houver DP disponível.
Sim, sei que o DP é superior (e uso no monitor atual: 2k Dell), só perguntei se dava diferença vi algum comentário aí pra trás falando sobre diferenças na calibração de acordo com a entrada!

Obrigado pela resposta..
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #786 Online: 22 de Agosto de 2018, 18:11:50
Sim, sei que o DP é superior (e uso no monitor atual: 2k Dell), só perguntei se dava diferença vi algum comentário aí pra trás falando sobre diferenças na calibração de acordo com a entrada!

Obrigado pela resposta..

Ah, sim. Muito provavelmente vai ter diferença. Isso porque os circuitos de codificação e decodificação são diferentes, mesmo na mesma máquina e monitor. Se vc calibrar em DP, depois ligar em HDMI, ou vice-versa, vai obter resultados diferentes.

Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk



ericrodrigueshouse

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #787 Online: 17 de Outubro de 2018, 11:35:58
Bom dia, pessoal!

Eu trabalho atualmente com design gráfico e vou começar a trabalhar com fotografia.

Estou em dúvida se pego um monitor da Dell da linha P ou U.

Qual é o mais indicado para mim? já que vou trabalhar com impressos e fotografia?


Atenciosamente,

Eric.


sareki

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #788 Online: 04 de Dezembro de 2018, 22:23:29
andreluigo

Compramos juntos o Spyder, mas eu só consegui calibrar agora... o problema é que não sei se está ok ou não... kkkkkk
Após a calibração parece que a cor ficou "mais fria",... calibrei a noite, com luz branca (aquelas fluorescentes pequenas)... estou estranhando a cor...
Aprendendo, começando! Objetivo: fotografias de paisagens.
Nikon D7200 | Sigma 18-35 1.8 Art | Nikkor 50 1.8 D | Nikkor 70-300 s/VR | Tripé Manfrotto Compact Advanced Black.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #789 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 12:25:38
Respondendo só pra acompanhar.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #790 Online: 01 de Maio de 2019, 21:59:20
andreluigo

Compramos juntos o Spyder, mas eu só consegui calibrar agora... o problema é que não sei se está ok ou não... kkkkkk
Após a calibração parece que a cor ficou "mais fria",... calibrei a noite, com luz branca (aquelas fluorescentes pequenas)... estou estranhando a cor...

E aí? Se adaptou?
Vi que parece que tem como calibrar a TV com ele usando o DisplayCAL ou um tal de HCFR, mas não entendi como o perfil vai ser aplicado na TV já que o sinal (TV/Console/Decoder/APPs) não virá do PC após calibrado..
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #791 Online: 02 de Maio de 2019, 06:48:16
E aí? Se adaptou?
Vi que parece que tem como calibrar a TV com ele usando o DisplayCAL ou um tal de HCFR, mas não entendi como o perfil vai ser aplicado na TV já que o sinal (TV/Console/Decoder/APPs) não virá do PC após calibrado..


Se o software der as configurações de R-G-B, brilho e contraste a ser aplicadas na TV não seria suficiente?


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #792 Online: 02 de Maio de 2019, 10:39:11
E aí? Se adaptou?
Vi que parece que tem como calibrar a TV com ele usando o DisplayCAL ou um tal de HCFR, mas não entendi como o perfil vai ser aplicado na TV já que o sinal (TV/Console/Decoder/APPs) não virá do PC após calibrado..

A minha TV aplica configs distintas para cada entrada.
Nesse caso, teria a TV calibrada somente para o meu note.
Em uma TV que tenha configuração única, acho que correria o risco de bagunçar outra entrada. Poderia ficar legal pro note, mas ruim pra NET/SKY, por exemplo.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #793 Online: 02 de Maio de 2019, 10:39:54
Se o software der as configurações de R-G-B, brilho e contraste a ser aplicadas na TV não seria suficiente?
GAMA... Isso é interessante. Depende também da fonte. O que poderia causar o que eu falei em cima.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #794 Online: 02 de Maio de 2019, 10:45:34
GAMA... Isso é interessante. Depende também da fonte. O que poderia causar o que eu falei em cima.
Verdade, esqueci da Gama.

Mas, sobre o que falou, as TVs em geral permitem salvar uma configuração lá no "Personalizada"... só não sei se todas tem a possibilidade de salvar varias definições diferentes. Se não, poderia de repente salvar por cima de alguma daquelas predefinições de fabrica para Futebol, Filme, Games, etc. Pelo menos pra mim aquelas não servem pra nada! rsrs

Usar a TV sem calibração deve ser punk. Elas geralemten vem predefinidas com contraste e brilho altos demais.