Autor Tópico: Monitores LCD, Calibradores e Color Space  (Lida 254587 vezes)

andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #795 Online: 02 de Maio de 2019, 11:06:14
A minha TV aplica configs distintas para cada entrada.
Nesse caso, teria a TV calibrada somente para o meu note.
Em uma TV que tenha configuração única, acho que correria o risco de bagunçar outra entrada. Poderia ficar legal pro note, mas ruim pra NET/SKY, por exemplo.
Então... Hoje em dia acho que todas aplicam configurações distintas pra casa entrada (com opção de aplicar as configurações feitas a todas as outras). A minha tem 2 opções livres para personalização e ainda aceita alterar o preset Cinema...
Então, a minha dúvida inicial era essa, de só ficar calibrada baseada no PC/Note usado, mas tenho visto geral que é bem assim... É o que tô querendo entender!
Usam um tal de HCFR e até o Argyll... Ontem a noite tentei com o Argyll (o HCFR não reconheceu o Spyder5) no intervalo do jogo mas as mudanças solicitadas no RGB não estavam fazendo efeito...
Vou tentar mais vezes ainda!

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
« Última modificação: 02 de Maio de 2019, 11:08:52 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #796 Online: 02 de Maio de 2019, 11:08:21
Usar a TV sem calibração deve ser punk. Elas geralemten vem predefinidas com contraste e brilho altos demais.
De uma forma geral não se deve usar TVs para edição e tratamento de fotos exatamente por isso. A taxa de contraste delas é alta demais. Pelo menos é o que o Rafael Ferreira diz.. E eu acredito.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #797 Online: 02 de Maio de 2019, 11:10:22
De uma forma geral não se deve usar TVs para edição e tratamento de fotos exatamente por isso. A taxa de contraste delas é alta demais. Pelo menos é o que o Rafael Ferreira diz.. E eu acredito.
Você não está entendendo...
Não é para edição, mas sim para assistir mesmo!
É unânime a opinião de que TVs não são recomendadas para edição e tbm concordo!

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #798 Online: 02 de Maio de 2019, 11:12:38
Sim. Entendi.
O Lopes que se referiu de uma forma que eu entendi isso.


Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #799 Online: 02 de Maio de 2019, 11:20:11
Ope, desculpa se tumultuei o lance aí de vcs, rsrs.

Apenas falei porque o lance do software gravar no proprio dispositivo na TV (só pra assistir) não ia rolar mesmo... mas qdo tu calibrar pelo notebook só anotar os valores de todas as configurações e depois setar manualmente na TV.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #800 Online: 02 de Maio de 2019, 11:24:45
Ope, desculpa se tumultuei o lance aí de vcs, rsrs.
Nada... Eu que entendi tudo errado.  :assobi:


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #801 Online: 02 de Maio de 2019, 11:45:43
Nada... Eu que entendi tudo errado.  :assobi:
Ou eu quem entendi que vc tava falando comigo.  :hysterical:
Fazendo mil coisas no trampo e responder dá nisso! rs
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #802 Online: 02 de Maio de 2019, 12:18:49
hahahaha.
Quinta feira com cara de segunda da nisso!


jeans

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #803 Online: 02 de Novembro de 2019, 13:14:38
alguém aqui faz aluguel por 1 dia de calibrador?

pergunta boboca mas vai q... rs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #804 Online: 04 de Novembro de 2019, 10:04:02
alguém aqui faz aluguel por 1 dia de calibrador?

pergunta boboca mas vai q... rs
Onde você mora? Eu faço a calibração.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #805 Online: 04 de Novembro de 2019, 10:18:16
alguém aqui faz aluguel por 1 dia de calibrador?

pergunta boboca mas vai q... rs

Então... sempre pensei nisso também, porque pro meu lance de fotografia que não é algo constante, a compra de um calibrador não se justificaria.

Nando, sou de Osasco, SP. Tu é de onde?

EDIT:
Fui olhar no teu perfil e vi que és de PoA-RS, que pena!
« Última modificação: 04 de Novembro de 2019, 10:19:04 por lopescardoso »


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #806 Online: 04 de Novembro de 2019, 10:23:26
Onde você mora? Eu faço a calibração.

Como você faz, Nando?!
Já pensei em fazer aqui na cidade pq acho que se alguém tiver calibrador, é 1 ou 2 fotógrafos e daqueles que se acham reis que não se misturam.
Já me procuraram pra fazer, mas tem alguns pontos que tenho dúvida!

A calibração depende das configurações do PC. Não?! O mesmo monitor em duas placas de vídeo diferentes terá calibração diferente, ou estou enganado?
Caso eu esteja certo, não teria como o cliente levar apenas o monitor pra mim (isso sem nem levar em conta a questão da luz/cor do ambiente de trabalho da pessoa).
Aí já me levaria a outro ponto: instalação do driver/software em outras máquinas, já que a licença só permite o uso em 1.
E por fim, a última questão: indo instalar na casa/escritório do cliente, seria muito chato passar horas (pelo menos 2) lá, principalmente se for casa.

Superadas essas questões, qual o valor a se cobrar, e quantas manutenções fornecer, por quanto tempo?
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #807 Online: 04 de Novembro de 2019, 10:28:19
Como você faz, Nando?!
Já pensei em fazer aqui na cidade pq acho que se alguém tiver calibrador, é 1 ou 2 fotógrafos e daqueles que se acham reis que não se misturam.
Já me procuraram pra fazer, mas tem alguns pontos que tenho dúvida!

A calibração depende das configurações do PC. Não?! O mesmo monitor em duas placas de vídeo diferentes terá calibração diferente, ou estou enganado?
Caso eu esteja certo, não teria como o cliente levar apenas o monitor pra mim (isso sem nem levar em conta a questão da luz/cor do ambiente de trabalho da pessoa).
Aí já me levaria a outro ponto: instalação do driver/software em outras máquinas, já que a licença só permite o uso em 1.
E por fim, a última questão: indo instalar na casa/escritório do cliente, seria muito chato passar horas (pelo menos 2) lá, principalmente se for casa.

Superadas essas questões, qual o valor a se cobrar, e quantas manutenções fornecer, por quanto tempo?

Ahhh, você está buscando parâmetros para uma eventual cobrança pelo serviço, é isso né?


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #808 Online: 04 de Novembro de 2019, 10:47:50
Ahhh, você está buscando parâmetros para uma eventual cobrança pelo serviço, é isso né?
Não só isso.
Coloquei várias dúvidas na minha resposta anterior!  :ponder:
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #809 Online: 04 de Novembro de 2019, 11:18:17
Fui olhar no teu perfil e vi que és de PoA-RS, que pena!
:ok: :(

Como você faz, Nando?!
Já pensei em fazer aqui na cidade pq acho que se alguém tiver calibrador, é 1 ou 2 fotógrafos e daqueles que se acham reis que não se misturam.
Já me procuraram pra fazer, mas tem alguns pontos que tenho dúvida!

A calibração depende das configurações do PC. Não?! O mesmo monitor em duas placas de vídeo diferentes terá calibração diferente, ou estou enganado?
Caso eu esteja certo, não teria como o cliente levar apenas o monitor pra mim (isso sem nem levar em conta a questão da luz/cor do ambiente de trabalho da pessoa).
Aí já me levaria a outro ponto: instalação do driver/software em outras máquinas, já que a licença só permite o uso em 1.
E por fim, a última questão: indo instalar na casa/escritório do cliente, seria muito chato passar horas (pelo menos 2) lá, principalmente se for casa.

Superadas essas questões, qual o valor a se cobrar, e quantas manutenções fornecer, por quanto tempo?
A calibração é feita pro computador e pro dispositivo de saída (placa de vídeo). Como você não usará 2 placas pra editar, poderia fazer só pra padrão do windows/lightroom/photoshop.
Não adianta levar o monitor até você. Teria que levar tudo.
O ideal mesmo, seria fazer a calibração no local onde a pessoa edita. Com a luz ambiente de costume. Pois o calibrador mede a cor e intensidade da luz ambiente também pra fazer algum tipo de compensação.

Eu não uso o software do fabricante. Uso um outro chamado DisplayCal - que é freeware. Tive melhor resultado com ele. Ele cria um perfil que fica reaplicando, caso o monitor tenha variações de luz, ou perfis determinados por certos softwares (jogos fazem isso).
O processo demora uns 30 minutos no total. E precisa de algumas interferências no meio.
Porém é importante aquecer o monitor antes. Então é imprescindível que o cliente deixe ligado por uns 30 minutos antes de iniciar o processo.
Se o monitor for bom, segura um bom tempo a calibração. Eu diria que daria pra fazer 1x por ano.
Enfim. Cobro 50 pila se trouxer aqui pra mim (note), 100 se tiver que deslocar.