Autor Tópico: Monitores LCD, Calibradores e Color Space  (Lida 253525 vezes)

lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #810 Online: 04 de Novembro de 2019, 11:31:53
:ok: :(
A calibração é feita pro computador e pro dispositivo de saída (placa de vídeo). Como você não usará 2 placas pra editar, poderia fazer só pra padrão do windows/lightroom/photoshop.
Não adianta levar o monitor até você. Teria que levar tudo.
O ideal mesmo, seria fazer a calibração no local onde a pessoa edita. Com a luz ambiente de costume. Pois o calibrador mede a cor e intensidade da luz ambiente também pra fazer algum tipo de compensação.

Eu não uso o software do fabricante. Uso um outro chamado DisplayCal - que é freeware. Tive melhor resultado com ele. Ele cria um perfil que fica reaplicando, caso o monitor tenha variações de luz, ou perfis determinados por certos softwares (jogos fazem isso).
O processo demora uns 30 minutos no total. E precisa de algumas interferências no meio.
Porém é importante aquecer o monitor antes. Então é imprescindível que o cliente deixe ligado por uns 30 minutos antes de iniciar o processo.
Se o monitor for bom, segura um bom tempo a calibração. Eu diria que daria pra fazer 1x por ano.
Enfim. Cobro 50 pila se trouxer aqui pra mim (note), 100 se tiver que deslocar.

Boa Nando... preciso achar um outro "nando" por aqui por perto! rsrs


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #811 Online: 07 de Novembro de 2019, 11:17:37
Galera... apareceu uma oportunidade de adquirir um Color Munki Smile pela metade do preço de um novo.... Sei que deve ter algum comentário aqui sobre ele, mas são 55 paginas de comentários e o tempo hábil pra ler tudo esta escaço.

O monitor que tenho é um Dell Ultrasharp U2419H, adquirido recentemente a menos de 4 meses.


jeans

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #812 Online: 26 de Novembro de 2019, 07:24:27
Onde você mora? Eu faço a calibração.

sou de SBC/SP


jeans

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #813 Online: 26 de Novembro de 2019, 07:31:34
Onde você mora? Eu faço a calibração.

quais calibradores vc recomenda?
pra compra ou até msm pra contratar alguém por perto

e tem algum bom tutorial pra aprender a usar o displaycal?

vlw!



Dimat

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #814 Online: 18 de Outubro de 2023, 09:20:33
Pessoal, pra alguém que está começando e quer um ponto de partida no que se refere a precisão de cores, esse modelo do link é uma boa opção? É o mesmo que eu aprendi a usar no curso de fotografia, mas eu não aprendi a comprar os diferentes modelos. Meu monitor é um LG IPS com 100% sRGB (só não sei o Adobe RGB).

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2162495212-calibrador-de-display-x-rite-colormunki-display-lacrado-_JM#position=8&search_layout=grid&type=item&tracking_id=71e1b847-096a-4761-995a-f39b6341cd25


Obrigado.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #815 Online: 18 de Outubro de 2023, 09:56:55
Pessoal, pra alguém que está começando e quer um ponto de partida no que se refere a precisão de cores, esse modelo do link é uma boa opção? É o mesmo que eu aprendi a usar no curso de fotografia, mas eu não aprendi a comprar os diferentes modelos. Meu monitor é um LG IPS com 100% sRGB (só não sei o Adobe RGB).

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2162495212-calibrador-de-display-x-rite-colormunki-display-lacrado-_JM#position=8&search_layout=grid&type=item&tracking_id=71e1b847-096a-4761-995a-f39b6341cd25


Obrigado.

Olá, Dimat. Bem vindo/a ao fórum!

Eu uso exatamente esse. Note que a dupla DisplayCal/Argyll não está mais sendo desenvolvida. A última versão funciona bem aqui no Windows 11. O software original é bem mais rápido, mas é meio incompleto.


Dimat

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #816 Online: 18 de Outubro de 2023, 10:27:09
Olá, Dimat. Bem vindo/a ao fórum!

Eu uso exatamente esse. Note que a dupla DisplayCal/Argyll não está mais sendo desenvolvida. A última versão funciona bem aqui no Windows 11. O software original é bem mais rápido, mas é meio incompleto.

Obrigado Felipe, agradeço o feedback.

No curso eu usei o software original mesmo. Eu sequer sabia que tinha softwares alternativos até pouco tempo atrás.

Ainda estou fazendo ensaios pontuais (no que depender de mim isso vai aumentar).Tudo que eu quero é não entregar um arquivo com uma discrepância absurda de cores da realidade por estar com um monitor descalibrado. (dai como a pessoa vai ver na tela dela é outra coisa, haha, mas eu estarei com um padrão).


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #817 Online: 18 de Outubro de 2023, 10:31:22
Vale lembrar que a X-rite passou toda a linha de colorímetros para a Calibrite.

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,143393.0.html

A versão atualizada do software do colorímetro deve ser baixada no site da Calibrite.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2023, 10:31:59 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Dimat

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #818 Online: 18 de Outubro de 2023, 11:22:44
Vale lembrar que a X-rite passou toda a linha de colorímetros para a Calibrite.

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,143393.0.html

A versão atualizada do software do colorímetro deve ser baixada no site da Calibrite.

Muito importante eu estar ciente dessa informação, obrigado André.

Vou adiar um pouco a compra do Colorímetro, mas acredito que vou nesse Colormunki mesmo. Imagino que atenda meu nível profissional.

Por hora eu tenho que focar em material de divulgação, montagem de pacotes e coisas assim.