Autor Tópico: Monitores LCD, Calibradores e Color Space  (Lida 253536 vezes)

andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #765 Online: 20 de Maio de 2018, 20:44:06
Pessoal, estou com um probleminha chato....
Como estou sem monitor pq vendi o meu e o DELL ainda está a caminho, tenho usado o notebook com mais frequência e ele frequentemente fica alternando entre o perfil calibrado e o padrão... Isso é muito chato...
Já fui nas configurações do Windows e coloquei o perfil do Spyder como padrão e ainda assim continua... Tem horas que é mais frequente e outra hora mais longos os intervalos de ocorrência...
Isso tá me deixando put0!

Infelizmente, o problema não foi resolvido....
Continua acontecendo, com bem menos frequência mas continua... E é extremamente irritante!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #766 Online: 20 de Maio de 2018, 21:33:00
Usei o Spyder em um note e em um PC e não tive esse problema.
Em toda inicialização o note/pc inicia com o perfil padrão, e depois de alguns segundos o software do Spyder aplica o perfil calibrado e depois disso não troca mais. Ficava com o note e fico com o PC ligado por dias e o perfil não muda.
No note usava uma placa integrada do processador i5 7200U da Intel, e no PC uso uma GTX460 da Nvidia.

A troca do seu acontece depois de uma hibernação/reinicialização, ou você está usando o PC ativamente e do nada ele troca?
« Última modificação: 20 de Maio de 2018, 21:34:38 por Di Torres »


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #767 Online: 20 de Maio de 2018, 22:48:24
Usei o Spyder em um note e em um PC e não tive esse problema.
Em toda inicialização o note/pc inicia com o perfil padrão, e depois de alguns segundos o software do Spyder aplica o perfil calibrado e depois disso não troca mais. Ficava com o note e fico com o PC ligado por dias e o perfil não muda.
No note usava uma placa integrada do processador i5 7200U da Intel, e no PC uso uma GTX460 da Nvidia.

A troca do seu acontece depois de uma hibernação/reinicialização, ou você está usando o PC ativamente e do nada ele troca?
Olá, Di!
Estou tendo problemas no Note... No PC, no pouco tempo que usei até entregar o monitor vendido, não tive problemas (ainda estou aguardando o P2418D chegar)...
Qdo o note inicia, após alguns segundos o perfil calibrado é carregado. Depois durante o uso volta ao padrão, e após algum tempo volta para o perfil calibrado. Geralmente acontece quando abre um novo programa, uma nova aba do navegador, ou coisa semelhante...
Esse problema, como disse em replies anteriores, parece ser devido ao painel de controle da placa de vídeo tentar alterar o perfil. No próprio site da Datacolor tem essa informação na página de suporte e recomendam desativar os serviços e a inicialização dos painéis.
Fiz isso e achei que tivesse resolvido, mas depois de uns dias o problema voltou, com uma frequência bem menor mas ainda acontecendo.
Outra coisa que fiz foi excluir os perfis padrão (sRGB e outros) que vinham carregados no Windows e selecionando o perfil do Spyder como padrão no Painel de Controle, mas tbm não adiantou.

Pensei que talvez pudesse ser por causa do note possuir vídeo dedicado e integrado. Por padrão trabalha com a integrada e quando sentir necessidade alterna para a dedicada.
Pode parecer meio "nada a ver" mas passou pela minha cabeça...
« Última modificação: 20 de Maio de 2018, 22:49:34 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #768 Online: 20 de Maio de 2018, 23:00:45
Pode ser relacionado as duas placas mesmo.
Tente desativar completamente a integrada e trabalhar só com a dedicada pra ver se resolve.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #769 Online: 21 de Maio de 2018, 08:02:05
Ou algo relacionado ao gerenciamento de energia, pode ficar trocando a placa e fazer essa bagunça.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #770 Online: 21 de Maio de 2018, 08:11:47

Pensei que talvez pudesse ser por causa do note possuir vídeo dedicado e integrado. Por padrão trabalha com a integrada e quando sentir necessidade alterna para a dedicada.
Pode parecer meio "nada a ver" mas passou pela minha cabeça...

Pode ser algo como isso, André.
Alguns micros alternam as configurações conforme o programa. Isso acontece principalmente com jogos, onde algumas placas utilizam até perfis personalizados pelos fabricantes dos jogos.
Acho que teu problema se resolve instalando o Dispcal.
Ele vai ficar na inicialização manejando o perfil. Aqui não precisei desabilitar nada... Ele assumiu essa tarefa automaticamente.
E pior é que acho que isso vai continuar mesmo com teu monitor novo. Tem que resolver isso no sistema mesmo.


Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk
« Última modificação: 21 de Maio de 2018, 08:12:59 por nandoespinosa »


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #771 Online: 21 de Maio de 2018, 08:36:46
Vou experimentar esse DispCal, Nando...
Depois conto o que virou!

No PC, como disse, não tive problemas... No PC mesmo tenho placa integrada, ela não é ativada pq não tem vídeo ligada nela, apenas no dedicada... Deve ser por isso então que não dá problema mesmo!

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
« Última modificação: 21 de Maio de 2018, 08:39:04 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #772 Online: 09 de Junho de 2018, 00:17:53
Depois de quase 30 dias, eis que a belezinha chegou!
Que coisa mais linda e que imagem, pessoal... Babei!
Não calibrei ainda e nem tô sentindo necessidade, mas vou fazer amanhã pra ver se dá muita diferença...
Comprei na hora certa, pq essa semana chegou a R$ 1490,00..




« Última modificação: 09 de Junho de 2018, 00:18:26 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #773 Online: 09 de Junho de 2018, 22:46:51
E como já previsto, a calibração deu diferença praticamente imperceptível.
Apenas um pequeno ganho nos cinzas e um pouquinho mais de saturação no magenta.
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #774 Online: 09 de Junho de 2018, 22:51:05
Uso esse no trabalho, acho bem nítido.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


MarcioRangel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #775 Online: 14 de Junho de 2018, 20:10:52
Estou querendo adquirir o  Monitor Dell UltraSharp de 27" 4K e Tela Infinita U2718Q, porem vi esse video na internet
https://youtu.be/Sk9zoPlEQ-U  e fiquei preocupado. Vcs sabem algo a respeito? gostaria de comprar um monitor 4k HDR porem não tenho outra opção no Brasil, vcs poderiam me indicar um bom monitor 4k?


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #776 Online: 15 de Junho de 2018, 16:21:23
Galera to num pequeno dilema, eu tinha ja me decidido pelo dell ultrasharp modelo U2417h a menos de 40 dias atras, dava pra encontrar ele por 1200 1300 reais em media, agora do nada ele subiu pra 2 mil reais, inviabilizando a compra. dito isso, hoje eu tenho um notebook samsung i7, com 8gb de ram, porem placa onboard HD graphics 4000, e tava querendo uma tela pra tirar mais proveito do uso do mesmo, instalei um SSD recentemente, meu uso hoje é basicamente photoshop e alguns programas graficos, porem não tenho foco em impressos.

o que eu busco:
espaço de trabalho, entao a minha escolha esta ali na casa das 24"
boa gama de cores.
não jogo no notebook, então recursos que favoreçam games, não são cruciais.

tenho uma duvida esses ultrawide não acabam distorcendo ou nos mal acostumando com o tempo, no caso de quem usa photoshop pra manipulação e etc, eu nao queria um monitor com a altura mto restrita.

acho que 1920x1080 numa tela wide de 24 sejam suficientes. mas aceito sugestões, tbm mexo com programação e esses ultrawide me parecem ser favoráveis em mais de uma janela.

Eu cheguei a alguns modelos
o LG 23MP55HQ (que eu to em duvida se tem uma gama de cores mais rebuscadas)
o dell u2417h que acabou entrando na geladeira pelo preço ter dobrado do nada.
e vi sendo recomendado o 25UM58-P que dependendo das caracteristicas pode entrar no orçamento.

aceito sugestões de monitores e se for pra pegar agora eu queria algo por volta dos 700 reais.
ou compensa sossegar o facho e esperar o dell voltar a esbarrar nos 1300 reais?
o notebook tem saída hdmi e VGA

sou usuário antigo do fórum e agradeço demais quem puder me ajudar, esse monitor será usado provavelmente posteriormente tbm caso eu adquira um desktop e etc pretendo ficar com ele por um bom tempo.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #777 Online: 15 de Junho de 2018, 17:20:01
encontrei mais um o dell SE2416H, ta com preço bom e me parece superar o LG
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #778 Online: 10 de Julho de 2018, 11:09:02
Depois de quase 30 dias, eis que a belezinha chegou!
Que coisa mais linda e que imagem, pessoal... Babei!
Não calibrei ainda e nem tô sentindo necessidade, mas vou fazer amanhã pra ver se dá muita diferença...
Comprei na hora certa, pq essa semana chegou a R$ 1490,00..



Chegasse a pesquisar sobre o U2415?

Estou na duvida entre ele e o P2418D que comprasse, a resolução do U2415 é menor, entretant é recomendado pelo TFT central em todos aspectos, enquanto o P2418D se acha poucas coisas sobre.

Ou se alguém puder me indicar qual seria a melhor escolha
« Última modificação: 10 de Julho de 2018, 11:10:35 por augustobt »


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #779 Online: 10 de Julho de 2018, 13:20:40
Chegasse a pesquisar sobre o U2415?

Estou na duvida entre ele e o P2418D que comprasse, a resolução do U2415 é menor, entretant é recomendado pelo TFT central em todos aspectos, enquanto o P2418D se acha poucas coisas sobre.

Ou se alguém puder me indicar qual seria a melhor escolha
Quem é o entendido de monitor é o Di Torres e outros colegas aí, mas por alto o U2415 tem mais desvantagens que vantagens....
Resolução menor, menos conexões e mais caro... Enquanto a única vantagem é tempo de resposta menor (6ms contra 8ms - que não faz a menor diferença se não for jogar, apesar que 6ms está muito longe do ideal para gamers)
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm