Autor Tópico: UniWB e afins  (Lida 12637 vezes)

Pictus

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Resposta #15 Online: 25 de Janeiro de 2009, 17:42:43
Além do histograma puro, tb quero em escala logarítmica...
http://www.guillermoluijk.com/tutorial/histogrammar/index.htm
 
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2009, 17:44:02 por Pictus »


Francisco

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Resposta #16 Online: 25 de Setembro de 2009, 19:11:50
E aí, o tópico morreu? Depois de navegar sobre o aspecto simbólico da fotografia, estou querendo retornar ao científico. Eu tenho algumas dúvidas que surgiram após a leitura do artigo White Balance in Digital Cameras: Problems:

1- Sobre o UniWB. Ele seria uma forma de os histogramas das câmeras reproduzirem o real estado de uma imagem RAW, já que a maioria das câmeras mostra, mesmo em modo RAW, um histograma da imagem após a aplicação do balanço de branco. Assim, havendo uma forma de fazer com que fosse aplicado nenhum white balance, o histograma seria o verdadeiro, da imagem RAW, sem correções, embora a visualização da foto aparecesse distorcida no lcd. Correto? Uma das utilidades do UniWB é produzir um histograma real do arquivo RAW.

2- Em segundo lugar, se o fotógrafo concorda com o white balance da câmera (ou seja, se a imagem que aparece no lcd não possui distorções de cores), então não haveria motivos para usar o UniWB. O UniWB poderia ajudar o fotógrafo a obter imagens com mais detalhes nas altas luzes e menos ruído, mas teria o incômodo de a imagem possuir um color cast "artificial". Ele ainda poderia fazer o white balance manualmente em um editor raw, mas, teoricamente, ele não poderia obter um resultado melhor do que o white balance da câmera. Seria mais trabalho para chegar no mesmo lugar. Usar o UniWB seria interessante quando o fotógrafo não costuma concordar com o white balance da câmera.

3- Os sensores das câmeras não possuem exatamente a mesma sensibilidade em cada canal, por diversas razões, entre elas, produzir um desempenho ótimo em daylight. No entanto, em determinadas situações, é interessante que os três canais andem juntos no histograma de forma a não haver desperdício de dynamic range. Por exemplo, se sob uma determinada fonte de luz, o histograma apresenta o azul concentrado mais à esquerda, o vermelho no centro e o verde predominantemente à direita, será muito difícil compensar a exposição em +1EV ou +2EV sem estourar o canal verde. Desta forma, a aplicação de um filtro magenta à frente da objetiva traria um benefício real, deslocando o verde para a esquerda onde os outros canais estão concentrados. De forma análoga, o canal azul poderia ser empurrado mais para o centro com uma fonte de luz mais fria (puxada para o azul, portanto). Mas não fica claro os benefícios do uso do UniWB sem uso de filtros (seja aditivo com uma outra fonte de luz ou subtrativo com um vidro colorido na frente da lente).

Tudo leva a crer que o UniWB só faria sentido se utilizarmos um filtro na frente da lente para empurrar para a esquerda o canal mais "adiantado" à direita. Mas talvez não seja tão simples: o mais importante pode ser registrar os 3 canais sem estourar e deixar o WB para depois, até porque depois dá para fazer edições em 16/32 bits para corrigir o WB manualmente, o que leva a pensar que até uma compacta que só tem modo JPG se beneficiaria do UniWB. O histograma corrigido da câmera pode acusar superexposição erroneamente, mas como em 16 ou 32 bits o limite da superexposição pode ficar bem mais à direita isso não seria problema.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2009, 19:17:14 por Francisco »
Francisco Amorim
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LeandroFabricio

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Resposta #17 Online: 25 de Setembro de 2009, 19:51:32
Dá pra fazer isso na EOS 10D?
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Malicky

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Resposta #18 Online: 26 de Setembro de 2009, 12:28:26
 :ponder:


Pictus

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Resposta #19 Online: 26 de Setembro de 2009, 15:43:15
Dá pra fazer isso na EOS 10D?


Que eu saiba qualquer digicam com RAW pode.


Pictus

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Resposta #20 Online: 26 de Setembro de 2009, 15:50:48
E aí, o tópico morreu? Depois de navegar sobre o aspecto simbólico da fotografia, estou querendo retornar ao científico. Eu tenho algumas dúvidas que surgiram após a leitura do artigo White Balance in Digital Cameras: Problems:

O sensor Bayer padrão
http://www.cambridgeincolour.com/tutoriais/sensores.htm



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1- Sobre o UniWB. Ele seria uma forma de os histogramas das câmeras reproduzirem o real estado de uma imagem RAW, já que a maioria das câmeras mostra, mesmo em modo RAW, um histograma da imagem após a aplicação do balanço de branco. Assim, havendo uma forma de fazer com que fosse aplicado nenhum white balance, o histograma seria o verdadeiro, da imagem RAW, sem correções, embora a visualização da foto aparecesse distorcida no lcd. Correto? Uma das utilidades do UniWB é produzir um histograma real do arquivo RAW.

1- Exato, só que a imagem não é distorcida, é apenas como a digicam enxerga.

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2- Em segundo lugar, se o fotógrafo concorda com o white balance da câmera (ou seja, se a imagem que aparece no lcd não possui distorções de cores), então não haveria motivos para usar o UniWB. O UniWB poderia ajudar o fotógrafo a obter imagens com mais detalhes nas altas luzes e menos ruído, mas teria o incômodo de a imagem possuir um color cast "artificial". Ele ainda poderia fazer o white balance manualmente em um editor raw, mas, teoricamente, ele não poderia obter um resultado melhor do que o white balance da câmera. Seria mais trabalho para chegar no mesmo lugar. Usar o UniWB seria interessante quando o fotógrafo não costuma concordar com o white balance da câmera.

2- O UniWB é para ter o histograma real ou o mais próximo possível do real e assim  
poder fotometrar para extrair o máximo que o sensor pode captar sem estourar
nenhum canal RGB
, quando a digicam aplica qualquer valor de WB que não seja
o UniWB, os canais RGB do histograma sofrem uma compensação.
Considere a cor nativa do RAW a do UniWB :)

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3- Os sensores das câmeras não possuem exatamente a mesma sensibilidade em cada canal, por diversas razões, entre elas, produzir um desempenho ótimo em daylight. No entanto, em determinadas situações, é interessante que os três canais andem juntos no histograma de forma a não haver desperdício de dynamic range. Por exemplo, se sob uma determinada fonte de luz, o histograma apresenta o azul concentrado mais à esquerda, o vermelho no centro e o verde predominantemente à direita, será muito difícil compensar a exposição em +1EV ou +2EV sem estourar o canal verde. Desta forma, a aplicação de um filtro magenta à frente da objetiva traria um benefício real, deslocando o verde para a esquerda onde os outros canais estão concentrados. De forma análoga, o canal azul poderia ser empurrado mais para o centro com uma fonte de luz mais fria (puxada para o azul, portanto). Mas não fica claro os benefícios do uso do UniWB sem uso de filtros (seja aditivo com uma outra fonte de luz ou subtrativo com um vidro colorido na frente da lente).

Tudo leva a crer que o UniWB só faria sentido se utilizarmos um filtro na frente da lente para empurrar para a esquerda o canal mais "adiantado" à direita. Mas talvez não seja tão simples: o mais importante pode ser registrar os 3 canais sem estourar e deixar o WB para depois, até porque depois dá para fazer edições em 16/32 bits para corrigir o WB manualmente, o que leva a pensar que até uma compacta que só tem modo JPG se beneficiaria do UniWB. O histograma corrigido da câmera pode acusar superexposição erroneamente, mas como em 16 ou 32 bits o limite da superexposição pode ficar bem mais à direita isso não seria problema.

3-Mesmo sem o uso de filtros o UniWB serve de referencia para termos certeza que nenhum
canal está estourado, quanto mais equilibrada é a fonte de luz menor vai ser a diferença entre
o UniWB e o WB da digicam.

A melhor luz para o sensor Bayer é aquela que deixa os canais RGB equalizados e o UniWB
tb serve para checarmos a qualidade da luz já que o histograma apresentado é realista, basta
fotografar um objeto neutro como uma parede branca e quanto mais juntos/equalizados
estiverem os canais RGB melhor é a qualidade da luz.

A luz de tungstênio é uma KAKA para fotografia digital por que sua resposta espectral é muito
fraca no azul. Tire 2 fotografias de uma parede branca/cinza iluminada por uma lampada de
tungstênio, uma com o WB em UniWB e outra com o WB em incandescente.
Via UniWB o histograma vai estar desequilibrando com o canal azul lá atrás e via incandescente
o histograma vai estar equalizado, mas longe da verdade.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2009, 15:54:10 por Pictus »


sedassari

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Resposta #21 Online: 20 de Julho de 2010, 17:31:26
 :ponder:.....
Será que existe algum editor de RAW (nef da D90) que permite setar um WB no arquivo e salvá-lo em RAW para depois descarregar no memory card da câmera??
Os dois métodos (lens cap acoplada e superexposição total) não funcionam muito bem na D90, na D5000 e na D700. Testei todos.
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Pictus

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Resposta #22 Online: 21 de Julho de 2010, 18:07:32
Eu não entendi muito bem o que você quer, mas os valores e arquivos corretos para UniWB para as Nikon estão disponíveis pela internet...
http://www.roesand.com/general/173-nailing-exposure-with-uniwb-for-the-nikon-d700

BTW, veja isto http://www.club-nikon.ru/forum/index.php?showtopic=35313&st=680
ou a tradução, não existe filtro cc30m multicoated, só o FL-D da Hoya.


sedassari

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Resposta #23 Online: 21 de Julho de 2010, 22:33:20
Eu não entendi muito bem o que você quer, mas os valores e arquivos corretos para UniWB para as Nikon estão disponíveis pela internet...
http://www.roesand.com/general/173-nailing-exposure-with-uniwb-for-the-nikon-d700

Acho que não me expliquei. Como é difícil conseguir o UniWb nas Nikons (D90 e D5000) li numa revista espanhola que vc faz uma foto em RAW, edita este RAW no PC zerando o equilibrio de brancos e volta ela pro cartão da câmera. Procurei um .NEF da D90 e da D5000 e não encontrei.

Valeu!
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isaacwga

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Resposta #24 Online: 26 de Julho de 2015, 23:00:55
Galera, sei que o assunto nem é mais novidade, mas como mudei recentemente pra 6D, comecei a reinstalar ML e ajustá-la com minhas preferências, incluindo a foto pra fazer o balanço com o UniWB...

Aí é que tá: pelo que li, algumas nikons não aceitam a foto pra fotometrar... e agora descubro que a 6D também não aceita (nem a estourada, nem a totalmente escura, feita com a tampa): dá mensagem que é "impossível" usar a imagem como referência.

Procurei pelo forum e não encontrei nenhuma referência.

Alguém daqui que tenha a 6D e tenha conseguido setar a imagem como WB personalizado pro UniWB?


Pictus

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Resposta #25 Online: 27 de Julho de 2015, 11:08:47
Estou por fora da 6D + UniWB, mas o Magic Lantern tem ETTR para a 6D
http://www.magiclantern.fm/features.html

Magic Lantern - FAQ http://wiki.magiclantern.fm/faq



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Resposta #26 Online: 27 de Julho de 2015, 13:01:03
Estou por fora da 6D + UniWB, mas o Magic Lantern tem ETTR para a 6D
http://www.magiclantern.fm/features.html

Magic Lantern - FAQ http://wiki.magiclantern.fm/faq


Hmm.. vou dar uma olhada. Obg, Pictus. (Já tinha visto esse feature até, mas ainda não parei pra ver como funciona). Se atender e for prático, vou usar.  :ponder: Valeu!