Autor Tópico: Problema com cartão SD  (Lida 1992 vezes)

Seymor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
Online: 19 de Janeiro de 2009, 15:00:09
Colegas do fórum,

Comprei um cartão SD de 2GB da Kingston na Americanas há uns dois meses, aproveitando a queda dos preços, pois tenho preferido manipular arquivos TIFF no computador, uma vez que a Panasonic FZ-15 não gera arquivos RAW.

Tirei algumas fotos, conferi no LCD, reformatei o cartão, conferi a capacidade, tirei mais algumas fotos e olhei de novo no LCD.

Neste fim de semana aconteceu o chá de bebê da minha esposa, mas ao transferir as imagens para o computador tive uma surpresa desagradável: os arquivos TIFF estavam corrompidos, enquanto os JPG gerados para visualização no LCD estavam intactos. Resultado, as fotos prestam no máximo para ver no computador.

Alguém passou por algo semelhante? Onde comprar cartões SD confiáveis, de até 2GB, em SP? O curioso é que o problema ocorre apenas com arquivos grandes, pois os JPG de qualidade máxima com 4MP (uns 2MB cada) não são corrompidos durante a gravação no cartão. Mas, para gravar em JPG, o cartão de 1GB que eu tinha já era mais do que suficiente.

Grato pela ajuda!


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2009, 15:50:40
Cara.. eu uso SD já uns 3 anos e nunca tive problemas.  Tenho cartões de 1 e 2Gb e fotografo em JPG e, algumas vezes em RAW.

Até agora só tive problemas com um cartão falso (e eu sabia que era falso mas não tinha alternativa, pois tinha que leva-lo para testar a máquina), e mesmo assim nunca cheguei a perder o arquivo (perdia o momento do click mesmo).

 :aua:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Janeiro de 2009, 15:55:44
Uso SD numa compacta da Canon, em adaptadores USB e nunca tive problemas.
 :no:


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2009, 15:56:55
Olá Seymor,

Você testou fotografar em TIFF com outro cartão.. pra ver se o problema não seria na câmera??
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 19 de Janeiro de 2009, 16:13:00
Olá Seymor,

Você testou fotografar em TIFF com outro cartão.. pra ver se o problema não seria na câmera??

Otima idea Elias
testar outro cartao, eu uso SD para eventos faz 2 anos,ate agora nunca me aconteceu nada
uso danelec, sandisk, kingston, e delkin, e sandisk sdhc, todos de 2gb e de 4gb.
Ja teve problemas com CF lexar original de 1gb 80x.
Vai a entender!!!!!!!!!!!
Boms testes
Angelo.


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2009, 20:12:37
teria que pegar esta cartao defeituoso e usar em outra camera para ver se o problema é o cartao...
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #6 Online: 19 de Janeiro de 2009, 20:19:59
Joga no lixo e compra outro.
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Seymor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
Resposta #7 Online: 21 de Janeiro de 2009, 16:58:18
Obrigado a todos!

Eu tenho um cartão SD de 1GB da Dane-Elec faz quase 4 anos, e não tive problema nenhum com ele, usando JPG ou TIFF. Só comprei o de 2GB, porque cabe o dobro de fotos em TIFF sem ter que trocar o cartão, e porque o preço caiu bastante.

Aliás, ontem mesmo usei novamente o cartão de 1GB, e os arquivos foram copiados normalmente para o computador.

Talvez eu teste o cartão na câmera de um amigo, mas o pior mesmo é não poder imprimir as fotos, porque JPG de 4MP em 700KB é muito comprimido!