Autor Tópico: Onde atuar?  (Lida 2130 vezes)

tiba

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
  • vida bELA!!
Online: 19 de Janeiro de 2009, 17:40:57
Eu adoraria saber qual tem sido hoje em dia o melhor campo de atuação para se trabalhar com  fotografia? já que o avanço tecnológico está tão mais acessivel, alguém pode me alertar? eu agradeço.
tiba magalhães


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2009, 20:18:38
Este é um processo de pesquisa aqui no forum.
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #2 Online: 19 de Janeiro de 2009, 21:43:59
Cara, essa é uma pergunta pra lá de complexa. E muitos de nós buscamos a resposta diariamente.
Mas todas as respostas vão passar pela seguinte: "A melhor área para se trabalhar é aquela que você mais gosta!" - Parece romântico, mas é a pura verdade.

Mas se não conhece o mercado como um todo, acompanhe o fórum, como sugeriu o Mateus, isso pode te ajudar a ter escolhas.
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2009, 21:46:41
O Marcelo tem razão. Escolha a área que vc se sente mais `a vontade, que vc mais curte fazer.
A economia está ruim prá todos, a evolução de equipamentos acontece prá todos, há muitos denominadores comuns... mas fazer o que vc mais gosta deveria pesar mais na sua decisão.

()s

GuiGui  :)


tiba

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
  • vida bELA!!
Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2009, 17:10:12
Valeu galera, vou acatar as informações e buscar o meu caminho na fotografia, mais uma curiosidade ainda me fica no ar, ainda dá pra viver  de fotografia hoje em dia? aguardo respostas, abraço a todos!!
tiba magalhães


Fly Angler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2009, 17:17:06
Valeu galera, vou acatar as informações e buscar o meu caminho na fotografia, mais uma curiosidade ainda me fica no ar, ainda dá pra viver  de fotografia hoje em dia? aguardo respostas, abraço a todos!!

Claro, muita gente vive de fotografia. Mas é uma profissão exigente, pra chegar num nível bom demora anos e muita prática, muito estudo e dedicação.

Não largue seu emprego, rs.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2009, 17:19:17
Não largue seu emprego, rs.

E é o que faço hoje! Um pé em cada canoa!  :D
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Rubens Nemitz Jr

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
    • Rubens Nemitz Jr - Fotografia Profissional
Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2009, 08:27:51
E é o que faço hoje! Um pé em cada canoa!  :D

Um pé em cada canoa! (2)

O que faço hoje é levar a profissão "ganha pão" em paralelo com a fotografia, pois o mercado está bem concorrido na minha humilde opinião!

Com o tempo, creio que o ganho de experiência me fará evoluir a ponto de passar o ganha pão pra canoa da fotografia  :)

O que acontece hoje em dia (ao menos aqui onde moro) é que tem TANTA gente apertando o botão em modo P que o mercado está bem ramificado!

Existem os clientes exigentes que buscam os profissionais de qualidade, os quais cobram bem por isso!
Existem os clientes que exigem valores baixos, e aí entra o pessoal que faz o por um valor baixíssimo, e acontece o que chamamos de "prostituição de mercado", pois a busca pelo melhor preço faz com que mais e mais fotógrafos tenham que trabalhar mais pra ganhar menos, mesmo tendo um alto nível, equipamentos caros e tudo mais!

O esquema é trabalhar duro, buscar clientes bons (Talvez não em quantidade! Focar nos fiéis, que valorizam tua qualidade é bom!) e evoluir no seu diferencial, que com dedicação tu cria com o tempo!

Também existem os fotógrafos que tem o QI (aqui também tem muito), que mesmo não possuindo um bom trabalho, conhecem os "canais" e assim conseguem as boas coisas!
Sendo assim, nem sempre a melhor qualidade de trabalho é a que melhor irá lucrar!
Divulgar o trabalho através de veículos de comunicação tais como o Flickr, seuprópriosite.com, cartão de visita, boca-a-boca, pequenos cartazes em pontos estratégicos autorizados e até mesmo começar a fazer pequenas exposições e locais públicos! Tudo isso ajuda a divulgar o seu trabalho!
Como um velho sábio disse um dia: A propaganda é a alma do negócio!

Qual a melhor área de atuação?

Depende do profissional que estamos falando! A melhor área é demonstrada pelo diferencial e/ou característica  principal criado com o tempo, através da qual o fotógrafo se identifica melhor, desenvolvendo-se e evoluindo naturalmente!

Tomando como base que "o que você sabe fazer de melhor e ama fazer é fotografar", vá em frente e busque o sucesso, pois terá, senão, deixe a fotografia para quem ama, sabe e quer fazer bem feito e viver disso!

Sendo assim, concluindo vide dissertação acima, a regra básica é a seguinte:
Propaganda verdadeira e bem feita + trabalho fotográfico de qualidade = 2 pés na canoa!

Desculpem a franqueza, mas é a minha opinião!

Abraços :ok:
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2009, 08:37:24 por NasAlturas »
Rubens Nemitz Jr
Flickr www.flickr.com/nasalturas
Flickr www.flickr.com/rubensnemitzjr


VENDENDO mochila Vanguard Up-Rise 48


tiba

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
  • vida bELA!!
Resposta #8 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 12:50:54
Meu cari Marcelo o que vc me diz sobre a Nikon D60?
tiba magalhães