Autor Tópico: Panasonic e seu adaptador mal feito  (Lida 1569 vezes)

Omar.Junior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
    • http://
Online: 23 de Agosto de 2005, 01:59:39
Com esta imagem eu começo meu texto de protesto contra o que os engenheiros e projetistas da panasonic.


Sim é isso mesmo.... depois que vi o amigo do forum seymor falando do adaptador raynox para filtros de 52mm para panasonic (originalmente 72mm) falei com a boca cheia.... isso ae tem vinheta CERTO...

Qual foi meu espanto quando ele disse que nao gerava vinheta e me mostrou uma foto para comprovar... e lá estava a foto sem vinheta.... e agora??? tudo que eu tinha em mente sobre vinhetagem , por agua abaixo????

Fui investigar a fundo sobre essa informação... que para minha cabeça parecia impossivel.

Então fui fazer a coisa mais lógica que deve ser feita.... medir a lente da panasonic para ver se tinha como um filtro de 52mm não gerar vinheta (eu tinha um filtro 67mm que já gerava vinheta)...

Qual não foi meu espanto quando me vi com as medidas da 1ª imagem que postei logo acima...
Lente = 44mm
Borda + lente = 60mm
2º jogo externo de lente = 62mm
1º jogo externo de lente (corpo) = 72mm

O que!!!! dae fui pesquisar o adaptador raynox... e com isso fiz a seguinte comparação , que pode ser visualizada na imagem abaixo:


usando o raynox ele fica praticamente colado na lente e como usa filtros 52mm e o dimetro da lente (visivel no lcd/evf) é 44mm... colocando ele colado na frente ... nunca vai gerar vinheta.

Não satisfeito com essa resposta.... falei com o quantix essa descoberta e ele falou... 'pq vc nao faz um adaptador de papel pra testar?' ... e eu pensei... e pq NAO!??!

ae estão as imagens (desculpem a qualidade , foi tirada com meu 6600)








e aqui a foto tirada com o filtro (foi usado um filtro estrela hoya 67mm)

nao tinha filtro 58/55/52mm para testar... mais tenho certeza que nao iria gerar vinheta

Assim que conseguir um filtro 52mm irei testar com o adaptador caseiro.. isso enquanto não tenho o raynox nas mãos.

Agora vem a pergunta.... Porque a panasonic fez esse adaptador tão mal projetado?

* Para vender mais filtros 72mm?
* Para o filtro acompanhar o corpo da lente e ficar estaticamente mais 'bonito'

Alem dele ter o diametro errado.... ainda tem a distancia errada... como vimos na imagem 2.... ele tem 45mm e o certo seria 30mm.... 15mm a mais.... e como sabemos  tem filtros que com a distancia da lente ele não da o mesmo efeito....

Peguem como exemplo o proprio filtro estrela... pegue o filtro e coloque no seu olho... bem colado...e vá afastando... o 'efeito estrela' vai ficando cada vez mais sem definição ... ate o foco pegar no proprio filtro.

Já me aconteceu algumas vezes de não conseguir foco automatico com o filtro pois a maquina acaba focando nele... pela distancia.


Ae está meu questionamento.... se alguem acha algo errado ... fale e debatiremos civilizadamente...

grato!

Presidente do Sul Foto Clube
---
Se você é de Porto Alegre ou de outra cidade do estado, entre em contato conosco e faça parte do nosso foto clube.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2005, 02:23:48
Talvez eu esteja falando algo que não proceda, mas até onde sabia esse adaptador Raynox tinha a função de adaptar o tele/wide converters da própria Raynox, na verdade nem sei se ele foi feito pensando em filtros, sim nos converters Raynox, o que acaba acontecendo é que algumas pessoas usam ele para filtros menores. O hood que acompanha a câmera vai além disso.

O filtro na frente da lente apenas protege a mesma, mas não direciona nenhum raio incidente (se interfere na forma como luz é conduzida para a lente é negativamente, existem tópicos onde se discute efeitos negativos dos filtros). Então, com vinheta ou não, o hood nada tem a ver com isso, a função dele é direcionar a luz evitando o flare pela melhor incidência dos raios. Traduzindo, é mais que um mero adaptador, você reduz a utilidade dele ao preferir que deixasse um filtro menor colado a frente da lente.

Embora, o hood, no caso da Panasonic sirva tbm de adaptador, ele pode ser usado sem filtros, não só pode, como muitos recomendam que assim seja, já que (com exceção de maresia/sprays de água) além de evitar o flare, protege a lente, simplesmente fazendo, ao contrário do que vc pensou inicialmente, economizar com filtros, há menos que more no litoral. Já os filtros, sabidamente, favorecem fenômenos como o flare, além de poderem prejudicar a nitidez.

Como você notou não há vinheta, tbm não cabe falar em erro de projeto, por outro lado experimente fotografar faróis de automóveis ou luzes diretas/incidentes com o adaptador curto 30mm+filtro e depois com o hood original.

E sim, você está certo, fator marketing, eu particularmente mesmo gastando um pouco mais com o filtro 72mm acho a câmera mt mais interessante com um hood nesse design do que se fosse um plástico reto, ainda bem que é assim, 'horrível' aquelas lentes grandes como no caso da Nikon 8800, que qd extendem ficam mt menores, totalmente desproporcionais e visualmente incomodas.

A câmera não só fornece um mero adaptador de filtros, fornece um hood adaptador, tbm conhecido como pára-sol, o que é bem mais caro e útil, as Panasonic's depois da FZ10 vem ainda com a pétala para o hood. Enfim, na minha opinião isso era algo pouco relevante, confesso que nunca havia pensado a respeito.

Espero ter ajudado.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2005, 03:36:05 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2005, 04:46:06
Ele só é mais longo pra evitar o flare... Mas concordo que seria melhor algo mais próximo da lente, é no mínimo estranho o filtro lá longe. A escolha pelos 72 mm tá no conjunto hood + tulipa, que é mais "encorpado" por causa disso. Puro marketing, provavelmente, já que o hood poderia ter de 55 mm de diâmetro e mais curso, só que no lugar da tulipa teria um pára-sol mais "aberto" pra não vinhetar. Bom, de qualquer forma na FZ30 já reduziram o diâmetro da rosca do hood pra 55 mm, se não me engano. Então a história dos 72 mm morreu com as FZ15/20.

BTW, como estudante de engenharia preciso defender minha área: muito do que chamamos de "engenharia burra", é na verdade exigência do departamento de marketing/produto. Os caras fazem questão do produto ter a apresentação que eles têm em mente, mesmo que tu possa fazer melhor de outra forma. E isso é realmente uma m***a pro projetista, que precisa engolir o sapo e alterar pra pior o que já tava bom.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Omar.Junior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
    • http://
Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2005, 09:39:08
Vou tentar fazer o teste qque o guss falou

Presidente do Sul Foto Clube
---
Se você é de Porto Alegre ou de outra cidade do estado, entre em contato conosco e faça parte do nosso foto clube.


Renan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
    • http://www.flickr.com/photos/renanschmidt/
Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2005, 16:45:34
Bom eu acredito sinceramente que o hood possue aquele tamanho para evitar o flare, estudos deviam fazer parte deste projeto e nõa puramente estetico.

Obviamente que a estetica é muito importante na hora da venda paras pessoas menos experientes e que optam pelas mais bonitinhas, por isso a Sony vende como agua.

Como a Panasonic estava entrando num mercado ja bem consumido e ela não possuindo nenhuma historia na área de fotografia tiveram que impelmentar a beleza pois senão não vende.

Eu se pudesse escolher preferia o filtro de 52mm, é amis barato e ais facil de encontrar, mais como o projeto pede uma 72mm azar.

Sobre o foco é muito simples como vc esta adicionando um objeto ela pensa que seu foco deve estar nele, isso é normal.

Faz o teste da luz e nos conta o que aconteceu, acredito que o guss vai ter razão, mais vamos la.
Nome: Renan Barros Schmidt
Cidade: Porto Alegre - RS
Equipamento: Lumix Fz20
Lente:36-432mm IS
Cartão: 512Mb Scan Disk
Pagina: Flickr /renanschmidt/