Autor Tópico: Canon G10 - Alguém tem?  (Lida 28075 vezes)

Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 23 de Janeiro de 2009, 11:42:14
Este modo dynamic B&W é muito bom, a Panasonic mandou muito bem. Uma câmera excelente para street.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #31 Online: 23 de Janeiro de 2009, 14:07:38
Célia,
Um amigo meu tem a LX3, e é realmente boa. Mas se eu fosse comprar uma compacta digital deste nível, eu compraria a G10 sem pensar duas vezes. Além de um designer lindo e robusto, a funcionalidade de câmera dispensa comentários. Duvido que seja tão interessante assim a diferença em RAW entre essas duas câmeras.

Em meu caso, então, eu poderia utilizar na G10 tanto o meu flash Canon 580 EX2 quanto a quinquilharia de filtros 58mm que eu possuo. E precisa mais do qeu uma G10 para ser feliz?

Eu vi fotos dela feitas no flickr, e é realmente incrível. Mas por enquanto vou ficando ainda mais uns anos com a minha Canon SD 870.  :ok:


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #32 Online: 23 de Janeiro de 2009, 14:34:57
O modo PB me impressionou mesmo, principalmente nesta foto: http://farm4.static.flickr.com/3477/3177560477_b7c0a3a9af_o.jpg

Os detalhes que ela preserva em altas e baixas luzes são impressionantes. Mas como ainda tenho uns 15 rolos de TriX para gastar, melhor não pensar muito nessa LX :P

Francisco, eu realmente me impressionei com essa panasonic desde a primeira foto que fiz.
O LCD é fenomenal, mesmo eu não sendo muito chegado a fotografar sem viewfinder, achei o lcd ótimo.
Nenhuma compacta tem um visor que eu consiga usar, estou acostumado demais com os VFs da 1Ds, EOS3 e 5D da canon, fica complicado de usar esses minúsculos, então não me fez falta.

Outra questão que eu tinha dúvidas era a do raw da lx3, que é convertido no Silkypix, no início eu não gostei da idéia e queria abrir no LR, depois que aprendi a mexer no silkypix, que tem opções fantásticas de contraste e sharpen, nem preciso mais aguardar pela atualização do LR.

Uma outra coisa bacana é a correção automática de distorção da objetiva, em 24mm as fotos saem quase sem distorção barril, vc só consegue ver essa distorção se usar um software externo pra converter os raws.

O sensor da LX3, ao contrário do que muitos pensam, não tem 10MP, e sim 11.3MP, a questão é que este sensor não é nem 16:9 (como o da LX2), nem 4:3 e nem 3:2, eles o fizeram em um formato diferente que se aproxima da média desses 3 formatos, assim nenhum deles tem grande perda de resolução, bem bolado.

Estas e outras coisas fazem da LX3 uma camera única, totalmente diferente de todas as outras compactas, então realmente a G10 é uma câmera mais tradicional, com um range mais comportado, a G10 é a melhor escolha na maioria das situações, para a maioria dos usuários, porém no meu caso e no de muitos outros fotógrafos, as particularidades da LX3 fizeram dela uma escolha certa. 

Difícil escolher, na dúvida pega a G10, é uma cam mais comercial, já quem compra a LX3 tem que saber o que está fazendo.

Aqui mais uma galeria dela (esta versão usa a logo da leica, mas é a mesma cam), vale a pena conferir:

http://www.boxedlight.com/dlux4/


Nelson Neto

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • Nelson Neto
    • Blog - Nelson Neto
Resposta #33 Online: 23 de Janeiro de 2009, 15:46:42
Hoje pela manhã comprei uma Canon G10 para minha esposa, apesar da LX3 ser menor e ser melhor em ISO Alto, ela preferiu o zoom maior da G10. Jà que em fotos impressas 10x15 não havera muita diferença entre elas.


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #34 Online: 23 de Janeiro de 2009, 17:08:45
pra imprimir 10x15 não haverá grande diferença não só com relação à LX3 mas com relação à maioria das compactas de melhor qualidade...
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Nelson Neto

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • Nelson Neto
    • Blog - Nelson Neto
Resposta #35 Online: 23 de Janeiro de 2009, 17:24:28
Zeiss, posso esta errado, mais o fato da G10 ter RAW e otica de boa qualidade, as fotos fiquem melhor que algumas cameras como Canon S5 e Sony H9.
Jà fotografei com as duas e não gostei muito das fotos. (gosto pessoal)
Tentei convencer minha esposa a comprar uma DSLR de entrada (Canon XS, Sony A200), mais ela disse que não que carrega um trambolho para os lugares. ;(
Espero te acertado na escolha. ; )
O que minha esposa mais reclama de cameras compactas é que as fotos não tem vida, falta alguma coisa. Ela esta cheio de expectativa que vai voltar a fotografar, com qualidade (com vida), na Canon G10.
Abraços.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 23 de Janeiro de 2009, 19:52:33
O que minha esposa mais reclama de cameras compactas é que as fotos não tem vida, falta alguma coisa. Ela esta cheio de expectativa que vai voltar a fotografar, com qualidade (com vida), na Canon G10.
Abraços.

Não falta alguma coisa não... Falta muita coisa.

Tirei uma fotos com uma saboneteira moderna outro dia, no visor ficou bonitinha mas depois que vi no computador foi uma decepção mesmo em formato pequeno (equivalente a 10x15).
Pouca nitidez da lente, imagem sem texturas, pouco contraste etc.

Mas se baixar o ISO pro mínimo e alterar o contraste depois melhoram bastante.  :ok:
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #37 Online: 24 de Janeiro de 2009, 02:05:57
Nelso, eu falei compactas de boa qualidade mas não tão caras quanto à G10 :ok:
é claro que uma lente top e amplos recurso manuais além do RAW fazem grande diferença, mas pra quem tá com o dindim contado aí tem opções boas pois 10x15 é muito pequena, principalmente em baixo ISO.
Veja estas poucas fotos neste álbum do orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=10460764604936357125&aid=1227304752
já fiz muitas outras mas ou não postei ou está em outros álbuns;
para uma camera básica como a LZ8 acredito estarem boas e se impressas 10x15 atendem bem à maioria dos usuários.
abração
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 24 de Janeiro de 2009, 11:15:10
Eu concordo com o Joao, em muitos casos até mesmo uma G10 ou uma LX3 está superdimensionada...

O RAW nelas é fantástico, sem dúvida alguma, mas muitos tratamentos e correções que fazemos no RAW podem também serem feitos no JPG sem nenhum problema, principalmente se o resultado for impresso em tamanhos pequenos ou pra visualizar em monitor de média resolução.

Ps. Ultimamente tenho visualizado a maioria das minhas fotos em monitor de 1200x850 e com um tapinha nos JPGs ficam tão boas quanto as outras CAMs, se usado ISO mínimo.

O maior problema das compactas pra mim não é a falta do RAW (apesar que gostaria muito em ter), mas a baixíssima resolução e cores em ISO acima de 100, o que muitas vezes acaba inviabilizando a sua utilização, dependendo da quantidade de luz, mesmo pra ver em monitor de notebook.

Valeu


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #39 Online: 24 de Janeiro de 2009, 12:05:59
Já tive várias compactas, e as vezes pego fotos de viagens tiradas em DSLR e compacta, e nunca preciso olhar o exif pra ver com que camera foi tirada.
Pra mim as compactas perdem muito em:
* Nitidez (as fotos na maioria das vezes parecem fora de foco)
* Na fidelidade das cores, não é apenas um problema de saturação mas sim de falta de reprodução da realidade
* Ruído, mesmo em iso 100 o nível de ruído é pior que minha na D50 em 1600.
* Péssimo controle da intensidade do flash

na G10 e na LX3 a maioria desses problemas foram bastante minimizados :) e provavelmente a proxima geração dessas cameras vai fazer muita gente deixar as DSLRs e migrar pro mundo das compactas. É só os fabricantes não estragarem tudo como normalmente fazem, pois não custa uma Panasonic da vida lançar uma LX4 com uma lente horrível com zoom de 30X só porque uma fatia do mercado não comprou a LX3 por conta do pequeno zoom. :no:
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 24 de Janeiro de 2009, 17:55:58
Concordo Leo,

Mas dessa vez eu acho que a tendência é melhorar a LX3, pois os números de venda dela foram bem altos...

Eu até compraria uma câmera sem RAW, mas pra abrir mão da reflex, vai ter que ser com RAW, sapata de flash, etc, etc....e que entregue pelo menos um ISO800 com resolução igual ou melhor da D40.

Compacta pra fazer eu jogar a reflex no lixo seria a LX3 com sensor 4/3 e um AF mais evoluído...como da Pana G1 pelo menos....Pra pequena DF eu usaria um conversor que já estaria ótimo.

Valeu


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #41 Online: 24 de Janeiro de 2009, 19:38:22
Leandro, se pensar bem, como as lentes dessas compactas são bem claras, um bom iso 400 já vai fazer estrago.
Nas DSLs com lentes que normalmente são escuras (to falando no nível de quem abriria mão de uma DSLR pra uma compacta), podemos considerar na média que utilizamos abertura f/5, enquanto que numa LX3 ficamos na média com f2.5. Nesse caso terímaos na média quase  2 stops de vantagem pra LX3, ou seja, um iso 400 na LX3 seria como iso 1600 em uma DSLR.
Foco mais rápido creio que seja uma evolução normal caso a coisa realmente evolua, asim como iso 400 de boa qualidade, então concluo que na proxima geração se tudo der certo, minha D50 entra na reserva. :ok: 
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #42 Online: 25 de Janeiro de 2009, 19:02:44
Oi pessoal!

Estou gostando muito da LX3, tenho algumas fotos que fiz com ela que resultaram muito boas, na minha opinião. As fotos do Claudio (CJR) de NYC estão ótimas e ilustram que realmente é uma grande câmera.

Acho que pra uma compacta, a LX3 representa o máximo do que se pode fazer com a tecnologia atual, assim como a G10. A primeira tem mais personalidade, pois seu projeto é mais focado, com uma lente bem clara e nítida, que sequer tem tele, é só GA e normal. Já a G10 é mais genérica, tem a lente mais escura mas com tele.

Eu fui de LX3 porque:
1. Tele não é a minha praia. Normal e principalmente GA são muito mais a minha cara, e a LX3 tem os 24mm e o modo wide. (90% das minhas fotos com a LX3 são em 24mm/wide)

2. Mais compacta, sendo melhor pra levar pra todo lado.

3. Mais barata.

Então acho que a G10 provavelmente é melhor pra quem não é tão fã de GA. :)

Pro pessoal que quer mais do que isso em uma compacta, algo como uma LX4, acho que não tem "free lunch" não: se aumentar o range da lente, por exemplo, ou ela fica mais escura ou fica maior, comprometendo a portabilidade. É complicado, os tradeoffs são vários, além de que tudo isso custa caro e eu não acho que eles pretendam passar de 400-450 dólares no preço de uma compacta. Existem, sem dúvida, margens para melhorias (um sensor mais eficiente, que tal?) mas acho pouco provável haver mudanças drásticas na óptica.

A idéia de uma compacta m4/3 como aquela que a Olympus apresentou recentemente é interessantíssima, mas é claro que haveria limitações sérias em relação à óptica em uma câmera dessas... acho que só vai ser possível usá-la com lentes zoom escuras (e que mesmo assim serão grandes demais em relação à câmera) ou com pancakes, que são claras e nítidas e compactas mas são fixas. A m4/3 é outro conceito de câmera, e não tenho dúvidas de que a LX3 é mais prática do que será essa Olympus.

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 25 de Janeiro de 2009, 20:55:09
Thiago, posta mais umas Dynamic B&W para a gente ver.
As do Cláudio ficaram ótimas.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2009, 20:55:40 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Celia H.

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.192
Resposta #44 Online: 25 de Janeiro de 2009, 21:23:54
Bem..... :D

Ontem recebi um presente de meu marido.....e qual não foi a minha surpresa?

Uma Canon G10!!! :shock: :shock: :eek: :clap: :clap: :wub:

Acho que alguém decidiu por mim. Ou por nós. ;) :D

Fiz alguns testes hoje... e achei que porderia colocar alguma coisa aqui, mesmo não sendo a galeria (ou será que devo colocar na galeria? se os moderadores quiserem deletar esse meu post, por favor sintam-se a vontade :ok: )

Fiz essa foto no modo manual, regulando abertura, velocidade, EV e tentando focar.... não acertei ainda o foco manual. :doh:



Achei que o balanço de branco e o contraste ainda não estavam legais e dei um tapinha no PS....



Gostei do resultado. :) E acredito que quando souber regular o balanço de branco terei resultados ainda melhores :ok:

Bem, sei também que se eu ler o manual, os resultados serão beeeeem melhores..... :shock: :doh: :D....pois é não li o manual, que vergonha. :doh: Mas achei a câmera bem fácil de manusear. :ok:

Bem, queria só mostrar alguma coisa que fiz com a G10 nova e parece que a câmera é mesmo muito boa. :ok:

De novo, obrigada a todos pela ajuda.

Abs