Autor Tópico: Comparação em RAW - Canon 5DMkII, Nikon D3x, Sony A900 & Canon 1Ds  (Lida 8279 vezes)

Leandro Federsoni

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Resposta #45 Online: 26 de Janeiro de 2009, 20:35:10
O q vc achou? Coloca a imagem inteira...

Abraço


Pictus

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Resposta #46 Online: 26 de Janeiro de 2009, 20:39:46
Ué...
Não fiz o teste pelos motivos já explicados, olha a diferença na exposição para equalizar os histogramas.
+0,70 na D3x contra +1,15 na A900


Paulo Machado

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Resposta #47 Online: 26 de Janeiro de 2009, 20:48:10
Pictus, que programa é este?
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leandro Federsoni

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Resposta #48 Online: 26 de Janeiro de 2009, 20:49:02
Entendi...

Mas daria pra ter uma idéia, pois a diferença de exposição não inviabiliza totalmente a comparação. Note que na 5D existe a mesma diferença de exposição e mesmo assim as coisas estão bem parecidas.

Valeu




Pictus

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Resposta #50 Online: 26 de Janeiro de 2009, 20:57:51
Entendi...

Mas daria pra ter uma idéia, pois a diferença de exposição não inviabiliza totalmente a comparação. Note que na 5D existe a mesma diferença de exposição e mesmo assim as coisas estão bem parecidas.

Valeu

Faz um teste aí na sua digicam, fotografa em ISO máximo uma foto subexposta e outra  superexposta e verifique qual tem menos ruído...
Como é apenas um teste ilustrativo não tem problema se a superexposta estourar, é só para vc ter uma idéia.


Leandro Federsoni

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Resposta #51 Online: 26 de Janeiro de 2009, 21:12:22
No centro a diferença não é tão grande....o problema fica mais acentuado no extremo.

Mas na verdade nem é muito isso q gostaria de saber, o q fiquei curioso é com a diferença entre a D3x e a D3 em ISO cima de 6400. :)


Leo Terra

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Resposta #52 Online: 26 de Janeiro de 2009, 21:26:23
LEandro o problema é que no centro é mais iluminado e como a A900 recupera muita luz baixa ela sofre mais com ruído, principalmente no canal vermelho.
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Resposta #53 Online: 26 de Janeiro de 2009, 21:29:58
No centro a diferença não é tão grande....o problema fica mais acentuado no extremo.

Fala sério...
Não tem muita diferença pq equalizei, +0,70(D3x) e + 1,15(A900) de exposição + o WB.
Quando menciono “equalizei”, é para fazer o whibal ficar com os valores +- corretos de RGB
que são +-> 171 171 171

A diferença seria maior ainda se a D3x estivesse em 1/200!  :eek:

Original
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2009, 21:46:59 por Pictus »


Leandro Federsoni

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Resposta #54 Online: 27 de Janeiro de 2009, 12:29:24
Desencana Pictus.....A Sony tem a mesma eletrônica da Nikon por menos da metade do preço....só isso já é o suficiente.

O que fiquei realmente espantado é o quanto existe reserva de tecnologia nessa área, pois a quase dois anos atrás a Nikon ou a Sony já poderiam entregar um sensor de 24Mp pois na época os 12Mp estava subdimensioado pra tecnologia da época.

Então provavelmente hoje eles já devem ter um produto com seus 50Mp e com bem menos ruído, e só não liberam pra manter um crescimento sustentável e constante.

Conclusão, não existe qualquer corrida de tecnologia, existe sim um cartél japones.

Valeu


Leo Terra

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Resposta #55 Online: 27 de Janeiro de 2009, 13:03:08
É bem por ai Leandro.
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Resposta #56 Online: 27 de Janeiro de 2009, 15:43:02
Isto aí é óbvio...
O que estou querendo dizer, mas não tenho como provar(não tenho as 2 aqui na mão)
é que se expor para o lado direito do histograma a diferença entre a D3x e A900 2 vai ser pequena.


Leandro Federsoni

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Resposta #57 Online: 27 de Janeiro de 2009, 16:00:17
Isto aí é óbvio...
O que estou querendo dizer, mas não tenho como provar(não tenho as 2 aqui na mão)
é que se expor para o lado direito do histograma a diferença entre a D3x e A900 2 vai ser pequena.

 :ok: E pela metade do preço.


Leo Terra

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Resposta #58 Online: 28 de Janeiro de 2009, 00:27:58
Pictus a diferença vai estar mais nos 14 bits, que realmente não vai ser uma diferença muito grande. :)
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Resposta #59 Online: 28 de Janeiro de 2009, 07:25:54
Estava lendo um negócio interessante sobre esses últimos lançamentos FF High definition....

Os fabricantes mudaram as características e política de QI desses novos sensores FF, antes as 35mm mantinham resolução primitiva similar dos sensores APS em 10Mp contra 12Mp, assim os sensores FF ganhavam em Db (sinal/ruído), e tinham vantagens principalmente na sensibilidade das cores de ISO baixo até ISO alto.....agora com essas novas FF-HD eles igualaram as 35mm com as APS em ruído, conseguiram mais nitidez, igualaram o DR, mas prejudicaram a sensibilidade das cores.

De D700 para D3x tivemos:
Ruído Db (Sinal/Ruído) - Caiu em até 3db acima de ISO100 o que corresponde a 50% a mais de ruído, quando usado fora da sensibilidade ideal do sensor (acima de ISO100 na D3x).
DR - Igual
Nitidez/Resolução - Aumentou até ISO1600 (Ver teste do Leo da A900 vs D700).
Range Tonal - Igual para ISO baixo e Caiu para ISO acima de 100.
Sensibilidade das Cores - Caiu.

Ou seja, com essa mudança na política de resolução e qualidade da imagem desses novos sensores 35mm, tivemos melhoras em vários pontos, mas caso alguém pensar em trocar uma D3 ou D700 por uma D3x ou até uma futura D700x, pode ter uma desagradável surpresa por conta da menor sensibilidade de cores, logo acima dos ISO100...principalmente na subexp.

Pra ilustrar a menor sensibilidade das cores...



 

« Última modificação: 28 de Janeiro de 2009, 07:37:35 por Leandro Federsoni »