Autor Tópico: Deleitosa de Eugene Smith  (Lida 4785 vezes)

wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Online: 21 de Janeiro de 2009, 11:40:05


W. Eugene Smith em 1950 escolheu a aldeia de Deleitosa na Espanha para fotografar seu povo e costumes.
Consta que ele na primeira semana que passou em Deleitosa não sacou uma única vez sua câmera da mochila, se empenhando em conhecer e fazer amizade com os aldeôes, tornando-se quase um membro da comunidade.


Publicadas em 1952 na revista LIFE com o foco político de mostrar a miséria pela qual passava o povo espanhol no governo facista de Franco, produziu grande impacto mundial.

Para ler: http://asoleto.free.fr/deleitosa/eugene.htm
Para ver: http://www.magnumphotos.com/Archive/C.aspx?VP=Mod_ViewBoxInsertion.ViewBoxInsertion_VPage&R=2S5RYDWF0QPZ&RP=Mod_ViewBox.ViewBoxThumb_VPage&CT=Story&SP=Story



Achei as imagens lindas, provando que foto-reportagem também pode ser fine-art. Além do que a técnica empregada por Eugene de primeiro se envolver com a comunidade para depois retratá-la, é fundamental para a espontâneidade do registro fotográfico.

abraço a todos




rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2009, 14:29:07
Um belo trabalho sem dúvidas!!  :ok: :ok:  :ok:
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2009, 15:09:52
Maravilhosas Eugene Smith foi um dos grandes fotojornalistas do século XX, ha quem diga que melhor que o Cartier (apesar de eu não achar que de para dizer que um ou outro foi melhor neste caso).
Se não me engano existe até um prêmio internacional de fomento à fotogrfia que leva o nome dele.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2009, 15:24:05
É um grande mestre influenciador, seu trabalho é magistral!! :worship:
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #4 Online: 21 de Janeiro de 2009, 15:29:21
Maravilhosas Eugene Smith foi um dos grandes fotojornalistas do século XX, ha quem diga que melhor que o Cartier (apesar de eu não achar que de para dizer que um ou outro foi melhor neste caso).

Não dá pra comparar de fato, mas acho que dá para analisar as diferenças. Acho, na minha modestíssima opinião, o Cartier mais casual, o que pode se entender como criativo às vezes... às vezes não. Mas gosto mais das composições mais hortodoxas do Eugene que também era mais técnico. Acho mais jornalísticas, mais ilustrativas. O Cartier fazia pensar um pouco mais, o que é um mérito, também.
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #5 Online: 21 de Janeiro de 2009, 21:12:58
sensacional... :worship:

hoje, a busca e o vício do instantâneo, praticamente deixam impossível fazar oque ele fez, como passar uma semana em meio ao povo para depois fotografar...sacada de grande mestre mesmo. :ok:


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Janeiro de 2009, 23:18:42
Realmente as fotos tem uma mensagem imensurável

Obrigado por compartilha-las conosco, wdantas
Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 21 de Janeiro de 2009, 23:31:17
Este tópico me motivou a abrir esse outro:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=29145.0

Acho muito legal ver as fotos deste verdadeiros gênios.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #8 Online: 22 de Janeiro de 2009, 09:45:26
Este tópico me motivou a abrir esse outro:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=29145.0

Acho muito legal ver as fotos deste verdadeiros gênios.

Não entendi, Leo. É o mesmo tópico  :ponder:


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 22 de Janeiro de 2009, 09:49:54
Não Wellington, é um tópico que você me inspirou a abrir... rs... Ver as fotos do Eugene Smith me fez pensar que seria legal abrir um tópico para a galera ir postando as fotos que achavam super legais.
Só achei que era justo te dar o mérito pela inspiração. :)
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2009, 09:50:52 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #10 Online: 22 de Janeiro de 2009, 13:09:49
Não Wellington, é um tópico que você me inspirou a abrir... rs... Ver as fotos do Eugene Smith me fez pensar que seria legal abrir um tópico para a galera ir postando as fotos que achavam super legais.
Só achei que era justo te dar o mérito pela inspiração. :)

Grande Leo, agora entendi. rsrs
Mas, que vc e os outros foristas acham de ser aberto um tópico fixo em "Arte Fotográfica" para "Mestres da Fotografia"
Funcionamento semelhante ao dos Concursos, ou seja, quando algum tópico ordinário for sobre algum Grande Fotográfo contendo imagens, texto e links de referência, ele seria remanejado para o FIXO.

Isso deve estimular os foristas a fazerem pesquisas dos fotográfos que mais admiram e criarem tópicos significantes sobre eles

Que acham?
abraço


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 22 de Janeiro de 2009, 13:15:32
Então, estamos trabalhando em uma idéia parecida, mas com outra vertente técnica. Mas acho que dá para adaptar parte da sua idéia a isso. Fixar esses tópicos todos seria complicado, porque correríamos o risco de termos páginas inteiras de tópicos fixos, matando a sala. Mas estou pensando aqui e um dos recursos que que eu e o André estmaos montando dá para abrir espaço para algo com efeito parecido. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 22 de Janeiro de 2009, 15:41:40
Grande Leo, agora entendi. rsrs
Mas, que vc e os outros foristas acham de ser aberto um tópico fixo em "Arte Fotográfica" para "Mestres da Fotografia"
Funcionamento semelhante ao dos Concursos, ou seja, quando algum tópico ordinário for sobre algum Grande Fotográfo contendo imagens, texto e links de referência, ele seria remanejado para o FIXO.

Isso deve estimular os foristas a fazerem pesquisas dos fotográfos que mais admiram e criarem tópicos significantes sobre eles

Que acham?
abraço

Eu apoio estudar estratégias para que tópicos importantes como estes e outros não desaparecem entre assuntos efêmeros. Como eu não tenho maleabilidade para grandes mudanças, tentei fazer isso com os poucos recursos que dispunha como moderadora de sala, que são basicamente mover e juntar tópicos. Por exemplo, no tópico do Henri Cartier-Bresson (Wellington lá também foi inspirador) tentei reunir uma material a seu respeito em um único tópico e, por ventura, inspirar outros semelhantes, mas devido à pouca visibilidade dele (o tópico), ele sempre some, ainda que tente resgatá-lo.

Agradeço pelo tópico Wellington em nome de todos aqueles interessados em trabalhos como estes. Assim que der faço minha contribuição aqui. De imediato, lembrei-me de grandes pintores como Goya e Carravagio que também empregam o impacto dos contrastes para dar expressividade às imagens.
Eu gosto muito do diálogo possível entre diferentes linguagens e a fotografia consegue dialogar com as demais artes, a pintura, a literatura, a música, a dança etc.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2009, 15:43:43 por Kika Salem »


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 26 de Janeiro de 2009, 15:52:47

Publicadas em 1952 na revista LIFE com o foco político de mostrar a miséria pela qual passava o povo espanhol no governo facista de Franco, produziu grande impacto mundial.

Desde o dia que o Wellignton postou esse tópico, dentre as três fotos postadas essa foi a que mais me impressionou.
Como tenho um livro pequenininho dele aqui (editora Phaidon), fui consultá-lo para ver o que dizia. Então traduzo aqui o trecho pra vocês:

"Esta é uma das fotografias mais marcantes da carreira de Smith, realizada numa vila espanhola. Ela suscitou, da parte dos críticos, comparações com Rembrandt por seus efeitos de luz e seus sujeitos religiosos. Todavia, sua realização resultou num assunto controverso para os puristas: o efeito, a introdução de uma ampola de flash numa peça mal iluminada teria rompido a intimidade desta cena. Além disso, segundo seu biográfo Jim Hughes, ele também alterou a direção do olhar da esposa e da filha da falecida escurecendo seus olhos e, em seguida, recriou o branco por tratamento com ferrocianeto. Seja como for, essa imagem continua inesquecível".
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2009, 15:54:22 por Kika Salem »


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #14 Online: 26 de Janeiro de 2009, 16:55:09
Desde o dia que o Wellignton postou esse tópico, dentre as três fotos postadas essa foi a que mais me impressionou.
Como tenho um livro pequenininho dele aqui (editora Phaidon), fui consultá-lo para ver o que dizia. Então traduzo aqui o trecho pra vocês:

"Esta é uma das fotografias mais marcantes da carreira de Smith, realizada numa vila espanhola. Ela suscitou, da parte dos críticos, comparações com Rembrandt por seus efeitos de luz e seus sujeitos religiosos. Todavia, sua realização resultou num assunto controverso para os puristas: o efeito, a introdução de uma ampola de flash numa peça mal iluminada teria rompido a intimidade desta cena. Além disso, segundo seu biográfo Jim Hughes, ele também alterou a direção do olhar da esposa e da filha da falecida escurecendo seus olhos e, em seguida, recriou o branco por tratamento com ferrocianeto. Seja como for, essa imagem continua inesquecível".

Kika, esse texto caiu como uma luva.
Num outro post, como tantos que houveram, a discussão era a dsvirtuação da imagem pelo fotógrafo via PS e congêneres.
Lembro que coloquei que na revelação convencional alguns recursos também eram utilizados e nem por isso a imagem seria desvirtuada. A imagem é do fotógrafo e ele é que diz se ela está pronta quando sai da câmera ou não. E veja que naquela ocasião eu dizia que não era válido para fotojornalismo porque poderia suscitar dúvidas sobre a veracidade do fato. E, pasmem, essas fotos do Eugene foram veículadas em forma de fotojornalismo no mundo inteiro.

Quantos outros mestres também não usaram de recursos de pós-produção nas suas fotos documentais!?