Autor Tópico: Fotos dos grandes gênios da fotografia - Desaconselhado para menores  (Lida 131573 vezes)

FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #480 Online: 26 de Outubro de 2016, 10:53:40
vc quer comparar foto de estúdio com street e foto jornalismo?

digamos que seja do jeito que vc falou. Nesse sentido, nesse aspecto em particular, seu pai é melhor...

ninguém vai morrer por isso e o mundo não vai acabar. Acabou a dor de cabeça :/

Não tentei comparar estúdio com street e foto jornalismo. Apenas usei o exemplo de que um fotógrafo experiente é capaz de saber, fotografando com filme, quando já conseguiu uma boa foto. Só isso que eu quis dizer.

Sem estresse cara...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #481 Online: 26 de Outubro de 2016, 11:07:28
A folha de contato que mostra o Bresson metralhando são de bem antes da Magnum.

A Magnum foi fundada em 1947. A folha de contato com, pelo menos 16 fotos do "momento decisivo", foi feita em 1933:




Essa foi a foto final:



Composição incrível com diferentes profundidades, várias crianças posicionadas de forma perfeitamente harmônica dentro do frame. Quer dizer que ele usou a técnica ninja-zen do "momento decisivo", usando a incrível visão além do alcance que somente um gênio pode ter? Não, ele queimou meio rolo de filme em rápida sequência, até sair algo de bom que ele provavelmente só viu dias depois no negativo revelado.

nao importa. Espero que a mensagem tenha sido clara e trasmitida.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #482 Online: 26 de Outubro de 2016, 11:09:15
Não tentei comparar estúdio com street e foto jornalismo. Apenas usei o exemplo de que um fotógrafo experiente é capaz de saber, fotografando com filme, quando já conseguiu uma boa foto. Só isso que eu quis dizer.

Sem estresse cara...

to sem estresse. Só não estou entendo pq a comparação (vc fez sim) ainda não faz sentido mesmo com a sua explicação.

Já que em estúdio vc espera que a pessoa saiba o que está fazendo em 90% dos casos por ter total controle do ambiente. Se vc tem experiência com estúdio, sabe o resultado que vai ter tranquilamente

agora vc quer nivelar por igual fotografia de rua? Onde tudo pode acontecer? Onde é vc que tem que se adequar pra tirar uma fotografia? Mesmo para o mais experiente é complicado. Vc trabalha com o espontâneo, imprevisto, acaso, etc

É essa a questão. A comparação é um tanto grosseira. To falando numa boa mesmo.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2016, 11:11:57 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #483 Online: 26 de Outubro de 2016, 11:13:20
Eu li muito frequentemente (mas nunca vi realmente a prova) que o Alex Webb já chegou a fazer 300 fotos de uma cena.



Exemplos de outros fotógrafos:



Peter Marlow



Dennis Stock



Rene Burri



Josef Kouldeka

Mas isso eh normal em retratos e ensaios. Vc passa o tempo estipulado fazendo varias fotos e depois escolhe a melhor.

Eu ja fiz 300 fotos de um retratado para no final escolher 10. Apesar de sempre ouvir que eu deveria escolher nao mais do que 3 imagens por ensaio. Mas eu nunca dei bola para essas regras do mundo da auto publicidade e portfolio comercial.




O decisivo momento de bresson, era principalmente ele observar uma cena, enquadrar ela e esperar alguem passar o algo acontecer. E depois que fez a foto vai embora.


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #484 Online: 26 de Outubro de 2016, 11:26:13
to sem estresse. Só não estou entendo pq a comparação (vc fez sim) ainda não faz sentido mesmo com a sua explicação.

Já que em estúdio vc espera que a pessoa saiba o que está fazendo em 90% dos casos por ter total controle do ambiente. Se vc tem experiência com estúdio, sabe o resultado que vai ter tranquilamente

agora vc quer nivelar por igual fotografia de rua? Onde tudo pode acontecer? Onde é vc que tem que se adequar pra tirar uma fotografia? Mesmo para o mais experiente é complicado. Vc trabalha com o espontâneo, imprevisto, acaso, etc

É essa a questão. A comparação é um tanto grosseira. To falando numa boa mesmo.

Então na fotografia de rua você sai fotografando aleatoriamente e espera ter a sorte de sair uma boa foto? Fotojornalismo também?

É possível sim ter controle da cena nessas modalidades e saber sim quando se obteve uma boa fotografia. E saber quando já está bom, que já pode parar. Exige mais do fotógrafo? Talvez. Mas é possível controle sim. A não ser que consiga suas fotos somente na 'cagada', no imprevisto, acaso, sorte... Aí já é outra história.

Mas não falei sobre isso. Vou repetir de novo pois parece que você não entendeu ainda (ou não quis entender): um fotógrafo sabe, fotografando com filme, quando já conseguiu a foto que pretendia. Independente da modalidade. Esse é o ponto que eu me referi.

Encerro por aqui antes que a moderação entenda como distorção do assunto do tópico.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #485 Online: 26 de Outubro de 2016, 11:37:53
Então na fotografia de rua você sai fotografando aleatoriamente e espera ter a sorte de sair uma boa foto? Fotojornalismo também?

É possível sim ter controle da cena nessas modalidades e saber sim quando se obteve uma boa fotografia. E saber quando já está bom, que já pode parar. Exige mais do fotógrafo? Talvez. Mas é possível controle sim. A não ser que consiga suas fotos somente na 'cagada', no imprevisto, acaso, sorte... Aí já é outra história.

Mas não falei sobre isso. Vou repetir de novo pois parece que você não entendeu ainda (ou não quis entender): um fotógrafo sabe, fotografando com filme, quando já conseguiu a foto que pretendia. Independente da modalidade. Esse é o ponto que eu me referi.

Encerro por aqui antes que a moderação entenda como distorção do assunto do tópico.

Eu diria mais, quando o fotografo nao ve ou ate mesmo nao conhece o potencial de uma cena em obter uma boa ou interessante foto, ele nem tira a camera da mala.

Mas quando ve e sente que ha um potencial, ele faz uma, duas, tres... E enquanto ve e sente que ainda ha melhores possibilidades, ele continua fotografando de acordo com algumas mudancas da cena. Ate o ponto que ve que a partir dali, nao ha mais potenciais alem do que pode capitar, e entao para.

Acho que todo fotografo prolifero faz isso, passa por isso e percebe isso.

Eu chamo isso de dancar com a cena. Pq isso nao eh fotografar aleatoriamente, segurar o botao para fazer fotos no automatico a cada 1 ou 2 segundo. Por mais que pareca, nao eh.

Isso eh na verdade igual um ensaio fotografico. A modelo faz uma pose e o fotografo dispara, a modelo faz outra pose em seguida e o fotografo dispara em seguida. E o fotografo dispara de acordo com o apce de cada pode. O fotografo nao sai disparando aleatoriamente entre poses, e depois escolhe a que atingio o apce na sorte. E o mesmo acontece nas ruas, quando vc ve uma mesma cena mudando constantemente, com varias possibilidades de potencias, para mais terde escolher a melhor, o apce do apce.

Seria tolice ver uma cena mudando constantemente e com varios potenciais, e ficar esperando na sorte qual a melhor das melhores cenas para fotografar. Ate mesmo pq o melhor do melhor pode passar e vc so vai saber quando ja passou, nunca antes.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #486 Online: 26 de Outubro de 2016, 12:44:57
Então na fotografia de rua você sai fotografando aleatoriamente e espera ter a sorte de sair uma boa foto? Fotojornalismo também?

É possível sim ter controle da cena nessas modalidades e saber sim quando se obteve uma boa fotografia. E saber quando já está bom, que já pode parar. Exige mais do fotógrafo? Talvez. Mas é possível controle sim. A não ser que consiga suas fotos somente na 'cagada', no imprevisto, acaso, sorte... Aí já é outra história.

Mas não falei sobre isso. Vou repetir de novo pois parece que você não entendeu ainda (ou não quis entender): um fotógrafo sabe, fotografando com filme, quando já conseguiu a foto que pretendia. Independente da modalidade. Esse é o ponto que eu me referi.

Encerro por aqui antes que a moderação entenda como distorção do assunto do tópico.

isso é dedução sua. Não falei que tem que sair chutando o balde. Mas que vc não tem sempre o controle do que vc quer reproduzir.

Não força a barra
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #487 Online: 26 de Outubro de 2016, 19:11:57
 >:(

Pessoal queria propor uma brincadeira, de encontrar e compartilhar grandes fotos com uma boa resolução (daquelas que facilita ver a foto, como uns 750pixels de lado maior). Cada um vai trazendo uma foto por postagem (tentem manter uma por postagem para termos idéia do número já compartilhado). Não se esquecendo de colocar o autor, é claro. (Lembrem-se da lei de direitos autorais e da regra 1.5).



Esse é o primeiro comentário desse tópico e adoraria que lessem. É para postar fotos!! Se querem ficar batendo boca por qq besteira, criem um tópico de bateção de boca e permitam que esse siga seu curso!

E adoraria que a admin interviesse aqui... please!


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.085
  • Sexo: Masculino
Resposta #488 Online: 26 de Outubro de 2016, 22:30:51
Por favor, nao fiquem interferindo e moderando as conversas. Topicos sao feitos para serem fluidos, abertos para debate. Isso nao seria um forum de discussoes se esse topico fosse soh pra postar foto e elogio.

Se nao quiser fazer parte da discussao, continue postando imagens, mas nao fique pedindo para que outros sejam silenciados.






Martha Cooper
Street Plays (1977-1980)

Acho que a Martha Cooper eh mais conhecida pelos registros dos grafiteiros de Nova York na decada de 70, mas as imagens de criancas que ela fez na mesma epoca me fascina muito mais. Esse eh um tema muito batido para fotografia de rua, mas acho ela conseguiu fazer uns registros muito genuinos e cheios de vida sem serem piegas.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #489 Online: 27 de Outubro de 2016, 02:27:45
>:(


Esse é o primeiro comentário desse tópico e adoraria que lessem. É para postar fotos!! Se querem ficar batendo boca por qq besteira, criem um tópico de bateção de boca e permitam que esse siga seu curso!

E adoraria que a admin interviesse aqui... please!

Que tirem o topico da area de discusoes artisticas e mande para a area de topicos para pistar fotos...

...ja que tiraram o topico da area desaconselhado para menor.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #490 Online: 27 de Outubro de 2016, 03:09:57
So de birra:


Dennis with Flowers, 1983 ROBERT MAPPLETHORPE


 Larry Clark


LEILA AMAT ORTEGA


JAN SAUDEK


JAN SAUDEK



JAN SAUDEK


JAN SAUDEK

Jan Saudek eh d+




 Andi Galdi Vinko


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #491 Online: 27 de Outubro de 2016, 07:08:00
Desculpem-me, meninos... confesso que exagerei. Só vi o bate boca... postei o comentário... depois vi o resto. Tava legal... me desculpem e podem continuar a discutir e postar fotos...

 :doh:


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.085
  • Sexo: Masculino
Resposta #492 Online: 28 de Outubro de 2016, 08:11:17

Raghubir Singh
Pavement Mirror Shop, Calcutta (1991).


Fotógrafo de rua indiano, ativo da década de 70 até o final da década de 90.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.085
  • Sexo: Masculino
Resposta #493 Online: 29 de Outubro de 2016, 01:31:01
O dificil sobre o Cartier-Bresson eh que ele deixou um corpo de trabalho tao gigantesco que as vezes eu acho uns bagulhos que eu nunca imaginaria ele fazendo. Estava lendo algumas coisas recentemente e vi varias pessoas fazendo referencia aos elementos de surrealismo nas fotos do Cartier-Bresson. E, conhecendo as fotos mais famosas dele, eu me perguntava onde estavam vendo o surrealismo.



Livorno, Tuscany, Italy, 1933
Henri Cartier-Bresson


Ora pois bem. Parece que as primeiras fotos dele da decada de 30 eram cheias de sobreposicoes surreais assim.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #494 Online: 29 de Outubro de 2016, 09:00:52
O dificil sobre o Cartier-Bresson eh que ele deixou um corpo de trabalho tao gigantesco que as vezes eu acho uns bagulhos que eu nunca imaginaria ele fazendo. Estava lendo algumas coisas recentemente e vi varias pessoas fazendo referencia aos elementos de surrealismo nas fotos do Cartier-Bresson. E, conhecendo as fotos mais famosas dele, eu me perguntava onde estavam vendo o surrealismo.



Livorno, Tuscany, Italy, 1933
Henri Cartier-Bresson


Ora pois bem. Parece que as primeiras fotos dele da decada de 30 eram cheias de sobreposicoes surreais assim.

Tinha um site onde mostrava trabalhos dos fotografos, muito alem do que apenas o que curculam por ai ou que os tornam reconhecido ou eh celebrado. E nesse site vc podia ver que todos os fotografos ja fotografaram das mais variadas coisas e formas. E eh incrivel como as pessoas acreitam que o que veem circulando por ai, eh somente o que o cara fez.

Muita gente critica terry richardson falando que ele nao sabe fotografar, pq so veem e conhecem as fotos mais famosas dele, que eh a com flash direto estourando tudo, utilizando uma linguagem "amadora". Mas os trabalhos passados dele mostra que o cara era fudencio nas tecnicas de iluminacao e exposicao. O que nao dava para ser diferente sendo filho de outro fotografo bom.

Igual Picasso que eh mais famoso entre leigos pelas suas pinturas e desenhos "igual de uma crianca", mas desde os 12 anos ele ja pintava como um mestre realista.

O que marca eh o que fica... O resto eh so para quem garimpa.