Autor Tópico: Fotos dos grandes gênios da fotografia - Desaconselhado para menores  (Lida 131872 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #465 Online: 25 de Outubro de 2016, 16:46:10


Mahatma Gandhi's Funeral, 1948

HCB foi um dos maiores gênios da história da fotografia não apenas pela criação do conceito de 'instante decisivo', mas, também, pela narrativa que conseguia imprimir em um único frame.

Aí está um deles...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #466 Online: 25 de Outubro de 2016, 18:58:09


Mahatma Gandhi's Funeral, 1948

HCB foi um dos maiores gênios da história da fotografia não apenas pela criação do conceito de 'instante decisivo', mas, também, pela narrativa que conseguia imprimir em um único frame.

Aí está um deles...

Hey, fala baixo...
Tem haters circulando pelo forum nesse exato momento...


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.085
  • Sexo: Masculino
Resposta #467 Online: 25 de Outubro de 2016, 20:15:52
Esse conceito de "instante decisivo" é muito exagerado. Não estou dizendo que o Bresson não esperava o momento certo para clicar algumas fotos, mas em muitas outras ocasiões ele sentava o dedo. Tem aquele livro das folhas de contato da Magnum, e em algumas fotos do Bresson ele clicava a cena umas 5 ou 6 vezes, e decidia depois no contact sheet a foto que ele queria. Não tinha essa poesia de momento decisivo.

Mas é foda falar mal de Jesus Cristo. Se o cara reclama do HBC sem ter conhecimento ele toma pedrada, mas sinto que se eu diminuir ele com conhecimento eu também vou ser atacado da mesma forma. Tenho que concordar que às vezes a adoração ao Bresson parece excessiva e cega. Parece que não existiu nenhum outro fotógrafo além dele, e parece que ele é um Deus e os outros meros mortais.



Mudando de assunto:



David Alan Harvey
BRAZIL. Rio de Janeiro. 2010. Ipanema beach.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.085
  • Sexo: Masculino
Resposta #468 Online: 25 de Outubro de 2016, 20:44:23
Tá aí um cara que fez escolhas técnicas (filme em cor, lentes longas) que faziam sentido pras imagens que ele queria criar:



Taxi, 1957
Saul Leiter


Eu tenho curtido muito as fotos do Saul Leiter ultimamente. Usando lentes tele ele "compactava" diversos planos em um só, e o ângulo de visão mais fechado comprimia muitos elementos dentro da cena. Diversos planos pareciam ficar em uma única dimensão, bem diferente da separação de planos de uma lente angular. Muitas fotos dele tem esses padrões geométricos coloridos tipo Mondrian. Estou inspirado a sair na rua com uma lente 100mm um dia qualquer pra ver o que eu consigo criar com essa linguagem dele.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #469 Online: 26 de Outubro de 2016, 01:20:03
Esse conceito de "instante decisivo" é muito exagerado. Não estou dizendo que o Bresson não esperava o momento certo para clicar algumas fotos, mas em muitas outras ocasiões ele sentava o dedo. Tem aquele livro das folhas de contato da Magnum, e em algumas fotos do Bresson ele clicava a cena umas 5 ou 6 vezes, e decidia depois no contact sheet a foto que ele queria. Não tinha essa poesia de momento decisivo.

Mas é foda falar mal de Jesus Cristo. Se o cara reclama do HBC sem ter conhecimento ele toma pedrada, mas sinto que se eu diminuir ele com conhecimento eu também vou ser atacado da mesma forma. Tenho que concordar que às vezes a adoração ao Bresson parece excessiva e cega. Parece que não existiu nenhum outro fotógrafo além dele, e parece que ele é um Deus e os outros meros mortais.

Tenho que concordar. Esse negócio do momento decisivo não se pode levar no sentido literal

todo fotógrafo experiente sabe que o cara tira pelo menos umas 2 ou 3 fotos de uma determinada cena que ele avalie como interessante. Às vezes o cara espera em um lugar estratégico e às vezes consegue na sorte. No final das contas todos voltam pra casa pra selecionar a melhor fotografia que julgar bonita pra apresentar ao mundo.

É o que tenho falado tempos atrás. O amor cego, a babação de ovo excessiva por qualquer coisa que seja, não faz bem (quando levantei o papo sobre desfoque, por exemplo). Vale pra qualquer coisa.

Não pode transformar em adoração cega ou o ódio doentio qualquer tema/pessoa que seja.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2016, 01:21:15 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #470 Online: 26 de Outubro de 2016, 06:15:17
Esse conceito de "instante decisivo" é muito exagerado. Não estou dizendo que o Bresson não esperava o momento certo para clicar algumas fotos, mas em muitas outras ocasiões ele sentava o dedo. Tem aquele livro das folhas de contato da Magnum, e em algumas fotos do Bresson ele clicava a cena umas 5 ou 6 vezes, e decidia depois no contact sheet a foto que ele queria. Não tinha essa poesia de momento decisivo.

Mas é foda falar mal de Jesus Cristo. Se o cara reclama do HBC sem ter conhecimento ele toma pedrada, mas sinto que se eu diminuir ele com conhecimento eu também vou ser atacado da mesma forma. Tenho que concordar que às vezes a adoração ao Bresson parece excessiva e cega. Parece que não existiu nenhum outro fotógrafo além dele, e parece que ele é um Deus e os outros meros mortais.

Nao considere como ataque...

...mas eh obvio que ele e nem nenhum fotografo fotografa 100% e absolutamente de uma unica maneira e um unico conceito.

Ate mesmo pq essa questao do decisivo momento veio muito antes da magnum existir, quando ele ainda era um mero cidadao qualquer andando atoa com uma camera portatil na rua. Quando ele era um mero fotografo de rua e nao um foto jornalista.

So para salientar. Nao sou fan do Bresson. E como podem ver tambem nao sou hater.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #471 Online: 26 de Outubro de 2016, 06:23:44
Tenho que concordar. Esse negócio do momento decisivo não se pode levar no sentido literal

todo fotógrafo experiente sabe que o cara tira pelo menos umas 2 ou 3 fotos de uma determinada cena que ele avalie como interessante. Às vezes o cara espera em um lugar estratégico e às vezes consegue na sorte. No final das contas todos voltam pra casa pra selecionar a melhor fotografia que julgar bonita pra apresentar ao mundo.

É o que tenho falado tempos atrás. O amor cego, a babação de ovo excessiva por qualquer coisa que seja, não faz bem (quando levantei o papo sobre desfoque, por exemplo). Vale pra qualquer coisa.

Não pode transformar em adoração cega ou o ódio doentio qualquer tema/pessoa que seja.


Eh a mesma questao do Ansel Adams em relacao as suas tecnicas de impressao e as escalas de cinza. Apenas uma meia duzia das fotos dele realmente seguem tais regras religiosamente. Ate mesmo pq para criar uma impresao perfeita da muito trabalho, tempo e gasto de material.


Lembrem que os baba ovos assim como os haters, sao lados opostos da mesma moeda. Basicamente a mesma coisa, que eh falar bem ou mal meramente por falar, o que resulta em muita merda.

Mas os haters falam mal dos baba ovos, e vice versa, como se fossem diferentes uns dos outros.  :D


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.085
  • Sexo: Masculino
Resposta #472 Online: 26 de Outubro de 2016, 07:59:35
Nao considere como ataque...

...mas eh obvio que ele e nem nenhum fotografo fotografa 100% e absolutamente de uma unica maneira e um unico conceito.

Ate mesmo pq essa questao do decisivo momento veio muito antes da magnum existir, quando ele ainda era um mero cidadao qualquer andando atoa com uma camera portatil na rua. Quando ele era um mero fotografo de rua e nao um foto jornalista.

So para salientar. Nao sou fan do Bresson. E como podem ver tambem nao sou hater.

A folha de contato que mostra o Bresson metralhando são de bem antes da Magnum.

A Magnum foi fundada em 1947. A folha de contato com, pelo menos 16 fotos do "momento decisivo", foi feita em 1933:




Essa foi a foto final:



Composição incrível com diferentes profundidades, várias crianças posicionadas de forma perfeitamente harmônica dentro do frame. Quer dizer que ele usou a técnica ninja-zen do "momento decisivo", usando a incrível visão além do alcance que somente um gênio pode ter? Não, ele queimou meio rolo de filme em rápida sequência, até sair algo de bom que ele provavelmente só viu dias depois no negativo revelado.


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #473 Online: 26 de Outubro de 2016, 08:05:40
Quer dizer que ele usou a técnica ninja-zen do "momento decisivo", usando a incrível visão além do alcance que somente um gênio pode ter? Não, ele queimou meio rolo de filme em rápida sequência, até sair algo de bom que ele provavelmente só viu dias depois no negativo revelado.

Ele parou em meio rolo porque já sabia que atingiu o resultado esperado. Por que ele não queimou o filme todo então? Depois mais dois ou três rolos?


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.085
  • Sexo: Masculino
Resposta #474 Online: 26 de Outubro de 2016, 08:15:51
Ele parou em meio rolo porque já sabia que atingiu o resultado esperado. Por que ele não queimou o filme todo então? Depois mais dois ou três rolos?

Eu não sei se ele usou somente meio rolo, um rolo inteiro ou mais do que um. Eu disse que ele fez "pelo menos 16 fotos", pois a folha de contato que eu postei só mostra 16, mas ele poderia ter mais 1, 2 ou 3 folhas com outras 16 imagens do mesmo momento.

Acho que você tá lendo a mente dele ao afirmar que ele já sabia ter o resultado esperado. Se ele soubesse o resultado ele não tiraria pelo menos 16 fotos, tiraria somente 1. Além do mais, a foto que ele escolheu parece ter sido a quarta foto na sequencia. Se ele soubesse que tinha clicado o momento ideal, ele não tiraria outras 12 fotos.

Novamente eu acho que esse é um caso de querer endeusar o cara em excesso, como se ele não pudesse bater 16 fotos e só descobrir mais tarde se tinha algo bom.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2016, 08:17:41 por Bucephalus »


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #475 Online: 26 de Outubro de 2016, 08:22:46
Ele parou em meio rolo porque já sabia que atingiu o resultado esperado. Por que ele não queimou o filme todo então? Depois mais dois ou três rolos?

Não faz muito sentido essa afirmação. Talvez por intuição, talvez por achar que foi o suficiente (se der deu, se não der, não deu), porque realmente sabia que tinha conseguido algo ou porque simplesmente cansou  :ponder:  Ué... Vai saber o que ele pensou no momento.

achei 16 bastante ainda mais pra filme. Nem eu faço 16 cliques com uma câmera digital. Tudo bem que dá pra verificar na hora os resultados, claro... mas justamente por ser digital vc desce o dedo antes pra deletar poucos instantes depois pra não ocupar muito espaço no cartão de memória.

Enfim. Cada um faz quantas fotos quiser com o rolo. Vai que tbm estava faltando filmes e queria tirar outras coisas tbm  :) Dedução não falta.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.085
  • Sexo: Masculino
Resposta #476 Online: 26 de Outubro de 2016, 08:29:58
Eu li muito frequentemente (mas nunca vi realmente a prova) que o Alex Webb já chegou a fazer 300 fotos de uma cena.



Exemplos de outros fotógrafos:



Peter Marlow



Dennis Stock



Rene Burri



Josef Kouldeka
« Última modificação: 26 de Outubro de 2016, 08:32:25 por Bucephalus »


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #477 Online: 26 de Outubro de 2016, 09:46:00
Acho que você tá lendo a mente dele ao afirmar que ele já sabia ter o resultado esperado. Se ele soubesse o resultado ele não tiraria pelo menos 16 fotos, tiraria somente 1. Além do mais, a foto que ele escolheu parece ter sido a quarta foto na sequencia. Se ele soubesse que tinha clicado o momento ideal, ele não tiraria outras 12 fotos.

Não faz muito sentido essa afirmação. Talvez por intuição, talvez por achar que foi o suficiente (se der deu, se não der, não deu), porque realmente sabia que tinha conseguido algo ou porque simplesmente cansou  :ponder:  Ué... Vai saber o que ele pensou no momento.

Estou supondo baseado no que eu já vivenciei. Meu pai fotografava em estúdio, em filme, com uma Pentax 645. Ele SEMPRE sabia quando já estava bom, quando já tinha atingido o resultado. Inclusive dava palpite de que aquela seria a foto do quadro. Geralmente acertava (o cliente escolhia a foto para o quadro - foto em tela).

Se o meu pai, um mero mortal, sabia que já estava bom, imagina esses caras aí...


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #478 Online: 26 de Outubro de 2016, 10:27:22
Além do mais, a foto que ele escolheu parece ter sido a quarta foto na sequencia.

Analisando a sequência, novamente supondo, parece que ele escolheu entre as quatro últimas. A sequência está aparentemente invertida. Veja do final para o começo. Observe a movimentação do rapazinho de muletas. E como os demais "personagens" parecem ter percebido a presença do fotógrafo e se aproximado dele.

Não estou endeusando ninguém. Estou comentando esta foto em específico. Nunca estudei a fundo a obra do Bresson a ponto de chegar a ter opinião sobre ele. Algumas fotos que eu vi, gostei, algumas nem tanto.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #479 Online: 26 de Outubro de 2016, 10:45:08
Estou supondo baseado no que eu já vivenciei. Meu pai fotografava em estúdio, em filme, com uma Pentax 645. Ele SEMPRE sabia quando já estava bom, quando já tinha atingido o resultado. Inclusive dava palpite de que aquela seria a foto do quadro. Geralmente acertava (o cliente escolhia a foto para o quadro - foto em tela).

Se o meu pai, um mero mortal, sabia que já estava bom, imagina esses caras aí...

vc quer comparar foto de estúdio com street e foto jornalismo?

digamos que seja do jeito que vc falou. Nesse sentido, nesse aspecto em particular, seu pai é melhor...

ninguém vai morrer por isso e o mundo não vai acabar. Acabou a dor de cabeça :/
« Última modificação: 26 de Outubro de 2016, 10:46:23 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com