The Vulture and the Sudanese Child, 1994, Kevin Cartner
Cartner fez parte do grupo que fora intitulado como Bang Bang Club (existe um filme que se chama 'Fotógrafos de Guerra' que fala do trabalho desse grupo) e era contratado da Agência Star que cobria a guerra civil que se abateu sobre a África do Sul entre 1990 e 1994, pouco antes das eleições livres que levaram Nelson Mandela a se tornar presidente do país em 1994.
Cartner fora despedido da agência que trabalhada e estava em viagem ao Sudão, junto com o fotógrafo freelancer João Silva, para cobrir a distribuição de alimentos por equipes da ONU para minorar o sofrimento do povo daquele pais.
Numa parada rápida de 30mins, foi montada uma tenda para a distribuição de comida num vilarejo sudanês.
Nos fundos dessa tenda, Carter fez a celebre fotografia.
O 1º impresso a estampar a foto em suas páginas foi o jornal americano New York Times. Seguiram-se a ele, milhares de jornais e revistas ao redor do globo.
Uma imensa controvérsia seguiu a foto já que Cartner não soube dizer qual o destino da criança retratada.
Anos depois João Silva declarou que viu o momento que Cartner fez a foto e viu-o espantando o abutre para longe (pessoalmente não acredito nessa versão. Acho que foi apenas uma forma do Silva honrar a memória do amigo)
O NYT fez um investigação. Dessa investigação resultou a versão de que a criança havia sobrevivido, já que a equipe da ONU estava lá apenas para uma distribuição rápida de alimentos e muito possivelmente a criança havia sido deixada para trás para que a mãe pudesse chegar mais rapidamente ao acampamento e conseguir coletar logo o alimento distribuído. Além disso o abutre não estava lá por causa da criança e sim por causa de uma fossa de dejetos humanos que ficava nas proximidades.
Cartner cometeu suicídio em 1994, alguns dizem corroído pela culpa. O fato é que ele já havia tentado se matar em um episódio anterior à captura dessa fotografia e a controvérsia que a seguiu.
Em 1994 Kevin Cartner ganhou o Pultizer com essa fotografia.
É bom que se diga que essa foto é um embuste fotográfico.
O abutre não estava tão próximo à criança como a foto faz crer. Para essa foto Cartner utilizou um tele com forte compressão de planos e buscou o ângulo que sugerisse a espreita do abutre por seu futuro "alimento".
Fica a dica para aqueles que acham que fotografia é realidade.