Autor Tópico: Help! preciso de ajuda com flashes para estúdio.  (Lida 4647 vezes)

Erre Eme

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 451
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Janeiro de 2009, 22:28:29
Olá Galera... Estou interessado em adquirir um conjunto de flashes para fotografar Produtos, e eventualmente, retratos (crianças, grávidas, etc...)

tenho boas referêcias em relação aos flashes atek e gostaria de montar um set. Minhas dúvidas são:

1- quantos flashes preciso no minimo para poder começar?

2- Qual a potência de cada um deles?

3- quais acessórios pra se formar um quit básico?( rebatedor? Haze?)

4- e por ultimo, ouvi dizer que a potência nada tem a ver com o nome do flash, ex: Atek 400, não necessariamente têm 400 wts. me falaram para olhar pelo número guia. o que é número guia e como funciona? qto maior mais potência ou nada a ver?

Desculpem fazer tantas perguntas, mas já perguntei em algumas lojas, e só tive a impressão que queriam me vender qqr coisa, e não o que eu precisava :ponder:.Por isso meus amigos, ME AJUDEM, POR FAVOR!!!rsrsr

Agradeço de coração a todos que derem uma força...Obrigado :ok:
Nikon D90 - D40X / AF-S 18-55mm 3.5/5.6 / AF-S 35mm 1.8 / AF-S 70-300mm 4.5/5.6 VR + Nikon F3 35-105 macro 3.5/4.5


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2009, 22:44:10
As vezes vc vai precisar de 1, as vezes de 2 as vezes de 5 tochas...

Eu acho q o mínimo, são 2. Com 3 fica melhor. O ideal seria 5.

A potencia depende do tamanho do lugar e do objeto fotografado.
Kit básico só as sombrinhas brancas mesmo. Use isopor como rebatedor, é barato e eficiente.

Os atek tem a potencia de acordo com o nome ou seja o 400 tem 400W o 160 ten 160W. Mas o ideal mesmo e ver o número guia e se for comparar com outra marca analizar com que acessório foi medido o numero guia, pois se um foi medido com a sombrinha e outro com um snoot vai dar uma diferença enorme.
São Paulo - SP


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2009, 23:35:26
Complementando o que o Leandro disse eu acho que não dá para ficar sem sombrinha, é o item básico para qualquer estúdio. Os demais itens você vai comprando para sofisticar a iluminação (como o Hazy), mas a princípio o essencial são mesmo as sombrinhas.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2009, 09:56:36
 :ok:  ja que vai começar comece direito, 4 flashs ta ótimo, 2 sombrinhas, 1 luz de cabelo e uma luz para o fundo, basicão que funciona para tudo, depois vc vai equipando de acordo com a necessidade.   :snack:


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2009, 17:29:26
É legal fazer um curso específico ou estudar de alguma outra forma antes de começar (internet, livros, etc).
Sabendo trabalhar com luz de estúdio, com 1 flash já se faz bastante coisa, com 1 flash + 1 rebatedor mais ainda, e a partir daí é só ir sofisticando o conjunto conforme sua necessidade/capacidade.

E concordo com o Leo, sombrinha é fundamental. Pode começar com somente um flash, mas esse flash vai precisar estar acompanhado de uma sombrinha. :ok:


Erre Eme

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 451
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2009, 01:14:49
As vezes vc vai precisar de 1, as vezes de 2 as vezes de 5 tochas...

Eu acho q o mínimo, são 2. Com 3 fica melhor. O ideal seria 5.

A potencia depende do tamanho do lugar e do objeto fotografado.
Kit básico só as sombrinhas brancas mesmo. Use isopor como rebatedor, é barato e eficiente.

Os atek tem a potencia de acordo com o nome ou seja o 400 tem 400W o 160 ten 160W. Mas o ideal mesmo e ver o número guia e se for comparar com outra marca analizar com que acessório foi medido o numero guia, pois se um foi medido com a sombrinha e outro com um snoot vai dar uma diferença enorme.

Leandro, valeu pelos toques...penso em começar com 2 tochas...vc poderia me sugerir uma potência razoável? vou usar as tochas em uma sala de 4 metros x 4 metros.
uma de 200 e outra de 160 daria pra começar com still?
sei que é muito relativo, mas só pra ter uma base....

Obrigado!!
Nikon D90 - D40X / AF-S 18-55mm 3.5/5.6 / AF-S 35mm 1.8 / AF-S 70-300mm 4.5/5.6 VR + Nikon F3 35-105 macro 3.5/4.5


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2009, 01:30:17
2 de 200W dão conta do recado Erre.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 23 de Janeiro de 2009, 01:33:03
Oi Erre  :),

ao contrário dos meus colegas retrateiros que deram sua preciosa contribuição, aqui vai meu humilde pitaco, de quem fotografa produto e comida :
a sombrinha é legal, mas vc vai precisar de outra coisa prá suavizar a luz se houver algum tipo de reflexo, como em garrafas de vidro, jóias e qquer objeto metálico, por exemplo  ;)
Um haze, ou softbox, é seu próximo acessório depois da sombrinha. Até dá prá usar alguma coisa Tabajara, como um papel vegetal na frente do flash, mas pra isso vc precisa de mais acessórios para encaixar, ou um assistente prá segurar...  :D

Eu começaria com 2 tochas, de potencia igual, uma sombrinha e um softbox.

Cuidado na hora de escolher a potência dos seus flashes : em comida, frequentemente tenho excesso de luz porque gosto de usar f/2.8
Quando comprei meus Alien Bees ( 600 w) pensei em retratos em estúdio, e prá isso são perfeitos.

()s

GuiGui  :)


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 23 de Janeiro de 2009, 01:40:23
Guigu para suavisar bastente ele pode usar sombrinha rebatedora branca (que na verdade é minha favorita). :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #9 Online: 23 de Janeiro de 2009, 01:47:48
Guigu para suavisar bastente ele pode usar sombrinha rebatedora branca (que na verdade é minha favorita). :)

Fiz isso recentemente, numa garrafa de vidro, e não deu o mesmo resultado do reflexo linear de um haze, Leo...
O mesmo acontece em qquer tipo de copo ou taça de vidro, principalmente se estiver vazia...  ;)
Nem é tanto pela suavização, que realmente é quase igual `a de uma sombrinha, mas sim pela forma do reflexo numa superfície reflexiva.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2009, 01:48:50 por guigui »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 23 de Janeiro de 2009, 01:54:30
Haaa sim, um vai dar um retangulinho e outro vai dar um guardachivinha de reflexo rs.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


niltonsouza12

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
  • Sexo: Masculino
    • Estúdio Nilton - Foto e Vídeo Produções
Resposta #11 Online: 23 de Janeiro de 2009, 08:36:23
O meu kit de estudio ficou por 64,00 da para acreditar. comprei as sobrinhas brancas por 12,00 o par em uma loja de "1,99", mandei fazer os tripés em uma serralheira de um conhecido meu e ele me cobrou 25,00 pela mao de obra e mais 22,00 pelo material, comprei 2 pranchas de isopor por 5,00. Tempos de crise use a crisatividade. heheheh
Estúdio Nilton - Foto e Vídeo Produções<br /><br />\"Crê no Senhor Jesus e será salvo...\" Atos 16:31


Erre Eme

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 451
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Janeiro de 2009, 22:19:06
2 de 200W dão conta do recado Erre.

Valeu Léo...com o tempo eu pretendo ter umas 4 tochas...sabendo que com duas já dá pra fazer alguma coisa, fico feliz...é + - o que eu posso investir...têm um quit pronto na atek, se vc puder dar uma olhada e dar uma opinião, ficaria muito grato....obrigado

http://www.atek.com.br/paginas/produtos/conjs_std/luz_princ/cj_200_master.htm
Nikon D90 - D40X / AF-S 18-55mm 3.5/5.6 / AF-S 35mm 1.8 / AF-S 70-300mm 4.5/5.6 VR + Nikon F3 35-105 macro 3.5/4.5


Erre Eme

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 451
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Janeiro de 2009, 22:36:17
Oi Erre  :),

ao contrário dos meus colegas retrateiros que deram sua preciosa contribuição, aqui vai meu humilde pitaco, de quem fotografa produto e comida :
a sombrinha é legal, mas vc vai precisar de outra coisa prá suavizar a luz se houver algum tipo de reflexo, como em garrafas de vidro, jóias e qquer objeto metálico, por exemplo  ;)
Um haze, ou softbox, é seu próximo acessório depois da sombrinha. Até dá prá usar alguma coisa Tabajara, como um papel vegetal na frente do flash, mas pra isso vc precisa de mais acessórios para encaixar, ou um assistente prá segurar...  :D

Eu começaria com 2 tochas, de potencia igual, uma sombrinha e um softbox.

Cuidado na hora de escolher a potência dos seus flashes : em comida, frequentemente tenho excesso de luz porque gosto de usar f/2.8
Quando comprei meus Alien Bees ( 600 w) pensei em retratos em estúdio, e prá isso são perfeitos.

()s

GuiGui  :)


Olá Guigui ; fiquei super feliz por vc ter opinado, pois já ví seu trabalho e fiquei admirado :worship: :worship: um dia, com muito esforço e dedicação, espero chegar próximo das suas fotos. obrigado pelas dicas... só mais uma dúvida: um softbox e igual ao haze? tem vários tamanhos ou é padrão?

Obrigado!!! :ok:

Nikon D90 - D40X / AF-S 18-55mm 3.5/5.6 / AF-S 35mm 1.8 / AF-S 70-300mm 4.5/5.6 VR + Nikon F3 35-105 macro 3.5/4.5


Erre Eme

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 451
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Janeiro de 2009, 22:39:13
O meu kit de estudio ficou por 64,00 da para acreditar. comprei as sobrinhas brancas por 12,00 o par em uma loja de "1,99", mandei fazer os tripés em uma serralheira de um conhecido meu e ele me cobrou 25,00 pela mao de obra e mais 22,00 pelo material, comprei 2 pranchas de isopor por 5,00. Tempos de crise use a crisatividade. heheheh

A criatividade é tudo, inclusive na fotografia :clap: vou ver se acho alguma sombrinha bca. por aqui. e tocha? quais vc usa? Obrigado
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2009, 22:39:57 por Erre Eme »
Nikon D90 - D40X / AF-S 18-55mm 3.5/5.6 / AF-S 35mm 1.8 / AF-S 70-300mm 4.5/5.6 VR + Nikon F3 35-105 macro 3.5/4.5