Autor Tópico: Review da Panasonic G1 no Dpreview - alguém viu?  (Lida 6124 vezes)

pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Janeiro de 2009, 01:21:46
http://www.dpreview.com/reviews/panasonicdmcg1/

A cada dia acho o conceito mais interessante...
Agora acho que é preciso melhora o viewfinder a noite  (me parece que de manhã é espetacular pra um EVF) e aumentar a gama de lentes que tenham autofocus  :ok:


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2009, 06:34:39
Eh verdade Pedro, a questão do ruído a noite deve ser incômodo, mas ainda acho q esse EVF deva ser bem usável.

Ontem usando minha compacta notei que existe um GAP de tempo muito grande do clique até a captura, muitas vezes perdendo um sorriso por exemplo, eu acredito que esse espaço de tempo deva ocorrer por causa que o mesmo sensor de captação que está sendo usado pro LV e foco é o sensor da captura final da imagem, então ele deve precisar de um certo tempinho pra se preparar pra essa captura final o que acaba deixando a CAM bem mais lenta que as Reflex. Será que com essa G1 esse problema foi minimizado?

Quanto a G1, se ela viesse por uns U$400,00 (As D40, A200 & XS) e ainda filmar em FHD, seria matadora.

 



rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2009, 07:35:32
Ontem usando minha compacta notei que existe um GAP de tempo muito grande do clique até a captura, muitas vezes perdendo um sorriso por exemplo, eu acredito que esse espaço de tempo deva ocorrer por causa que o mesmo sensor de captação que está sendo usado pro LV e foco é o sensor da captura final da imagem, então ele deve precisar de um certo tempinho pra se preparar pra essa captura final o que acaba deixando a CAM bem mais lenta que as Reflex. Será que com essa G1 esse problema foi minimizado?

Pois é Leandro. Já tinha até visto vc comentar uma vez que desistiu de tirar fotos das crianças com a compacta por causa do "lag" do obturador.

Na época eu achei exagero. Mas isso tb me irritou da UZ (fuji 2000HD) que experimentei pois eu costumo ficar um bom tempo esperando um sorriso ou uma expressão que eu gosto antes de clicar. Mesmo com o foco travado, exposição travada, tudo pronto com meio botão pressionado, quando clica ela demora pra expor.

Noto que a tela fica preta um pouco antes da exposição. A Cam certamente "esvazia" os fotodiodos antes do clique e isso demora um certo tempo. É coisa de 1/4 de segundo mas é o suficiente pra perder o momento.

O Tiago Sirist disse que a LX3 quase não tem lag de obturador. Eu tenho que ver na minha mão pra crer pois essa informação geralmente não está presente nos reviews e pra mim é fundamental.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2009, 07:49:28
Pois é Leandro. Já tinha até visto vc comentar uma vez que desistiu de tirar fotos das crianças com a compacta por causa do "lag" do obturador.

Na época eu achei exagero. Mas isso tb me irritou da UZ (fuji 2000HD) que experimentei pois eu costumo ficar um bom tempo esperando um sorriso ou uma expressão que eu gosto antes de clicar. Mesmo com o foco travado, exposição travada, tudo pronto com meio botão pressionado, quando clica ela demora pra expor.

Noto que a tela fica preta um pouco antes da exposição. A Cam certamente "esvazia" os fotodiodos antes do clique e isso demora um certo tempo. É coisa de 1/4 de segundo mas é o suficiente pra perder o momento.

O Tiago Sirist disse que a LX3 quase não tem lag de obturador. Eu tenho que ver na minha mão pra crer pois essa informação geralmente não está presente nos reviews e pra mim é fundamental.

Abraços!

 :ok: :ok: :ok:


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2009, 08:13:20
Na boa, até agora nao vi nada de mais nessa câmera.

Tudo bem que é um novo conceito, mas qual a vantagem real no dia a dia?

- Continuo preferindo o visor ótico. Como o Pedro comentou, tem muita gente reclamando que o visor eletrônico a noite é muito ruim.
- Ela nao é taaao pequena assim. É só comparar com as Olympus.
- (Ainda) nao tem lentes suficientes, para falar a verdade, só duas!!  E para usar lentes "normais 4/3" precisa de adaptador.
- Devido a parafernalha eletrônica a bateria dura pouco mais de 300 fotos (?)
- Cara $$

Enfim nao vejo muitas vantagens. Vamos ver como esse projeto vai se desenvolver.
Custa caro desenvolver uma câmera além de lentes e acessórios exclusivos sendo que a demanda é super baixa.  :ponder:
Deutschland

Flickr


Thiagoget

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2009, 08:27:44
Bom,

Acho o conceito interessante mas concordo com o Dpreview, é uma ideia nova mas longe de ser revolucionária, visto que a utilização pratica dela não apresenta vantagens tão relevantes. Mas toda via pode ser o inicio de uma nova era, uma nova ideia a ser desenvolvida, quem sabe aprimoramentos não criem uma nova categoria forte, consistente e bem desenvolvida no ramo das DSLR, imaginem só Micro 4/3 Sony, Canon, Nikon, Pentax e outras....

É esperar pra ver.
Looking for more....


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2009, 09:03:12
Eu listaria as seguintes inovações.

1- Poder eliminar parte do sistema mecânico das reflex, podendo melhorar bastante a vida do equipamento.
2- Ela é menor que a menor reflex do mercado e menor ainda quando somado corpo e lente.
3- Possibilidade em ter num futuro próximo uma compacta com sensor de tamanho razoável para controle DOF e ainda poder trocar a lente.
4- Compacta com a maior velocidade de AF do mercado, quase como uma Nikon D40/D60.....Imagine isso numa compacta?
5- EVF de 1mp, abrindo um caminho para substituição do espelho e com mesma qualidade.




rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2009, 09:07:20
Na boa, até agora nao vi nada de mais nessa câmera.

Também não.

Me corrijam se estiver errado mas a grande vantagem de ter uma cam sem espelho e sem obturador é poder ter boas lentes, principalmente as grande angular com projeto simplificado (lentes simétricas por exemplo) pois o fundo da lente pode chegar bem pertinho do sensor.

Outra vantagem era poder ter um corpo fino mesmo com sensor grande (e o sensor nem é tão grande assim) o que ainda não foi aproveitado.

Por fim, o encaixe baioneta que permitiria ao usuário escolher se quer usar uma lente zoom que se recolhe (como as que já existem nas compactas e nem precisava modificar o projeto), uma zoom comum (que não recolhe) ou uma prime fixa.

Aí seria uma compacta pau pra toda obra. O usuário poderia optar por ter uma compacta típica pra fazer uma viagem de férias ou uma câmera com melhor ótica usando o mesmo corpo.

Algo tem que ser revisto aí pois as grandes vantagem da idéia não chegaram na G1. Ela está mais parecendo uma UZ.

Por outro lado, a imagem parece muito boa no review. Em ISO alto bateu a A350 facinho e ainda encostou nas outras.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Janeiro de 2009, 09:09:36
Na boa, até agora nao vi nada de mais nessa câmera.

Tudo bem que é um novo conceito, mas qual a vantagem real no dia a dia?

- Continuo preferindo o visor ótico. Como o Pedro comentou, tem muita gente reclamando que o visor eletrônico a noite é muito ruim.
- Ela nao é taaao pequena assim. É só comparar com as Olympus.
- (Ainda) nao tem lentes suficientes, para falar a verdade, só duas!!  E para usar lentes "normais 4/3" precisa de adaptador.
- Devido a parafernalha eletrônica a bateria dura pouco mais de 300 fotos (?)
- Cara $$

Enfim nao vejo muitas vantagens. Vamos ver como esse projeto vai se desenvolver.
Custa caro desenvolver uma câmera além de lentes e acessórios exclusivos sendo que a demanda é super baixa.  :ponder:
O Micro 4/3 é um conceito muito legal, mas o que a Panasonic fez com a G1, quando transformou ela em uma mini-SLR, meio que matou a proposta de tamanho reduzido. Ela é pequena, mas continua tendo aquele formato de trambolho das SLR. A cam da Olympus vai ser mais interessante.

E o problema das lentes também é uma questão de tempo, apesar que eles falharam em não lançar uma variedade de objetivas. A Leica colocou a S2 no mercado junto com umas 4 ou 5 objetivas que cobrem uma variedade propostas; quem for comprar a câmera não vai ficar na mão.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #9 Online: 22 de Janeiro de 2009, 09:52:29
 :ponder: eu esperava mais desse sistema tambem, acho que ele evoluído vai substituir as reflex pelo que tudo indica, o que me desanimou foi o ruído, a coisa que mais me incomoda na fotografia, está no começo, muita coisa vai acontecer ainda, é o sistema do futuro.   :fight:


Cristian

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
    • cristiandomingues.com
Resposta #10 Online: 22 de Janeiro de 2009, 09:53:41
Na boa, até agora nao vi nada de mais nessa câmera.

Tudo bem que é um novo conceito, mas qual a vantagem real no dia a dia?

- Continuo preferindo o visor ótico. Como o Pedro comentou, tem muita gente reclamando que o visor eletrônico a noite é muito ruim.
- Ela nao é taaao pequena assim. É só comparar com as Olympus.
- (Ainda) nao tem lentes suficientes, para falar a verdade, só duas!!  E para usar lentes "normais 4/3" precisa de adaptador.
- Devido a parafernalha eletrônica a bateria dura pouco mais de 300 fotos (?)
- Cara $$

Enfim nao vejo muitas vantagens. Vamos ver como esse projeto vai se desenvolver.
Custa caro desenvolver uma câmera além de lentes e acessórios exclusivos sendo que a demanda é super baixa.  :ponder:
:ok: :ok: :ok: :ok:



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 22 de Janeiro de 2009, 10:24:03
O que esta câmera tem de mais não está nela, está nas possibilidades que oferece, quais sejam, de usar quase qualquer lente com o devido adaptador. O flange muito curto permitirá usar lentes grande angulares verdadeiras, e será excelente isso. Além do disparo mais estável sem o espelho.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 22 de Janeiro de 2009, 10:27:12
sò para ter uma idéia, o flange dela é 20mm e o de uma lente para Leica rosca é 28,8, isto é, com o devido adaptador, se poderá usar uma lente feita para a Leica. Bom, não é?
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2009, 10:28:12 por Ivan de Almeida »


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Janeiro de 2009, 13:48:47
outra coisa que eu acho interessante devido ao tamanho da camera, é a reacao das pessoas ao se deparar com a maquina, muitas pessoas se assustam com uma dslr, problema que é minimizado nas compactas!


Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 22 de Janeiro de 2009, 18:05:02
Pelo tamanho de sensor ... tá bom .. mas precisa melhor mais ,,, não gostei do ruido e latitude !!! é esperar pela Olympus !!