Autor Tópico: Cuidados com uma velha e querida Olympus OM1?  (Lida 25261 vezes)

Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #45 Online: 02 de Setembro de 2009, 14:17:30
O que achou da máquina?

Quanto às fotos, acho que irá gostar da qualidade das imagens. Evidente que isso também irá depender de você e do filme que escolher mas essa câmera e as lentes Zuiko não irão lhe decepcionar. Muito pelo contrário. Isso é garantido.

Abraços e boas fotos.
A máquina além de ter um design bem diferenciado, parece ser muito resistente, tipo não é uma máquina feita por se fazer, ali foi colocado muita inspiração e coração, o técnico que a levei disse que os resultados são excelentes. Assim que a pegar já vou queimar algum filme, no principio acho que vou apanhar bastante, pois sempre usei a Nikon FM10 que acho uma ótima máquina, más a Olympus digamos abre um leque maior de possibilidades, de fotografar inclusive estrelas pelo que andei lendo. :ok:
Qual filme geralmente vc usa?
Abraço.
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 02 de Setembro de 2009, 14:44:12
A máquina além de ter um design bem diferenciado, parece ser muito resistente, tipo não é uma máquina feita por se fazer, ali foi colocado muita inspiração e coração, o técnico que a levei disse que os resultados são excelentes. Assim que a pegar já vou queimar algum filme, no principio acho que vou apanhar bastante, pois sempre usei a Nikon FM10 que acho uma ótima máquina, más a Olympus digamos abre um leque maior de possibilidades, de fotografar inclusive estrelas pelo que andei lendo. :ok:
Qual filme geralmente vc usa?
Abraço.
A OM-1 é muito usada em astrofotografia. Modo B e levantamento do espelho são fatores importantes para se fazer esse tipo de foto. Vai precisar também de um cabo para disparar. Além disso há acessórios específicos para adaptar a câmera em telescópios caso leve a brincadeira mais a sério. Eu ainda não fiz nenhuma longa exposição nesse sentido mas já vi fotos muito bacanas onde usaram equipamentos básicos (Oly OM-1, lente 50mm, filmes ASA 400 ou 800, tripé e cabo) com tempos de exposição na faixa de 20 a 40 segundos.

Estou usando basicamente só Fuji Provalue 200 em 35mm. Já que ele saiu de linha, fiz um pequeno estoque e guardei na geladeira. Filme bom e barato. Porém meu tesão mesmo são com películas P&B. Pena o rolo ser tão caro. Assim que sobrar uma grana, vou tentar estocar alguns também já que pretendo relevar meu próprios filmes em casa.

Abs

VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #47 Online: 02 de Setembro de 2009, 17:55:41
A OM-1 é muito usada em astrofotografia. Modo B e levantamento do espelho são fatores importantes para se fazer esse tipo de foto. Vai precisar também de um cabo para disparar. Além disso há acessórios específicos para adaptar a câmera em telescópios caso leve a brincadeira mais a sério. Eu ainda não fiz nenhuma longa exposição nesse sentido mas já vi fotos muito bacanas onde usaram equipamentos básicos (Oly OM-1, lente 50mm, filmes ASA 400 ou 800, tripé e cabo) com tempos de exposição na faixa de 20 a 40 segundos.
Estou usando basicamente só Fuji Provalue 200 em 35mm. Já que ele saiu de linha, fiz um pequeno estoque e guardei na geladeira. Filme bom e barato. Porém meu tesão mesmo são com películas P&B. Pena o rolo ser tão caro. Assim que sobrar uma grana, vou tentar estocar alguns também já que pretendo relevar meu próprios filmes em casa.
Abs
Vou montar o equipamento para ela com calma, esses adaptadores para telescópio são o que chamam de tubo de Extensão? Ou não têm nada a ver? Desculpa a ignorância...
Vou pegar um Fuji Provalue 200 para testar nela quando ficar pronta e a noite vou usar um Fuji de asa 400 para testar.
Guardar os filmes na geladeira? Na gaveta inferior ou mais próximo do congelador? Já ouvi falar sobre isso, más realmente funciona? Não tem de manter o filme neste caso, já num ambiente refrigerado desde a compra? Como há algumas poucas lojas que guardam os filmes refrigerados não teria de levar tipo um isopor para comprar e guarda-los e depois colocar na geladeira? A mudança de temperatura pode comprometer as cores depois quando for revelar o filme?
Obrigado pela idéia e desculpa as perguntas. :ok:
Abraço.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2009, 17:56:13 por Ferrari »
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 02 de Setembro de 2009, 21:13:40
Vou montar o equipamento para ela com calma, esses adaptadores para telescópio são o que chamam de tubo de Extensão? Ou não têm nada a ver? Desculpa a ignorância...
Vou pegar um Fuji Provalue 200 para testar nela quando ficar pronta e a noite vou usar um Fuji de asa 400 para testar.
Guardar os filmes na geladeira? Na gaveta inferior ou mais próximo do congelador? Já ouvi falar sobre isso, más realmente funciona? Não tem de manter o filme neste caso, já num ambiente refrigerado desde a compra? Como há algumas poucas lojas que guardam os filmes refrigerados não teria de levar tipo um isopor para comprar e guarda-los e depois colocar na geladeira? A mudança de temperatura pode comprometer as cores depois quando for revelar o filme?
Obrigado pela idéia e desculpa as perguntas. :ok:
Abraço.

Ferrari;

Os adaptadores para telescópios são equipamentos diferentes de tubos de extensão. As finalidades são diferentes também.

Com os adaptadores você pode acoplar a câmera (sem a lente) diretamente num telescópio para fotografar astros, estrelas e etc.



Esses tipos de montagens são mais complicados poios exigem um bom conhecimento de astronomia e equipamentos mais específicos. Porém, dá para fazer fotos mais simples porém bacanas de longa exposiçao usando a própria lente 50mm, um tripé e o cabo. Use filmes com ASA superiores a 400.

Tubos de extensão já são equipamentos usados para macrofotografia. São tubos que você coloca entre a máquina e a lente possibilitando uma ampliação do assunto a ser fotografado.

Eu coloco meus filmes em vasilhas de plástico bem fechadas para não entrar umidade dentro de uma gaveta no meio da geladeira. A refrigeração do filme é uma questão simples de conservação. Ambientes quentes são agressivos para a película podendo alterar até a sensibilidade do filme. Guardo os filmes na geladeira e quando vou usá-los, retiro-os para retornar à temperatura ambiente antes de colocá-los na máquina.

Os próprios fabricantes recomendam essa prática. É uma maneira até de aumentar a vida útil do filme mesmo depois de vencidos.

Dê uma olhada no tópico 8 (Armazenagem do filme) desse fabricante:

http://www.fujifilm.com.br/produtos/filmes/profissionais/informativos_tecnicos/pdf/filmes_profissionais-negativo_colorido/fujicolor_nps_160/fujicolor_nps_160.pdf

E não precisa se desculpar por perguntar. Estamos aqui pra isso: trocar informações.

Abs.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2009, 21:29:32 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #49 Online: 03 de Setembro de 2009, 10:01:30
Dê uma olhada no tópico 8 (Armazenagem do filme) desse fabricante:

http://www.fujifilm.com.br/produtos/filmes/profissionais/informativos_tecnicos/pdf/filmes_profissionais-negativo_colorido/fujicolor_nps_160/fujicolor_nps_160.pdf

Pode crer vou começar a armazena-los assim, uma coisa que notei é que quando deixava o filme na máquina por uma semana ou mais, quando ia revelar a qualidade das ultimas fotos caia um pouco...Deve ser por isso.
Saquei a diferença dos adaptadores de telescópio para o Tubo de Extensão, este último seria mais para fotografar insetos então? Mais qual a diferença pois notei que estes Tubos de Extensão recebem un número (Tipo 14, 16...)sabe o que significa? Obrigado.  :ok:
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 03 de Setembro de 2009, 10:44:34
Ferrari, esses números indicam o tamanho (comprimento) do tubo.
Ex: Tubo de Extensão nº 28 -> 28 mm de comprimento
     Tubo de Extensão nº 50 -> 50 mm de comprimento

Como disse, esses tubos servem para ampliar o assunto. São muitos usados na macrofotografia pois permitem boas ampliações mesmo com lentes normais.  A ampliação vai depender da lente que você tem (distância focal dela) e do comprimento do tubo que vai utilizar.

Basicamente é essa a fórmula: Ampliação = Extensão do tubo / distância focal

Usando então uma lente 50mm com um tubo de 50mm de extensão por exemplo, você consegue uma ampliação de 1:1

Então quanto maior a extensão do tubo maior será a ampliação conseguida.
Quanto menor for a distância focal da lente também maior será a ampliação conseguida e vice versa.

Qual a vantagem de usar tubos extensores? Bem, a principal vantagem é a possibilidade de fazer macrofotografias usando lentes normais e mais baratas. Outra grande vantagem é que os tubos não possuem nenhum elemento ótico interferindo. São somente tubos normais e isso implica que não há perda na qualidade da imagem.
O inconveniente é que usando esses tubos há perdas de luminosidade.

Abs
« Última modificação: 03 de Setembro de 2009, 10:49:19 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #51 Online: 03 de Setembro de 2009, 13:42:09
Ferrari, esses números indicam o tamanho (comprimento) do tubo.
Ex: Tubo de Extensão nº 28 -> 28 mm de comprimento
     Tubo de Extensão nº 50 -> 50 mm de comprimento

Como disse, esses tubos servem para ampliar o assunto. São muitos usados na macrofotografia pois permitem boas ampliações mesmo com lentes normais.  A ampliação vai depender da lente que você tem (distância focal dela) e do comprimento do tubo que vai utilizar.

Basicamente é essa a fórmula: Ampliação = Extensão do tubo / distância focal

Usando então uma lente 50mm com um tubo de 50mm de extensão por exemplo, você consegue uma ampliação de 1:1

Então quanto maior a extensão do tubo maior será a ampliação conseguida.
Quanto menor for a distância focal da lente também maior será a ampliação conseguida e vice versa.

Qual a vantagem de usar tubos extensores? Bem, a principal vantagem é a possibilidade de fazer macrofotografias usando lentes normais e mais baratas. Outra grande vantagem é que os tubos não possuem nenhum elemento ótico interferindo. São somente tubos normais e isso implica que não há perda na qualidade da imagem.
O inconveniente é que usando esses tubos há perdas de luminosidade.

Abs
Valeu pela aula amigo.  :ok:
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #52 Online: 04 de Setembro de 2009, 17:01:18
Prezado Guto, com relação aos Tubos de extensão, fiquei com uma dúvida:
Uma lente 50mm com um tubo de 50mm de extensão por exemplo, você consegue uma ampliação de 1:1 certo, pode se dizer que se têm uma lente de 100mm fixa?
Ou não pode se fazer este tipo de comparação?
Ferrari
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 04 de Setembro de 2009, 17:39:02
Ferrari, em tese sim mas usamos os tubos extensores para fotografar próximo ao objeto/assunto. A finalidade do tubo extensor não é transformar uma lente normal em tele. A finalidade dele é ampliar o assunto para macrofotografias.

Para "transformar" uma 50mm em 100mm é preciso usar um teleconversor. Já é outro equipamento. Nesse caso, um teleconversor 2x.

O teleconversor amplia a distância focal da lente.

Você pode usar também um TC para fazer macrofotografia. Pode usá-lo de duas maneiras:

1) Usando um TC com uma lente macro. Isso vai permitir uma maior distância entre vc e o assunto para a mesma ampliação da tua lente.

2) Combinando um TC (teleconversor) com um TE (tuboextensor).
Nesse caso a ordem dos equipamentos é o diferencial da história.

Abs
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #54 Online: 04 de Setembro de 2009, 18:26:23
Ferrari, em tese sim mas usamos os tubos extensores para fotografar próximo ao objeto/assunto. A finalidade do tubo extensor não é transformar uma lente normal em tele. A finalidade dele é ampliar o assunto para macrofotografias.

Para "transformar" uma 50mm em 100mm é preciso usar um teleconversor. Já é outro equipamento. Nesse caso, um teleconversor 2x.

O teleconversor amplia a distância focal da lente.

Você pode usar também um TC para fazer macrofotografia. Pode usá-lo de duas maneiras:

1) Usando um TC com uma lente macro. Isso vai permitir uma maior distância entre vc e o assunto para a mesma ampliação da tua lente.

2) Combinando um TC (teleconversor) com um TE (tuboextensor).
Nesse caso a ordem dos equipamentos é o diferencial da história.

Abs
Entendi, pensei em usar devido ao preço mais baixo do Tubo de Extensão em relação a objetiva de meia-tele e também para deixar o equipamento mais leve.
Você possui alguma objetiva Zuiko de 105mm ou mais, são muito pesadas?
Da para trabalhar sem usar um tripe direto ou se torna cansativo?
Obrigado mais uma vez!  :ok:
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 04 de Setembro de 2009, 19:18:45
Entendi, pensei em usar devido ao preço mais baixo do Tubo de Extensão em relação a objetiva de meia-tele e também para deixar o equipamento mais leve.
Você possui alguma objetiva Zuiko de 105mm ou mais, são muito pesadas?
Da para trabalhar sem usar um tripe direto ou se torna cansativo?
Obrigado mais uma vez!  :ok:

Ferrari;

Eu aconselharia vc pegar uma meia tele fixa mesmo.
O que você disse é correto, sai mais barato ter um teleconversor porém você deve entender que a qualidade fica um pouco comprometida.

Por exemplo: Eu tenho uma meia tele 135 mm f/3.5 e tenho um TC 2x. Posso usá-lo para ter uma distância focal de 270mm mas a luminosidade que tenho na minha lente é "roubada". O que era 135mm f/3.5 passa a ser 270mm aproximadamente f/8. Ou seja, equivale a uma tele bem escura. Além disso, os TCs tem elementos óticos no seu corpo ao contrário dos tubos extensores. Além da perda de luminosidade, pode haver perda de nitidez e consequentemente perdas significativas na qualidade da imagem. Isso vai depender da qualidade do TC.

Há certos casos que justifica mas se puder usar uma tele ao invés de TCs é bem melhor.

Quanto ao peso das lentes, pode ficar tranquilo. As lentes Zuiko são famosas não só pela sua excelente ótica. São bem construídas mas são bem compactas.

Só para vc ter uma idéia do peso de algumas lentes teles:

Zuiko 85mm f/2 (230g)
Zuiko 100mm f/2.8 (230g)
Zuiko 135mm f/2.8 (350g)
Zuiko 135mm f/3.5 (280g)
Zuiko 200mm f/4 (490g)
Zuiko 200mm f/5 (360g)

Até aqui é tranquilo de fotografar sem tripé. A OM-1 pesa 490g o corpo. Então com qualquer uma dessas listadas acima não ultrapassa 1kg no conjunto (corpo+lente). Tranquilo né?

A super teles, digamos assim, já são mais pesadas:

Zuiko 300mm f/4.5 (1kg) e por aí vai. Nesses casos, o uso do tripé é mais que bem vindo. Ainda mais pq não temos estabilizadores de imagem né...rs.

Algumas lentes zoom também são leves como a 75-150mm f/4 (400g)

Abração



« Última modificação: 04 de Setembro de 2009, 19:19:49 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #56 Online: 04 de Setembro de 2009, 21:02:03
Ferrari;
Eu aconselharia vc pegar uma meia tele fixa mesmo.
O que você disse é correto, sai mais barato ter um teleconversor porém você deve entender que a qualidade fica um pouco comprometida.
Por exemplo: Eu tenho uma meia tele 135 mm f/3.5 e tenho um TC 2x. Posso usá-lo para ter uma distância focal de 270mm mas a luminosidade que tenho na minha lente é "roubada". O que era 135mm f/3.5 passa a ser 270mm aproximadamente f/8. Ou seja, equivale a uma tele bem escura. Além disso, os TCs tem elementos óticos no seu corpo ao contrário dos tubos extensores. Além da perda de luminosidade, pode haver perda de nitidez e consequentemente perdas significativas na qualidade da imagem. Isso vai depender da qualidade do TC.
Há certos casos que justifica mas se puder usar uma tele ao invés de TCs é bem melhor.
Quanto ao peso das lentes, pode ficar tranquilo. As lentes Zuiko são famosas não só pela sua excelente ótica. São bem construídas mas são bem compactas.
Só para vc ter uma idéia do peso de algumas lentes teles:
Zuiko 85mm f/2 (230g)
Zuiko 100mm f/2.8 (230g)
Zuiko 135mm f/2.8 (350g)
Zuiko 135mm f/3.5 (280g)
Zuiko 200mm f/4 (490g)
Zuiko 200mm f/5 (360g)
Até aqui é tranquilo de fotografar sem tripé. A OM-1 pesa 490g o corpo. Então com qualquer uma dessas listadas acima não ultrapassa 1kg no conjunto (corpo+lente). Tranquilo né?
A super teles, digamos assim, já são mais pesadas:
Zuiko 300mm f/4.5 (1kg) e por aí vai. Nesses casos, o uso do tripé é mais que bem vindo. Ainda mais pq não temos estabilizadores de imagem né...rs.
Algumas lentes zoom também são leves como a 75-150mm f/4 (400g)
Abração
A nitidez pras fotos que faço é essencial, o Teleconversor apesar de mais barato então não vai ser uma boa mesmo, obrigado.
Sim são mais leves pensei, imaginei que fossem mais pesadas devido a construção robusta, para mim até uma 135mm já está ótimo, uso uma Vivitar 28-105mm na Nikon FM10 é já é o suficiente para fotos em estádios ...
A OM-1 ainda não ficou pronta, estou ansioso para queimar um filme nela, vou usa-la mais para algumas fotos especiais, e talvez se em estádios ela for uma boa, deixo a Nikon para segundo plano,uma pergunta andei vendo uma lente no E-BAY que me interessou, você acha confiável comprar ali? A taxa de alfândega é muito cara? Sabe a porcentagem que eles cobram de IR emcima do valor?
Pois é bem mais barato que aqui no Brasil.
Abraço e obrigado novamente. :ok:
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


alexandre gabriel

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • São Paulo, SP, Brasil
Resposta #57 Online: 05 de Setembro de 2009, 00:09:32
Ferrari,

Eu sempre compro no Ebay e nao tenho zicas.
Me manda PM que te dou uns toques.
Cameras: 5D, XSi, OM-1, OM-4, SD870IS
Zuikos: 21/3.5, 24/2.8, 28/3.5, 35/2.8, 40/2, 50/1.2, 50/1.4, 50/1.8, 50/3.5 Macro, 85/2, 100/2.8, 135/3.5, 200/5
Não Zuikos: EF: 50/1.8, 100/2.8 Macro, Tamron 28-75/2.8, Minolta Rokkor 58/1.2, Canon FD TS 35/2.8 SSC convertida para EOS.
Flash: 420 EX, Olympus T20
Feedbacks:  Ebay-104;  ML-17;  fredmiranda.com-23;  digiforum.com.br-4.


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #58 Online: 05 de Setembro de 2009, 18:32:50
Ferrari,

Eu sempre compro no Ebay e nao tenho zicas.
Me manda PM que te dou uns toques.
Valeu estou mandando, obrigado. :ok:
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


Demian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #59 Online: 07 de Setembro de 2009, 23:13:59
Eu tenho a 50mm 1.8, a 1.4 (duas versões) e a 3.5 macro Zuiko.
Difícil dizer qual a melhor, todas são excelentes.