Autor Tópico: Dicas para fotos externas sem acessórios de iluminação  (Lida 15815 vezes)

Breno Da Matta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Online: 11 de Fevereiro de 2009, 21:42:08
bom
eu sou um novato nesse mundo de fotografia , tenho uma CANON 40D e vou comecar fazer o curso em abril apenas
uma amiga me pediu para fazer uma secao de fotos dela na praca do papa (pra quem nao sabe e uma praca que fica em BH cheia de arvores etc...)
so que eu so tenho a maquina , entao queria dicas como fazer uma secao bem legal sem muita coisa
como usar bem a iluminacao , se devo usar flash(nao tenho flash externo ainda), dicas de enquadramento
qualquer coisa
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2009, 21:43:42 por Kika Salem »


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 21:45:14
bom
eu sou um novato nesse mundo de fotografia , tenho uma CANON 40D e vou comecar fazer o curso em abril apenas
uma amiga me pediu para fazer uma secao de fotos dela na praca do papa (pra quem nao sabe e uma praca que fica em BH cheia de arvores etc...)
so que eu so tenho a maquina , entao queria dicas como fazer uma secao bem legal sem muita coisa
como usar bem a iluminacao , se devo usar flash(nao tenho flash externo ainda), dicas de enquadramento
qualquer coisa
Oi Breno, tudo bem?
Sem querer ofender, seria melhor chamar algum profissional, aqui no forum tem uma turma de BH, Luiz Nando e aí aprender com ele. Na boa, assim fica mais profissional para ambos.
abraços
MateusZF
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Breno Da Matta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 21:48:41
nao , mas agente vai fazer so pra brincar mesmo , so por diversao , so queria umas dicas pra saber fazer uma secao externa , legal , sem a ajuda de equipamento


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 21:56:11
Pelo que eu interpretei, não é um trabalho profissional. O Breno acabou de adquirir sua câmera e está ansioso para começar a fotografar, ainda que só comece um curso em abril por conta de questões pessoais, e uma amiga se dispôs a ser sua "modelo", assim ambos ganhariam com a brincadeira, ele em experiência, ela em fotos. É isso Breno?

Olha Breno, fotografar à noite numa praça é bem escuro, mas se você tiver uma lente clara já ajuda, mas também dá pra tentar compensar a falta de acessórios como flash externo e tripé com o flash da câmera (TTL ou manual).

Quanto a enquadramento, aí fica mais difícil lhe dar dicas, pois isso é um aprendizado mais demorado. Mas, se vale como dica, pegue um livro de moda, consulte sites com fotógrafos dessa área, reconhecidos no mercado, que você já terá um bom ponto de partida.

Peraí, vou tentar achar um site de dicas de poses. É bem iniciante, mas pode lhe ajudar.

Num curso, a gente fez um exercício desses com uma moça, me atrapalhei com o flash véio que eu tenho e passei a fotografar sem ele. Vou tentar achar aqui as fotos e postar pra você ver no que deu, sem tratamento, sem nada, é só de exemplo.

Edit: Ih, postamos juntos e você já respondeu minha pergunta.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2009, 21:58:07 por Kika Salem »


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 22:18:55
Olha, o site que eu prometi, eu encontrei, mas está desabilitado.

"Aqui vcs podem ver online as poses:  http://www.cralx2k.com/Poses/Poses/
Aqui vcs podem baixar os arquivos: http://www.cralx2k.com/Poses/"

Em todo caso, achei esse site aqui, as poses não eram especificamente de ensaios sensuais.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=11215.30

Mas faz uma busca no fórum, com a palavra pose, ensaio, que você já encontra muita coisa.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2009, 22:19:20 por Kika Salem »


aloha!!!

  • Trade Count: (29)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
    • RYfotografo
Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 10:29:06
Breno, uma coisa simples e barata que vc pode usar seria uma folha de isopor.
Com ele vc pode rebater a luz ou tirar a luz dura do sol colocando em acima da modelo, mas para isso precisa de um assistente.
Sobre as poses, bom veja bastante revista de moda.
Depois poste as fotos
Abraços
Ricardo


FAUKS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
    • http://
Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 10:53:15
E sem dó no botão de disparo.



agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #7 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 11:16:27
bom
eu sou um novato nesse mundo de fotografia , tenho uma CANON 40D e vou comecar fazer o curso em abril apenas
uma amiga me pediu para fazer uma secao de fotos dela na praca do papa (pra quem nao sabe e uma praca que fica em BH cheia de arvores etc...)
so que eu so tenho a maquina , entao queria dicas como fazer uma secao bem legal sem muita coisa
como usar bem a iluminacao , se devo usar flash(nao tenho flash externo ainda), dicas de enquadramento
qualquer coisa

Para começar usa a maquina em P, ela faz tudo, assim voce vai sentindo o espiritu da coisa,
ate fazer o curso em abril.
logo ve em Propriedades de cada arquivo, vel e diaf, para te familiarizar com a exposiçao,
fica frio, curte essa fase que e otima, cheia de misterios,
nada que nao sera resolvido depois do curso
BOAS FOTOS
qualquer coisa pode consultar.
Minha carreira de documentarista começou assim,sendo um entusiasta amador.
Abraço
Angelo.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 12:01:28
Conheço essa praça em BH  :ok:.

O problema da luz direta do sol é o excesso de sombras duras que ele faz e isso em fotos de pessoas fica bem feio.
Então, como é sua amiga e vc não tem compromisso com horários e nem com fotos profissionais, vc pode fazer uma brincadeira +/- tentando usar algumas dessa dicas pra evitar as sombras duras(uma dica não depende da outra).

* Escolha um horário melhor. Início do dia e fim de tarde de modo que a luz do sol não seja direta. A luz boa vai durar pouco então vc tem que ser rápido. Se for no fim da tarde quando a luz estiver acabando tente pegar umas cenas bonitas de paisagem ao fundo e usar o popup pra iluminar a "modelo".

* Peça pra ela fazer uma maquiagem bem suave mas pra levar um kit com uns lenços de limpeza, um pozinho pra tirar o brilho da pele, algo pra domar o cabelo etc etc etc. Ela deve entender mais disso que eu.  :D

* Tente um dia um pouco nublado de for possível. A luz fica ruim para paisagens mas fica boa para retratos. Só tome cuidado do céu não entrar na composição pois quando está nublado ele fica muito mais claro que os objetos iluminados por ele então se aparecer um pedaço do céu na foto certamente vai estourar em relação ao tom de pele.

* Fotografe na sombra. A praça do papa tem árvores para fazer sombras e bastante cimento que vai refletir bastante luz difusa. Talvez a luz na sombra fique bem legal até.
Tome os mesmos cuidados com o céu. Quando o céu está totalmente azul muitas vezes dá pra deixá-lo na cena sem estourar. Experimente.

* Se quiser tentar com luz direta use o popup pra fazer um fill de leve. Gire a cam pra acertar o ângulo de preenchimento do flash se for necessário e faça um crop depois.

* Não use flash com paredes atrás pra não formar aquela sombra feia do flash.

* Outra opção é um rebatedor tabajara. Se puder levar mais um amigo pra segurar o rebatedor pode refletir a luz com uma folha de isopor ou mesmo com um desses protetores de sol metálicos de carro (desses de colocar no parabrisa).

* Fotografe em RAW pois dá pra acertar mais coisas depois.

* Como não fez o curso ainda use a cam em automático ou em modo P como já disseram. Vai perder algumas mas na média vai dar certo.

* E por fim, esqueca a perfeição técnica e treine com sua amiga as poses e tal. Ela com certeza vai gostar das fotos em que ela saia bonita, mesmo que tecnicamente não estejam perfeitas.

Galera, fui pensando opções aqui e soltando o verbo. Se coloquei alguma besteira por favor me corrijam.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Breno Da Matta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 12:34:58
obrigado a todos por tas as dicas , ja anotei e vo seguilas
depois se quisem eu posto algumas fotos do dia para voces avaliarem


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 12:48:58
obrigado a todos por tas as dicas , ja anotei e vo seguilas
depois se quisem eu posto algumas fotos do dia para voces avaliarem

MANDA VER SEM MEDO
Rogerio deu otima dicas
Dia nublado e 10
Sucesso
Angelo :ok:


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 12:54:22
Seria legal você dizer o que você espera mostrar nas fotos.
Quer fazer retratos? Algo na linha de fotografia de moda?

Dê uma olhada nas galerias desses site:
www.olhares.com
www.thousandimages.com

Para fazer retratos use o ponto de AF mais perto dos olhos e faça o foco neles, depois faça o enquadramento.
Como já disseram, pode ser muito interessante o uso de um rebatedor, pode ser feito de isopor. Num dos lados você pode colar tiras de papel dourado e prateado, isso vai "esquentar" um pouco as cores da modelo.

Conheça bem a câmera antes de fazer as fotos, leia bastante o forum e procures entender um pouco de fotometria, abertura, velocidade, ISO. Dessa maneira você vai ter mais controle sobre o resultado final, podendo usar a profundidade de campo a seu favor. E escolher o ISO mais apropriado de acordo com a luz que você tiver disponível.

Sua amiga é modelo? Tem experiência com fotos?
Caso não tenha, escolha junto com ela algumas fotos que vocês terão como referência, mostre pra ela as poses (ou deixe que ela escolha), mas peça pra ela treinar um pouco antes, pode imprimir as fotos pra ela e ela tentar fazer as poses em casa, pode ser na frente do espelho.

Tente prestar atenção nos detalhes, se puder leve alguém pra te ajudar. Você deve estar atento a sombras, poluição do fundo, expressão da modelo, se a roupa está de acordo com o ensaio e se está amassada ou dobrada, posição da modelo.
De nada adianta você acertar tudo na parte técnica e a modelo sair na foto com o pescoço torto ou a roupa torta, amassada.
São Paulo - SP