Autor Tópico: [COMPOSIÇÃO] Cortes no enquadramento e horizontes tortos  (Lida 19745 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 22 de Janeiro de 2009, 21:44:52
Não é como se o cara tivesse ido tirar as fotos do casal, e tirasse uma única foto e nessa única foto a noiva tivesse sido decaptada. Obviamente devem existir dezenas de outras fotos nesse set, e a noiva deve aparecer em várias.


marciopalermo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 22 de Janeiro de 2009, 22:25:29
A partir de uma certa notoriedade os caras viajam na maionese e todo mundo acha lindo, fica tentando interpretar, como se fosse arte contemporânea. Queria ver se esse infeliz conseguiria vender alguma foto dessas por aqui.
Na minha opinião, horrível. Corta o cucuruto do noivo e a cabeça toda da noiva... pelamordedeus...
Não vemos as coisas com elas são. Vemos as coisas como nós somos.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 22 de Janeiro de 2009, 22:39:25
Diferente pra caramba!!!

Imagino que os noivos caminharam nesse pier em direção ao fotógrafo, então deve ter rolado mais fotos sem os cortes na cabeça. Ele colocou essa na seleção para inovoar...  :D

Obviamente que eu nunca faria isso, pq. no contexto normal desse tipo de foto, eu acho que isso é indesejável...  :D
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #18 Online: 23 de Janeiro de 2009, 01:00:27
A partir de uma certa notoriedade os caras viajam na maionese e todo mundo acha lindo, fica tentando interpretar, como se fosse arte contemporânea. Queria ver se esse infeliz conseguiria vender alguma foto dessas por aqui.
Na minha opinião, horrível. Corta o cucuruto do noivo e a cabeça toda da noiva... pelamordedeus...

Márcio não é bem por ai. O limite entre a genialidade e o patético é muito tênue, no caso tudo depende de como se trabalha e os objetivos. Eu vi nesta foto um objetivo de destacar o noivo e caso isso tenha sido o real objetivo (o que acredito que de fato tenha sido) ele foi muito feliz na abordagem. Uma coisa é um corte que tira o sentido da foto, outro é um corte que dá sentido na foto. Fazer o feijão com arroz todo mundo faz na boa, conseguir fazer um trabalho diferenciado e que tenha sentido estético é que é para poucos. Temos pessoas aqui no fórum, que não são reconhecidas e são muito atrevidas (como a Vanessa Freire), que fazem um trabalho muito diferente e belíssimo, ela não faz o feijão com arroz (que são aquelas receitinhas de bolo que as pessoas usam para obter boas fotos, mas que na verdade são receitinhas para se obter algo sem efeito e homogêneo, um padrão que não diferencia ninguém), faz algo muito diferente e que produz efeitos super interessantes e não é o nome dela que provoca isso, na verdade é bem provável que ela venha a ter nome exatamente porque consegue fazer isso, fugir do senso comum com qualidade.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


sergiofotografias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #19 Online: 23 de Janeiro de 2009, 05:38:46
Eu iria falar mas acho que repetiria o que o Leo disse antes. Gostei da foto. 
POR FAVOR: NÃO RESPONDEREI MAIS MENSAGENS PRIVADAS QUE ME TRAGAM DÚVIDAS. PARA ISSO SERVEM AS SALAS DO FÓRUM.


niltonsouza12

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
  • Sexo: Masculino
    • Estúdio Nilton - Foto e Vídeo Produções
Resposta #20 Online: 23 de Janeiro de 2009, 08:16:37
Cara se eu fizesse isso aqui na minha cidade em uma cobertura de casamento eu nao ia conseguir mais nenhum trabalho pelo resto da minha vida. pode ter certeza! kkkkk
Estúdio Nilton - Foto e Vídeo Produções<br /><br />\"Crê no Senhor Jesus e será salvo...\" Atos 16:31


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #21 Online: 23 de Janeiro de 2009, 08:31:54
O limite entre a genialidade e o patético é muito tênue, no caso tudo depende de como se trabalha e os objetivos. Eu vi nesta foto um objetivo de destacar o noivo e caso isso tenha sido o real objetivo (o que acredito que de fato tenha sido) ele foi muito feliz na abordagem.

Para mim isso extrapola o patético. Querer ser gênio! O trabalho da Vanessa Freire sim! Esse é genial, inusitado, criativo e executado com maestria... Ela é criativa dentro do trabalho que se propõe a fazer! Cortar a cabeça do cliente não faz o menor sentido. Existem outras maneiras criativas de se evidenciar o noivo sem essa "degola". Isso é ser "criativoso" (vou colocar a camera por baixo do vestido da noiva para enfatizar o momento de amor que se aproxima e, genial...rs). Para 99,99% do público alvo isso vai parecer um erro grotesco... Ou seja, não cumpre seu objetivo. Repito: Não é um trabalho autoral!!!

E digo mais, esmiucei o site do Brain Dorsey (que tem um trabalho fantástico  mesmo, mas 1.000 vezes mais hortodoxo que a Vanessa, diga-se de passagem) e não tem nada nem parecido com isso. Em nenhuma foto cometeu nem de perto essa ousadia. Não parece o estilo dele, nem a linguagem. Posso não ter conseguido ver tudo, mas não achei nada!

Então fica claro pra mim o seguinte: Ele não coloca lá porque sabe que ninguém vai pagá-lo para fazer aquilo, pode até ser material de descarte ou alguma piada de workshop dele, ou isso é uma tremenda pegadinha do nosso amigo MateusZF!!!! :assobi:

Abraços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #22 Online: 23 de Janeiro de 2009, 10:16:30
Marcelo note que não disse que achei a foto genial em momento algum. Achei interessante a forma como foi abordada a questão, eu comentei sobre genialidade para dar minha opinião sobre o tema. Seja pegadinha ou não, é uma abordagem interessante e diferente de como evidenciar o noivo, porque a coisa que mais me chama a atenção nesta foto é o noivo. Se é a melhor abordagem não ai vai depender do ponto de vista. Não sou um cara que faz social, não conheço o trabalho do Brain Dorsey, na verdade nem sei bem que é ele, não é o meu foco de trabalho e não é o que eu busco em minhas pesquisas. Curto esse tipo de tentativa que é bem executada e essa ficou bem executada.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2009, 10:31:02 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #23 Online: 23 de Janeiro de 2009, 10:32:28
concordo com todos os pontos de vista expressados aqui, e os entendo muito bem. :ok:

mas eu vou morrer achando essa foto, e toda outra que se parecer com ela horrível.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #24 Online: 23 de Janeiro de 2009, 12:47:45
 :snack: E que nome vcs sugerem para esta foto ???    :hysterical:


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #25 Online: 23 de Janeiro de 2009, 13:22:05
Thunder não tem nome, não precisa ter nome, é uma imagem com carater documental e meio que fala por si só.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2009, 13:23:03 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 23 de Janeiro de 2009, 17:30:04
Achei diferente, dia 5 deste mês fiz uma foto cuja intenção era justamente e literalmente cortar a identidade da pessoa em foco. Está na galeria polonesa, chama-se Serenidade. Não insinuando uma comparação mas seriam imagens para um acervo pessoal. Não mostraria a foto que não aqui no MF porque gosto de ser criticado com classe. Não creio ue seja um estilo pois não é esse o objetivo (aliás, imaginem se todos começassem a fotografar assim, ou em todas as fotos houvesse um corte assim). Penso que é um material único e quase que pessoal do autor da imagem. Gostei também, mas evidenciaria por completo o rosto (cabeça) do noivo.
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


Isabella Palmié

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 479
  • Sexo: Feminino
Resposta #27 Online: 23 de Janeiro de 2009, 17:47:03
Ainda tenho muito o que aprender. Fotografia para mim é apenas hobby, mas gosto muito de estudar e ja vi muita coisa ruim por aí...sendo muito elogiada porque era de fulano de tal.

Acho que determinadas regras básicas devem ser seguidas sim. Eu não gostaria que cortassem minha cabeça numa foto...nem se fosse para destacar o noivo. E também tenho certeza que seria muito criticada se fizesse isso com alguém. Querer inovar é uma coisa, mas acho que devemos sempre usar o bom senso.

A Vanessa Freire consegue inovar e deixar tudo absolutamente lindo. Isso é ser diferente com maestria.

Esta é a minha opinião.

Abs
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2009, 17:52:14 por Isabella Palmié »
Isabella Palmié
Rio de Janeiro

Canon XTi 400D Tamrom 28-75 F 2.8 + Canon 75 -300mm f 4,0 - 5,6 USM III />


rafabighetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 23 de Janeiro de 2009, 18:45:32
Um tanto quanto diferente...
\\\"Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre\\\" Charles Chaplin

Canon SXI + Lente kit 18-55 IS

http://www.flickr.com/rafabighetti


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #29 Online: 23 de Janeiro de 2009, 23:55:10
sinceramente, essa foto tá horrível. :assobi:
Concordo... e se eu recebesse essa foto no meu álbum de casamento estaria xingando o cara.......
E se essa foto estivesse no flickr estariam metendo o pau tbm.... Para mim não intressa de quem é, e sim O QUE É. No caso achei o corte "sem pé nem cabeça" literalmente....kkkkkkkkkkkkkkkk
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada