Autor Tópico: [COMPOSIÇÃO] Cortes no enquadramento e horizontes tortos  (Lida 19811 vezes)

cbfabbri

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
    • Chris Fabbri Fotografia
Resposta #45 Online: 24 de Janeiro de 2009, 16:34:10
tendencia ou nao, acho horrível !


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 24 de Janeiro de 2009, 17:12:02
tendencia ou nao, acho horrível !

Eu também, salvo poucas exceções.

Gostei do noivo de cabeça pra baixo!  :D :clap:

Obs.: É impressão minha ou na primeira foto da cerca o desfoque em primeiro plano é no Photoshop???  :eek:
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #47 Online: 24 de Janeiro de 2009, 22:44:14
Já que falaram em Greg Gibson, lembrei que ele juntamente com Robert Clark serão entrevistados no Programa Roda Viva, na próxima segunda-feira, dia 26/01/2009.

Participam do debate: Hélio Campos Mello, fotógrafo e diretor da Revista Brasileiros; Simonetta Persichetti, jornalista, crítica de fotografia, colaboradora do caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo e coordenadora da coleção SENAC de fotografia e Todd Benson, correspondente internacional da Agência Reuters.


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 24 de Janeiro de 2009, 23:25:35
O que achei mais interessante é que conseguiu chamar a atenção para o noivo, o que é muito difícil. Normalmente a noiva ofusca todo mundo nas fotos de casamento.

Léo

Talvez seja por isso que ele mandou fazer assim, pelo corpo dela, dá pra se ter uma idéia de que ele não iria ser a atração da foto, rsrs.

Interessante, mas nada usual.

Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 25 de Janeiro de 2009, 01:15:26
acho que ele define bem nesses momentos o que ele quer mostrar, e o faz bem..
eh ousado, mas sutil.
ele tensiona muito mais do que o "jogue para os tercos" e outras tecnicas.
as pessoas que o contratam (se tratandod e alguem famoso no ramo) devem ter um leve conhecimento sobre o trabalho do cara, e outra, essa não foi a unica foto que ele tirou! :) com certeza..


sergiofotografias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #50 Online: 25 de Janeiro de 2009, 04:32:49

Quem vai dizer que esta foto da Jéssica Claire não é uma belíssima imagem?



Com cabeça ou sem cabeça, se um trabalho é bem feito, fica bem. Há muitas fotos com cabeças que ficaram horríveis. Não é isso que determina se a foto é boa ou ruim. O resultado final, a plástica, a composição e tudo mais... É o que determina isso.
Abraços.
POR FAVOR: NÃO RESPONDEREI MAIS MENSAGENS PRIVADAS QUE ME TRAGAM DÚVIDAS. PARA ISSO SERVEM AS SALAS DO FÓRUM.


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 25 de Janeiro de 2009, 09:20:23
Penso apenas que essa foto tem cortes demais... e, com tantos cortes, fica difícil adivinhar o que o fotógrafo quis evidenciar.

Logo de cara, pensei que fosse o vestido da noiva, mas ela não está cortada só pela cabeça; depois, pensei que era o noivo, mas o corte no topo do encéfalo dele tornou-o uma figura meio bizarra, aí ficou desagradável. Por fim, imaginei que a intenção era transmitir a satisfação do noivo pela beleza escultural da noiva, mas esbarrei de novo no exagero de cortes.

Mas é óbvio que, se essa foto foi pro álbum, serviu apenas para compor, introduzindo algo de inusitado, coisa que vejo vários outros fotógrafos de social fazer.

Porém, há um limite para o uso desse tipo de recurso. No caso do Dorsey (cujo trabalho apenas agora pude conhecer), me pareceu que às vezes ele os utiliza em demasia, pelo menos em várias fotos que vi dele. Como o horizonte torto, por ex.:



Na visão do Chello, ele seria considerado um péssimo fotógrafo... Tudo é uma questão de ponto de vista.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #52 Online: 25 de Janeiro de 2009, 10:25:11
Não gosto da primeira foto, nem das outras...
Além do motivo obvio (cabeça da noiva cortada), as outras estão tortas.
Eu vejo isso, de entortar o horizonte, um medo do fotógrafo não conseguir ajustar as linhas adequadamente. Então entorta tudo e "se colar colou", mas não me convence.


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #53 Online: 25 de Janeiro de 2009, 10:30:34
É! Tá cada vez mais fácil ser fotógrafo...  :shock:


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #54 Online: 25 de Janeiro de 2009, 10:40:03
Heber cortar a parte superior da cabeça é uma tácnica comum em retratos, para destacar a forma do rosto.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #55 Online: 25 de Janeiro de 2009, 11:55:07
Olá amigos, tudo bem?
Ia abrir um outro tópico com esta discussão, "horizonte torto, outra tendência". (a ser usada).
Eu gosto do horizonte torto nestas fotos sociais, deixa a foto mais descontraída e puxa mais para o fotojornalismo. É intencional.
A cabeça cortada na sua parte superior garante a forma do rosto e descontrai a foto em seu enquadramento, da impressão que a foto foi feita de supetão sem ensaio etc, jornalismo puro.
Pegue um album da Claire, de um casal de noivos num pier e num gramado, tortos e com vida.

A foto com horizonte reto parece normal, usual, mas a foto "torta" fica ainda melhor, pela descontração e alegria. Com horizonte reto eu imagino foto de pose, "posada" e não dá a impressão que eles estão andando.
Da a impressão que até o sorriso nas pessoas some.




Ps, peguei o Link do Heber_DM mas não aparece mais a foto.



« Última modificação: 25 de Janeiro de 2009, 12:00:49 por MateusZF »
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #56 Online: 25 de Janeiro de 2009, 12:05:33
É! Tá cada vez mais fácil ser fotógrafo...  :shock:
Muito pelo contrário, acho que está cada vez mais difpicil. Muita gente se revelando.
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #57 Online: 25 de Janeiro de 2009, 13:46:25
Eu vejo isso, de entortar o horizonte, um medo do fotógrafo não conseguir ajustar as linhas adequadamente. Então entorta tudo e "se colar colou", mas não me convence.

Não precisa muito, além de não sofrer de parkinson, pra alinhar o horizonte às trocentas linhas na grade do ecran.

Entortar horizonte é pra dar dinâmica, movimento e sensação de espontâneidade. Serve pra mostrar que o que congelamos, não estava congelado. Que a foto feita num repente imperdível! Claro que existem outros recursos pra isso, mas este é apenas um e eu uso e gosto muito. É característica da real situação do fotojornalismo aplicado em outros estilos para lhe dar esta aparência, simular uma reportagem...(Ah! e isso os clientes têm aprovado bastante!).

O exemplo do MateuZF mostra tudo. A foto ali, endireitada morreu.


Abraços
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2009, 13:53:15 por Marcelo Favero »
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #58 Online: 25 de Janeiro de 2009, 14:00:05
Com cabeça ou sem cabeça, se um trabalho é bem feito, fica bem. Há muitas fotos com cabeças que ficaram horríveis. Não é isso que determina se a foto é boa ou ruim. O resultado final, a plástica, a composição e tudo mais... É o que determina isso.
Abraços.

Nesse ponto eu concordo plenamente.

Meu problema não é exatamente com a cabeça cortada, tem fotos nas quais o recurso é muito apropriado, mas quando tal(is) prática(s) é(são) levada(s) à exaustão.

Há também um limite tênue entre inovar a forma de fotografias tradicionais e submeter as pessoas a uma situação no mínimo constrangedora, ainda que com o consentimento delas.


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #59 Online: 25 de Janeiro de 2009, 14:09:25
Poderia dizer que a foto que o Heber colocou está feia, pois, está torta e com alguns pés cortados. Mas pra mim, tá ótima.
O problema é que muitas vezes vemos a foto e pensamos logo em como fariamos ao invés de ver a foto como foi feita, primeiro.
Fazer uma foto com os pés, mãos, cabeça etc cortados parecer interessante é tão dificil quanto fazer uma foto que tenha tudo isso enquadrado também parecer interessante.
No final, é como toda foto: nada está certo e nada está errado. Depende de quem faz, depende de quem vê.