Autor Tópico: [COMPOSIÇÃO] Cortes no enquadramento e horizontes tortos  (Lida 19887 vezes)

sergiofotografias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #60 Online: 25 de Janeiro de 2009, 15:29:45
Poderia dizer que a foto que o Heber colocou está feia, pois, está torta e com alguns pés cortados. Mas pra mim, tá ótima.
O problema é que muitas vezes vemos a foto e pensamos logo em como fariamos ao invés de ver a foto como foi feita, primeiro.
Fazer uma foto com os pés, mãos, cabeça etc cortados parecer interessante é tão dificil quanto fazer uma foto que tenha tudo isso enquadrado também parecer interessante.
No final, é como toda foto: nada está certo e nada está errado. Depende de quem faz, depende de quem vê.

Concordo contigo.
POR FAVOR: NÃO RESPONDEREI MAIS MENSAGENS PRIVADAS QUE ME TRAGAM DÚVIDAS. PARA ISSO SERVEM AS SALAS DO FÓRUM.


drops

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 404
  • Sexo: Masculino
    • www.danielsalla.com.br
Resposta #61 Online: 25 de Janeiro de 2009, 15:38:07
Bom olhando a foto, lendo todos o post e dando uma olhada no geral do trabalho do Dorsey, sem levar em consideração que a família ou o sobrenome remete a uma família tradicional na fotografia, acho a foto sem muito sentido, mesmo que artístico, se repararmos na foto, chama mais atenção a noiva decapitada do que o noivo, na minha opinião e na minha área que é o social é muito comum cortar "cabeças" mas não desta forma, já cortei e vi cortarem não só cabeças, mas enfim a foto não me agrada....
Daniel Salla - Indaiatuba - SP

"Mais vale uma pessoa, todavia nunca do que jamais em comparação, porém"

Canon EOS XTi # Canon EOS 50D # Canon 28~135mm ## Canon 50mm # Sigma 10-20mm # Canon 28-300mm L

           
            Site Daniel Salla


drops

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 404
  • Sexo: Masculino
    • www.danielsalla.com.br
Resposta #62 Online: 25 de Janeiro de 2009, 15:41:54
Eu também, salvo poucas exceções.

Gostei do noivo de cabeça pra baixo!  :D :clap:

Obs.: É impressão minha ou na primeira foto da cerca o desfoque em primeiro plano é no Photoshop???  :eek:

Rogerio,
acho que a foto foi feita com uma grande abertura e ele mandou um smart blur na foto....
Daniel Salla - Indaiatuba - SP

"Mais vale uma pessoa, todavia nunca do que jamais em comparação, porém"

Canon EOS XTi # Canon EOS 50D # Canon 28~135mm ## Canon 50mm # Sigma 10-20mm # Canon 28-300mm L

           
            Site Daniel Salla


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #63 Online: 25 de Janeiro de 2009, 15:52:05
se repararmos na foto, chama mais atenção a noiva decapitada do que o noivo

Perfeita observação.
Tudo leva o olhar para lá, a cabeça decapitada. Analisando bem, depois de muito falarmos a respeito (e em nenhum momento deixei de me questionar em minhas próprias convicções), o grande problema não é cortar cabeças. Mas o modo como isso foi feito: A expressão do noivo não está interessante, o movimento de corpo deles também não (pelo menos não o suficiente), não há um assunto em segundo plano, não há uma ação ou assunto abaixo do corte que precisasse ser evidenciada... enfim, nesta foto em específico não há justificativa pra o corte. Principalmente tão na jugular, que causa uma sensação horrível de desconforto visual. É uma foto muito diferente daquela do caminhar sobre as pedras na praia, ou algumas outras que foram mostradas neste e no post relacionado.

abraços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #64 Online: 25 de Janeiro de 2009, 16:00:15
Curioso isso, o que menos me chama a tenção na foto é a noiva, o noivo me chama muito mais atenção.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


marciopalermo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 25 de Janeiro de 2009, 19:50:54
Bem, respeitando as opiniões dos colegas mas continuo achando abominável. Não vi nada de genialidade em cortar a cabeça do noivo e a cara da noiva. Muitos outros momentos poderiam ser capturados com prioridade de foco no noivo etc.
Me desculpem mas ninguém me convence de que isso é genialidade. rsrs
Não vemos as coisas com elas são. Vemos as coisas como nós somos.


cacaw

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #66 Online: 25 de Janeiro de 2009, 21:43:57
Eu achei muito estranho cortar a cabeça.
Não gostei.


Celia H.

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.192
Resposta #67 Online: 25 de Janeiro de 2009, 21:52:14
Minha tia já cortava as cabeças nas fotos há muuuuuito anos. :shock: E nunca ninguém gostou.... :no: :D

Brincadeiras a parte, não acho graça nenhuma numa foto assim. Não colocaria uma foto dessas no meu álbum nem que o fotógrafo fosse o mais famoso do mundo. :)


sergiofotografias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #68 Online: 25 de Janeiro de 2009, 22:13:23
Perfeita observação.
Tudo leva o olhar para lá, a cabeça decapitada. Analisando bem, depois de muito falarmos a respeito (e em nenhum momento deixei de me questionar em minhas próprias convicções), o grande problema não é cortar cabeças. Mas o modo como isso foi feito: A expressão do noivo não está interessante, o movimento de corpo deles também não (pelo menos não o suficiente), não há um assunto em segundo plano, não há uma ação ou assunto abaixo do corte que precisasse ser evidenciada... enfim, nesta foto em específico não há justificativa pra o corte. Principalmente tão na jugular, que causa uma sensação horrível de desconforto visual. É uma foto muito diferente daquela do caminhar sobre as pedras na praia, ou algumas outras que foram mostradas neste e no post relacionado.

abraços

     Legal, mas boa mesmo foi a sua foto no post, guilhotinado. Amei. "vive la révolution!" rsrsrsrsrsrs

     Brincadeirinha, não me leve a mal.

     A gente discute, diverge, mas cada um na sua e todos respeitando a todos. Eu deixei até de visitar outro forum por causa desse tipo de coisa uma vez. Na verdade, todo mundo tem direito a sua posição e seu ponto de vista e neste caso, não há um lado certo e outro errado; apenas divergente. Mas cada um a seu modo, todos certos. (Meu pai falava que gosto é igual a nariz. Cada um em o seu e pronto).

     Abraços.
POR FAVOR: NÃO RESPONDEREI MAIS MENSAGENS PRIVADAS QUE ME TRAGAM DÚVIDAS. PARA ISSO SERVEM AS SALAS DO FÓRUM.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #69 Online: 25 de Janeiro de 2009, 22:55:54
          Brincadeirinha, não me leve a mal.

     A gente discute, diverge, mas cada um na sua e todos respeitando a todos. Eu deixei até de visitar outro forum por causa desse tipo de coisa uma vez. Na verdade, todo mundo tem direito a sua posição e seu ponto de vista e neste caso, não há um lado certo e outro errado; apenas divergente. Mas cada um a seu modo, todos certos. (Meu pai falava que gosto é igual a nariz. Cada um em o seu e pronto).

     Abraços.

Ah Sérgio, relaxe! Estamos aqui pra expor opiniões, no maior respeito e cordialidade, sempre!! O importante é não ficarmos com convicções absolutas, isso não existe. Já imaginou se ficássemos concordando um com o outro em tudo? Isso aqui ia ser um porre!! rs, rs, rs

Abraços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #70 Online: 25 de Janeiro de 2009, 23:59:35
Mais uma de um arquivo antigo.

Não gostei deste corte direto no olho da uma impressão ruím, mas o sorriso suprimiu este detalhe.

abraços peassoal
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #71 Online: 26 de Janeiro de 2009, 00:02:58
Mais uma noiva de outro arquivo antigo, mas acho que a intenção foi mesmo a flor e o sorriso superou qualquer corte, além que o vermelho na flor direciona toda a atenção.
Mas me incomodou.
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


sergiofotografias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #72 Online: 26 de Janeiro de 2009, 00:20:27
 
Mais uma de um arquivo antigo.
Não gostei deste corte direto no olho da uma impressão ruím, mas o sorriso suprimiu este detalhe.

Neste realmente ele não foi muito feliz, mas como você disse, trata-se de um arquivo antigo. Logo, ve-se que ele vem aperfeiçoando.

Que tal essa, que deve ser mais recente:



Abraços.
POR FAVOR: NÃO RESPONDEREI MAIS MENSAGENS PRIVADAS QUE ME TRAGAM DÚVIDAS. PARA ISSO SERVEM AS SALAS DO FÓRUM.


Renato B.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
Resposta #73 Online: 26 de Janeiro de 2009, 11:45:50
Me agrada muito este recurso do corte proposital e como já disseram isso é muito mais difícil do que tirar uma foto com o enquadramento correto. Gosto desta espontaneidade nas fotos e para mim é o que diferencia fotografias (fotojornalismo)de retratos.
Concordo com o Leo sobre a genialidade e penso que para os envolvidos na foto (noivos) essas fotos devem dizer muito mais do que se eles tivessem apenas posado para sairem inteiros na foto. Digo isso pela movimentação dos corpos e pelo Pier por onde caminham... e mesmo que a noiva não veja o seu rosto com certeza ela vai se lembrar daquele momento cada vez que a ver.

abraços


rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com
Resposta #74 Online: 26 de Janeiro de 2009, 12:52:24
Eu, particularmente, acho muita diferença entre fazer isso:



e isso:



As duas últimas me parecem um contexto completamente diferente do que arrancar a cabeça das pessoas. Contexto esse que já se enuncia na propria foto.
Existem dezenas de formas de se destacar um elemento na foto. Cortes sao lindos...mas tem coisas que..sei lá...não encaixam na situação casamento.