Autor Tópico: Ruido - Dilema  (Lida 8798 vezes)

mnc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
    • http://fotos.mnc.com.br
Resposta #30 Online: 03 de Dezembro de 2004, 08:35:38
Escuta... ceis não vão sair no tapa não né? Senão eu vou ficar com remorso de ter postado esse tópico :)
Pior que eu queria ler tudo que vcs estão escrevendo, contudo, me falta tempo (e sobra preguiça).
Mas a discussão tá no minimo interessante :)


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #31 Online: 03 de Dezembro de 2004, 09:49:03
Flávio:

Estou tentando não sair no tapa com o Leonardo, mas ele parece estar querendo rolar pelo chão estapeando-me -risos.

Vou até dar um dia ou dois antes de responder para esfriar os ãnimos.

Leonardo:

Vou ler cuidadosamente o que você postou desde o início, e especialmente os links por você indicados agora. Depois escrevo a respeito.

Embora a discussão estja, digamos, uns dois pontos acima do grau de gentileza, acho o assunto interessantíssimo, pela minha firme convicção de ser necessário entender profundamente os processos de captura para usá-los criativamente, passando por cima da interface (ISO equivalente, fotometria, etc) a nós imposta pelos fabricantes e que tem como único objetivo compatibilizar a experiência digital com a experiência anterior com filmes.

Abraços a todos,
Ivan
PS: espero firmemente que possamos divergir com vemência sem gerar ressentimentos entre nós. Pelo menos em mim não gera.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #32 Online: 03 de Dezembro de 2004, 10:04:23
Ivan vc sabe que eu encaro como debate o negócio, debates podem ter ânimos quentes ou mais suaves, sempre são construtivos e quando terminam tudo volta ao normal ;)
Ninguém vai sair no tapa não. :) Não gosto de quando as coisas partem para níveis acima da argumentação.

Com relação ao entendimento eu conversei com o Ricardo e pedi para ele ler os posts e me dizer a visão dele sobre o caminho que o debate tomou.
O que ele me disse é que a confusão deve ter sito causada por exemplos encontrados na net e a associação ao processo fotovoltaico, ele me falou que o processo é o fotovoltaico, mas ele é usado de uma centena de formas.
Ele me mostrou alguns exemplos tipo uma chuva em copinhos que depois são descarregados, ele disse que o princípio é aquele mesmo, só que a exemplificação real não seria uma chuva, seria um jato de água passando sobre o copo (como uma mangueira) ou seja um fluxo de elétrons e a luz atingindo esse fluxo de elétrons e atirando eles contra os "copinhos" que são como capacitores os que são atirados para fora do fluxo são os que serão medidos.  Foi isso que eu entendi do exemplo dele. Ai quanto maior o fluxo mais elétrons são desviados, porém seu amplificador e seu processador tem que saber que quantidade os "copinhos" guardam no máximo e conhecer o que entra para conseguir traçar a relação correta do que significa aquilo que está no "copinho".

Eu acho bastante interessante o processo e já valeu para várias coisas, na pesquisa descobri que minha teoria sobre o Foveon estava correta, descobri que que o ganho na amplificação de sinal tbm pode ser usado em alguns casos (como as famosas extensões de ISO) e etc. Já valeu, já foi interessante neste aspécto.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #33 Online: 03 de Dezembro de 2004, 12:52:33
Bom, como nao conheco o funcionamento do CCD vou falar apenas da parte eletronica. Concordo com a explicacao do Leonardo, a limitacao aqui e do sensor e nao do circuito amplificador.

              +-------------------+                     +----------------------------+
Luz --->  |        Sensor        |----->>--------|   Circuito Amplificador    |--->>.....
              +-------------------+                     +----------------------------+

O sensor ja tem o maximo e minimo definido pela sua caracteristica electrica, nao importa a intensidade de luz (INPUT). O ruido e gerado pelo processamento desse sinal electrico que vem do sensor (OUTPUT) no Circuito Amplificador.

Por isso tanto estudo para se criar uma nova tecnologia para os sensores das cameras. Vou ler mais sobre o funcionamento do CCD & CMOS para poder analizar melhor.