Autor Tópico: mal funcionamento de uma lente em camera  (Lida 5407 vezes)

ram

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
Online: 27 de Janeiro de 2009, 17:18:18
consegui uma 18-55mm 2 nova esses dias e n consegui usala na minha 300D por n reconhecer o obturador e e ficar dando "erro 99", porem ela funciona normalmente em minha XT, entao o problema eh ela ser" 2" ou eh 1 problema no corpo??pois outras lentes funcionao normalmente em ambos os corpos.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2009, 09:58:59 por Leandro Federsoni »
canon 5D(eu mi amu), Rebel 300D,LENTE ADAPTADOR PRA MACRO :D ,Sigma 30mm 1.4 Ex(amor do papai), canon 24-105 4 L is usm, filtro uv,flash 580ex2 ,2 gb, k-1000, 50mm1.4, flash frata 300, yashica MF-3.-


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2009, 01:02:30
Deve ser problema de mal contato. Veja se ela está encaixando bem até travar, se os contatos todos estão ok, tente limpá-los com um lenço de limpeza de lentes etc.

Era pra funcionar normalmente. Não existe incompatibilidade entre lentes EF.
A única exceção são as EF-S que não encaixam em câmeras mais antigas como a minha, mas não é o caso das suas pois ambas pegam lentes EF-S. Se fosse isso ela nem encaixa mesmo.

Vc tá falando da EOS300D mesmo né? Da digital? Pois se for a EOS300, que é de filme, eu tenho uma teoria diferente.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Rubens Nemitz Jr

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
    • Rubens Nemitz Jr - Fotografia Profissional
Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2009, 07:00:23
Isso é normal acontecer com a lente 18-55 do Kit! Tenho uma amiga que teve esse problema, e a lente só funciona acima de 35mm, pode!?

As vezes, limpar os contatos com aquelas borrachas plásticas já ajuda (já fiz isso e funcionou em placas de vídeo, memória e outros com encaixe de slot), pois isso é indicado por várias pessoas!

 :ok:
Rubens Nemitz Jr
Flickr www.flickr.com/nasalturas
Flickr www.flickr.com/rubensnemitzjr


VENDENDO mochila Vanguard Up-Rise 48


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2009, 10:09:00
Isso é normal acontecer com a lente 18-55 do Kit! Tenho uma amiga que teve esse problema, e a lente só funciona acima de 35mm, pode!?

As vezes, limpar os contatos com aquelas borrachas plásticas já ajuda (já fiz isso e funcionou em placas de vídeo, memória e outros com encaixe de slot), pois isso é indicado por várias pessoas!

 :ok:

O caso é que minha lente quando dá algum mal-contato não dá err99. Fica aparecendo 00 na abertura..
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Rubens Nemitz Jr

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
    • Rubens Nemitz Jr - Fotografia Profissional
Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2009, 10:22:18
Pouts Rogerio! Que coisa!

E você já testou outras lentes, e só acontece com a 18-55?  :shock:
Rubens Nemitz Jr
Flickr www.flickr.com/nasalturas
Flickr www.flickr.com/rubensnemitzjr


VENDENDO mochila Vanguard Up-Rise 48


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2009, 11:01:33
Mal contato acontece com qualquer lente. É normal se os contatos estiverem sujos.

Mas as lentes mais baratas, e a 18-55mm é uma delas, são mais propícias a dar problemas internos.
Já ouvi falar de algumas dessas que dá problemas diversos na parte eletrõnica. Só funciona da metade pra frente, ou ao contrário, para de conseguir fechar todas as aberturas etc.

A minha nunca deu defeito, mas é uma lente nova. Mal contato na baioneta já deu umas 3 vezes (mas minha cam é bem velha). Mas bastou girar um pouco como se fosse tirar e encaixar novamente que voltou ao normal.

[]'s
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2009, 00:22:01
Ja tive este problema em minha EOS Kiss.
Não dava para customizar a abertura, ficava apenas no range f/3.5 ~ f/5.6
Solução = troquei por uma 50mm f/1.8 :-D
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #7 Online: 23 de Fevereiro de 2009, 20:04:35
CANON ESTA DANDO MUITOS PROBLEMAS,SO ESCUTO RECLAMAÇAO
VE DE LIMPAR BEM OS CONTATOS, SENAO VAI A ASSISTENCIA,
[--- EDITADO - REGRA 2.5 - Regras do fórum]
ABRAÇO
ANGELO
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2009, 11:22:20 por Chello »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 00:43:17
O caso é que minha lente quando dá algum mal-contato não dá err99. Fica aparecendo 00 na abertura..

Na Pentax aparece dois traços... Pelo menos está acontecendo isso com minha tele  :aua:


Rubens Nemitz Jr

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
    • Rubens Nemitz Jr - Fotografia Profissional
Resposta #9 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 07:18:13
[--- EDITADO - REGRA 2.5 - Regras do fórum]
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2009, 11:23:25 por Chello »
Rubens Nemitz Jr
Flickr www.flickr.com/nasalturas
Flickr www.flickr.com/rubensnemitzjr


VENDENDO mochila Vanguard Up-Rise 48


Rubens Nemitz Jr

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
    • Rubens Nemitz Jr - Fotografia Profissional
Resposta #10 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 07:51:28
Mal contato acontece com qualquer lente. É normal se os contatos estiverem sujos.

Mas as lentes mais baratas, e a 18-55mm é uma delas, são mais propícias a dar problemas internos.
Já ouvi falar de algumas dessas que dá problemas diversos na parte eletrõnica. Só funciona da metade pra frente, ou ao contrário, para de conseguir fechar todas as aberturas etc.

A minha nunca deu defeito, mas é uma lente nova. Mal contato na baioneta já deu umas 3 vezes (mas minha cam é bem velha). Mas bastou girar um pouco como se fosse tirar e encaixar novamente que voltou ao normal.

[]'s

Lentes do kit... Continuando, vamos citar as 18-55, por exemplo. É só olhar para a lente e perceber que ela nada mais é que uma "tampa de corpo de lente com range e foco", perto de outras lentes de maior gabarito!
Não estou desmerecendo a lente! É somente uma comparação brutal - digamos assim -, e que se pensar bem tem muito sentido!
Quando eu comprei minha primeira SLR-D, a Rebel XT, veio a 18-55 junto. Como tudo era novidade, achei tudo bacana, fotos maravilhosas (perto de uma Sony W5), etc, mas depois que tu pega lentes melhores pra testar, aí começa a notar que há distorção, vinhetagem, aberração acromática e falta de nitidez nas imagens que ela (18-55) produz!

Sim, com o tempo, tive que limpar a os contatos que vira e mexe davam erros, aí eu sacava a borracha plástica do bolso e as vezes dava certo (utilizo isso na limpeza dos contatos de placas de computadores, memórias, etc), ou dava uma giradinha pra lá e pra cá e pronto, funcionava! Levei na assistência, P da cara, falando "onde já se viu, paguei XYZ reais nisso e em 1 ano começa a dar esse tipo de problemas, etc, etc, etc..." E o técnico com a maior paciência, me disse sorrindo:
- Cara, fica tranquilo que você está começando e isso não é nada do outro mundo não! Logo você entenderá o que estou dizendo...
Hoje, entendo!

Ja tive este problema em minha EOS Kiss.
Não dava para customizar a abertura, ficava apenas no range f/3.5 ~ f/5.6
Solução = troquei por uma 50mm f/1.8 :-D

continuando...

Depois que me deparei com isso, desencaixei a 18-55 da Rebel e coloquei do lado de uma 50mm 1.8 MKI (a de metal, e não a modelo II). Nossa, comprei NA HORA a lente! 50mm, prime, e a qualidade das fotos que ela me entregava era tão boa que esqueci do range 18mm à 55mm!
Logo depois peguei a Sigma 28-70 f/2.8. Boa, bem construída, mas como sou exigente no foco e na qualidade de produção, fiquei de cara, pois minhas fotos não saíam bem focadas e com a qualidade da MKI (sim, eu usava a 50mm MKI como base para foco e nitidez, claro)... Assistência... E foi constatado FF/BF (FrontFocus/BackFocus) na Sigma. Nunca tinha ouvido falar nisso! Nunca pensei que poderia haver uma lente que não tivesse o foco cravado, mas existe esse tipo de problema, e já vi isso tanto em Sigma's, como em Tamron's e Canon's (nunca tive Tokina nem conheço quem tenha), e aí mandei arrumar a 28-70 e vendi. Na minha Sigma 70-200 também tive FF/BF, mas é que tinha que troca o motor de Hyperfoco dela. Troquei e estou com ela até hoje!

Resumindo essa parte aqui, não estou "justificando" os porquês das lentes mais fracas - como a 18-55 do kit - apresentarem problemas, mas pense que é o preço que se paga!
Uma lente L, pro exemplo? Uma EF-S 17-55, que não é L, mas chega perto! Sigmas, Tamron's, Tokina's, Canon's, enfim, independente do mount, tudo tem seu naipe, seu valor e seu preço!

Concluindo, devo dizer que falo do que sei, bem ou mau, e do que conheço! Essas foram algumas das minhas experiências práticas referente a esse assunto!

Pode parecer um pouco de balela, mas a intenção e sempre a de ajudar  :ok:

Abraços _o/
Rubens Nemitz Jr
Flickr www.flickr.com/nasalturas
Flickr www.flickr.com/rubensnemitzjr


VENDENDO mochila Vanguard Up-Rise 48