Autor Tópico: COSINA 28mm F2.8  (Lida 9284 vezes)

Mario A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
  • "O mundo por relexos"
Online: 29 de Janeiro de 2009, 09:36:05
Bom Dia


Alguem ja utilizou essa lente? Sabe se eh boa? Nitida?
(COSINA 28mm F2.8)

Achei para venda e o preco eh bem interessante!!!

Eh antiga, mas parece estar em bom estado.. e numa loja confialvel para a venda..

Achei outro hobby alem da fotografia.. ficar graimpando lentes nas lojas..  :assobi:

Peace..
www.flickr.com/photos/marioandreazza<br />Samsung GX10<br />Sigma 70-300mm + Macro APO + Samsung 18-55mm.


Mario A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
  • "O mundo por relexos"
Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2009, 11:40:35
Anyway..

Passei na loja.. tava € 10.00 impossivel nao comprar!

Agora vou testar e postar umas fotos logo mais..
www.flickr.com/photos/marioandreazza<br />Samsung GX10<br />Sigma 70-300mm + Macro APO + Samsung 18-55mm.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2009, 12:22:56
A Cosina é uma das principais "terceirizadas" responsáveis por fabricar equipamentos de diversas marcas. Essa Cosina é para Pentax? Autofoco?

A minha namorada tem uma Tokina 28mm f/2.8 e a nitidez só fica legal a partir de f/5.6, mais ou menos. Abaixo disso a qualidade é nível saboneteira, mas é melhor do que nada.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Mario A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
  • "O mundo por relexos"
Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2009, 12:37:08
Oi Francisco.

Nao eh auto focus nao.. eh uma lente bem antiga, completamente manual. Eh essa coisa eh Pentax sim..  :hysterical:

Eu acabei indo na loja na hora do Almoco e eles tinham um cesto com algumas lentes (meio que jogado) e essa tava la, € 10.00. Comprei!

Pelo menos vai servir para eu treinar um pouco.. pq so tenho lente AF, essa vai serivr para eu treinar usando a abertura na lente e ao MF. :assobi:



www.flickr.com/photos/marioandreazza<br />Samsung GX10<br />Sigma 70-300mm + Macro APO + Samsung 18-55mm.


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Janeiro de 2009, 13:08:07
é a Cosina Cosinon? pelo menos as 50mm Cosinon são bem reputadas!

Acredito que deva ser uma boa lente, nada a ver com as Cosinas atuais.

Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


Mario A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
  • "O mundo por relexos"
Resposta #5 Online: 29 de Janeiro de 2009, 13:21:24
Oi Ivan

Eh uma Cosina MC Cosinon - W 28mm 1:2.8 Japan

Espero que seja boa.. e que minha camera Samsung GX10 aceite a lente..

Que nao testei a lente antes...

Hoje a noite vou tentar tirar umas fotos e postar aqui..

www.flickr.com/photos/marioandreazza<br />Samsung GX10<br />Sigma 70-300mm + Macro APO + Samsung 18-55mm.


Mario A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
  • "O mundo por relexos"
Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2009, 08:21:48
Ontem brinquei um pouco com a lente dentro de casa..

Mas o fotometro da maquina morre com essa lente.. entao tenho que usar o chutometro para achar a velocidade, ja que a abertura eu seleciono na lente. :aua:

nao consegui tirar umas fotos a noite, tava muita chuva vou tentar hoje a noite e postar. :D

Alias alguem tem alguma ideia para eu calibrar o meu Chutometro?
 :shock:

Mas a lente eh divertida, e parece ser bem nitida...
www.flickr.com/photos/marioandreazza<br />Samsung GX10<br />Sigma 70-300mm + Macro APO + Samsung 18-55mm.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2009, 13:29:15
Não tenho certeza, mas acho que nas pentax digitais ( Samsung é igual ) dá pra fotometrar fazendo stop-down.

Vc mede a luz e confirma o foco com a lente toda aberta. Depois vai fechando para a abertura que quer compensando os pontos na velocidade.

Ah... e se eu não me engano o sistema anti-shake da pentax funciona mesmo com lentes 100% mecânicas. Então dá pra fazer umas noturnas legais na mão com ela  ;).

Abraços!

Edit: Nas EOS Canon se vc colocar qualquer lente manual na frente dela e selecionar o modo Av ela faz a medição normalmente, usando a abertura real. Talvez nas Pentax isso seja possível.
Aliás, no seu manual deve ensinar a usar as lentes mecânicas.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2009, 13:33:23 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2009, 13:53:07
1. Coloque a lente;
2. Ligue a câmera;
3. Informe ao shake reduction a distância focal da lente (nessas lentes manuais ele não tem como descobrir essa informação) ou desligue o shake reduction;
4. Escolha uma abertura no anel da lente;
5. Faça o foco;
6. Pressione um botãozinho que fica atrás da câmera (costuma ficar ao lado do dial de aberturas/velocidades, ao menos na minha K100);
7. Deverá fazer um barulho do tipo "ziiinn". O diafragma da lente irá fechar e a câmera fará a fotometria, que aparecerá no visor. Faça compensação de exposição, se desejar e, a seguir, clique.

As Pentax fazem fotometria stop-down nas lentes manuais; acredito que na Samsung seja a mesma coisa, embora o caminho possa ser sutilmente distinto.

Abraço

[Ah, em tempo... isso deve ser feito no modo M da câmera; não vai funcionar em modo Av ou Tv]
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2009, 13:56:45 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Mario A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
  • "O mundo por relexos"
Resposta #9 Online: 30 de Janeiro de 2009, 13:54:45
Oi Rogerio.

Valeu pela dica, eu deixei so no Manual.. nao tentei usar a camera dando prioridade para a velocidade...  :aua:...

Bom ontem eu nao desliguei o OPS e funcionou.. alias eu tirei umas fotos bom 1" e ainda assim nao saiu tremido.. mas eram fotos da minha cosinha ai nao postei.. hehehe

Valeu
www.flickr.com/photos/marioandreazza<br />Samsung GX10<br />Sigma 70-300mm + Macro APO + Samsung 18-55mm.


Mario A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
  • "O mundo por relexos"
Resposta #10 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 14:55:57
Bom segue a foto com a lente.. fio jantar na casa de um amigo e ai fiquei alugando o bichinho testando a lente.. so tinha alguns abajures ligados.. por isso a luz amarela



Mas achei a lente bem nitida.. so preciso me acostuma mais com o foco manual..

Rogerio.. fiz isso que vc falou mesmo coloquei a camera no AV e ai ela faz a leitura da velocidade...

Francisco, valeu pela dica!!!

Abrasss
www.flickr.com/photos/marioandreazza<br />Samsung GX10<br />Sigma 70-300mm + Macro APO + Samsung 18-55mm.


Mario A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
  • "O mundo por relexos"
Resposta #11 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 15:03:49
 :D
www.flickr.com/photos/marioandreazza<br />Samsung GX10<br />Sigma 70-300mm + Macro APO + Samsung 18-55mm.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 20:42:09
A foto me pareceu um pouco subexposta mas parece que a lente tem boa nitidez mesmo.
E forma um defoque bem agradável...

Coloca mais fotos de dia e tal pra a gente ver!  :ok:

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #13 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 20:45:45
Bom segue a foto com a lente.. fio jantar na casa de um amigo e ai fiquei alugando o bichinho testando a lente.. so tinha alguns abajures ligados.. por isso a luz amarela



Mas achei a lente bem nitida.. so preciso me acostuma mais com o foco manual..

Rogerio.. fiz isso que vc falou mesmo coloquei a camera no AV e ai ela faz a leitura da velocidade...

Francisco, valeu pela dica!!!

Abrasss
Bem nítida mesmo.
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 10:59:52
Mário, fiquei ligado nesse lance que vc mencionou:
...eles tinham um cesto com algumas lentes (meio que jogado)...

Ainda não entrei numa loja que tivesse um "cesto com algumas lentes", se alguém souber de alguma, me avise...

Só complementando o tutorial do Francisco, a medição para lentes sem a posição "A" no anel de aberturas só é possível no modo MANUAL. É bem simples, vc escolhe a abertura no anel da lente e pressiona o "botão verde" (ao lado do botão disparador), igualzinho ao das K10 e K20. O fotômetro fechará a lente na abertura escolhida e fará a fotometragem. Então, é só disparar. Se não houver alteração na luz (e se não for alterada a abertura), não é necessário acionar novamente o botão verde, pois a câmera utilizará a mesma velocidade da última medição.

Quanto à essa lente Cosina, parece ser bem nítida mesmo. Aliás, pelo que pagou, essa lente é extremamente nítida...

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde