Conversa no BrFoto a respeito...
QUOTE(IvandeAlmeida @ 30 Jan 2009, 08:43 AM) *
Já falei isso aqui, e torno a repetir... essas câmeras foram feitas para funcionarem com reconhecimento de foco, porque isso permite soluções de engenharia menos precisas. O ajuste fino do foco delas não é um ajuste fino mecânico, mas eletrônico, pois basta programar a câmera para compensar o desajuste e pronto, não precisa desmontar nada. Moral da história: o que fica focado no despolido não necessariamente está focado no sensor como nas mecânicas que tinham alta precisão nisso. Enxergo de longe bem prá caramba, então consigo fazer foco usando o despolido da 20D... só que o foco que faço não fica perfeito, e não é culpa minha, mas simplesmente que o foco não esta lá e sim no lugar onde o bip aponta. Em algumas lentes é claro para mim que o bip acontece em regulagens diferentes daquela que eu adotaria a olho... mas o bip acerta na foto final, e eu posso acertar no despolido, mas na foto final é o bip quem tem razão...
No caso do Rodrigo, provavelmente por sorte na sua cãmera essa divergência é mínima e a compensação por software mínima, então funciona. Evidentemente, cada cãmera, conforme sua montagem, apresentará um grau de desvio.
E não adianta mandar consertar... o que o cara vai fazer é reprogramar o software... Mas o despolido continuará fora de foco.
É... acho que não tem jeito... estou pensando se reinstalo o original. Acho que o bipartido ainda pode ser usável em situações de emergência. Eu vi que o AF sempre foca um pouquinho antes de estar focado no despolido. Introjetando isso, quando eu estiver em situações com luz diminuta, posso deixar o foco mais ou menos nesse ponto. É melhor do que nada, pois tem situações de pouca luz em que o AF simplesmente não funciona (tem que levantar o flash popup para auxiliar o AF, e isso eu não quero).
Quando ao que vc disse sobre a precisão das câmeras antigas, acho que o problema também ocorria nelas, tanto que nunca entendi por que algumas vezes eu não conseguia um foco em f/1.4 preciso. Tanto a Ae1 quanto a Pentax MX têm despolidos não muito diferentes desse da K100D. Talvez a preocupação com as medidas das peças fosse maior, mas não era um primor de precisão. Já nas F1, é diferente, elas têm despolidos intercambiáveis, são grossos, de vidro. Recentemente testei uma 55mm f/1.2 com ela e o foco parece ter ficado bem bom. Agora com essa história de instalar despolidos com foco bipartido nas câmeras digitais, estamos descobrindo que nossas câmeras manuais de filme também não eram perfeitas (exceto a série F da Canon ou da Nikon, por exemplo, que tinham prismas/despolidos intercambiáveis).