Autor Tópico: Chegou o meu despolido (focusing screen) Xing Ling  (Lida 14496 vezes)

Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #15 Online: 30 de Janeiro de 2009, 03:39:05
Existe, na K100D, um pedacinho de metal, em forma de U (na verdade é um retângulo sem uma das arestas maiores), que fica acima da tela de focalização, antes do prisma. Esse pedacinho de metal aparentemente parece uma gambiarra de engenharia, pois a espessura da tela de focalização ou do prisma poderia ser calculada para dispensar essa peça.

Aparentemente, a tela de focalização chinesa tem a espessura da tela de focalização original + essa peça (nos fóruns, os gringos chamam essa pecinha de "shim". Acabei de pesquisar no Google e olhem o que eu achei na Wikipedia: "In engineering, a shim is a thin and often tapered or wedged piece of material, used to fill small gaps or spaces between objects." Ou seja, a engenharia já prevê a existência dessa peça para ocupar espaços que o projeto não previu ou não soube resolver de maneira mais elegante.

Eis a peça:


Bom, dito isto, removi o tal do shim (foto acima) e deixei só a focusing screen sobre a presilha e prendi-a de novo junto ao prisma. A confirmação de foco agora está mais condizente com o foco do despolido, mas ainda não estão idênticos, o que provoca desfoques graves em grandes aberturas.

Veredito final: arrependido :P O acessório no máximo dá uma ajudada a chegar rápido na confirmação de foco, mas a palavra final ainda é da confirmação de foco. Além disso, a instalação da telinha causa algum impacto na fotometria (não testei ainda o quanto), mas não interfere no AF (e, claro, não interfere na confirmação de foco).
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2009, 03:46:19 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 30 de Janeiro de 2009, 08:34:05
Francisco, não era para ser assim.
A minha funciona na boa. Tem que ter muito cuidado para não arranhar as telas. Para limpar use água corrente e sabão mesmo.
Shim acho que todas as câmeras tem.
Acho que voce pode tentar arranjar alguma coisa para afastar a tela, um shim maior, ou então.

Return Policy
1.        Buyer is responsible for the shipping cost of return postage.
2.        If your order has been received and it is not what you ordered, or if your item has a manufacturer defect, please contact us within 7 business days.
3.        If it is proved to be a wrong item or have a manufacturer defect, please send back the item and we will send you an replacement for free.

When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 30 de Janeiro de 2009, 10:32:59
Existe, na K100D, um pedacinho de metal, em forma de U (na verdade é um retângulo sem uma das arestas maiores), que fica acima da tela de focalização, antes do prisma. Esse pedacinho de metal aparentemente parece uma gambiarra de engenharia, pois a espessura da tela de focalização ou do prisma poderia ser calculada para dispensar essa peça.

Aparentemente, a tela de focalização chinesa tem a espessura da tela de focalização original + essa peça (nos fóruns, os gringos chamam essa pecinha de "shim". Acabei de pesquisar no Google e olhem o que eu achei na Wikipedia: "In engineering, a shim is a thin and often tapered or wedged piece of material, used to fill small gaps or spaces between objects." Ou seja, a engenharia já prevê a existência dessa peça para ocupar espaços que o projeto não previu ou não soube resolver de maneira mais elegante.

Eis a peça:


Bom, dito isto, removi o tal do shim (foto acima) e deixei só a focusing screen sobre a presilha e prendi-a de novo junto ao prisma. A confirmação de foco agora está mais condizente com o foco do despolido, mas ainda não estão idênticos, o que provoca desfoques graves em grandes aberturas.

Veredito final: arrependido :P O acessório no máximo dá uma ajudada a chegar rápido na confirmação de foco, mas a palavra final ainda é da confirmação de foco. Além disso, a instalação da telinha causa algum impacto na fotometria (não testei ainda o quanto), mas não interfere no AF (e, claro, não interfere na confirmação de foco).

Que chato francisco!  :(

A parte do fresnel fica pra baixo não é isso? Tentou com o fresnel pra baixo, com e sem o "shim" (é um espaçador)?
Vê se tá dando front ou back com e sem o tal espaçador. Assim vc pode ver se dá pra colocar um de espessura intermediária.

Se for o caso de ter que desgastar o ressalto do despolido aí fica difícil fazer pois é muito frágil.

De qualquer modo tenta contato por email dizendo que não está funcionando de acordo e explica tudo com fotos.
Se eles se prontificarem a resolver vc manda. Se começar a enrolar muito vc desiste e arca com o prejú.

Quanto á fotometria pelo que pesquisei é possível interferir mesmo, mas é bem pouco e é um valor fixo que pode ser compensado.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 30 de Janeiro de 2009, 12:36:21
Francisco, não era para ser assim.
A minha funciona na boa. Tem que ter muito cuidado para não arranhar as telas. Para limpar use água corrente e sabão mesmo.
Shim acho que todas as câmeras tem.
Acho que voce pode tentar arranjar alguma coisa para afastar a tela, um shim maior, ou então.

Return Policy
1.        Buyer is responsible for the shipping cost of return postage.
2.        If your order has been received and it is not what you ordered, or if your item has a manufacturer defect, please contact us within 7 business days.
3.        If it is proved to be a wrong item or have a manufacturer defect, please send back the item and we will send you an replacement for free.



Paulo .. é isso mesmo .. quando comprei o despolido para a Alpha 100 ,, tive um problema terrivel de foco ,,, na maxima abertura era praticamente impossivel,, justamente por causa da espessura e o espaço que ficava entre o penta-mirror e o microprisma do focusing screen .. muito tempo depois , pesquisando na net , verifiquei que na montagem , fiz alguma coisa errada .. !! ...

Estou aguardando a chegada de um outro despolido pra Alpha 700 !!!

Abs.
[]
MAURO
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2009, 12:38:15 por Mauro.assis »


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 30 de Janeiro de 2009, 12:42:36
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #20 Online: 30 de Janeiro de 2009, 13:59:56
Conversa no BrFoto a respeito...

QUOTE(IvandeAlmeida @ 30 Jan 2009, 08:43 AM) *
Já falei isso aqui, e torno a repetir... essas câmeras foram feitas para funcionarem com reconhecimento de foco, porque isso permite soluções de engenharia menos precisas. O ajuste fino do foco delas não é um ajuste fino mecânico, mas eletrônico, pois basta programar a câmera para compensar o desajuste e pronto, não precisa desmontar nada. Moral da história: o que fica focado no despolido não necessariamente está focado no sensor como nas mecânicas que tinham alta precisão nisso. Enxergo de longe bem prá caramba, então consigo fazer foco usando o despolido da 20D... só que o foco que faço não fica perfeito, e não é culpa minha, mas simplesmente que o foco não esta lá e sim no lugar onde o bip aponta. Em algumas lentes é claro para mim que o bip acontece em regulagens diferentes daquela que eu adotaria a olho... mas o bip acerta na foto final, e eu posso acertar no despolido, mas na foto final é o bip quem tem razão...

No caso do Rodrigo, provavelmente por sorte na sua cãmera essa divergência é mínima e a compensação por software mínima, então funciona. Evidentemente, cada cãmera, conforme sua montagem, apresentará um grau de desvio.

E não adianta mandar consertar... o que o cara vai fazer é reprogramar o software... Mas o despolido continuará fora de foco.



É... acho que não tem jeito... estou pensando se reinstalo o original. Acho que o bipartido ainda pode ser usável em situações de emergência. Eu vi que o AF sempre foca um pouquinho antes de estar focado no despolido. Introjetando isso, quando eu estiver em situações com luz diminuta, posso deixar o foco mais ou menos nesse ponto. É melhor do que nada, pois tem situações de pouca luz em que o AF simplesmente não funciona (tem que levantar o flash popup para auxiliar o AF, e isso eu não quero).

Quando ao que vc disse sobre a precisão das câmeras antigas, acho que o problema também ocorria nelas, tanto que nunca entendi por que algumas vezes eu não conseguia um foco em f/1.4 preciso. Tanto a Ae1 quanto a Pentax MX têm despolidos não muito diferentes desse da K100D. Talvez a preocupação com as medidas das peças fosse maior, mas não era um primor de precisão. Já nas F1, é diferente, elas têm despolidos intercambiáveis, são grossos, de vidro. Recentemente testei uma 55mm f/1.2 com ela e o foco parece ter ficado bem bom. Agora com essa história de instalar despolidos com foco bipartido nas câmeras digitais, estamos descobrindo que nossas câmeras manuais de filme também não eram perfeitas (exceto a série F da Canon ou da Nikon, por exemplo, que tinham prismas/despolidos intercambiáveis).
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #21 Online: 30 de Janeiro de 2009, 14:46:07
Então, resumo da história... as DSLR não são feitas para se focar manualmente...
seria isso? :(
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #22 Online: 30 de Janeiro de 2009, 18:31:49
Não sei como é nas outras marcas mas na Nikon as lentes manuais só são totalmente compatíveis com as DSRL mais avançadas (D200 para cima) e que têm um visor e sistema de foco de melhor qualidade. Mas será que o problema relatado pelo Francisco não tem a ver também com a qualidade do despolido ? A diferença de preço para os da marca Katz Eye , que são os mais conhecidos ,é muito grande pois eles custam uns U$ 150 ( é por isso que ainda não comprei) .Nos fóruns gringos da Nikon não se vê reclamações deste tipo e geralmente a única coisa relatada às vezes é uma diferença de 1/3 de ponto na fotometria.Como eu disse não tenho conhecimento das outras marcas,é só uma suposição...


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 30 de Janeiro de 2009, 21:04:49
Não sei como é nas outras marcas mas na Nikon as lentes manuais só são totalmente compatíveis com as DSRL mais avançadas (D200 para cima) e que têm um visor e sistema de foco de melhor qualidade.
Isso é verdade. Eu sei que na linha Canon, da 40D/50D pra cima, todas as câmeras são feitas de fábrica para aceitar novos planos focais, e a Canon até vende elas como acessórios.



Então obviamente essas câmeras funcionam bem com o despolido para foco manual. Já a linha Rebel eu sei que não foi projetada para ter o despolido removível, e a Canon não vende planos focais para ela. Mas ainda assim dá pra trocar (meio que de improviso), e outros fabricantes paralelos vendem o acessório. Se funciona bem eu não sei...


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 30 de Janeiro de 2009, 22:38:39
é triste isso.. focar manualmente eh uma delicia.. jah acho muito ruim o anel de foco das lentes, na rebel xt e na d40 eh muito dificil
ainda mais pelo jogo q tem..


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #25 Online: 31 de Janeiro de 2009, 10:37:37
Na minha 20D o foco a olho está sempre um pouco atrás do foco por bip, e o foco a olho de fato está atrás do objeto quando vejo a foto.

Já desisti. Confio no bip e pronto.

Em aberturas pequenas ou médias isso pode ser imperceptível, mas em grandes aberturas e de perto é evidente. Em aberturas médias e com distância, tanto faz.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 31 de Janeiro de 2009, 17:59:05
De qualquer forma eu não desistiria de primeira.
Tentaria contato com o fabricante e se não desse certo eu mesmo tentaria ajustá-la de forma a coincidir o foco eletrônico com o do visor.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #27 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 14:44:18
Entrei em contato com o vendedor e ainda não obtive resposta (acho que ele não está nem aí) :P O meu palpite é que o despolido teria de ter sua espessura reduzida e ir testando a cada passo até o foco do despolido bater com a confirmação de foco... o problema é como fazer isso.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 16:09:57
Entrei em contato com o vendedor e ainda não obtive resposta (acho que ele não está nem aí) :P O meu palpite é que o despolido teria de ter sua espessura reduzida e ir testando a cada passo até o foco do despolido bater com a confirmação de foco... o problema é como fazer isso.

Se raciocinar como se forma a imagem e se está dando back ou front focus dá pra saber se precisa ter espessura reduzida ou o contrário.
Aí vc pode tentar tirar um pouco nas bordas, se tirar demais vc vai colocando calços.

Complicado é com fazer porque a peça é delicada demais...  :ponder:
Talvez com uma lima fina e um miccrômetro, protegendo antes as superfíceis com fita adesiva.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 17:19:54
Olha isso!

http://web.abo.fi/~jskata/300Dfocus/

Se da D300 pega fácil na minha deve pegar tb. Vou ver se arrumo um despolido velho pra testar. :P

Valeu!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br