Autor Tópico: Para iniciantes e compactas  (Lida 1643 vezes)

Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Online: 29 de Janeiro de 2009, 16:15:06
Só repassando:

O fotógrafo Izan Petterle (colaborador da National Geographics) está dando um cursinho gratuito (acho que será gratuito até o fim... acho) no seu blog. Os post são semanais, todas as quartas.

Curso Prático de Iniciação Fotográfica

http://viajeaqui.abril.com.br/ng/blog/143314_comentarios.shtml?8166701

http://viajeaqui.abril.com.br/ng/blog/144506_comentarios.shtml?8166701

É destinado a iniciantes com câmeras compactas. Ele quer mostrar que mesmo com esse tipo de equipamento é possível fazer boas e criativas fotos. Ele faz!

Abraço
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2009, 16:28:39 por Marcelo Favero »
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2009, 16:37:11
A maior vantagem das compactas é a possibilidade de vc sempre te-la por perto, já
que, a oportunidade de uma grande foto pode surgir sem que vc planeje. As fotos do blog são prova disso.

Grande dica, Marcelo:ok:
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2009, 18:08:53
A maior vantagem das compactas é a possibilidade de vc sempre te-la por perto, já
que, a oportunidade de uma grande foto pode surgir sem que vc planeje. As fotos do blog são prova disso.

Grande dica, Marcelo:ok:

Tenho pensando também nas facilidades da uma compacta com funções manuais: pouco peso e bem discreta.
A que eu tinha não tinha todas as funções manuais, mas era bem discreta. A que eu tenho agora, junto com o equipamento, além de pesada, não passa despercebida.
 :ok:
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2009, 18:09:40 por Kika Salem »


rafabighetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2009, 14:49:03
Nossa topico feito para mim...INICIANTE c/ CAMERA COMPACTA  hahahaha
A facilidade da compacta é sempre estar conosco como disseram discreta e mtas vezes passam dispercebida. Enquanto não tenho possibilidades de compra a minha Makina dos sonhos continuo com minha compacta =)
Vlws pelo tópico Marcelo.
\\\"Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre\\\" Charles Chaplin

Canon SXI + Lente kit 18-55 IS

http://www.flickr.com/rafabighetti


Ana Z.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 02:36:39
Comentando o blog do cara...
Eu até gostei, achei bacana, simples e claro, mas...
Acho que ele usou o espaço com informações básicas demais.
Entendo que a intenção seja ensinar o básico, mas foi um básico muito simples que é encontrando no manual da máquina.
Sei lá, talvez eu é que estivesse esperando demais.
Mas vou ficar no aguardo da próxima parte pra ver o que ele manda.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 14:58:02
É claro que com uma boa compacta se pode fazer fotografia. Quem diz o contrário pratica um monstruoso e prejudicial -para si mesmo- preconceito. Aliás, há certos tipos de fotografia que são melhores de fazer com uma compacta.

Câmeras diferentes servem para coisas diferentes, isso é um óbvio que é sempre esquecido por quem faz julgamentos como se as câmeras estivessem em uma escada ascendente na qual as DSLRs ficam no topo.

Compactas, diferentes entre si conforme seu sensor e tipo de lente, DSLRs APS-C, Full Frame, câmeras Médio Formato, Grande Formato, cada uma tem sua aplicabilidade. Usar a câmera certa para a coisa certa é o que importa.

Para ilustrar, vejam o resultado do detalhamento de uma Panasonic LX1 (e aproveitem, vejam como dois conversores distintos de RAW fazem diferença...)

http://ivandealmeida.multiply.com/journal/item/130/Panasonic_Lumix_LX1_e_dois_conversores_de_RAW