Autor Tópico: 2. Cortina usando RadioFlash !!! COMO FAZER ???  (Lida 4239 vezes)

MANSANO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Fevereiro de 2009, 23:54:35
Pessoal,

estou com uma dúvida aqui e tá dificil achar uma solução.

Tenho 1 transmissor radioflash e 4 receptores, que vão conectados nos flash's de estudio.

Gostaria de diparar o radioflash na segunda cortina, ou seja, numa foto de 1", que o flash dispare ao fim de 1". Pela maquina não estou conseguindo. Temos uma 5D Mark II.

Tentei tirar o radioflash da maquina e ligar por cabo de sincronismo o radioflash com a máquina. Mesmo colocando o 580ex II em segunda cortina a maquina envia o sinal para o radioflash já no disparo.

Tentei também ligar o cabo de sincronismo entre o flash e o radioflash, porém fui verificar, o contato PC do flash é somente sync-in e não out. Não envia o sinal.

Sei que se colocar um 580ex II na máquina e configurar para manual e 2 cortina o mesmo vai disparar ao final, os flash leem a luz e disparam, porém pode ocorrer falhas quanto a leitura por fotocelula nos flash's.

Alguém tem alguma idéia de como solucinar isto de forma mais fácil ???

André Mansano
Canon 5D Mark II /c  Grip BG-E6 (2x)
Canon 5D /c  Grip BG-E4
Sigma 15mm f/2.8 Fisheye | Canon 16-35mm f/2.8L II USM | Canon 24-70mm f/2.8L USM | Canon 35mm f/1.4L USM | Canon 50mm f/1.4 USM | Canon 85mm f/1.8 USM | Canon 100mm f/2.8L IS Macro USM
Canon Flash 580EX II c/ CP-E4 - 3x


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 15:20:34
Vai ficar tudo em manual né? Não sei se é fácil mas tive uma idéia que é gambiarra mas deve funcionar.

Se tiver sobrando um flash EX pequeno e uma fotocélula comum pode:

1- Colocar o EX na segunda cortina e deixar em manual no modo mais fraco possível só pra não esquentar a lente do flash sem necessidade.
2- Prender firmemente uma fotocélula comum na frente dele com fita isolante. Aproveita pra vedar a luz de uma vez pra não ter interferência.
3- Ligar o transmissor de rádio na saída da fotocélula.

Assim quando o EX disparar a fotocélula comandará o rádio e por consequência os outros flashs.

Será que rola? Ou tem um jeito mais fácil?
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2009, 15:40:08 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 00:23:58
Eu tenho quase certeza que as EOS só disparam flash na 2ª cortina com os flashes dedicados.

Não lembro se eu testei isso, mas verifique conectar somente 1 tocha diretamente com o cabo PC e veja se dispara na 2ª cortina (com o contato PC e também com adaptador do hot-shoe).
São Paulo - SP


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 10:02:46
Vc setou os flashes para a segunda cortina, porém eles não "entendem" a configuração de tempo da câmera pq não estão ligados pelo sistema e-ttl.

Vc já tentou setar NA CÂMERA o flahs em segunda cortina. Aí ela só vai enviar o sinal pros flashes no final do tempo de exposição...

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ