Autor Tópico: Custo X Benefício em Lentes CANON  (Lida 8934 vezes)

Rubens Nemitz Jr

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
    • Rubens Nemitz Jr - Fotografia Profissional
Online: 30 de Janeiro de 2009, 05:59:11
Olá pessoal!

Primeiramente, deixa eu me apresentar (acho importante isso) que sou novo por aqui!
Meu nomé é Rubens Nemitz Jr, sou fotógrafo e moro em Curitiba-PR  :ok:

Vou tentar ser o mais objetivo possível!

Hoje, a base do meu equipo é:

Canon 30D + grip
Tamron 17-50 f/2.8 XR Di II
Sigma 70-200 f/2.8 EX APO HSM
Canon 50mm f/1.8 MKI
Speedlite 430EX II

Ultimamente, ando atuando muito em eventos em casas noturnas, bem como em coberturas outdoor!

A Tamron é a melhor lente que já tive até hoje, mas como não suporto apenas sair pra fazer fotos convencionais, sempre estou intercambiando entre a 17-50 e a 70-200 para trazer uns closes mais bonitos, e com isso diversificar o material para as publicações!

O fato é que, sempre quando estou com a tele, alguém pede fotos, e queima o filme falar "Olha, agora estou com uma lente que não faz fotos de perto, ok?! Espera que eu já troco!", pois fica muito chato isso!
Outra coisa é a falta que um foco mais rápido e preciso faz! IS nunca fiz questão (em f/2.8 não há necessidade para o que eu faço), mas com creio que com uma nova aquisição será importante!

Decidi e estou vendendo todo o meu material (com exceção do flash e a 50mm) com intenção de pegar uma 40D e uma lente mais WalkArround, afim de obter esse ganho de versatilidade (o pior de tudo é que a 30D não limpa o sensor sozinha, então já viu né, ficar intercambiando lentes no movimento). O que vai doer é a falta do f/2.8 que faz boas artes, bem como a qualidade das imagens, mas...

Algumas pessoas me indicaram a Canon 17-85 4-5.6 IS USM, mas hoje me deparei com algumas pessoas falando bem a tal nova Canon 18-200 3.5-5.6 IS (sim, achei estranho não ter USM, mas deve ser pra reduzir o custo).

Antes de mais nada, sei bem que lentes com range monstruosos como esse de 18-200mm não tem como ser dos melhores em questão de qualidade e vinhetagem, mas, no meu caso, talvez ajudasse!

Alguém já usou essa lente para trabalhos profissionais, semi-profissionais ou algo assim?! Ou tem uma outra opção que de repente me ajudaria de alguma forma?

Desde já, obrigado pela atenção de todos  :worship:
Rubens Nemitz Jr
Flickr www.flickr.com/nasalturas
Flickr www.flickr.com/rubensnemitzjr


VENDENDO mochila Vanguard Up-Rise 48


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #1 Online: 30 de Janeiro de 2009, 07:50:24
Olá, Rubens!
Primeiramente bem-vindo ao MF!

Bom, questão de set de lentes é muito particular de cada profissional. Porém sem dúvidas um set equilibrado faz toda a diferença.

Como, pelo que entendi, você vai migrar para a 40D e apenas uma objetiva à princípio, precisa avaliar bem suas necessidades pois se adquirir a 17-85 perderá a tele e consequentemente os closes mais caprichados que gosta de fazer.

Essa 18-200, que tantos comentam, como ainda não tive tempo de ler nada à respeito não posso opinar, mas corroboro com sua colocação sobre o range longo que sem dúvidas traz perdas para a qualidade final da imagem.

Eu, passo muitas vezes o mesmo problema qua você durante alguns trabalhos, pois utilizo a 70-200 e ando com a 17-50 que também gosto demais! No entanto, fico limitado quando acontece situação de enquadramento mais aproximado e ai o negócio fica chato mesmo.
Por isso, vou adquirir a 24-105 lente maravilhosa que já utilizei e que para mim atenderá muito bem. O range é muito bom para minhas aplicações - por se tratar de uma série L dispensa comentários sobre ótica e construção - e com ela poderei manter uma wide ainda aceitável e uma meia tele que me permita os closes que desejo.

Fica minha experiência.

Boa escolha!
Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


aloha!!!

  • Trade Count: (29)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
    • RYfotografo
Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2009, 08:56:17
Rubens bem vindo ao forum!!!!
Por que não outro corpo pra essa sua tele????
Assim vc continuaria com a lente 2.8 da Tamron.
Abraços
Ricardo


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2009, 09:11:16
Bem vindo, Rubens.

Pelo o que entendi, o teu caso é um pouco difícil de resolver de forma que você fique 100% satisfeito.

Algumas sugestões:
1) Canon 40D (devido à limpeza de sensor como você mencionou)
   Sigma 18-50mm f/2.8 EX DC HSM (Compacta, leve, nítida, clara, foco rápido)
   Sigma APO 50-150mm f/2.8 II EX DC HSM (Eu tenho uma desta. É extremamente nítida,
   compacta, leve, foco relativamente rápido, clara.)

Vantagens deste kit:
- Leve pois estas objetivas "DC" são específicas para câmeras com crop
- Claro (abertura f/2.8 constante de 18 a 150mm)
- Nítido (estas objetivas são muito nítidas)
- Ótima faixa de cobertura de distâncias focais (18 a 150mm)

Desvantagem:
- Você continuará tendo que trocar de objetivas

2) Canon 40D
   Canon 24-70mm f/2.8 L USM

Vantagens deste kit:
- Ganha mais 20mm em tele e até pode utilizar como única objetiva. 
- Esta objetiva é "L". Excelente construção, nitidez, velocidade e precisão de foco.

Desvantagem:
- Perde 7mm de grande angular. Isto equivale a aproximadamente 2 passos para trás.
- 70mm é bem inferior a 200mm que você utiliza atualmente.

3) Canon 40D
   Canon 18-200mm f/3.5-5.6 IS ou Sigma 18-200mm f/3.5-6.3 DC OS HSM

Vantagens deste kit:
- Muito versátil. Afinal, cobrirá 18 a 200mm com uma única objetiva.
- Não precisará trocar objetivas.

Desvantagem:
- Objetiva escura (f/3.5-f/5.6).
- Estas objetivas com range enorme não têm qualidade ótica tão boa quanto as de menor range.

Espero ter ajudado.

Abs,
Fabio
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2009, 09:16:24
Acabei de postar e vi a sugestão do Aloha.
Realmente, com 2 corpos de câmera seria bem mais vantajoso:

E, pensando em não gastar muito dinheiro, pensei no seguinte:

- Canon 30D + Sigma 70-200 f/2.8 EX APO HSM
- Canon XTi ou XSi + battery grip + Tamron 17-50mm f/2.8

Na minha opinião, esta opção de ficar com dois corpos é a melhor.
Você terá uma câmera de backup, caso uma delas falhe e também terá
versatilidade pois não precisará trocar as objetivas. Basta ficar com as
duas câmeras no pescoço e trocar entre elas.
A desvantagem óbvia é o peso.

Abs,
Fabio
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2009, 09:39:35
Acabei de postar e vi a sugestão do Aloha.
Realmente, com 2 corpos de câmera seria bem mais vantajoso:

E, pensando em não gastar muito dinheiro, pensei no seguinte:

- Canon 30D + Sigma 70-200 f/2.8 EX APO HSM
- Canon XTi ou XSi + battery grip + Tamron 17-50mm f/2.8

Na minha opinião, esta opção de ficar com dois corpos é a melhor.
Você terá uma câmera de backup, caso uma delas falhe e também terá
versatilidade pois não precisará trocar as objetivas. Basta ficar com as
duas câmeras no pescoço e trocar entre elas.
A desvantagem óbvia é o peso.

Abs,
Fabio

Eu algumas vezes utilizo dois corpos, porém realmente a limitação de movimento é fator determinante principalmente no meu caso que preciso de agilidade durante as corridas.

MAs, é uma boa opção sem dúvidas!
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


marconi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2009, 10:20:04
Também acho que a idéia de comprar outro corpo deva ser bem considerada. Teria um corpo de backup (a ampla maioria dos profissionais diz ser fundamental) e você poderia ter uma lente em cada corpo. Só teria que conviver com o peso.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2009, 10:47:23
Também acho que a idéia de comprar outro corpo deva ser bem considerada. Teria um corpo de backup (a ampla maioria dos profissionais diz ser fundamental) e você poderia ter uma lente em cada corpo. Só teria que conviver com o peso.

Também achei a melhor idéia. Nem que fosse uma câmera mais simples como uma XTI ou uma XT semi-nova.

O peso seria o mínimo pois o peso maior é das objetivas e essas ele já carrega de qualquer modo.

Na boa, eu não trocaria as lentes que ele tem por uma 18-200mm 3.5-5.6 mesmo que fosse uma lente boa e nítida em todo o range. Sair de uma tele 2.8 pra uma 5.6 é dar uns bom passo pra trás... sei lá.

Uma coisa boa também é marcar uma sessão de fotos antes do evento. Niguém tá desarrumado, suado, amassado etc.
Aí vc faz seus closes, retratos etc e depois fica mais à vontade com a 17-50mm, usando a backup só de vez em quando.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


leo.fotografias

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2009, 11:05:28
num vai ser negocio vc vender suas lentes naum, como a galera ai ja disse: compra uma xt ou xti ou a 40D, na minha opinião a 40D, ja que vc esta acostumado com a 30D, vc vai estranhar com a pegada da linha xt .....


Flavio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 246
    • http://www.itaboraiweblist.com.br
Resposta #9 Online: 30 de Janeiro de 2009, 22:01:31
Tb compartilho da opinião da compra de mais um corpo, pega a 40D e mais um flash.

Abraço


FabioDuarte

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Janeiro de 2009, 22:38:48
Olá Rubens,

também sugiro um novo corpo. A perda de qualidade que tu terás ao trocar tuas lentes atuais por qualquer uma das que tu falou pode te decepcionar.

Um abraço,
Fabio.


Rubens Nemitz Jr

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
    • Rubens Nemitz Jr - Fotografia Profissional
Resposta #11 Online: 31 de Janeiro de 2009, 09:55:52
Olá Chello!
Então você entende bem o que passo nas coberturas que faço, afinal, intercambiar lentes toda hora é um saco!

Já estudei a Canon 24-105 L, Canon 24-70 L, e até mesmo o Kit Canon 5D + 24-105L (que custa R$7,500,oo), mas todas essas possibilidades ainda estão fora dos meus poderes aquisitivos!
Nos eventos que faço, geralmente as casas lotam até não caber mais ninguém lá dentro, e a 17mm faz bem seu trabalho nessas ocasiões!
O fato da nova Canon 18-200 f/3.5-5.6 IS ser tão atrativa, no meu ver, é que ela cobriria o Wide e a Tele que utilizo! Claro que haverá perda de qualidade, mas a versatilidade conta ponto! Outro ponto positivo que vejo é a abertura de 3.5-5.6, onde usando f/3.5 com IS - segundo a lenda, o IS defende 1 ponto -, poderei ter uma lente relativamente clara em determinadas situações!

O fato é que, nos reviews da lente, na BH e outros lugares, o consumidor adquire quase que exclusivamente para WalkArround, ou seja, despreocupando-se talvez em alcançar excelentes resultados!

Espero que apareçam logo alguns usuários para falar de experiências com essa nova lente Canon 18-200 IS f/3.5-5.6.

Detalhe:
Com cerca de R$5.600,oo adquire-se o kit Canon 50D com a 18-200 IS. O fato é que andei lendo sobre a câmera, e MUITOS dizem que preferem a 40D no lugar da 50D por N fatores convincentes.

------------------------

Gostei da sua objetividade, Aloha!!
A aquisição de um Backup é sempre algo inteligente, porém, para eu andar com 2 cãmeras nos lugares onde vou, seria quase impossível pela mobilidade!
Penso em adquirir Backup, mas hoje não há como!
De qualquer forma, sua idéia é realmente excelente!

------------------------

Olá Fábio Yamauti!

De fato, 100% de satisfação eu terei quando puder andar com lentes branquinhas, com anéis vermelhos e câmera FF Hehee!
Mas, hoje, o custo X benefício é o meu limite!

A 40D é sem dúvida "a câmera" para mim, no momento, pela máquina que ela é, bem como a evolução do ISO (que uso muito), e facilitaria até para intercambiar pela limpeza do sensor!

As Sigma's 18-50 + 50-150, juntas, custam mais de R$3.000,oo

A Canon 24-70 L F/2.8 é, sem dúvida alguma, uma lente que dispensa comentários, mas custa em torno de R$3.700,oo. Sendo assim, para usar como única lente, seria mais jogo a 24-105 L, pois é meia tele, e mesmo sendo f/4, tem o IS de defende um pouco, além de custar um pouco menos!

Das suas sugestões, creio que a n.3 é a mais cabível!
Particularmente, minha tendência daqui pra frente são lentes Canon.
A opção Canon 40D + Canon 18-200mm f/3.5-5.6 IS é atrativa.
A Sigma tem a 18-200mm f/3.5-6.3 DC OS com Optical Stabilizer, algo a ser pensado, mesmo eu não olhando com bons olhos para a marca!

(Obs: tenho a Sigma 70-200 e acho ela ótima em qualidade de imagem, mas já tive outras Sigma's, e as experiências não foram muito satisfatórias).

A questão da versatilidade está contanto muito ponto (cobrir 18 a 200mm com uma única objetiva, sem precisar intercambiar).

No quesito "desvantagem", a escuridão da objetiva (f/3.5-f/5.6) asusta, mas eu ainda boto fé que o IS possa compensar um pouco, e isso só não assusta mais que a possível "má qualidade ótica" existente em lentes de grandes ranges!

Usar 2 câmeras, pelo peso e mobilidade, realmente não seria uma boa idéia dentro da minha atual área de atuação!

-----------------------------

Marconi, Rogerio Prazeres, Leo, Flavio e Fabio Duarte, referente a compra de mais um corpo e flash, bom... Deixa eu explicar melhor a situação para que as coisas possam ser vistas de um ângulo melhor:

O que penso:

Vender a 30D e adquirir uma 40D.
Motivo: a 40D tem N coisas que preciso, dentre as quais, o ISO melhorado, melhorias tecnológicas, etc, etc, etc, e porque acho importante evoluir o corpo (a 30D deve ter seus quase 40mil clicks).

Vender as lentes Sigma 70-200 e Tamron 17-50, ambas f/2.8
Motivo: ambas tem o foco lento não muito preciso com pouco luz, e ando perdendo algumas boas fotos enquanto elas ficam buscando pra frente e pra trás o foco! Isso me deixa P da cara!
A qualidade das imagens produzidas por essas lentes são FANTÁSTICAS, mas o foco lento e sem precisão no escuro quebra as pernas!
Claro que a luz auxiliar do flash ajuda (principalmente a Tamron), mas não o suficiente!
Outra coisa é o peso da Sigma que faz o colete arrastar lá no joelho quase, hehehe!

Com a venda, a aquisição que penso é:
40D + lente com Wide/Tele + 580EXII.

Entendo que terei de investir uma grana em cima ainda, creio eu, mas será mínima!


Fator ruim:
Dependo da venda dos meus equipos para adquirir outros, pois estou quebrado de R$!

Fator que preocupa:
Como todos já sabem, e assim como o Fabio disse, "A perda de qualidade que tu terás ao trocar tuas lentes atuais por qualquer uma das que tu falou pode te decepcionar"
Isso realmente me preocupa! Mas o foco delas me faz cair os cabelos!
Complicado, não?!


Ufa, é isso!
O que acham  :ok:
Rubens Nemitz Jr
Flickr www.flickr.com/nasalturas
Flickr www.flickr.com/rubensnemitzjr


VENDENDO mochila Vanguard Up-Rise 48


Rubens Nemitz Jr

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
    • Rubens Nemitz Jr - Fotografia Profissional
Resposta #12 Online: 31 de Janeiro de 2009, 09:59:17
Uma coisa boa também é marcar uma sessão de fotos antes do evento. Niguém tá desarrumado, suado, amassado etc.
Aí vc faz seus closes, retratos etc e depois fica mais à vontade com a 17-50mm, usando a backup só de vez em quando.

A maioria das coberturas que faço são em casas de eventos (baladas, assim como muitos chamam), e não há como marcar sessão prévia, entende?
O negócio tem que ser à campo mesmo, e por isso 2 corpos é complicado, sabe  :D
Rubens Nemitz Jr
Flickr www.flickr.com/nasalturas
Flickr www.flickr.com/rubensnemitzjr


VENDENDO mochila Vanguard Up-Rise 48


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #13 Online: 31 de Janeiro de 2009, 12:53:17
Rubens,

O IS segura até 4 pontos. Faz um diferencial sim para você e não para o assunto, pois se este estiver em movimento ai não tem jeito a não ser congelar com o flash.

Eu tive a XT (meu xodózinho com cerca de 110 mil cliques e ainda inteira  :eek: :eek: e que ficará para meu museu particular.. kkk), 10D, 30D e estou hoje com a 40D  que sem dúvidas é uma cam que me chamou bastante atenção pelas melhorais tecnológicas implementadas. O ISO dela em 1600 é bom sim, porém não espere grandes milagres.

Você - assim como a grande maioria de nós - tem a questão financeira que limita demais as opções, mas isso com certeza não será motivo para desespero! rs

Bom, como na muvuca das casas noturnas uma GA faz toda diferença, realmente a 24-105, pode ainda te criar limitações importantes para o seu trabalho. Talvez essa 18-200 seja mesmo uma ótima opção para você, porém fica ai a dica de ler, ler e ler os reviews e opiniões daqueles que já à utilizam.

Boa sorte cara!
Abs
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2009, 12:54:02 por Chello »
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 31 de Janeiro de 2009, 13:25:47
Acho que a combinação 5D + 24-105L, por ser fullframe, cairia como uma luva para o seu propósito, inclusive no uso de ISO's mais sensíveis.
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]