Autor Tópico: Teleconverter Tokina 3X  (Lida 3018 vezes)

Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Online: 24 de Agosto de 2005, 21:37:50
Chegou hoje teleconverter Tokina 3X que comprei pelo ebay (Lente: US$ 70,00; frete: US$ 19,00; taxa de importação R$ 98,00).

Testei na Sony DSC-H1 e que decepção!!!! Só dá foco decente até uns 5m!!!! Além desta distância começa a ficar borrado.  :huilen:

Segue as imagens com e sem teleconversor (1x zoom e 12x zoom, com e sem). A distância foi cerca de 5,5m. O tamanho do relógio é cerca de 30 x 25 cm. As fotos fora tiradas em ISO 64, sem flash, com tripe e com temporizador. Imagens foram captadas em 5MP e reduzidas para 640x480.

Sem ZOOM (1x) sem tele: __ Sem ZOOM (1x) com tele: _ Com ZOOM (12x) sem tele: _ Com ZOOM (12x) com tele:
     

A foto da teleconversora (foi tirada com um palm, daí a qualidade sofrível):


Tentei tirar fotos de algo mais distante, mas tudo que consegui foram imagens borradas (ótimas para quem gosta de arte surrealista).

Agora, vem a parte mais chata: existe como ajustar o foco da lente? Acho que tem como ajustar, pois a lente da frente tem dois furos na sua borda e parece estar rosqueada. De repente dá para rosquear mais para dentro ou fora, mudando seu foco. Será muita imaginação e otimismo da minha parte? Será que numa outra câmera terá um foco melhor (tem vários aneis adaptadores)? Estou com a impressão de que joguei dinheiro pelo ralo... Afinal, quem vai querer a usar uma lente tele a 5m? :russian_roulette:

Parece que usando a abertura menor do diafragma, o foco melhora significativamente (como está muito escuro agora, não deu para testar esta teoria). Isso tem algum fundamento?
« Última modificação: 24 de Agosto de 2005, 22:55:03 por Zyk »


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2005, 10:40:36
Nossa, a perda de nitidez (ou até qualidade ótica) é mto grande.... Mesmo em 640x480....

Que loucura!

Mas acho que isso vale para experiencia! :)

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


fabiowap

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2005, 14:37:25
Meu amigo, sinto lhe informar mas não tem jeito.

Realmente é pessima a qualidade, um amigo meu com uma 8800 comprou... disse que a qualidade é sofrivel e pagou 330,00....

Triste isso...

[]'s

Fábio.
Contato via MP ou MSN> fabiowap@hotmail.com :D


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2005, 15:19:21
É essa a conclusão que cheguei, após experimentar esta teleconversora nas câmaras Sony H1 e V3,  também na Pentax MX50 com 2 objetivas diferentes (nessas em nenhuma distância conseguiu foco).

Acredito que seja um produto falsificado, pois Tokina tem uma boa reputação (acho eu) e, após uma pesquisada na Internet nas principais representantes da Tokina, não encontrei referência alguma sobre esta lente.

 


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2005, 16:28:26
Zyk,

O problema é de ótica mesmo... Um teleconverter de 3x tem uma perda enoorme de luminosidade mesmo... E fica dificil focar mesmo.

Eu acho que o uso é mais para coisas extremas... Usar no dia a dia não vale a pena...

O Alex Biologo tem um 1.4x para a Fuji dele que só trouxe dissabor pra ele! :)

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


igopa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
Resposta #5 Online: 03 de Setembro de 2005, 14:16:59
Olha, eu tenho um Raynox 2020PRO de 2,2x e posso garantir que a perda de qualidade e minima, e que naum prejudica em quase nada o foco da minha minolta Z3...Mas o converter e caro, mas vale a pena...
Igo Proença

Câmera: Konica-Minolta Dimage Z3


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #6 Online: 03 de Setembro de 2005, 14:22:28
O meu não é Fuji Original e nem sei quanto ele amplia, mas realmente ele é ruim de nitidez, e o fotógrafo já não ajuda muito tb....rs
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron