Autor Tópico: Lentes Vintage em câmeras digitais - Matéria do The New York Times  (Lida 3240 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Pessoal achei uma matéria legal sobre lentes Vintage em câmeras digitais. Um assunto interessante para o pessoal que curte lentes manual focus (MF).
Para quem gosta acho que vale a pena dar uma lidinha.
http://www.nytimes.com/2008/09/11/technology/personaltech/11basics.html?_r=3&pagewanted=1
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2009, 17:44:04 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 30 de Janeiro de 2009, 18:25:00
Detesto esse artigo... ele inflacionou as lentes no eBay -risos.

Gente, vamos cair na real... Lentes manuais não servem para nada, não vão cair na besteira de comprá-las... deixem-nas para gente sem juízo como eu.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2009, 19:40:13
Legal a beça falar no assunto, mas meu inglês não serve para entender todo o artigo.
Mas o que me acontece é o seguinte: Tenho um Nikon 50mm, f/1.8. Fazer foco manual nem seria tanto o problema se eu não ficasse sem a ajuda do círculo bipartido. Já ouvi falar que dá pra resolver isso, que tem gente que adapta o pentaprisma e tal... Mas nunca consegui chegar a uma solução simples. Ou seja, não gostaría de estar trocando componentes originais. Minha câmera é pobre mas é limpinha!
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2009, 19:42:45 por Marcelo Favero »
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2009, 19:54:37
Ivan para mim tanto faz se é lente Manual ou AF. O que eu quero é resultado rs... Dou preferencia para AF, porque me atenderia em mais condições, mas não é nada absolutamente fundamental. Se vier uma boa manual por um preço com é lucro rs.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2009, 19:55:15 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 17:28:57
Como "nasci" com o AF, não vejo versatilidade nenhuma em utilizar foco manual, nem utilidade e nem resultados melhores. Todos as vezes que testei meu foco manual frente ao AF encontrei os mesmos resultados, dando sempre vantagem ao AF.
Acho o foco manual muito interessante nas cameras de vídeo que entregam pequenos DOF, ai sim vejo utilidade, mas acredito que para fotografia seja uma questão de tempo pra isso acabar, ou estou errado?
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 17:37:06
O mais louco de tudo isso é ver pessoas que enxergam como um atraso esse tipo de coisa. Acho muito legal se valorizar esse tipo de equipamento, justamente por ele continuar atendendo uma boa parte das pessoas. O consumismo que o põe na obsolescência é o verdadeiro atraso.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 17:53:23
Como "nasci" com o AF, não vejo versatilidade nenhuma em utilizar foco manual, nem utilidade e nem resultados melhores. Todos as vezes que testei meu foco manual frente ao AF encontrei os mesmos resultados, dando sempre vantagem ao AF.
Acho o foco manual muito interessante nas cameras de vídeo que entregam pequenos DOF, ai sim vejo utilidade, mas acredito que para fotografia seja uma questão de tempo pra isso acabar, ou estou errado?

Não é exatamente o foco manual que atrai nessas lentes, mas sim sua construção, ótica, etc. Essa é a graça... OPPS... quero dizer... não tem graça nenhuma, NÃO USEM ISSO! deixem que eu uso.

O que muda mesmo é a forma de fotometrar, visto ser feita com a lente já fechada na abertura desejada.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #7 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 18:39:19
A única manual que tenho interesse é a 135STF http://www.the135stf.net/index.html


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 21:29:54
Se eu conseguisse usar minhas Canon FD na D80 seria um arraso.  8-)
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


Rodrigo U.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #9 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 22:19:28
Maneiro!
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2009, 22:21:50 por Rodrigo U. »


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #10 Online: 04 de Fevereiro de 2009, 20:12:10
Detesto esse artigo... ele inflacionou as lentes no eBay -risos.

Gente, vamos cair na real... Lentes manuais não servem para nada, não vão cair na besteira de comprá-las... deixem-nas para gente sem juízo como eu.

Ou eu ... (risos)


renemarcio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #11 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:31:17
Para o Rogeriom: Dá uma olhada neste site: http://www.americanphotoimp.com/catalogogen/accesorios.htm
Nesta loja aqui da Espanha tem adaptadores para objetivos.
Creio que para sua D80 funcionar com lentes Canon nesta loja nao tem, mas no Ebay.com, Ebay.es, Ebay.it, Ebay.uk você encontra.
Tenho uma D80 também e uso lentes analógicas nela (sem CPU). Fico sem fotômetro, daí tenho que fazer um teste antes;
Tenho uma Fujifilm S5-Pro, com baioneta Nikon. Essa tem um sitema que aceita lentes sem CPU. Para isso você registra nela os dados da lente, daí funciona tudo, até o flash TTL externo com ela.
A propósito, aqui na Espanha estao querendo se desfazer dos estoques analógicos: enquanto um flash digital de NG 42 custa 240 euros o mais barato, o mesmo analógico está sendo vendido por 30 euros(novo).
Pode ser usado com fotocélula.
 :ok:
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2009, 23:50:34 por renemarcio »


Cristian de Sá

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 10 de Abril de 2009, 14:33:34
Quando começei a fotografar com minha D40  não tinha noção nenhuma sobre foco manual, pois essa é a minha primeira DSLR, então de qualquer forma tudo era feito no automático... porém com a adesão de uma 50 mm 1.8 que na D40 só funciona no manual fui obrigado a entrar pra outro mundo ... e confesso foco manual é demais, totalmente funcional e permite uma criatividade bem mais ampla.
agora sempre quando for possivel (falo isso pq as lentes para a D40 o motor´é na lente e fica dificil focar manualmente quando isso ocorre) vou fotografar manualmente.

Nikon D40 lente  18-55mm e 50mm 1.8
http://cristiandesa.wordpress.com/


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #13 Online: 10 de Abril de 2009, 15:15:12
Quando fotografava na década de 70, era na munheca mesmo. rsrs

Trocando o despolido - parece que o Ivan fez isso e relatou num tópico, se não estou enganado, uma manual super clara a preço baratinho, é muito bem vinda sim.


cruz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • José Cruz Fotografia e Arte
Resposta #14 Online: 10 de Abril de 2009, 15:33:29
Tenho uma 55mm micro f2.8 e uma 28mm f2.8 e semana passada comprei uma 80-200mm AI-s f4.0. Embora ela estivesse com alguns funguinhos arrisquei pagar R$ 70,00 por ela. No dia que fui pega-la na manuteção ela estava praticamente zero. Peguei la mesmo um corpo D70 e fiz uns testes.
A conclusão a que cheguei é que acho que vou vender todas as minhas lentes AF e usar so as MF.
Aconselho a todos, principalmente os Nikonzeiros, que se puderem adquiram uma. Alem de aprender a usar os controles manuais verão que a qualidade da imagem é insuperavel.
Nikkor 80-200mm AI-s f4.0
Nikkor 55mm f2.8 Micro
Nikkor 28mm f2.8

:ok: Valeu pela dica do artigo Leo
« Última modificação: 10 de Abril de 2009, 15:40:02 por cruz »