Autor Tópico: mais um novato com a mesma dúvida  (Lida 2781 vezes)

Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #15 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 16:33:00
Compre o corpo mais barato que achar e a lente mais clara e cara que puder. :D
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 18:30:21
A pergunta do Ivan pode soar engraçada até, mas é a "mais pura verdade", bem como uma excelente questão!
Acho muito importante saber como a câmera faz a foto, desde seu funcionamento interno e os demais procedimentos básicos que produzem as imagens pra você!
Se for o caso, os livros (menor custo) e cursos (maior investimento) estão aí pra isso! Aprendi muito lendo...
Bom, voltando ao assunto...
Eu comecei a fotografar com as saboneteiras do meu pai (aquelas que derretem se esquecidas no porta-luvas do carro! KKkkk!), aí fui para uma Phenix (quase uma K1000), baioneta K Pentax, com filme 35mm. Depois levei em paralelo a Phenix com uma Sony P73 Digital e logo em seguida mantive o paralelo com uma Sony W5, e aí começou a ficar pequeno, pois a tendência é sempre evoluir, e foi o que aconteceu!
Fui para uma Canon Rebel XT 350D, com lente 18-55 do Kit. Em 4 meses aposentei a lente do kit e fui evoluindo as lentes (necessidade de melhores fotos, etc). Troquei a Rebel por uma Canon EOS 30D (a maior evolução que já tive, sem dúvida), e agora muito provavelmente vou pra uma Canon EOS 40D, e estou estudando outras lentes também.

Quando fui para SLR-D, estudei as Nikon's e as Canon's, e optei pela Canon por N motivos que não vem ao caso, senão este tópico vai virar campo de batalha! Hehehehe!  :hysterical:

Enfim, em resumo (Ufa!), eu indicaria uma Canon XSi pra você começar, pois trata-se de um excelente Custo X Benefício, se é isso que você busca!

É isso! E desculpe-me também pela dissertação :D

O meu processo foi quase idêntico!
Eu comecei a fotografar com uma saboneteira Olympus D-390, que serviu bastanta para eu treinar meu olhar, composição...eu até que fiz umas boas fotos com ela, mas eu queria aprender fotografia de verdade, como usar o diafragma, velocidade, brincar com lentes diferentes... ai eu comprei uma Minolta X700. Ai comecei a gastar muito filme, mas aprendi muito, muito mesmo... Algumas pessoas falam que não é legal iniciar com uma camera de filme pq não possibilita q vc faça muitos testes, eu discordo, com filme, te força a aprender de verdade, a não errar, a ter certeza do que está fazendo... a ser criterioso com as composições, fotometria...etc.
Eu acho isso fundamental!
Depois de um tempo que eu parti pra minha primeira DSLR, uma Rebel XT. Depois fui pegando modelos melhores, parti pra uma Km 5D, fui pra uma Alpha 200, agora to na Alpha 700 e não pretendo troca-la tão cedo, já que agora o limite sou eu, e não a câmera.



Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8