Autor Tópico: Dúvida sobre iluminação continua para seção de fotos de modelos.  (Lida 5461 vezes)

Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Gostaria de fazer alguns trabalhos utilizando apenas luz continua. Meu equipamento para iluminação é basico. Hazy, rebatedores, difusores e uma Canon EOS 3000N 35mm-80mm. Gostaria de algumas dicas para que eu possa fazer uma seção teste para ver os resultados.Gostaria de usar filme preto e branco e colorido.
Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2009, 13:38:19
Pq luz continua? Algum motivo especial? Para fotografar modelos em estúdio com luz continua, vais precisar de muita, mas muita luz ou usar um iso elevado. Se vai usar luz continua pense naquelas lâmpadas halógenas de 1000W ou 500w, vai precisar de duas ou três, não são caras e é fácil achar.

Mas tudo depende do que vc quer fazer, dependendo pode usar até lanterna comum, já fiz uns light paint assim mas é outro tipo de foto, tudo depende do que vc quer.

[ ]s

Formel


Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2009, 14:10:07
Gostaria de fazer alguns trabalhos utilizando apenas luz continua. Meu equipamento para iluminação é basico. Hazy, rebatedores, difusores e uma Canon EOS 3000N 35mm-80mm. Gostaria de algumas dicas para que eu possa fazer uma seção teste para ver os resultados.Gostaria de usar filme preto e branco e colorido.

Penso em um ensaio com uma iluminação mais focada produzindo um ambiente mais retro. Dando um aspecto de recorte com a luz e destacando partes dos modelos, como rosto, boca em poses que valorizem este tipo de foto.
Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Resposta #3 Online: 01 de Maio de 2009, 14:15:07
Pq luz continua? Algum motivo especial? Para fotografar modelos em estúdio com luz continua, vais precisar de muita, mas muita luz ou usar um iso elevado. Se vai usar luz continua pense naquelas lâmpadas halógenas de 1000W ou 500w, vai precisar de duas ou três, não são caras e é fácil achar.

Mas tudo depende do que vc quer fazer, dependendo pode usar até lanterna comum, já fiz uns light paint assim mas é outro tipo de foto, tudo depende do que vc quer.

[ ]s

Formel

e porque luz continua? Gosto de fugir do abtual, fazer trabalhos fora do convencional. Não gosto de ficar preso a regras. Tudo que me passam de conhecimento experimento e vejo até onde pode ser aplicado e modificado dando resultados diferenciados e interessantes. Na fotografia a criatividade pode produzir excelentes trabalhos com pouco material, porem mais paciencia e tempo.
Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 01 de Maio de 2009, 15:13:09
Oi Renato,
o uso da luz de flash em estúdio não é uma convenção, uma regra...
É uma conveniência , já que a luz contínua gera muito calor e é inconsistente em frequencia e cor.
Há alternativas, claro, como luz natural.

()s

Ana  :)


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Maio de 2009, 17:05:03
Renato,

 Acho que sobre a iluminação você já sabe bem o que quer.
 Assim como a Ana falou, luz contínua gera muito calor. Preste atenção nesse fator, se estiver num local pequeno vai ser desagradável ficar no local, atenção à maquiagem da modelo e brilho na pele dado pelo suor. A modelo literalmente começa a derreter em poucos minutos na frente de mais de 1000W de luz halógena.

 Tem preocupação com os tons?
 No caso do filme PB, sem problema. Mas com filme colorido as cores fogem muito do natural, pode-se ter alguma correção no laboratório de ampliação ou na hora de scanear, mas o correto seria o uso de filtros.
 No caso, se usar halógena um 80A ou 80B dá uma ajuda.

 Dê uma olhada no site de um colega que anda meio sumido dos foruns: http://www.flaviosteffens.com.br/materias/halogena.htm

 Até mais,
 Leandro
 
São Paulo - SP


pontabranca

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 01 de Maio de 2009, 17:13:22
Oi Renato, tudo bom?
Luz contínua fica muito bacana pra fotografar gente. Mas vc precisa usar uma luz bem potente e trabalhar com velocidade baixa, o que dificulta um pouco, pois terá que ter o cuidado de avisar os modelos pra se mexerem o mínimo possível. Luz halógena é a opção mais barata e prática, porém esquenta que nem o inferno. Mas.. dá bons resultados e é muito mais acessível do que um fresnel ou kinoflo. Mas só adianta se for de 500watts pra cima.
Acho que para experimentos descontraídos vai ter bons resultados com cor. Se quer um resultado mais refinado, acho que vai se sair melhor em PB.
Na minha opinião, para quebrar as "regras" é preciso dominá-las antes. O flash é um outro tipo de luz, que permite movimento e dinamismo, tem um outro clima, outra cor. Vc pode quebrar aquilo que vc tem como regra, usando flash numa boa! é só saber usá-lo de uma maneira fora do padrão! ;)
Banzai


Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Resposta #7 Online: 01 de Maio de 2009, 18:59:28
O que posso dizer. Esse é o forumm e a melhor galera pra se discutir fotografia. Legal Entendi todos os comentários e dicas. ""Vc pode quebrar aquilo que vc tem como regra, usando flash numa boa! é só saber usá-lo de uma maneira fora do padrão!"" Vou me lembra muito dessa dica gostei muito e obrigado Ponta Branca. Leandro Fabricio, o site que vc me passou foi ótimo e é bem o que eu procuro,ele ta trabalhando muito bem a expressão das modelos e o contraste de luz, muito grato.Ana tbem meu obrigado, é pude perceber aqui isso, vou ter que adaptar e ver o que posso fazer mesmo sem dispor de muito equipamento mais especifico e ideal a este trabalho.Por enquanto Valeu Galera.
Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Maio de 2009, 12:49:15
luz contínua realmente esquenta muito. Tenho um kit de luz contínua da atek, que vem com um difusor. É de 1000w cada tripé. E mesmo em ambientes fechados não dá para usar velocidades muito altas.

agora, você consegue produzir muita coisa com flash, até por esquentar menos e ter mais acessórios para modificar a luz.


Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Resposta #9 Online: 02 de Maio de 2009, 14:16:51
Existe algums forma de amenizar o efeito do calor. Por exemplo tenho a opção aqui de alugar uma sala para o trabalho e a mesma tem ar condicionado e o valor do aluguel esta incluso o uso do ar e energia a serem gastos. Me corrijam se eu estiver erro, isso seria uma improvavél.  :ponder:
Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Maio de 2009, 17:34:42
uma maneira de amenizar é ligar e desligar os refletores, mas isso é um saco.

depende do tamanho da sala tb, porque somente o ar não diz muita coisa, principalmente se a fonte de luz ficar muito próximo da modelo.

outro problema da luz afastada é que espalha muito mais e perde bastante potência.


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #11 Online: 06 de Maio de 2009, 01:10:33
ja que é para quebrar regras.. :assobi:
voce sabe aqueles projetores de slides antigos que voce encontra com preços ótimos?..
eles geram umas luzes ótimas para varias situações..pode ate projetar umas imagens na modelo..faça um teste
outras agora tem umas lâmpadas eletrônicas que aqui no Brasil ainda não foram homologadas ,mas pode ver la fora que esta na faixa de 35 dolares e tem 150W ,que equivale a uma de 500W incandescente..e é bem mais fria,não esquenta nada...ok
abraço