Autor Tópico: [FILME] "Moça com brinco de pérola" inspirado num quadro de Johannes Vermeer  (Lida 7087 vezes)

Carlos Magalhaes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA
Hoje (01/02) às 22:00 horas no Telecine Light:

Moça Com Brinco De Pérola - (Girl With A Pearl Earring) USA 2003

No século XVII, Griet, uma jovem camponesa, é obrigada a trabalhar na casa de um respeitado pintor de sua época (Johannes Vermeer). Ela acaba virando musa do pintor e inspirando um de seus mais famosos trabalhos.

« Última modificação: 08 de Janeiro de 2010, 14:29:38 por Kika Salem »
Carlos Magalhaes
Belo Horizonte - MG
--------------------
Fuji S5200
Pentax K100D

http://www.carlosmagalhaes.com.br


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 15:02:05
É um lindo filme mesmo, especialmente para quem estuda a luz.
A atriz que faz a musa/modelo de Vermeer é Scarlett Johansson
 :)


Perazzo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #2 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 17:09:59
O mais interessante é que essa estória não é real, trata-se de um romance escrito por Tracy Chevalier. Ela escreveu o romance "Moça com Brinco de Pérola" (Bertrand Brasil, 2002), que é uma fantasia sobre o que levou Vermeer a realizar sua obra-prima, que se estima ter sido criada por volta de 1665.

Belo filme, bela interpretação da bela atriz Scarlet Johanson.


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2010, 09:01:26
O mais interessante é que essa estória não é real, trata-se de um romance escrito por Tracy Chevalier. Ela escreveu o romance "Moça com Brinco de Pérola" (Bertrand Brasil, 2002), que é uma fantasia sobre o que levou Vermeer a realizar sua obra-prima, que se estima ter sido criada por volta de 1665.

Belo filme, bela interpretação da bela atriz Scarlet Johanson.

Assisti ao filme e também gostei da abordagem, sobretudo porque o mote central é a sensibilidade estética e não um caso furtivo como ocorreu em "Minha amada imortal".
A cena em que ela titubeia em limpar as janelas porque isso poderia alterar a luz é de uma sensibilidade ímpar e é por isso que quando a esposa pergunta por que não pintá-la ao invés da empregada, ele responde algo como: "Porque você não compreende".
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2010, 19:36:16 por Kika Salem »


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Cultura inútil.

Estou lendo um livrinho que, num determinado momento, fala do pouco interesse de nossa época por Guido Reni, embora noutro contexto já tivera grande notoriedade. Ele é citado como exemplo para mostrar que a validade de certas obras e artistas está intrinsecamente associada ao contexto histórico. O que vale pra nós hoje pode não ter tido reconhecimento no passado nem tampouco é garantia de que terá representatividade no futuro.

Pois bem, questionou Jorge Coli: "quantos somos capazes de lembrar sequer um dos seus quadros?"

Eu não lembrava, nem sequer tinha ouvido falar, então fui consultar o maior sábio de todos os tempos: o google.

Quando me deparei com esta pintura:


A associação foi imediata, embora seja perceptível que Vermeer carregava mais nas tintas.

Então, recorri de novo ao grande sábio, digitando "guido reni" "johannes vermeer" e, numa das páginas, havia a informação de que o retrato de Guido inspirou inúmeros artistas, que fizeram uso dos mais diversificados materiais.

Sobre o retrato de Guido alguns historiadores da arte atribuem a autoria da pintura à assistente Elisabetta Sirani. Se ele fosse reconhecido hoje como já foi no passado, alguém ia ter a idéia de fazer um filme na linha do Camille Claudel ou, então, uma biografia como a de Dora Maar. Outra especulação é que a pintura pode ter mesmo influenciado Vermeer no retrato "Moça com brinco de pérola", ainda que eles tenham nascido e vivido em tempos e países diferentes.
Fonte: http://www.blastmilk.com/decollete/a-decapitation-miscellany/beatrice-cenci-guido-reni.php
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2010, 20:57:34 por Kika Salem »


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Uma ex-namorada pesquisa a relação entre pintura e literatura, fez um trabalho muito interessante usando como referrências os livros Informe Sobre Ciegos (conto de Ernésto Sábato) e Ensaio sobre a Cegueira (do José Saramago).

Ela fez umas relações entre luz e forma no texto e nas telas que usou que eu achei fantásticas, principalmente em cima do Sábato que tb é pintor.

Tentarei pedir pra ela deixar eu colocar um trecho do trabalho aqui no fórum.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


DIEGOD

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Com sinceridade não parece muiito. mas até que lembra.


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Com sinceridade não parece muiito. mas até que lembra.

Se fossem iguais, ambas não seriam referências, não é mesmo?
A idéia não é desmerecer um ou outro pintor, mas evidenciar que a produção artística está vinculada às obras precedentes, ninguém produz nada a partir da inspiração somente, ou melhor, a "inspiração" está atrelada ao universo (imagético, cultural, social, histórico, etc.) do artista.


Daniel Fismann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Uma ex-namorada pesquisa a relação entre pintura e literatura, fez um trabalho muito interessante usando como referrências os livros Informe Sobre Ciegos (conto de Ernésto Sábato) e Ensaio sobre a Cegueira (do José Saramago).

Ela fez umas relações entre luz e forma no texto e nas telas que usou que eu achei fantásticas, principalmente em cima do Sábato que tb é pintor.

Tentarei pedir pra ela deixar eu colocar um trecho do trabalho aqui no fórum.

interessou! conseguiu algo alex?
daniel fismann