Autor Tópico: Fotografar na Neve  (Lida 5243 vezes)

PMVF

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 25 de Agosto de 2005, 05:21:16
Boas.
Vou fazer umas férias na neve e vou levar a minha amiga XT comigo.
Nunca tirei fotos na neve, por isso gostava que quem tiver alguma experiencia nesse terreno m possa dar alguns conselhos.

Obrigado


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2005, 11:47:51
Também nunca fiz fotos na neve, mas uma coisa básica é que você terá que compensar a exposição para +. Pela claridade excessiva, acredito que deva fotometrar superexpondo, no mínimo, 1 ponto.
Outra coisa: será que o frio intenso (para onde você vai?) não pode prejudicar o funcionamento da câmera? Acho até que não, mas convém dar uma pesquisada, né?

Abraço!


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2005, 14:21:00
hunm... e ae?
Blz?
Bem, eu também nunca fotografei neve, aliás, nunca fui para um lugar frio hehehe

Mas eu sugiro você a fazer uns testes principalmente de fotometria... por exemplo: se tiver umas pessoas, árvores, etc e a neve junto, tente fazer a fotometria junto as pessoas, as árvores, etc... "nunca" faça a medição na própria neve diretamente.

Bom, acho que isto deva ajudar.

Abraços,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2005, 23:39:17
Citar
Também nunca fiz fotos na neve, mas uma coisa básica é que você terá que compensar a exposição para +. Pela claridade excessiva, acredito que deva fotometrar superexpondo, no mínimo, 1 ponto.

ficou meio confuso isso.

Se vc fazer a fotometria na neve a mesma ira ficar cinza. Vc tera que compensar +1 stop, mas vai testando. Acho que e isso, se estiverf falando besteira me avise. :)


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #4 Online: 27 de Agosto de 2005, 00:35:36
Citar
Citar
Também nunca fiz fotos na neve, mas uma coisa básica é que você terá que compensar a exposição para +. Pela claridade excessiva, acredito que deva fotometrar superexpondo, no mínimo, 1 ponto.

ficou meio confuso isso.

Se vc fazer a fotometria na neve a mesma ira ficar cinza. Vc tera que compensar +1 stop, mas vai testando. Acho que e isso, se estiverf falando besteira me avise. :)
Tentei falar exatamente isso, mas realmente ficou confuso... :doh:  


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #5 Online: 27 de Agosto de 2005, 00:36:14
Talvez seja interessante o uso de filtros,
Um BOM filtro UV, e um polaizador.
UV para ser usando para o proposito original dele, filtrar raios Ultra Violetas.
O polarizador para diminuir os efeitos da reflexão da luz pela neve.
Um ND graduado.
Tudo depende da condição local...
 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



georgecereca

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Outubro de 2006, 07:31:30
Ola pessoal,

 Mas voces acham que justifica usar o UV e o Polarizador AO MESMO TEMPO?

 O polarizador eu sei de todos os beneficios, mas sera mesmo que vale a pena usar o UV?

 Abraçao a todos,

 George


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 21 de Outubro de 2006, 12:14:54
Igual à Praia. Use modo manual, fotometre a neve em fotometria spot ou parcial-9% (se for Canon). Na barrinha de exposição do fotômetro, coloque a parte mais brilhante da neve em +2 - 1/3 (o último tracinho antes do dois). Se houver gente e voc~e estiver em contraluz ou mesmo com luz difusa, onde a diferença de reflexão da neve para o rosto é enorme, dispare o flash.


Deco-SP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
    • http://
Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2006, 16:04:07
Use o velho truque de fotometrar a palma da mao!!!

Abraços,

Deco


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #9 Online: 08 de Novembro de 2006, 11:06:29
aqui vai uma dica de quem ja errou muito ano passado e nesse ano pretende nao cometer os mesmos erros de exposição..rs:

compense sempre para +1 stop..como galera ja mencionou é necessario pois o branco intenso engana a fotometria da camera

outro detalhe é a baixa durabilidade de pilhas e baterias no frio intenso, é normal pilhas descarregarem rapidamente por causa do frio, portanto deixem se puder no bolso da calça pois nele existe um calor que podera manter por mais tempo a carga.

no ano passado fui para um lugar que estava -12 graus, a camera estava super gelada...entao de luvas(cheia de pelos) me atrevi a trocar a objetiva....conclusão...sensor sujo (de pelos da luvas)e tive que limpa-lo quando cheguei em casa, daí vale a dica de uma objetiva de "grande" range para que nao necessite trocar de objetiva e correr o risco de sujar o sensor como aconteceu comigo..rs..ai sim a 18-200 VR é de grande serventia, imbativel!!!!

alguns da comunidade podem morar em lugares de maior intensidade de frio..quando o frio baixa dos -18 graus os lubrificantes tendem a se solidificar e isso fara com que a camera/objetiva funcione mais lentamente ou ate pare de de funcionar..portanto nao se assustem com algo desse tipo.

o LCD pode parar de funcionar por causa do frio...nao se preocupe quando a camera permanecer num local aquecido o LCD volta a funcionar normalmente.

abraço e boas fotos!!  


mlarroyd

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Novembro de 2006, 15:50:44
Outra coisa,
Se estiver em um lugar muito frio e depois vc entrar em um lugar quente, sua camera vai condensar por dentro, e isso nao eh bom.

Para evitar isso, coloque ela na mochila antes de entrar em algum lugar, porque minimiza o problema.
Tambem voce pode usar o secador de cabelos para esquentar a camera e eliminar qualquer humidade interna quando chegar em casa.

Ja tirei fotografias com -35C, e sim a bateria acaba muito rapido. Eh tirar a camera da mochila, bang.. bang.. bang... e colocar de volta.

Com relacao a neve, o meter interno da camera vai identifica-la como 18% gray, com isso a neve vai ficar cinza e o resto bem escuro. Como ja comentaram testa entre +1 e +2 stops.

Fotografando neve (so uma dica para comecar seus testes)
Sol e ceu bem claro e azul: +3
Algumas nuvens e ceu bem claro: +2
Nublado, sombra: +1
Chuva com neve: 0