Autor Tópico: Filme x Digital: Resolução equivalente no filme  (Lida 27257 vezes)

Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #106 Online: 27 de Janeiro de 2009, 22:46:54


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #107 Online: 28 de Janeiro de 2009, 09:09:38
Legal o comparativo. Até me surpreendeu, pois achava que o filme já iria entregar os pontos em torno dos 6MP. Apesar do ruído, há uma boa quantidade de detalhes em 20MP, embora a A900 seja de longe a vencedora do comparativo em termos de resolução.

Alguns questionaram o fato de que o ProS não seria a melhor película disponível para um comparativo desses. Mas a mim não interessa chegar a esse ponto. Se tivermos um filme que em termos de resolução se iguale à A900, mas custe 30 reais o rolo (média de preços de um bom cromo) e mais 25 para revelar, já tornou a brincadeira inviável.

Não é mais a resolução nem a latitude que mantém alguém fotografando com filme. É a resposta do filme em termos de transição de tons, de grão, de (in)fidelidade de cores e mesmo de apego ao processo fotográfico analógico. Podemos enumerar uma quantidade enorme de vantagens técnicas do digital sobre o filme, mas cabe a cada um decidir se esse melhor é o desejável.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2009, 09:10:24 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #108 Online: 28 de Janeiro de 2009, 09:59:40
Citar
É a resposta do filme em termos de transição de tons,

Exatamente.

Além do fato de, em cópias dos tamanhos efetivamente praticados, essa resolução maior não fazer diferença.

Aliás, eu praticamente abandonei o filme. Agora só o uso em MF raramente e numa Canonet quando viajo e não quero carregar muita coisa. Deixou de valer a pena.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2009, 10:00:59 por Ivan de Almeida »


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #109 Online: 28 de Janeiro de 2009, 16:57:05
Aliás, eu praticamente abandonei o filme. Agora só o uso em MF raramente e numa Canonet quando viajo e não quero carregar muita coisa. Deixou de valer a pena.

E eu praticamente abandonei a digital esse ano.

Ontem mesmo passei momentos prazerosos ampliando por contato uma cópia em vidro dos anos 30. Hoje passei o dia fotografando com uma Agfa Billy Clack de 1938. E amanhã, aproveitando o resto das férias, a Pentax Spotmatic vai se deleitar com um crominho. Isso significa que depois de amanhã, o processador Jobo vai ter trabalho.

Mas é claro, nada a ver com ganhar dinheiro, é só prazer mesmo. A Digital também dá, mas não da mesma forma.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #110 Online: 28 de Janeiro de 2009, 19:18:26
Elmo;

No fundo, eu não gosto de equipamentos. Acho chato. É como carro. Não gosto de carros, gosto de carro novo que não dá problema e adoro dirigir, mas sou incapaz de cuidar de carro (por isso tem de ser relativamente novo, compro zero, uso por três ou quatro anos e vendo). Troco óleo, faço as revisões e mais nada. O porteiro lava. Com fotografia é quase a mesma coisa. Gosto da fotografia, da imagem. Os equipamentos eu gosto subsidiariamente.

Dentro dessa perspectiva, a fotografia com filme dá muito trabalho. Como dependo de outros para revelar e para escanear, então fica terrível diante da quantidade de erros nessas etapas e do vai-lá-volta-cá de levar o filme para revelar, buscar, devolver quando há defeito, buscar de novo.

Reconheço no filme certos encantos, e por isso não parei totalmente, mantenho a Yashica D carregada e a uso -pouco. 135, quase nada. Mas a minha "fala" fotográfica é hoje digital, porque é a digital que me permite pensar por imagens.

Quem revela seus PB pode ter isso no filme, não questiono. Mas para fazer isso precisaria dotar-me de um tipo de paciência que agora me falta (já tive) e que hoje, nesses meus 55 anos de vida, já não recuperarei, nem quero.

E no balanço das opções, a digital me entrega o que quero. Já nem tenho mais nenhum corpo reflex de filme, mesmo podendo usar as lentes nele.


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #111 Online: 28 de Janeiro de 2009, 20:25:39
Acho que tanto o Ivan quanto o Elmo estão certos.
O prazer de fotografar com filme está mais no processo, muito embora eu também acredite que uma mesma exposição feita com película e com digital entreguem imagens diferentes.
Eu acho que a discussão sobre a resolução máxima de cada mídia inócua para quem não trabalha com grandes ampliações, ao menos para mim, um amador.

[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #112 Online: 28 de Janeiro de 2009, 20:31:40
Citar
muito embora eu também acredite que uma mesma exposição feita com película e com digital entreguem imagens diferentes.

Diferentes e em muitos aspectos a do filme mais interessante, sem dúvida.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #113 Online: 28 de Janeiro de 2009, 21:05:00
Citar
Ontem mesmo passei momentos prazerosos ampliando por contato uma cópia em vidro dos anos 30. Hoje passei o dia fotografando com uma Agfa Billy Clack de 1938. E amanhã, aproveitando o resto das férias, a Pentax Spotmatic vai se deleitar com um crominho. Isso significa que depois de amanhã, o processador Jobo vai ter trabalho.

Mas é claro, nada a ver com ganhar dinheiro, é só prazer mesmo. A Digital também dá, mas não da mesma forma.
Elmo, acho que vou emprestar as minhas "coroas" para ir passear com você...hehehe. Estão precisando tomar sol.  :)
Nesse ano não fiz nenhuma foto ainda. Estou trabalhando para mim e mais 3 que estão de férias no meu serviço. Meio sem tempo e sem motivação (inspiração). Fim de semana, só chuva. Alugo uns filmes para ver com minha esposa e aproveito para descansar um pouco.
Filmes X Digital...um não compete com o outro. São bem diferentes. Particulamente tenho uma queda maior pelo filme. Acho o resultado mais bonito. Cores mais fiéis, mais volume...sei lá. É mais agradável de se ver (aos meus olhos e para meu gosto). Também gosto mais do equipamento analógico. É bem meu tipo...rs mas concordo que não é prático. Ainda assim, prefiro. Fotografo bem mais com digital por que realmente não tem jeito. A facilidade e praticidade do digital veio para ficar e avançar cada vez mais. O filme ficou para algumas poucas pessoas teimosas.
Como não trabalho com foto e não necessito de tanta praticidade, vou fotografando com filmes de vez em quando. Me dá muito prazer. Sou teimoso.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2009, 21:06:15 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #114 Online: 28 de Janeiro de 2009, 23:09:03
Elmo;

No fundo, eu não gosto de equipamentos. Acho chato. É como carro. Não gosto de carros, gosto de carro novo que não dá problema e adoro dirigir, mas sou incapaz de cuidar de carro (por isso tem de ser relativamente novo, compro zero, uso por três ou quatro anos e vendo). Troco óleo, faço as revisões e mais nada. O porteiro lava. Com fotografia é quase a mesma coisa. Gosto da fotografia, da imagem. Os equipamentos eu gosto subsidiariamente.


Ivan, nessa comparação com carros eu concordo contigo, a não ser que seja um Mustang  :assobi:

Quanto ao equipamento não tenho a mesma idéia, tenho o maior fetiche com câmeras antigas. Passo horas limpando, arrumando, etc. O mecanismo me encanta, quanto mais metal melhor. Câmeras de plástico não me atraem. Por isso nem limpo a minha digital, que pra mim é descartável. Tenho mais receio que roubem minhas analógicas que a digital, pois se o fizerem com esta, substituo. As analógicas não.

Quanto ao trabalho que o filme dá, é esse mesmo que eu quero, trabalhinho bom. Da-me mais prazer que ficar em frente ao computador mexendo no Lightroom.

Não entro nem no mérito da resolução, como diz o Rogerio, isso não me importa. Mas é o prazer na clicada mesmo, o desafio do erro e do acerto, que a digital é bem menor. O cuidado que tenho em registrar uma cena com a analógica é muito maior que com a digital. E como também gosto do equipamento, cada um é prazer diferente. Por isso vario em pinhole, pequeno, médio, grande formato e digital.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #115 Online: 28 de Janeiro de 2009, 23:12:48
Como não trabalho com foto e não necessito de tanta praticidade, vou fotografando com filmes de vez em quando. Me dá muito prazer. Sou teimoso.

Idem.


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #116 Online: 29 de Janeiro de 2009, 09:08:47
Quanto ao assunto principal do tópico, não tem nem o que discutir, o digital é o presente e o futuro, pelo menos até que surja outra 'revolução'. O digital APS já superou o filme 135 em quase tudo, e em formatos maiores a distância também só está aumentando. Minha única bronca com o digital é sua característica descartável, pelo simples fato de não podermos trocar o sensor de nossas DSLR’s. Essa característica intensificou a tendência da troca desnecessária da câmera toda, apenas porque o modelo mais novo possui alguns poucos requisitos a mais. Mas, mesmo que pudéssemos trocar o sensor pelo top-top do mercado não adiantaria muito pois essas câmeras possuem tanta eletrônica que sua durabilidade é quase efêmera, se comparada com as quase indestrutíveis analógicas tipo Canon F1, AE1, Pentax LX, K1000, Nikon FM, F3, Olympus OM1, etc. Isso sem falar da ‘nova onda’ vigente, trazendo de novo ao ‘front’ equipamentos fabricados há mais de 30, 40, 50 anos, representados por TLR’s e rangefinders.

Eu gosto muito de analógico, tanto pelo equipamento quando pela mídia. Minha relação com as analógicas é muito diferente que com as digitais, até no trato. É como se cada uma das minhas analógicas fosse uma obra de arte, com suas peças metálicas estampadas ou usinadas em alumínio ou aço inox, sua solidez, o som do disparo, até mesmo a forma como as pessoas olham quando dou uma volta com uma dessas ‘velharias’ pendurada ao pescoço...

Para a maioria pode ser um sofrimento, para mim é um prazer. Dizem que é isso que importa. Então, por que não?
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2009, 09:10:42 por Heber_Dm »
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #117 Online: 07 de Março de 2009, 11:16:31
Vai aí um estudo interessante da ARRI (fabricante de equipamentos de cinema) sobre resolução, nitidez, digitalização, MTF's (filme, scanner, imagem digitalizada), etc...

http://www.arri.de/fileadmin/media/arri.com/downloads/Camera/Tutorials/SystemsTechnologyBrochure.pdf


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #118 Online: 07 de Março de 2009, 20:05:54
Vale lembrar que no cinema o 35 ainda é amplamente usado e ainda a primeira escolha de todos os fotografos. Claro que o digtal está evoluindo, mas ainda falta muito pra chegar na qualidade do 35.
No cinema, é visível a diferença das duas mídias, eu noto na hora qnd um filme foi feito em 16, 35 ou digital.
Mas o que isso importa? absolutamente nada... depende da estética que vc quer para seu filme... isso não quer dizer que uma imagem em 35 é melhor q no digital ou vice-versa, tudo vai depender do seu propósito, da idéia, da estética, e claro, do orçamento.

Mas parece que na fotografia still, o digital já deixou o 35 pra trás a muito tempo...mas o que isso tem a ver tb?
Eu tenho digital, tenho 35... alias, comprei duas Olympus...uma OM1 e uma OM2, to doido pra voltar a usar mais filme.
« Última modificação: 07 de Março de 2009, 20:07:25 por Ivan Lee »
Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8