Autor Tópico: Lente invertida para macro na A60  (Lida 3797 vezes)

Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Online: 02 de Dezembro de 2004, 18:11:48
Olá pessoal!

Eu estou querendo comprar uma lente de 52mm para usar invertida na minha A60 e melhorar minhas macros, igual esse cara fez: http://www.pbase.com/image/17240078

Mas como nunca comprei equipamento desse tipo não tenho a mínima idéia de onde posso encontrar e nem o preço. Alguém pode me dar uns toques?

Obrigado!
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2004, 18:21:59
A lente não é problema. Você compra no Mercado livre uma lente de Zenit por uns 60 ou 70 reais.

O problema é o anel inversor, que não existe no Brasil. Eu tenho um, e uso a lente da minha velha Zenit invertida, mas o anel eu tive de aproveitar uma encomenda de um amigo na B&H e pedir para ele incluir esse anel de inversão, com duas roscas macho, uma delas enroscando-se na lente (na rosca do filtro) outra no adaptador.

Alternativas: fazer um anel desses com durepoxi e dois anéis de 52-55mm ou mandar usinar um anel desses. As duas alternativas saem mais baratas que mandar buscar. O meu custou 8 dólares, mas só valeu a pena porque não paguei frete.

Há um outro tópico onde um colega de lista mostra um anel desses improvisado.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2004, 18:37:32
O post é este.
 
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


AluiZio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
  • Sexo: Masculino
  • D800 105 1:2.8G ED 28~300 1:3.5-5.6 G 50 1:1.4D
    • https://www.flickr.com/photos/aluizioderizans/
Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2004, 18:42:36
Vc pode ir garimpando em Sampa nas lojas de usados ou mandar fazerum. Existem torneiros especializados em fazer estes aneis.

Uso Nikon e o meu primeiro anel, até encontrar um original, foi uma colagem de um filtro quebrado do qual sobrou o aro e alguns anéis que vieram com um flash ring Vivitar que eu comprei.
AluiZio -


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2004, 18:54:52
Lembrando que a canon A60 (assim como as outras Axx) precisam de um adaptador para colocar as lentes/filtros.
Um adaptador desses custa ~R$90,00.
Se você fizer um em casa, usando material de supoermercado, sai menos de R$30,00.
Minha tentativa de fazer um adaptador, dei uma paradinha nesse projetinho, falta resolver uns problemas com a fixação do filtro.
 
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2004, 18:58:18 por pksato »
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2004, 21:02:52
Ricardo,

Em São Paulo não achei em nenhuma loja este anel "inversor" com os dois lados macho. Nas ruas do centro onde têm tudo para fotografia não existe. Me indicaram um senhor no 11º Andar de um prédio na R. Xavier de Toledo que fabrica. Para a minha Fuji S5000 (Ø 55mm) e para a minha lente Zenit 50mm (Ø 49mm) o cara fabrica por R$40,00, mas a minha máquina já tem o adaptador.

Se vc quiser eu posso te passar o telefone.

Abraço,

Melão
Visitem meu flickr


SharPx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
    • http://
Resposta #6 Online: 03 de Dezembro de 2004, 11:53:41
façam seu anel inversor. peguem 2 filtros baratos, cortem o elemento num vidraceiro qquer, colem um de frente pro outro depois corrijam o tamanho via aneis step down. lembrem-se q não existe step up (pelo menos nunca vi, então é pelo menos dificil de ver) então vcs precisam de filtros q tenham o tamanh adequado para a maior lente.

vcs podem segurar uma lente na frente da outra tb. mas da um certo trabalho fazer isso, se a maquina for manual da um trabalhão. ai o anel é uma mão na roda.


SharPx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
    • http://
Resposta #7 Online: 03 de Dezembro de 2004, 11:58:00
esqueci de dizer sobre o mais importante: PREÇO!

c vc vbuscar dois filtros lixo na conselheiro, vai pagar uns 10-15 reais. mais vidraceira, uns 5, mais cola superbondes, 2 no camelo... hehe! mais os step down (q vc precisa de uma forma ou de outra, então não coloco na conta!) somando menos de 40 reais. na bhphoto, esse filtro custa 7 doletas, mais o envio... deve sair cerca de 50 reais, mais a demora. é um adaptador dificilmente encontrado a venda no Brasil, acho q a gambiarra vale a pena. eu uso a minha!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 03 de Dezembro de 2004, 12:23:46
O step-up existe sim. Veja na www.diafilme.com

Não precisa quebrar filtro. Basta colar dois anéis step-up ou step down com as roscas para fora.


SharPx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
    • http://
Resposta #9 Online: 03 de Dezembro de 2004, 21:26:30
step up pra mim é novidade!! se vc usar um filtro com step up forma vinheta na foto, num forma?

eu acho q da pra comprar filtros usados e podrinhos na conselheiro com preço mais baixo do que um filtro step up ou down! qdo eu precisei de um step down 52-49, paguei 20 reais e não encontrei usado, ja nos 2 filtros pro anel de inversão gambiarra me custou meros 20 reais e tinha uma penca a venda!

mas é isso ai!! o q importa é ter opção!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 03 de Dezembro de 2004, 21:46:10
Já comprei anéis de aumento e redução, e paguei entre 12 e 14 reais aqui no Rio.

Tenho um que reduz de 55 para 52 e eu usava nele um filtro Close-UP 52mm e não vinhetava, pois o ângulo de visada da tele é menor que os 52mm na s5000.

Veja na www.diafilme.com.br tem um monte de aneis lá.


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #11 Online: 04 de Dezembro de 2004, 20:21:39
Olá pessoal!

Muito obrigado pela ajuda a todos que colaboraram.

Eu percebi que a brincadeira vai sair mais barata do que eu imaginava, eu sempre achei que as lentes seriam caríssimas.

Bom, recapitulando, vejamos o que eu vou precisar:

- Adaptador para lentes da A60
- Lente de 52mm
- Dois anéis de redução ou dois filtros

Seria só isso?

O adaptador ainda não decidi se compro pronto ou tento fazer, e os anéis eu vi que são bem baratos e fáceis de achar, mas a lente que está me dando um pouco de trabalho, pois realmente não tenho nenhuma experiência com equipamento desse tipo e não sei qual devo comprar. Eu dei uma pesquisada no Mercado Livre e achei algumas, mas não sei se serviriam, se alguém puder dar uma olhada pra mim eu agradeço muito:

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=23920284
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=23865979

Aproveitando, já que se der certo eu estarei com o adaptador, quanto custa uma lente tele de 2.4x igual da Canon? Eu vi em alguns lugares e o original custa cerca de 300 reais, muito caro para meu bolso, será que existe alguma alternativa mais barata? E o principal, será que compensa? Se não tiver mais barato o jeito vai ser me contentar com os 3x por enquanto e quem sabe um dia não comprar uma FZ20 ou uma Z3.

Agradeço novamente pela ajuda!
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 04 de Dezembro de 2004, 20:38:25
Bem: Nenhuma das duas lentes está em bom estado. Uma fala de micro arranhões, outra de problemas na rosca do filtro, exatamente a rosca que você precisará.

Não precisa ser uma lente muito boa, pois você terá limitações da própria câmera.

Veja esta:
Lente Zenit

Não sei se está boa, mas o preço está coerente com a lente.

Quanto à tele, há teles baratas (e ruins) de 2X de aumento no ebay, custando desde 38 dólares mais 24 de envio para o brasil.

Não sei se prestam, mas são baratas. Não devem ser muito boas, mas depende da brincadeira que você quer fazer.

Ivan
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2004, 20:39:58 por Ivan de Almeida »


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #13 Online: 04 de Dezembro de 2004, 22:41:20
Ah, essa lente está numa categoria diferente das outras, por isso que não achei. Eu perguntei para o vendedor se a lente tem algum risco, estou aguardando uma resposta.

Só uma dúvida: essa lente é de 58 mm, geralmente para macro eu vejo pessoal usando lentes de 50 ou 52 mm, isso é bom ou ruim?

Sobre a tele acho melhor esperar um pouco e quando tiver condições eu compro uma ultrazoom, deve ser mais vantagem.

Obrigado!

Ricardo
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #14 Online: 04 de Dezembro de 2004, 23:59:25
Essa lente é igual a da minha finada Zenit, uma Zenit Helios 44, 58mm. É essa lente que uso invertida. Tem aí de distinguir duas coisas. 58mm é a distãncia focal da lente quando montada na Zenit, 52mm é o diâmetro do filtro que nela é enroscado.

Você pode ter uma 50mm (focal) com rosca de 52mm, 67mm, etc. Para a A60 o aumento será bom, mas não quase inviabilizante, como era na S5000 devido aos 370mm equivalentes.