Autor Tópico: Alguém já viu essa Câmera?  (Lida 11488 vezes)

Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 22:55:04

VOIGTLANDER BESSA I
Objetiva Color-Skopar 1:3.5/105mm
Formato: 6x9 e tem também uma máscara para fazer 4,5 x 6
Filme: 120



-22.352971,-48.775582


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #16 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 06:45:57
Heheh é vero, tem a janelinha... Por ela dá pra fazer a leitura no proprio filme, saquei... Poutz, vivendo e aprendendo... Vc já viu uma dessas? Me parece q elas eram populares, lentes Praxar e tal... A minha ta caindo aos pedaços, até vou comprar um vinil pra dar um tapa nela... Mas, como disse, so pra enfeite... Saber q ela funciona pra mim já tá de bom tamanho. Deixa-la bonitona e funcionando me traz uma sensação confortável heheh!

Abraços!


Uai, Lucas. E por que não fazê-la funcionar? Vai ficar mais feliz ainda.

Essas câmeras na época eram o bicho. Filme e revelação não eram coisas baratas. Aqui em BH havia os "Carros de Praça", os quais eram alugados pelos mais abonado$$ que levavam suas beldades para domingar na Lagoa da Pampulha munidos de suas câmeras de fole à tira-colo. A falta de um conhecimento de telemetria, o foco estimativo e até mesmo do conhecimento da câmera limitava o número de exposições acertadas. Nada de serem populares, pois isso era caro.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2009, 06:46:26 por Elmo »


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #17 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 06:47:33
VOIGTLANDER BESSA I
Objetiva Color-Skopar 1:3.5/105mm
Formato: 6x9 e tem também uma máscara para fazer 4,5 x 6
Filme: 120

Que sucesso, hein, Braga!


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 08:20:06
Que sucesso, hein, Braga!

Sucesso?!!! Quem?

Falta é vergonha na cara. Ainda lembro que você já me intimou a postar algumas fotos com ela.

A câmera é fantástica (minha opinião), mas o problema é o operador dela. Diante das fotos que vejo postadas nesse forum, eu fico meio envergonhado, tímido mesmo, em mostrar resultados tão pífios que eu mesmo acabo fazendo censura prévia. Tá bom, eu sei que não deveria ser assim, mas...

Enquanto isso, vou tentando aprender, vou gastando uns filminhos, e assim, buscando melhoria através da prática. Vou ver se seleciono a menos pior e mostro aqui.

Essa Color-Skopar foi mesmo embora. Tem outra em vista numa cidadezinha perto de Pederneiras-SP. É de um fotógrafo aposentado e eu o conheci por acaso. Conversamos bastante, demonstrei meu interesse por fotografia e ele me mostrou seu "arsenal". Tem até uma GF Linhof Cardan 4x5. No meio de outras, ele tem uma Voigtlander Bessa I, com objetiva Vaskar 1:4.5/105mm, também 6x9 / 4,5x6, filme 120.

Ele disse que me vende pelo preço que eu quiser pagar. Você acredita nisso? Tô pesquisando preço a fim de pagar um valor justo. Na verdade, até um pouquinho mais que isso. O homem é muito gente boa.

Tem uns lugares em Brotas-SP, Itirapina-SP, que valem a pena levantar de madrugada, chegar lá antes do sol nascer, e "queimar" uns filminhos. Já reservei para isso: um Velvia 50, um Provia 100F e um T-MAX 400. Assim que eu comprar a câmera do Sr. Giácomo eu farei esse tour. Falta agora um pouco de tempo pra fazer isso.
-22.352971,-48.775582


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #19 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 11:57:44
Ela funciona, tá ok! Eu mesmo arrumei tudo. O problema é a estética mesmo... E como te falei, eu gosto muito de 135. Tenho usado a rollei pra caramba, então tenho ficado satisfeito. Se fosse mais prático o uso, aí é outro negocio. Falando de rollei, eu to cada vez mais impressionado com ela. O negócio é muito sofisticado...
Vou comprar o scanner HP em breve, dai posto fotos!

Abraçao!

Uai, Lucas. E por que não fazê-la funcionar? Vai ficar mais feliz ainda.

Essas câmeras na época eram o bicho. Filme e revelação não eram coisas baratas. Aqui em BH havia os "Carros de Praça", os quais eram alugados pelos mais abonado$$ que levavam suas beldades para domingar na Lagoa da Pampulha munidos de suas câmeras de fole à tira-colo. A falta de um conhecimento de telemetria, o foco estimativo e até mesmo do conhecimento da câmera limitava o número de exposições acertadas. Nada de serem populares, pois isso era caro.


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #20 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 11:58:27
Linda!
Mas sem telemetro ne?

VOIGTLANDER BESSA I
Objetiva Color-Skopar 1:3.5/105mm
Formato: 6x9 e tem também uma máscara para fazer 4,5 x 6
Filme: 120



Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 22:07:58
Linda!
Mas sem telemetro ne?


Pois, é! Não tem mesmo! Mas, eu achei um telêmetro que encaixa na sapata do flash. Deve ter mais ou menos a mesma idade da câmera. Acho que vai ser divertido: foco não vai ser problema; fotômetro de mão facilita muito; fotograma gigante (6 x 9 cm).

A portabilidade desse bicho é coisa de outro mundo. Não duvido que ela caiba no bolso na calça. Agora imagine uma câmera com esse formato que se leva no bolso. Sem dúvida, o sistema de fole é uma p*ta sacada legal!

Ah! O lance do telêmetro como acessório, apesar de óbvio e funcionamento muito simples, vou comentar a respeito. Fazemos o foco pelo telêmetro e verificamos na sua escala a distância do assunto. Manualmente, transferimos aquele valor para o foco da câmera. Fácil, não tem como errar (hehehehe, às vezes erra, né?!).
-22.352971,-48.775582


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #22 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 22:33:23
Tem uns lugares em Brotas-SP, Itirapina-SP, que valem a pena levantar de madrugada, chegar lá antes do sol nascer, e "queimar" uns filminhos.

Quando for vir pra fotografar por essas bandas... dá um alô pra gente marcar pra fazer umas fotos.
São cidades praticamente vizinhas aqui... e nunca fui lá pra fotografar  :(

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 01:07:02
Ah! O lance do telêmetro como acessório, apesar de óbvio e funcionamento muito simples, vou comentar a respeito. Fazemos o foco pelo telêmetro e verificamos na sua escala a distância do assunto. Manualmente, transferimos aquele valor para o foco da câmera. Fácil, não tem como errar (hehehehe, às vezes erra, né?!).

Foi por isso que eu perguntei se na do Elmo o telemetro era acoplado. Existem umas dessas que vem com um visor tipo RF mas vc tem que transferir manualmente o valor medido para a lente.

No caso dessa do Elmo é um visor RF acoplado a um mecanismo que move o plano do filme. Não sabia que era assim.
Gande sacada também, simples e eficiente!!

Quando mais eu aprendo sobre essas câmeras antigas mais eu fico fascinado pela genialidade dos caras que as inventavam.
 :clap: :clap:
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #24 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 19:14:49
...E tá na ativa, veja fotos com a menina:





Muito boas as fotos! Parabéns Elmo!  :clap: :clap: :clap:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


cruz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • José Cruz Fotografia e Arte
Resposta #25 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 21:50:08
Se naum for mto caro.. Eh uma maquinhinha otima.