Autor Tópico: Fotografando crianças  (Lida 3568 vezes)

Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Online: 05 de Fevereiro de 2009, 14:05:35
Olá pessoal.

Estou começando no mundo das reflex e gostaria de dicas para fotografar crianças tais como lugares, tempo de
sessão, quantidade de fotos, modo de operação da câmera e qualquer outra dica será muito bem vinda.

Desde já, obrigado pela atenção.
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


niltonsouza12

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
  • Sexo: Masculino
    • Estúdio Nilton - Foto e Vídeo Produções
Resposta #1 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 17:27:35
Ola Luciano, eu particularmente gosto de fotografar crianças em clubes, pois é muito facil de vc arrumar motivos para fotografá-los. sempre tem um escurregador, balanço, piscina com sapos gigantes, etc. quanto ao tempo eu acho que é imprevisivel, pois criança depende muito do humor. se elas "resolverem" que nao querem nao adianta, a mãe te que levar eles para longe, brincar com elas, etc até vc retomar as fotos. Eu particularmente escolho o local e deixo a crianca a vontade, me posiciono e espero a hora certa de clicar, isso pode acontecer em segundos ou pode demorar minutos. Não gosto muito de chamar atenção das criancas como "olha aqui o passarinho...olha o tio aqui, etc" isso vai extressando elas, o melhor é deixa-las a vontade e com certeza saira fotos lindas porque criancas são lindas mesmo. (Os comentarios aqui feitos foram em relacao a crianças bem pequenas mesmo. ta bom?) Abraços
Estúdio Nilton - Foto e Vídeo Produções<br /><br />\"Crê no Senhor Jesus e será salvo...\" Atos 16:31


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #2 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 17:33:38
Olá, Luciano!

Bom, eu já acho que toda locação é válida dependendo da proposta das fotos.
Já fotografei, na própria casa da criança, em salões durante festas, ao ar livre e no estúdio onde se tem recursos bem mais controlados para se fazer um bom trabalho.

A última sessão que fiz foi com minha própria pequena na minha cama e com uma decoração simples.

http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=29558.0

Quanto ao modo de operação da cam, sempre aconselho quem pretende fotografar profissionalmente, ou não, à usar e abusar do modo manual. Pois com ele é possível desenvolver os fundamentos fotográficos de forma satisfatória e mais proveitosa!

Boa sorte!
Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #3 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 17:47:34
olá Nilton e Chello, obrigado pelas dicas.
neste fim de semana uma amiga me pediu para que fotografe a filha dela (+-6 anos). a sessão será feita no jardim do condomínio onde elas moram, portanto, ao ar livre. alguma recomendacao aos detalhes? tipo, mais closes, corpo inteiro, a crianca inserida no cenário, etc?

atenciosamente,

Luciano Moraes

ps: Chello, show suas fotos de sua pequena.
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #4 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 18:06:46
Luciano,

Bom, em fotos ao ar livre é imprescindível que você procure fazer as fotos ou pela manhã (entre 9 e 10h) ou à tarde (depois das 15h). Assim, evita-se o grave problema de luz dura que complica muito as coisas.

Quanto aos enquadramentos procure variar e inovar: closes, diagonais, brincadeira entre mãe e filha (procure ficar afastado com uma tele - se possível). Utilize a regra dos terços em alguns closes de para ambientar a criança e tornar a foto mais agradável.
Nos closes de rosto lembre-se de utilizar distância focal por volta dos 110mm para evitar distorções.

O mais importante como o Nilton colocou é deixar a criança à vontade. Pois assim, ela age com naturalidade e as fotos ficarão muito mais bonitas e fáceis de registrar.

Obrigado pelo elogio!
Boa sorte!
Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 17:56:13
ola pessoal, fui la e fotografei a menina. gostaria de expor alguma foto aqui, mas sempre apanho para postar algo. hehehe vou tentar mais uma vez

quanto ao resultado, ficou bacana, visto que tivemos que sair correndo por causa da chuva. hehehe daqui uns dias faremos uma nova sessao de fotos. a esperanca e o sao pedro colaborar. rs

att.

luciano moraes
www.lucianomoraes.com.br
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2009, 17:57:46 por Luciano Moraes »
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #6 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 09:47:58
Acho bacana também mostrar para a criança o resultado da foto... aos elas adoram.. isto faz a "produtividade" cair um pouco, pois constantemente elas querem vê-las na telinha, mas ajuda a criar um vínculo legal enter o fotógrafo e o pequeno modelo.

 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #7 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 10:28:16
ah sim, com certeza e bacana mostrar a foto. hj em dia elas estao tao espertas que assim que ouvem o barulhinho do click ja pedem pra ver a foto. ja sabem que atras da camera tem a telinha. hehehe a minha modelinho estava pedindo pra ver as fotos, hora ou outra eu mostrava alguma, mas combinei com ela de mostrar todas no final e assim o fiz. assim a gente nao se perdia no meio da sessao. ela e a amiguinha dela adoraram ficar vendo as fotos na camera.

vou ver se consigo postar alguma aqui no forum, mas caso nao consiga, fiquem a vontade de entrar no meu site (www.lucianomoraes.com.br) e ver o "ensaio da manu" espero que gostem e por favor, o melhor de tudo, espero criticas/feedback, pois os pais acham tudo lindo e perfeito. hehehe

Att.

luciano moraes
www.lucianomoraes.com.br
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


pedro nicoli

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 18:30:13
Minha dica é:
Fotografe objetos inanimados! mto mais facil! hahahah
(depois de fotografar umas 18 crianças em sequencia, de 0 a 12 anos, formei essa opiniao! hahahaha)


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 23:53:07
Olá, Luciano, vi as fotos e gostei muito, vc fez um bom trabalho.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 08:43:08
Gosto de fotografar crianças.

Há pouco tempo atrás peguei as fotos de um evento de uma academia de ballet e música... 40 crianças aproximadamente nos ensaios e na audição.

Por incrível que pareça as fotos mais apreciadas e compradas foram as da bagunça do último ensaio geral. Os pais nem percebem se são do espetáculo ou não porque o ensaio foi exatamente como na apresentação final.

A diferença ficou por conta desse "link" com as crianças citado pelo Fransérgio, eu brincava muito com elas, fotografava, pedia que me olhassem mais ao mesmo tempo das danças... e deu muito certo.

 ;)


Cristian de Sá

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 19:40:01
Olá pessoal, pra quem está começando e um blog bem legal para aprender a fotografar criança, são fotografias diferentes  que retratam bem a alma de uma criança.

confira:

http://www.cravoecanelaphoto.com/

leio sempre e ele está me ajudando muito.

abraços
Nikon D40 lente  18-55mm e 50mm 1.8
http://cristiandesa.wordpress.com/


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #12 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 08:27:20
Olá, Luciano, vi as fotos e gostei muito, vc fez um bom trabalho.

Abraços.


Olá Heber_DM. Obrigado.

Att.

Luciano Moraes
www.lucianomoraes.com.br
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2009, 08:35:28 por Luciano Moraes »
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #13 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 08:34:50
Gosto de fotografar crianças.

Há pouco tempo atrás peguei as fotos de um evento de uma academia de ballet e música... 40 crianças aproximadamente nos ensaios e na audição.

Por incrível que pareça as fotos mais apreciadas e compradas foram as da bagunça do último ensaio geral. Os pais nem percebem se são do espetáculo ou não porque o ensaio foi exatamente como na apresentação final.

A diferença ficou por conta desse "link" com as crianças citado pelo Fransérgio, eu brincava muito com elas, fotografava, pedia que me olhassem mais ao mesmo tempo das danças... e deu muito certo.

 ;)

Olá Guigo_Mr, tudo bem?

Que bacana! É recente esse meu trabalho com crianças e estou gostando muito. É bacana que elas tem muita energia, gostam de serem fotografadas e as fotos ficam bem naturais.

Final de semana próximo fui chamado para fotografar um aniversário. Semana que vem falo do resultado. rs

Luciano Moraes
www.lucianomoraes.com.br
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #14 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 08:36:50
Olá pessoal, pra quem está começando e um blog bem legal para aprender a fotografar criança, são fotografias diferentes  que retratam bem a alma de uma criança.

confira:

http://www.cravoecanelaphoto.com/

leio sempre e ele está me ajudando muito.

abraços

Olá Cristian, obrigado pela dica. Entrei e achei muito bacana o site.

Att.

Luciano Moraes
www.lucianomoraes.com.br
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.