Autor Tópico: Novata precisa de ajuda!  (Lida 2516 vezes)

FláviaFS

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Feminino
Online: 05 de Fevereiro de 2009, 21:56:09
Olá Pessoal!

Sou novata aqui e amante da fotografia.
Fiz um curso a um tempão atrás... epoca dos filmes rss... e agora resolví me atualizar e fiz um curso rápido em sp.
Estou com a oportunidade de trabalhar na área por ter joalheiros na família e me pediram uma força p montar um ministúdio na empresa, precisam fotografar/cadastrar todos os produtos como jóias, relógios e acessórios e atualmente estavam fazendo isso de forma "precária". :aua:

Estou pesquisando equipamentos desde cameras, studio e acessórios.
Além de fotografar jóias e relógios também quero fotografar produtos, comida, objetos etc... E futuramente beleza, maquiagem (área que tenho conhecimento).

Qual a dica que vcs me dão sobre os equipamentos? De preferência (pelo menos no começo p/ baratear) encontro uma única camera que atenda a estas necessidades? E p montar o stúdio p produtos/comida, o que é prioridade?

Algumas pesquisas que fiz:
Studio p Jóias: http://www.tecnocroma.com.br/camarailuminacaodigital.htm
http://www.atek.com.br/paginas/produtos/mesas/mesas.htm

Agradeço a atenção
Grande abraço a todos! :)


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 22:01:02
Oi Flavia,
respondi por MP, ok?
 :)


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 00:13:00
Oi Flavia,
respondi por MP, ok?
 :)


Porque por MP?? :(

---------------------------------

Se fosse pra escolher uma única câmera/lente e iluminação pegaria uma DSLR de entrada e uma 100mm Macro ou uma Tamrom 90mm Macro.
Eu não compraria uma caixa de still como essa do 1º link e nem a mesa da Atek, investiria em 3 flashes com controle de luz linear de 160W e compraria acessórios e objetos para fazer o fundo (papel, eva, granito, fórmica, acrilico, isopor. etc)
São Paulo - SP


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 00:14:49
Olá, Flávia!

Primeiramente bem-vinda ao MF!

Já está muito bem assessorada pelos colegas acima!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 00:30:09
Porque por MP?? :(



Oi Leandro,

mandei por MP porque ela me mandou um email antes de postar... Quando vi o post aqui eu já tinha mandado a MP !
Mas aqui vai :  ;)

Pelo que entendi, vc precisa inicialmente de um mini estudio para catalogar jóias, mas estas fotos não tem que ter necessariamente qualidade de impressão nem serão usadas em revistas, publicidade, etc. Certo?
Para isso, a mesa ATEK que vc pesquisou serve perfeitamente.

Mas, se você pretende seguir para fotos profissionais de jóias, e principalmente de comida, então entramos em um universo bem diferente. Você estão vai precisar de bons flashes de estudio, que são bem mais caros que as luzes " quentes"  da mesa. Te digo já de cara que para fotografar comida é inviável com luzes quentes. A comida não fica mais " bonita"   em poucos minutos mesmo estando em ambiente fresco, com luz de flash.

O mesmo serve para as jóias, para iluminar uma pedra precisosa, por exemplo, você vai precisar de varios " truques"  , luzes controladas minuciosamente, reflexos filtrados em algumas partes, reflexos colocados intencionalmente em outros.... é um trabalho delicado.

Bem , se o seu caminho fôr este, você precisa de pelo menos 2 tochas de luz, de preferência de potência igual, para começar.
A câmera deve ser uma boa SLR, de repente vc já tem preferência por uma marca... Há câmeras espetaculares no mercado para quem está começando profissionalmente. A Canon 5D é uma delas, por ser full frame. Talvez mais importante que a câmera seja a escolha de uma boa lente para este propósito. Pelo menos aqui vc pode ter uma ou duas boas lentes, que vão te atender a vários usos. Uso quase sempre uma Macro 100mm para objetos, mas eventualmente uso uma T/S ( Tilt/shift) para conseguir resultados mais alternativos.

De resto, seria mesmo equipamento básico de estúdio, duas boas mesas, fundos variados, vários tipos de materiais de difusão e modificação de luz ( mesmo os " tabajaras"  servem bem ;-) , tripé, stands para os flashes, etc.

Se vai realmente seguir no ramo de fotografia de comida, vc vai precisar pelo menos de uma geladeira e um fogão, prá começar. Os estudios de comida em geral tem uma cozinha completa dentro deles, `as vezes duas. E com isso tb vem outras coisas como pratos, talheres, todos os materiais usados prá cozinhar de verdade.

Bom, espero ter ajudado um pouquinho!



FláviaFS

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 09:29:01
Oi Pessoal!
Obrigado pelas dicas! Estarei pesquisando a respeito dos equipamentos... qualquer dúvida (com certeza aparecerá rs)
vou perguntar denovo ok??rs
Ah, sobre a camera usei uma Canon XSi e gostei, dá p começar com ela, pelo menos o corpo... o que acham?

Abraço a todos:)


Marcia P.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #6 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 10:50:19
Com certeza a 100mm macro é fantástica para este tipo de trabalho.





LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 11:36:49
Oi Pessoal!
Obrigado pelas dicas! Estarei pesquisando a respeito dos equipamentos... qualquer dúvida (com certeza aparecerá rs)
vou perguntar denovo ok??rs
Ah, sobre a camera usei uma Canon XSi e gostei, dá p começar com ela, pelo menos o corpo... o que acham?

Abraço a todos:)

A XSi tem LifeView? se tiver pode te ajudar, ou como o Pictus disse vc pode deixar ligado no PC para ir conferindo o resultado pelo monitor.
A Câmera vai te servir sim, mas pense mais nas lentes que vai usar. Eu escolheria entre a Tamrom 90mm, Sigma 105 ou Canon 100. Todas macros F2.8 de ótima qualidade.
São Paulo - SP


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #9 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 11:43:22
A XSi tem LifeView?

Tem e vc pode redirecionar a saída para o PC...