Autor Tópico: DSLR PARA INICIANTE MESSSSMO  (Lida 18425 vezes)

leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #45 Online: 14 de Abril de 2009, 15:04:45
Então, acho que vou de Canon e Nikon mesmo...

É o que não entendo...
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds


Duende

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 14 de Abril de 2009, 15:07:48
então... mas o que elas tem de ruim que as desabona tanto?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #47 Online: 14 de Abril de 2009, 15:11:17
Duende, respondendo às suas perguntas, antigamente existiam diferenças grandes entre Nikon e Canon no que tange ao autofoco e ao sistema de flash, sendo que o foco da Canon era melhor e mais preciso e o sistema de flash da Nikon era melhor. Basta ver que muitos fotógrafos de casamento preferiam Nikon e fotógrafo de esportes preferiam Canon (é só ver as filas de lentes branquinhas da série L da Canon que sempre apareciam em Fórmula 1, futebol, etc..) Hoje em dia, o sistema de flash da Canon melhorou muito e o sistema de foco da Nikon também, o que está tornando todos os equipamentos muito parecidos. Vc vai ter que escolher aquilo que acha que é melhor para vc baseado em algumas coisas pontuais em que uma câmera é melhor que a outra. Por exemplo, em Iso alto, a XSi é melhor que qualquer D com exceção da D90 e meio que empatando com a D40, que tem uma densidade de pixels muito menor. Já a pegada e robustez das Nikon é sabidamente melhor. Hoje, entre XSi e D40 até D80 ficaria com XSi, acima disso, D90.

Outra coisa.. Motor de foco nem sempre é essencial, eu mesmo uso lentes manuais na minha XSi para poder ter
liberdade de fazer o foco como eu quero. Mas em determinadas situações é imprescindível. Final de semana passado
fiz algumas fotos da filha de 1 ano de um amigo meu. Como as fotos foram em casa, usei a 50mm f/1.8 para aproveitar bem a luz e isolar a criança do fundo que não estava preparado. Com autofoco e tudo, de cada 10 fotos
aproveitei umas 3 ou 4, a criança não parava de jeito nenhum e com f/1.8, uma mexida de 2cm significa estar em foco ou estar desfocado. Imagina essa situação com uma lente sem autofoco...

É meu caro, escolher é difícil mesmo.... E o pior.. Quando vc escolhe, escolhe um sistema, não uma camera, se arrepender normalmente custa caro prá caramba rsrsrsrs.

leandrod, eu já vi muitos testes do sistema 4/3 e ainda não fui convencido. Primeiro porque ainda não inventaram
um EVF que chegue próximo a um OVF em situações de baixa luminosidade. Com certeza vão chegar lá, mas ainda não aconteceu.
Segundo, eu não colocaria um monte de dinheiro (e é bastante, estas máquinas são muito caras) em um sistema que
no Japão, que é a terra da tecnologia, não consegue passar dos 4% de mercado contra 39% (ou 78% se somarmos as duas) da Cannikon como vc chama.
Terceiro, se o pessoal já acha complicado (e tem um monte de reclamações neste e em outros fóruns) encontrar
lentes e acessórios para a linha Alfa da Sony, imagina para o sistema 4/3. E não estou falando em compras no Ebay
ou importação, to falando de comprar em loja mesmo..
E prá finalizar, não sei se foi aqui ou em outro fórum que foi largamente discutido o sistema de estabilização
das cameras, e, segundo o dpreview se não me engano, o sistema de estabilização na lente usado pelas Cannikon é
bem superior ao sistema de estabilização no corpo usados por Sony, Pentax e as 4/3. Mas não vou dar certeza disso
porque não tenho mais o link prá confirmar.

Abçs !!






« Última modificação: 14 de Abril de 2009, 15:14:31 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #48 Online: 14 de Abril de 2009, 15:16:09
então... mas o que elas tem de ruim que as desabona tanto?

Não é de ruim — é que vários concorrentes oferecem mais por menos.

Tenho certeza de que o povo de Pentax, Sony &c vai dizer coisas parecidas, e tenho até grande simpatia pela Pentax especificamente, mas minha escolha é o sistema Quatro Terços:

Estabilização de imagem no corpo da câmera (vale para todas as lentes);
Tamanho, peso e preço menores, principalmente para lentes longas;
Ausência de vinhetagem e aberrações nos cantos das imagens e resolução impecável, não importa abertura ou distância focal, mesmo nas lentes de kit (todas as lentes feitas para o sistema digital dispensando correção digital);
Remoção de poeira quase perfeita;
Qualidade de construção superior nas respectivas categorias;
Linha de lentes coerente;
Possibilidade de montar lentes Leica D, mais todas as lentes manuais (com adaptadores);
Melhores grandes angulares, lentes longas extremamente compactas
Maior profundidade de campo;
Modelos profissionais são vedados.


Claro que ninguém é perfeito:

Mais ruído a partir de ISO 800 ou 1600, dependendo da câmera (relevante só com pouca luz e lentes lentas);
Menor variedade de lentes (mas vide ponto pró correspondente);
Maior profundidade de campo (mas vide ponto pró correspondente);
Algumas lentes são mais caras (mas a qualidade é correspondentemente superior, e tem a alternativa das Sigma).
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 14 de Abril de 2009, 15:21:44
Eu também gosto do 4/3 e tenho pensado bastante em pegar uma câmera híbrida e bem compacta....dizem q a Micro 4/3 Olympus virá em junho.


Duende

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 14 de Abril de 2009, 15:30:07
=P


hehehe...

Debate é muito bom...

Eu vou me informar melhor sobre esses aspectos. Mas eu não estou falando que motor de foco nas lentes da Nikon é bom, só estou preocupado com uma possível limitações por causa disso.
Mas pelo que leio e pelo que vi, a escolha vai ficar nas iniciais da canon e da nikon mesmo.


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #51 Online: 14 de Abril de 2009, 15:30:13
leandrod, eu já vi muitos testes do sistema 4/3 e ainda não fui convencido. Primeiro porque ainda não inventaram
um EVF que chegue próximo a um OVF em situações de baixa luminosidade.

Alexandre, estás redondamente enganado.  As Quatro Terços têm bons visores ópticos: os da linha amadora são um pouco pequenos, mas os das profissionais são fantásticos.

São as Micro Quatro Terços que têm visores eletrônicos.  Aliás, vi uma ontem na Foto Global, aqui em Pinheiros.  É do tamanho duma Leica M...

E há opiniões divergentes: o visor eletrônico pode ser feio em baixa luz, mas funciona em situações em que o visor óptico já é quase inútil.


Citar
Segundo, eu não colocaria um monte de dinheiro (e é bastante, estas máquinas são muito caras) em um sistema que
no Japão, que é a terra da tecnologia, não consegue passar dos 4% de mercado contra 39% (ou 78% se somarmos as duas) da Cannikon como vc chama.

É justamente essa mentalidade que não compreendo.


Citar
Terceiro, se o pessoal já acha complicado (e tem um monte de reclamações neste e em outros fóruns) encontrar
lentes e acessórios para a linha Alfa da Sony, imagina para o sistema 4/3. E não estou falando em compras no Ebay
ou importação, to falando de comprar em loja mesmo..

Aí eu concordo — mas, infelizmente, não posso (po$$o) comprar em loja, portanto vai de fora mesmo...


Citar
E prá finalizar, não sei se foi aqui ou em outro fórum que foi largamente discutido o sistema de estabilização
das cameras, e, segundo o dpreview se não me engano, o sistema de estabilização na lente usado pelas Cannikon é
bem superior ao sistema de estabilização no corpo usados por Sony, Pentax e as 4/3. Mas não vou dar certeza disso
porque não tenho mais o link prá confirmar.

É que esse ‘link’ não existe...

Pelo contrário, os testes todos demonstram que há pouca diferença, e mesmo nesse caso o Quatro Terços tem as lentes Leica D, estabilizadas.

Principalmente a última geração de profissionais e semiprofissionais (E-30 e E-3, por exemplo) tem ótimos estabilizadores.
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #52 Online: 14 de Abril de 2009, 15:43:15
leandrod, vou dar uma pesquisada. Como eu falei, não posso confirmar até porque não me interessei pelo
assunto, mas lembro que a discussão estava feia até que alguém postou gráficos (acho que era do dpreview ou DXo, não sei) comprovando a maior eficiência da estabilização nas lentes da Canons e Nikon. O comparativo se não me engano era com o estabilizador da Sony.

Mas também esse não é o fator. Eu acho muito interessante não o sistema 4/3 (não gosto de fotos nesse formato) mas a idéia em si, câmeras sem espelho, com lentes mais curtas, etc.. Só que acho que
tem que evoluir muito ainda para que o produto fique melhor consolidado. Já vi montes de gente nos
fóruns trocando Sony por Canon e Nikon em função da dificuldade de comprar lentes e acessórios.
Aí em outro fórum o cara fala "mas tem montes de lente Minolta e não-sei-mais-o-que no ebay". Mas o
detalhe é que não quero depender do ebay prá fotografar. Não to afim de comprar não sei de quem,
esperar uma eternidade e estar sujeito a ser taxado na chegada. Até arrisco a fazer isso com minhas
lentes manuais que custam 50$, mas nunca faria com um equipamento caro.

Pode me chamar de conservador se quiser, mas de minha parte vou continuar comprando - e se me perguntarem, aconselhando aos outros - aquilo que já está consolidado no mercado. Não estou afim de
fazer experiência com meu dinheiro. Até porque sabe-se lá o que vai acontecer se o formato 4/3 não crescer no marketshare. Se ele crescer e os problemas existentes hoje forem sanados, ótimo. Provavelmente serei um futuro comprador de uma camera assim !!

Abçs





Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #53 Online: 14 de Abril de 2009, 15:49:52
Mas também esse não é o fator. Eu acho muito interessante não o sistema 4/3 (não gosto de fotos nesse formato) mas a idéia em si, câmeras sem espelho, com lentes mais curtas, etc..

Mas é justamente isso que ainda não entendestes... refere-te ao Micro Quatro Terços, com visor eletrônico e sem espelho; mas o colega perguntou de câmeras reflex, e portanto refiro-me ao Quatro Terços (não Micro), com visor óptico e espelho.


Citar
Pode me chamar de conservador se quiser, mas de minha parte vou continuar comprando - e se me perguntarem, aconselhando aos outros - aquilo que já está consolidado no mercado. Não estou afim de
fazer experiência com meu dinheiro. Até porque sabe-se lá o que vai acontecer se o formato 4/3 não crescer no marketshare. Se ele crescer e os problemas existentes hoje forem sanados, ótimo. Provavelmente serei um futuro comprador de uma camera assim !!

Bom, experiência não é porque mesmo 4% do mercado (é mais, mas para usar teu dado) já é um bocado de usuários satisfeitos, inclusive muitos ótimos profissionais, e o sistema inclui a Olympus e a Leica, duas empresas tradicionalíssimas em óptica em geral e fotografia em particular, assim como o Micro Quatro Terços inclui a Panasonic, tradicional em óptica em geral e cinema digital em particular.

E os problemas que você menciona não são do sistema Quatro Terços, mas do Micro Quatro Terços, e mesmo assim são bem menores do que se pinta.

Aliás, já que mencionaste o Micro Quatro Terços, este tem outra vantagem, o sensor multiaspecto: faz de 4:3 a 16:9, passando por 3:2 e sem perda nem de resolução, nem de pixels, nem de qualidade.
« Última modificação: 14 de Abril de 2009, 15:51:21 por leandrod »
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #54 Online: 14 de Abril de 2009, 16:06:06
Ok leandrod, realmente eu confundi o micro com o 4/3 das Oly. Mas continuo achando o mesmo..
É complicado comprar no Brasil algo que tem um marketshare tão pequeno, fica dificil de conseguir equipamentos e acessórios. Se fosse lá fora, onde tudo é mais fácil (e mais barato) tudo bem. Eu não tenho essa história de
"Sou Canon até morrer", tanto que se hoje fosse comprar uma camera nova, compraria uma D90. Mas exatamente por esse motivo não compraria nem Oly, nem Sony, nem Pentax. Mas se para vc não existe dificuldade e está feliz com a sua escolha, no fundo é o que importa !!!

Abçs






Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #55 Online: 14 de Abril de 2009, 16:12:52
É complicado comprar no Brasil algo que tem um marketshare tão pequeno, fica dificil de conseguir equipamentos e acessórios. Se fosse lá fora, onde tudo é mais fácil (e mais barato) tudo bem.

Equipamento até que é fácil, acessório já complica, principalmente as lentes mais caras.


Citar
Mas se para vc não existe dificuldade e está feliz com a sua escolha, no fundo é o que importa !!!

Obrigado.

No fundo, é uma dificuldade que eu gostaria de ter... a de comprar numa revenda brasileira... mas inda não posso.
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds


Duende

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 14 de Abril de 2009, 18:43:41
Uma outra pergunta, para tirar fotos de animais, no caso um Gavião, qual seria mais indicada, Canon XSi, ou a Nikon d60/Nikon d5000?


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #57 Online: 14 de Abril de 2009, 20:21:26
Uma outra pergunta, para tirar fotos de animais, no caso um Gavião, qual seria mais indicada, Canon XSi, ou a Nikon d60/Nikon d5000?

Você ia provavelmente querer uma lente equivalente a 600mm em 24×36mm, com estabilização de imagem.

No Quatro Terços, é a 70–300mm, em qualquer corpo da E-510 para cima.
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #58 Online: 14 de Abril de 2009, 20:43:18
Vou me meter nesse assunto, mais para botar lenha na fogueira.

Que Canon e Nikon oferecem produtos ótimos, utilizados pelos melhores fotógrafos do mundo, isso todo mundo sabe, mas eu vou deixar uma idéia aqui com vocês.

Em muitos serviços fotográficos, principalmente em eventos sociais, como festas, casamentos, etc, costuma-se trabalhar em equipes de dois ou até mais fotógrafos.

Sabem qual é uma das (não a única) vantagens de se trabalhar em equipe? O equipamento de cada fotógrafo serve de backup para a equipe inteira! Claro que para isso a equipe precisa utilizar o mesmo sistema.

Outra vantagem é que as vezes você tem uma câmera do mesmo sistema que um outro fotógrafo da sua equipe, mas acontece dele ser o primeiro fotógrafo e ter uma 70-200 2.8 que iria ficar na mochila dele, mas como você será o segundo fotógrafo, poderá usar a tele dele em vez de ficar com a sua 17-55, etc.

Já pensou se você for o único que resolveu comprar um sistema que ninguém usa? Que bosta, não? Não vai ter ninguém nem para você poder experimentar uma lente diferente, etc.
« Última modificação: 14 de Abril de 2009, 20:44:00 por Alexis Marinho »
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #59 Online: 14 de Abril de 2009, 21:10:03
Que Canon e Nikon oferecem produtos ótimos

E alguns não tão bons, e alguns ruins — como todo o mundo.

A questão é que quem não é o maior tem de fazer melhor.  Quem está por cima pode cobrar mais e fazer menos.


Citar
utilizados pelos melhores fotógrafos do mundo

E pelos piores também — como as outras marcas.


Citar
Sabem qual é uma das (não a única) vantagens de se trabalhar em equipe? O equipamento de cada fotógrafo serve de backup para a equipe inteira! Claro que para isso a equipe precisa utilizar o mesmo sistema.

E por isso o Quatro Terços é um padrão semi-aberto.

Mas falando sério... quem é profissional que se preocupe com isso.  Vou comprar o melhor equipamento para mim, e já expliquei o porque de minha opinião.  Aliás, quem começou este tópico também não deve ser profissional, né?
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds