Autor Tópico: Primeiros equips.  (Lida 1517 vezes)

Bam

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 11 de Fevereiro de 2009, 01:18:49
Pessoal,

Por enquanto eu uso uma destas Ultra-zoom, mas estou para pegar uma Canon EOS-30D.

Bom, agradeceria se me dessem algumas sugestões:

Percebi que a diferença entre uma 30D usada para uma 40D não é das mais absurdas, vale a pena, gastar um pouco mais e partir para uma 40D? (Como é a minha primeira DSLR, a 30D me pareceu excelente, e com reviews que não me deixaram dúvidas quanto a isso).

Quanto a lente, acompanha a Canon EF 50mm f/1.8. Gostei das fotos que vi feitas com essa lente, em termos de nitidez, porém sei que ela é bem limitada. Então, gostaria de saber quais as outras lentes com bom custoxbenefício que existem no mercado. Eu estava de olho na EF 28-135mm f/3.5-5.6 IS USM por ser mais versátil e não tão cara, mas não sei se sentirei muita perda de nitidez. E a Tamron 28-75mm, parece que é muito boa mas parece que não é muito fácil achar, né?

Agradeço qualquer ajuda!


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 05:55:58
Bom, se esta 30D é uma câmera de procedência e está pouco usada (veja o número de cliques) vc pode dar uma boa choradinha no preço e pode pegá-la sim.

Alguém me corrija se estiver errado, mas 20D e 30D eram bem caras na época de lançamento e por isso os donos não querem vendê-la barata.
Mas a 40D saiu com alguns recurso interessantes e de quebra melhorou um pouco a imagem (não é nada tããão notável assim na prática mas melhorou). Isso jogou o preço das 30D pra baixo.

Um recurso da 40D que eu gosto é a possibilidade de fotografar com live view na opção "quite" pois ela fica com o espelho levantado, a primeira cortina aberta pro live view, começa a expor eletronicamente e fecha a segunda cortina. Isso elimina a vibração do movimento do espelho.

É só um exemplo... Isso é legal mas também não é parâmetro principal de decisão pois a maioria das fotos que exige o espelho levantado pra diminuir a vibração são feitas com tripé e que torna o liveview dispensável na grande maioria dos casos :ponder:.

Bom... Ambas são muito boas, vc não se arrependerá de pegar nenhuma das duas. Se a diferença de preço te permitir pegar uma lente melhor pegue a D30.

Quanto às lentes:

Uma coisa que vc tem que considerar é o fator de crop. Por isso é interessante ter pelo menos uma zoom começando próximo dos 18mm que dá o ângulo equivalente do 28mm no filme e que te permite fotografar grupos de pessoas (festas em casa etc) sem ter que se afastar tanto e também fotografar paisagens.

Se vc conseguir pegar o corpo e a 50mm 1.8 já começa com um conjunto que apesar de barato gera imagens bem nítidas e isso vai aumentar um pouco seu nivel de exigência para as próximas lentes.

Mesmo sendo uma das piores lentes Canon eu recomendaria uma 18-55mm (kit) usada pra compor seu investimento inicial (vc compra uma usada por 150 a 200 reais fácil). Vai sentir bastante falta de nitidez mas se mantiver ela em f/5.6 até f/11 vai poder fazer bastante coisa legal ainda.
Depois vc provavelmente vai vender... mas pra começar serve.

Observação: eu mesmo continuo só com a lente do kit pois do jeito que eu fotografo mal não tenho coragem de investir numa lente muito melhor.
:hysterical: :hysterical:
Acho que vou voltar a tocar guitarra...  :D

Se já tiver grana pra gastar esquece a 18-55 e pode pensar numa Tamron 17-50mm f/2.8 que não é absurdamente cara, é uma muito elogiada em todos os aspectos e já é de nível profissional. Uma lente pra provavelmente ficar em definitivo no set.

Depois completa o set com o que achar necessário.
Uma tele, uma GA ou algumas primes... Aí já deve ser decisão própria pois nessa altura vc já deve estar andando com as próprias pernas  ;).

Bom, algumas várias indicações vão surgir. Aguarde um pouco que o povo vai se manifestar :ok:.

Abraço!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Bam

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 23:15:37
Rogério, obrigado pela resposta!

Quanto a camera, por enquanto irei de 30D, a não ser que pinte algum negócio realmente tentador com a 40D. Prefiro pagar um pouco menos e adquirir uma lente um pouco melhor.

Quanto a lente, essa da Tamron realmente parece ser muito boa, vi algumas fotos com ela e gostei muito. Ai me veio a cabeça, talvez seja melhor só pegar o body, invés de pegar a 50mm junto, porque se essa Tamron é 17-50mm (ou a canon 18-55mm), acredito que eu "deixaria a 50mm de lado", correto? Se bem que, um dos contras que o pessoal vê na Tamron é a velocidade de foco, e a construção (esse, tudo bem), mas quanto ao foco, para um foto em movimento, já não seria a mais ideal, né?

Depois, mais pra frente, eu precisaria de outra com um zoom maior, né? Mas algumas que vi, parecem ser bem caras! Ai fica pra depois mesmo!! :D


 


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 00:31:19
A 18-55mm não cobre nem de perto a utilidade 50mm 1.8 primeiro porque a 18-55 é f/5.6 em 50mm, ou seja, muuuuito mais escura. Segundo que a 18-55mm é um lente pouco nítida enquanto que essa cinquentinha é popular exatamente pela excelente nitidez a um custo relativamente baixo.

Já a Tamron é bem melhor que a 18-55mm e chega perto em abertura com seus 2.8.
Se for pegar uma boa zoom 2.8 nesse range pode até dispensar a 50tinha apesar dos 1 ponto e meio à mais fazer boa diferença em fotos com pouca luz.

Mas tb depende do negócio. Se o cara descontar uns 200 reais ou mais da 50mm vc pensa em não pegá-la, se descontar menos que isso e a lente estiver bem nova pode pegar que na hora que vc quiser vc vende ela por 200 fácil fácil e recupera a grana.

Quanto à velocidade da Tamron eu não sei nada. Só ouço falar que é uma lente robusta e com boa ótica, muito boa para eventos. Se pretende usá-la pra esportes veja direitinho isso da velocidade.

Velocidade de foco não faz parte do meu mundo por enquanto... Eu nem presto atenção nas discussões sobre isso.

Cadê o resto do povo pra ajudar?? Eu sou novato também pô! Tô quebrando um galho aqui...  :D
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Bam

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 23:46:21
Eu estava pensando, e talvez uma conclusão razoável seria, pegar a 50mm f/1.8 que é clara pra quando eu precisar tirar fotos em lugares mais escuros. E a 28-135mm IS USM pela sua versatilidade. O meu uso vai ser mais para paisagens, e gosto muito de tirar fotos noturnas com longa exposição...

A Tamron 17-50mm é tentadora, com certeza é uma das que comprarei posteriormente, mas acho que a combinação que citei acima, por ora, parece o ideal...

É, como tem o fator crop, talvez eu sinta um pouco falta de um range como a 17mm, mas eu sei que raramente vou tirar de um grupo de pessoas, por exemplo, então acho que sobreviverei. Ou se for o caso, tem também a Canon 18-55mm como opção que você citou, que já vai quebrar o galho, né? Depois, quando arrumar outra melhor, me desfaço dela...
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2009, 23:46:37 por Bam »