Autor Tópico: "Como se aprende a olhar?"  (Lida 10368 vezes)

Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Online: 11 de Fevereiro de 2009, 11:23:45
Destaco aqui o documentário Henri Cartier-Bresson que irá passar amanhã, 12/02, às 22h., na Eurochannel. Depois do horário de exibição, comunico a todos que vou unir esse tópico ao de filmes e documentários sobre fotografia, com indicação de link no tópico fotógrafo. Bon voyage!



Bresson divaga sobre vida e fotografia
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Luz é como perfume para mim." Cheio de boas frases e divagações serenas sobre a vida, o fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson (1908-2004) estrela um documentário que o Eurochannel exibe amanhã. Com mais de uma hora, no entanto, o filme perde o foco ao fazer longos parênteses para falar de outros três artistas pouco conhecidos, mas com algum tipo de relação com Bresson.
Deixamos, então, de ouvir o francês descrevendo seu modo de fazer um retrato ou comentando as próprias fotos para ver o trabalho social de outro fotógrafo, com jovens de uma penitenciária da Geórgia. Ainda assim, vale aguentar ver os jovens descobrindo a máquina fotográfica, na espera pela volta dos comentários de Bresson. O fotógrafo explica, por exemplo, como fez a famosa foto de um homem saltando sobre um espelho d'água. Ele diz que não viu o homem pulando, já que colocara a máquina numa espécie de tábua. "Sorte é o que sempre conta. Você só precisa estar disponível", diz, após reiterar que o importante também é o olhar. "Mas as pessoas não olham; 75% das pessoas apenas apertam o botão." E como se aprende a olhar?, pergunta o entrevistador.
"Oras, mas aprendemos a fazer sexo?", responde, rindo. "Ops, corta, corta!" (FERNANDA EZABELLA)



HENRI CARTIER-BRESSON

Quando: amanhã, às 22h
Onde: Eurochannel
Classificação: não indicado para menores de 14 anos



Fonte: FSP - Ilustrada - 11/02/2009
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2009, 16:02:04 por Kika Salem »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 11:41:30
O único modo de aprender essas coisas é começar declarando que não se sabe.
O que sabemos é olhar segundo os nossos hábitos. Precisamos aprender a olhar de outra maneira.
Uma parte desse aprendizado é aprender como a câmera olha. Essa é a parte técnica, não só técnica da operação mas também técnica da representação e das possibilidades.
A segunda parte refere-se ao primeiro parágrafo e consistem em permanentemente desconfiarmos que nossa maneira de olhar é uma prisão, que nos faz ver as coisas sempre da mesma maneira. E assim buscarmos interromper nossos hábitos.
Para isso é preciso um tipo especial de coragem, que é uma coragem fácil porque nada nos custa de verdadeiro a não ser algum amor-próprio. É a coragem de fazer as coisas de forma diferente daquela que o mundo que nos cerca aceita. E entender que o mundo que nos cerca nos desestimulará a fazer isso, porque o mundo que nos cerca detesta ter de julgar coisas diferentes, adora a ratificação de seus valores formais.
Porque o que o mundo que nos cerca chama de "diferente" nada mais é que truques de curto espectro.
E para aprendermos a olhar, renovando sempre o olhar, devemos ter consciência que a cada momento vamos decepcionar as pessoas que gostavam de nossa fotografia, porque elas querem ver de novo aquilo que já gostaram, e nós queremos ver outras coisas que ainda não vimos, e o que mostraremos não será uma falsa supresa, mais parecerá uma decepção.
Para termos liberdade é preciso decepcionarmos os outros. Do contrário somos reféns do desejo alheio, e do desejo de mesmice, de confirmação.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2009, 11:41:56 por Ivan de Almeida »


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 11:48:50
O único modo de aprender essas coisas é começar declarando que não se sabe.
O que sabemos é olhar segundo os nossos hábitos. Precisamos aprender a olhar de outra maneira.
Uma parte desse aprendizado é aprender como a câmera olha. Essa é a parte técnica, não só técnica da operação mas também técnica da representação e das possibilidades.
A segunda parte refere-se ao primeiro parágrafo e consistem em permanentemente desconfiarmos que nossa maneira de olhar é uma prisão, que nos faz ver as coisas sempre da mesma maneira. E assim buscarmos interromper nossos hábitos.
Para isso é preciso um tipo especial de coragem, que é uma coragem fácil porque nada nos custa de verdadeiro a não ser algum amor-próprio. É a coragem de fazer as coisas de forma diferente daquela que o mundo que nos cerca aceita. E entender que o mundo que nos cerca nos desestimulará a fazer isso, porque o mundo que nos cerca detesta ter de julgar coisas diferentes, adora a ratificação de seus valores formais.
Porque o que o mundo que nos cerca chama de "diferente" nada mais é que truques de curto espectro.
E para aprendermos a olhar, renovando sempre o olhar, devemos ter consciência que a cada momento vamos decepcionar as pessoas que gostavam de nossa fotografia, porque elas querem ver de novo aquilo que já gostaram, e nós queremos ver outras coisas que ainda não vimos, e o que mostraremos não será uma falsa supresa, mais parecerá uma decepção.
Para termos liberdade é preciso decepcionarmos os outros. Do contrário somos reféns do desejo alheio, e do desejo de mesmice, de confirmação.

Depois dessa resposta, desisti de unir. Se todos quiserem responder à pergunto acho que ia ser bem frutífero.

Em poucas palavras, o Ivan conseguiu ser tão profundo que acho que vou ficar horas pensando no que ele disse aqui.  :ponder:


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 11:56:10
"Como aprendemos a fazer sexo?"

Resposta: Prestando atenção na parceira.


Carlos Magalhaes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA
Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 12:04:34
"Como aprendemos a fazer sexo?"

Resposta: Prestando atenção na parceira.

Ou lendo um BOM manual de instruções: http://historiasdamedicina.blogspot.com/2009/02/manual-do-orgasmo-1950.html
Carlos Magalhaes
Belo Horizonte - MG
--------------------
Fuji S5200
Pentax K100D

http://www.carlosmagalhaes.com.br


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 12:06:21
Prefiro o meu método, Carlos -risos


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 12:07:44
Vixe Maria, estou achando vocês profundos demais.

P.S.: Carlos, que manual é esse que você tem que subir e descer escadas várias vezes. kkk
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2009, 12:09:51 por Kika Salem »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 12:09:17
Aquela história dos cubos e das esferas que o Carlos mostrou me pareceu muito complicada... acho que não dá para aprender ali não... -risos


Seymor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
Resposta #8 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 12:10:23
Não tenho Eurochannel em casa!!! Aaaaaaahhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!!  :aua:


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 12:13:08
Não tenho Eurochannel em casa!!! Aaaaaaahhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!!  :aua:
Nem eu!!! Divulguei só pra quem tem...
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2009, 13:54:53 por Kika Salem »


Carlos Magalhaes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA
Resposta #10 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 12:14:09
Essa parte da escada ainda estou tentando entender... :ponder:

Ivan, pela data do livro, deve ser um manual para o noivo estudar ANTES da noite de núpcias!  :D
Carlos Magalhaes
Belo Horizonte - MG
--------------------
Fuji S5200
Pentax K100D

http://www.carlosmagalhaes.com.br


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 12:16:52
Acho melhor voltarmos ao "Olhar FOTOGRÁFICO"...


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 12:18:32
Essa parte da escada ainda estou tentando entender... :ponder:

Ivan, pela data do livro, deve ser um manual para o noivo estudar ANTES da noite de núpcias!  :D

Saquei. Isso é manual de emagrecimento. Você tem que subir e descer escadas várias vezes e regar a planta dentro de um tempo determinado. Se não atingir a meta os cubos e esferas caem na sua cabeça.

Acho melhor voltarmos ao "Olhar FOTOGRÁFICO"...
Seria bom!!!
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2009, 12:19:23 por Kika Salem »


Carlos Magalhaes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA
Resposta #13 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 12:20:25
Acho melhor voltarmos ao "Olhar FOTOGRÁFICO"...

Tem razão!
Carlos Magalhaes
Belo Horizonte - MG
--------------------
Fuji S5200
Pentax K100D

http://www.carlosmagalhaes.com.br


samuca.aguiar

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
Resposta #14 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 12:43:43
Não tenho eurochannel em casa também, o jeito é esperar alguma alma de bom coração gravar o programa e subir no youtube. Alguém pode fazer isso?