Autor Tópico: Olho feminino para fotografia  (Lida 7278 vezes)

Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #15 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 01:49:21
Você está entre as 5 sim, como não haveria de estar? Na verdade são 5 ativas, quase seis. Será que eu esqueci de mais alguém, ou melhor, de mais alguma? Podem puxar minha orelha...
Não se adequam à discussões dos fóruns de fotografia, que só desses eu acompanho. Não sei como é a freqüência exata em outros fóruns de fotografia, mas pelo que eu consulto é bem pequenininha.
Você viu como eu sou íntima da rebimbola, digo rebimboca kkkkk Tô mal mesmo, aliás, se você ver minhas últimas participações, cometi várias gafes nos últimos dias.
O Chris colocou no título 50mm e eu ainda perguntei: "Com que objetiva você fotografou?" Disse que ontem ia passar um documentário do Cartier-Bresson na Eurochannel quando era hoje. A Fernanda ficou esperando o tal documentário e nada de passar. O Breno disse que ia fotografar sua amiga na praça, não sei porque cargas d'água eu achei que era à noite. Se eu procurar bem acho outras. Santa ingnorância!!!
Acho que eu estou ficando assim de tanto tirar sarro dos outros. Sabe aquela história de morder a língua...

P.S.: Na sua resposta fiz mais uma atrapalhada. Cliquei em citar sua mensagem para respondê-la, cliquei em modificar que é do lado e escrevi a minha por cima. Só notei quando vi minha assinatura, que na realidade era a sua e os equipamentos, nem lembrava que tinha assinatura, quanto mais os equipamentos. Ufa!!! Mas essa ainda deu tempo de arrumar, foi só voltar algumas páginas, copiar seu texto e devolvê-lo no lugar exato.
:doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh:
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2009, 10:24:14 por Kika Salem »


caio770

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 02:01:53
acho que dividir fotógrafos entre homens e mulheres pode ser tão efetivo quanto dividi-los entre paulistas e cariocas, ou qualquer outra coisa.

penso que a expressão fotógráfica é uma coisa individual demais pra ser tratada como fato social.


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #17 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 12:18:33
acho que dividir fotógrafos entre homens e mulheres pode ser tão efetivo quanto dividi-los entre paulistas e cariocas, ou qualquer outra coisa.

penso que a expressão fotógráfica é uma coisa individual demais pra ser tratada como fato social.
Caio, não é foco social, estou falando de sensibilidade mais apurada, será que a mulheres conseguem ver um mundo, em termos fotográfico, que os homens não vêem?
Acho que um olhar feminio garante melhores fotos em determinadas situações. Será isso?
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 23:09:34
Acho que o citado "olhar feminino" não seria suficiente para evidenciar numa foto o sexo de seu autor. A diversidade de temas e a atuação tanto de homens quanto mulheres em todos os âmbitos da fotografia nos mostram trabalhos de excelente qualidade, independentemente do sexo.

A propósito, a FM deste mês traz uma matéria sobre a fotógrafa brasileira Nair Benedicto, que possui em seu currículo atuação em várias áreas da fotografia, incluindo jornalismo.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #19 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 23:42:35
Vc tem filhos?
Sim
Qual o sexo?
Nasceu homem mas depois dos 13 anos ele escolhe. :D
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #20 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 00:46:35
Vc tem filhos?
Sim
Qual o sexo?
Nasceu homem mas depois dos 13 anos ele escolhe. :D
Hamilton, não entendi este comentário.
Cara, se nada pode acrescentar alguma coisa de "útil" à discussão, não perca tempo fazendo comentários sem sentido.
 :no: :no: :no:
   ;)  ;)   ;)
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #21 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 08:39:13
Hamilton, não entendi este comentário.
Cara, se nada pode acrescentar alguma coisa de "útil" à discussão, não perca tempo fazendo comentários sem sentido.
 :no: :no: :no:
   ;)  ;)   ;)

Mateus, o conselho serve para vocé também. :ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #22 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 09:59:08
ídem
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #23 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 10:21:57
MateusZF:

Sobre o comentário do Hamilton, de certa forma e através com um comentário popular, ele respondeu ao tópico na mesma linha de argumentação da Guigui que colocou que as questões de gênero são muito frágeis quando se trata identificar se uma foto, por exemplo, foi feita por um homem ou uma mulher.

Concordo plenamente.
Assim como nenhuma outra manifestação artística provavelmente não revele o sexo do autor. Não dá prá saber se uma música foi composta por um homem ou por uma mulher.... nem dá prá saber se uma pintura foi feita por um homem ou uma mulher... e por aí vai.
Acho que descobrimos que a emoção e a expressão artística dela é algo totalmente dissociado de sexo.
Lembro, ainda, as demais combinações e variações do sexo... Um homem gay, por exemplo, que tenha imensa sensibilidade para , digamos, ilustração. Será que ele vê , interpreta e expressa sua arte como homem ou como mulher ?  :ponder:
E isso importa?

***

Se vale um conselho, pra você e pra mim também, ao invés de dirigir a discussão, tente buscar o cerne do texto ou deixar as pessoas se manifestarem livremente.
A condução rígida de um tópico que não saiu completamente do tema nem tampouco tinha se voltado para desentendimentos pessoais, não é a maneira mais eficaz porque é limitadora e não dá vazão para novas questões, até então não pensadas, e também não deixa a conversa fluir com naturalidade. Ao contrário, provoca um certo desconforto em quem lê como ocorreu acima.
Também não tem sentido a gente dizer o que pensa sobre outrem só porque ela não corresponde às nossas expectativas, se fosse assim não faria outra coisa da vida, porque a maioria das pessoas no mundo não corresponde às minhas. Julgar, no sentido de manifestar um juízo, só cria mal-estar, não contribuiu para o crescimento nem do fórum nem de cada pessoa.
Enfim, tá aí um conselho, se é que me permite.
Se te incomoda o que eu disse, posso editar depois.  :ok:
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2009, 10:23:29 por Kika Salem »


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #24 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 10:38:47
O que eu escrevi é uma piada(Tem um smile no fim), mas traduzindo:
Tá dentro do contexto da discusão sim , o que penso é o seguinte acho que não existe esse lance de ter sido feito por homem, mulher, gay, bisexual, transexual ...etc .etc, torna a
foto mais sensível, artística, diferente.
Na minha opnião é claro. :ok:
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #25 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 10:56:16
Estava meio que evitando participar deste tópico, massss na verdade até concordo que haja certa diferença de abordagem entre as fotos masculinas e as femininas, isso porque somos criados sobre expectativas culturais diferentes e a cultura é um dos fatores impactantes na nossa percepção. Se percebemos o mundo de forma diferente é de se esperar que agiremos de forma diferente e produziremos intelectualmente de forma diferente. Da mesma forma existem grandes diferenças fisiológicas entre o homem e a mulher, inclusive no sistema nervoso central (apesar de alguns discutirem ainda se é fruto dos primeiros anos de formação ou uma questão genética mesmo), que também contribuem para diferenças na forma de perceber o mundo. Porém tais mudanças também existem entre raças (apesar de os “politicamente corretos” defenderem que não há raças para seres humanos eu defendo que há sim, pois existem evidentes diferenças físicas, que geram até mesmo a necessidade de tratamentos médicos diferenciados entre as raças, acredito que tal posição se constitui no mais vil tipo de racismo, pois ignora as diferenças no lugar de aceitá-las), mudanças gigantescas no âmbito cultural e assim por diante. Tais mudanças podem gerar até mais mudanças na percepção do mundo do que as diferenças na criação de meninos e meninas, mesmo porque tal diferença na criação já é parte de um contexto cultural ainda maior.
Apesar de concordar com isso fico pensando comigo mesmo.... O quanto importam a sensibilidade ou qualquer outro desses termos usado para tentar tarjar bons artistas e que normalmente estão atrelados ao aspecto feminino de nossa cultura? Vendo friamente grandes fotos eu penso que há uma distribuição meio que uniforme entre excelentes fotos com aspectos tipicamente femininos e aspectos tipicamente masculinos.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2009, 00:17:17 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #26 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 12:44:48
Desculpe Kika, não tenho pretensão de me tornar Moderador ou o que seja.
Fica tranquila.
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #27 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 12:55:42
Desculpe Kika, não tenho pretensão de me tornar Moderador ou o que seja.
Fica tranquila.
Tirando a dor de estômago de hoje, estou tranqüila Mateus!  Era só um toque mesmo. :ok:


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #28 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 13:02:14
Esclarecido para ambas as partes, voltemos a disccussão -

Andei observando hoje e fazendo uma breve análise sobre o olhar feminino da mulher para fotografia, em alguns livros sobre foto.
Eu começo a acreditar que o olhar sensível e feminino da mulher faz fotos que os homens seriam incapazes de observar e fazer.
O que você acha sobre isso? Sobre o olhar feminino e suas fotos?

até
Mateus
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #29 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 13:57:24
MateusZF:
Se vale um conselho, pra você e pra mim também, ao invés de dirigir a discussão, tente buscar o cerne do texto ou deixar as pessoas se manifestarem livremente.
A condução rígida de um tópico que não saiu completamente do tema nem tampouco tinha se voltado para desentendimentos pessoais, não é a maneira mais eficaz porque é limitadora e não dá vazão para novas questões, até então não pensadas, e também não deixa a conversa fluir com naturalidade. Ao contrário, provoca um certo desconforto em quem lê como ocorreu acima.
Também não tem sentido a gente dizer o que pensa sobre outrem só porque ela não corresponde às nossas expectativas, se fosse assim não faria outra coisa da vida, porque a maioria das pessoas no mundo não corresponde às minhas. Julgar, no sentido de manifestar um juízo, só cria mal-estar, não contribuiu para o crescimento nem do fórum nem de cada pessoa.
:ok: