De certa maneira, Deus ao me fazer constutivista me deu certas ferramentas para pensar certos assuntos. Deu-e um princípio de pensamento. Isso porque o fundamento do construtivismo é que nós somos aquilo que o ambiente, entendendo como ambiente a natureza, o mundo construído, a sociedade, a cultura, nos faz.
Porque estou dizendo isso? Bem, porque ao abordar a fotografia, ao interessar-se por ela e ao tentar dominá-la e fazer dela um caminho de expressão, nós vamos sendo moldados por ela.
Ao aprendermos a fotografar, ao desenvolvermos uma linguagem, estamos incessantemente nos referenciando na história da fotografia, de tal maneira que só podemos dizer que temos uma linguagem quando nossa produção se amalgama a essa história, quando ela obtem seu significado de seu diálogo com essa história.
Assim, mulher ou homem, o que temos é um processo no qual o indivíduo vem incorporar essa entidade "fotografia" em sua personalidade, a incorporando através de sua relação pessoal com a história da fotografia. Pois a fotografia, parafraseando o Hegel quando ele fala sobre a filosofia, a fotografia é aquilo que ela tem sido através de sua história, seus problemas são aqueles que essa história colocou, seu método é aquele que essa história tornou evidente, sua estética é aquela que sua história permite e desenvolveu.
O indivíduo recebe tudo isso sobre aquilo que era ao aproximar-se dessa história, mas só se torna fotógrafo quando entra em uma relação viva com essa história. E essa história não é homem nem mulher.
Fotografos de ambos os sexos fazem fotografia referenciando-se nessa história, que assim sobrepõe-se aos traços -se há- derivados do sexo, sejam traços biológicos ou culturais. Essa história é assexuada, pelo que, ao fim e ao cabo, o(a) fotógrafo(a)é tão somente alguém que mergulhou nessa história e a propaga.
Considerar que há traços femininos ou masculinos, isso pode ser considerado, mas tal consideração nada vale se não puder ser minimamente verificada, e, sinceramente, não vejo como verificá-la. Porque mesmo quando conseguirmos reconhecer que tais fotos são de tal fotógrafo, ainda assim o estilo estará sobreposto ao sexo.