Autor Tópico: Olho feminino para fotografia  (Lida 7223 vezes)

MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Online: 11 de Fevereiro de 2009, 20:57:33
Andei observando hoje e fazendo uma breve análise sobre o olhar feminino da mulher para fotografia, em alguns livros sobre foto.
Eu começo a acreditar que o olhar sensível e feminino da mulher faz fotos que os homens seriam incapazes de observar e fazer.
O que você acha sobre isso? Sobre o olhar feminino e suas fotos?

até
Mateus
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Breno Da Matta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 21:52:47
acho que as mulheres usam melhor o conjunto do rosto melhor que homens , por exemplo , usando a sombranseelha que muda totalmente a foto , uma boca diferente
acho que e issuq eu marca tanto as fotos das mulheres


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 22:01:02
acho que as mulheres usam melhor o conjunto do rosto melhor que homens , por exemplo , usando a sombranseelha que muda totalmente a foto , uma boca diferente
acho que e issuq eu marca tanto as fotos das mulheres
Rssss
Breno, não é a mulher como modelo e sim a mulher como fotógrafa!.
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 22:04:29
Acho que as mulheres têm facilidade para produzir imagens ricas em significados, cheias de metáforas,  múltiplos sentidos, múltiplas sensações. A mulher têm a sensibilidade à flor da pele, até porque ela é estimulada desde a infância a deixar os sentimentos fluirem, ao contrário dos homens. Não que um homem não possa produzir imagens densas (é só ver o trabalho do Bresson e de tantos outros). Se os homens não tivessem talento para as artes, não haveria tantos homens escritores, pintores, atores, fotógrafos, músicos, etc.

O homem tende a tratar a sua câmera como uma arma, uma pistola. É só observar a quantidade de homens fanáticos por teleobjetivas para fotografar natureza, flagrantes, etc. O fotograma é o troféu, o animal abatido após a caça. O homem (em geral, pois sem generalizações vivemos pisando em ovos) se relaciona com a fotografia como uma manifestação de sua virilidade. Às vezes estou com a minha namorada fotografando por aí e quando cai na mão dela a câmera com uma tele, ela costuma dizer: "odeio tele" :P Sim, para ela não interessa restringir o assunto, mas sim ampliar, levar a novas reflexões. Limitar a profundidade de campo e o ângulo de cobertura limita a expressividade da fotografia.

Em geral, isso não nos incomoda. Obter uma imagem com um assunto bem delimitado e com nitidez impecável é a busca mais comum entre nós. Essa busca costumava me deixar satisfeito, mas ultimamente tem me parecido um tanto pobre, pois torna-se basicamente uma questão de tempo e dinheiro: com o melhor equipamento e um conhecimento técnico apurado, é possível obter fotos nítidas e invejáveis dentro dos círculos fotográficos masculinos.

Assim, tenho procurado uma fotografia que reflita algo de minha personalidade e não seja um mero troféu. É complicado, pois tenho de me forçar a sair da zona de conforto. E eu acredito que esse processo seja mais tranqüilo para as mulheres.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2009, 22:07:26 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 22:25:11
Sei não...

Apesar de partilhar uns 98% da opinião do Francisco, será que se fosse aplicado um tipo de teste com fotos aleatóreas e anônimas sobre temas diversos, seria possível definir com margem de acerto significativa se o autor é homem ou mulher? Ou mesmo imagine um passeio fotográfico com o pessoal do fórum... será que se as fotos fossem postadas anonimamente seria possível fazer esse tipo de definição?  :ponder:
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 23:16:41
O Sato colocou a questão com propriedade. Só podemos falar de diferenças comparando lotes de fotografias de um mesmo tema feitos por uma quantidade razoável de homens e de mulheres, e obtendo identificação maior que a chance. Não é fácil modelar um teste assim, é cheio de possibilidades de contaminação.

Na ausência disso, podemos falar sobre os estilos de cada um, ou seja, podemos qualificar. A qualificação é necessária, mas não é suficiente.


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 23:45:15
Concordo com o Ivan e o Sato,

... singelamente acrescento...

Se fotografar é arte, arte agora passa a ter sexo ? Dá pra dizer que em termos de arte homens são melhores que mulheres ou vice-versa ?

Se fotografar fosse esportes, onde a questão é física e hormonal... aí talvez... mas aqui a questão é psíquica e hormonal...  :hysterical: ... não creio que dá para taxar sexo nestas questões.
 :ponder:


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 23:52:47
Acho que varia muito de acordo com o tema.

Acredito que há temas em que naturalmente as mulheres se saem melhor e outros em que homens se destacam. Por exemplo ví poucas fotos feitas por homens que ser boas fotos de nú masculino. E nunca ví fotos de futebol ou automobilismo feita por fotógrafas. (Apenas um exemplo meio exagerado).

É até uma questão de cultura, homens e mulheres tem maneiras diferentes de ver as coisas. Mas isso também pode mudar com estudo, treino, dedicação.
São Paulo - SP


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #8 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 00:15:51
Tudo que está ao nosso redor afeta nossa fotografia. Nível socioeconômico, círculo de amizades, leituras e até o modo como nos relacionamos com o mundo em função de nosso gênero. Como homens, é natural que nos portemos como homens (tal qual o estereótipo de homem que a sociedade molda ao longo dos anos). Nossas fotos refletem isso. Se você não chora em público (por alegria, emoção ao ver um filme ou por tristeza), suas fotos não irão "mostrar" você chorando a priori.

Mas isso não quer dizer que a fotografia está "errada". Isso só mostra que você está "escondendo o jogo". Essa questão de "abrir o jogo" eu penso que as mulheres resolvem com mais facilidade na fotografia.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 07:42:50
Citar
Tudo que está ao nosso redor afeta nossa fotografia. Nível socioeconômico, círculo de amizades, leituras e até o modo como nos relacionamos com o mundo em função de nosso gênero. Como homens, é natural que nos portemos como homens (tal qual o estereótipo de homem que a sociedade molda ao longo dos anos). Nossas fotos refletem isso.

Francisco;

Ao mesmo tempo que é impossível discordar desta sua afirmativa, é igualmente impossível olhar fotografias e dizer se foram feitas por homens ou mulheres e estabelecer uma crítica que permita decidir isso na maioria dos casos.

Essa é a questão. Podemos dizer que sim, e concordo com você, se cada coisa interfere, por que o gênero não interferiria,conduzindo como conduz a vidas modeladas diferentemente em certos aspectos? Mas daí a conseguirmos distinguir a produção, aí é que começa a questão.


FAUKS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
    • http://
Resposta #10 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 11:27:29
Quem for casado sabe: Mulher é mais detalhista + observadora.

Em foto, em ambiente, em roupas, etc. 


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 19:41:58
Estou aqui acompanhando as respostas e penso que, se o gênero pode influenciar em alguma coisa, com certeza ele não é determinante, se é que determina alguma coisa.

Por exemplo, fiz uma viagem com uma colega, aliás, ela fez a viagem conosco. Nenhuma das duas era fotógrafa de profissão, eu historiadora e ela da letras, mas a gente queria registrar tudo. Eu prioriza a integração entre as pessoas, mães, famílias, avós com netos, enfim, o cotidiano das pessoas, cenas de carinho e afeto. Ela, por sua vez, tinha uma fotografia mais agressiva, gostava de fotografar pessoas em situações lastimáveis como um japonês bem gordo, torrado do sol, comendo um pão de pizza gigante; uma senhora bem gorda dormindo num banco da praça numa posição bem esculachada; outra também bem gorda (acho que ela tinha algum problema com pessoas gordas) e mais velha, deitada no colo do namorado num banco de praça. Ela também gostava de fotografar contradições da sociedade contemporânea, já que vem de uma linha de pesquisa chamada análise do discurso, suponho que as duas coisas tenham alguma correlação. Durante a viagem de 30 dias, por duas vezes, ela me pediu para fotografar tais cenas já que estava sem a câmera ou tinha acabado a bateria. Eu, besta e na euforia da viagem, fotografei, mas depois fiquei com um peso enorme na consciência porque isso não se faz, ou pelo menos eu não desejo fazer nem aprecio quem faz, a exemplo de algumas fotos que se vê por aí.

Enfim, se colocasse um conjunto de fotos minhas e delas não saberia dizer onde está o tal "olhar feminino da mulher". Minhas fotos eram de cenas banais, as dela de cenas patéticas. Técnica, na ocasião, nenhuma das duas tinha, ainda que eu fotografasse no modo manual, ou pelo menos tentasse, e já tinha uma câmera reflex que me obrigava a entendê-la, até para valer o investimento e extrair o melhor que ela podia oferecer e ela não fazia questão de entender essa parte mecânica.

Também penso que nenhuma pesquisa, por maior que seja a coleta de dados, será capaz de definir se uma foto foi feita por um homem ou por uma mulher.

Agora, de modo geral, eu observo algumas características semelhantes entre as mulheres, não necessariamente nas fotos, mas no comportamento.

Por exemplo, poucas adequam-se à dinâmica dos fóruns. Ativas no MF, por exemplo, hoje somos 5. Pergunto-me por que? Mas é uma questão difícil de responder.

Poucas também interessam-se pelas discussões sobre equipamentos, ainda que conheça o seu ou busque conhecê-lo de forma plena. Isso é fácil responder, discutir equipamento sem uma finalidade específica (trocar ou comprar uma câmera, objetiva e acessórios ou então saber qual deles se adequam mais aos objetivos) é muito chato. Guerra entre marcas então é chato demais. Saber qual a construção da "rebimbola da parafuseta" quando isso é assunto para construtores de equipamentos e conhecê-lo não influi no resultado final é chatíssimo. Estudar física para entender como aquela objetiva funciona por dentro ou química para saber porque a substância Y reage com a substância X, sem a menor chance.

Enfim, as diferenças talvez estejam mais nas formas de sociabilidade do que necessariamente na foto em si, ainda que alguma influência o gênero exerça.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2009, 19:58:36 por Kika Salem »


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #12 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 19:55:06

Também penso que nenhuma pesquisa, por maior que seja a coleta de dados, será capaz de definir se uma foto foi feita por um homem ou por uma mulher.


Concordo plenamente.
Assim como nenhuma outra manifestação artística provavelmente não revele o sexo do autor. Não dá prá saber se uma música foi composta por um homem ou por uma mulher.... nem dá prá saber se uma pintura foi feita por um homem ou uma mulher... e por aí vai.
Acho que descobrimos que a emoção e a expressão artística dela é algo totalmente dissociado de sexo.
Lembro, ainda, as demais combinações e variações do sexo... Um homem gay, por exemplo, que tenha imensa sensibilidade para , digamos, ilustração. Será que ele vê , interpreta e expressa sua arte como homem ou como mulher ?  :ponder:
E isso importa?
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2009, 19:56:00 por guigui »


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 20:30:08
Rssss
Breno, não é a mulher como modelo e sim a mulher como fotógrafa!.
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Eu tb gosto mais de ver foto de mulher que de homem...  :assobi:
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Celia H.

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.192
Resposta #14 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 01:21:58


Por exemplo, poucas adequam-se à dinâmica dos fóruns. Ativas no MF, por exemplo, hoje somos 5. Pergunto-me por que? Mas é uma questão difícil de responder.

5??? :shock: :shock: Só cinco??? (Espero que eu faça parte desse imeeeenso grupo....  :assobi: ;))

Olha, Kika, tenho uma longa experiência em outros foruns, todos de música relacionados a minha banda favorita (alguém adivinha qual?? :D ;) ) e posso te dizer que essa sua conclusão não procede nesses foruns. Há um número muito grande de mulheres participando desses foruns, ainda que a maioria dos participantes seja homem, há mesmo muitas mulheres nesses foruns dos quais faço parte. E algumas delas estão entre as pessoas mais ativas dos mesmos. Por isso não vou concordar que as mulheres não se adaptem à dinâmica dos foruns, pela minha experiência posso dizer que se adptam tão bem quanto os homens. :)

Citar
"rebimbola da parafuseta"

Hoje é dia Kika....rebimboCa da parafuseta, não rebimbola.... :assobi:....se não domina o assunto, deixe para quem se interessa por ele.... :assobi: :D ;)

E nisso concordamos, os homens são maioria neste assunto. :D :ok:

Estou gostando desse tópico :ok:

Celia!
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2009, 01:44:59 por Kika Salem »