Autor Tópico: Ainda vale a pena a aquisição de uma SLR 35mm ?  (Lida 22593 vezes)

maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Fevereiro de 2009, 13:14:06
Pessoal,

   Ainda vale a pena a aquisição de uma SLR 35mm ?
   Gostaria de discutir com vocês mais experientes os prós e contras de entrar para o mundo DSLR pela "porta dos fundos"(risos) ?
   Moderadores, se este tópico não for adequado aqui, peço-lhes desculpas.
   Caso ele seja movido para outa sala, favor citar o link para a lá.
   Agradece,

   Max Carvalho
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 15:42:28
Eu já pensei algumas vezes nisso tb...

De 35mm eu só pegaria alguma RF de até R$200,00. Mas na verdade estou de olho até aparecer uma 6x6 num preço legal, daí eu compraria.
Já que é pra fotografar com "antiguidade" que seja uma 6x6 logo..rrsrsrs
São Paulo - SP


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 17:33:38
RF ? 6X6 ?
O que significam estas expressões ?
Já vi que como amador ainda preciso evoluir muito.
Nem sei se seria o momento de adquirir uma DSLR de entrada, a não ser pelo baixo desempenho da minha Canon A710 IS em fotos noturnas e pela sensível melhoria da qualidade geral da foto, afinal, qq reflex de entrada já é um UP em termos de qualidade.
Talvez a Canon G10 e principalmente a LX3 não percam feio para uma DSLR, mas a minha compatazinha acho que ainda perde feio.

Agradece,

Max

Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #3 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 19:18:24
Max,

Seria entrar pela "porta de frente"! E não considero esse tópico inadequado, muito pelo contrário.

Comercialmente é óbvio que a fotografia analógica deixa hoje a desejar. Mas se não for seu objetivo primeiro ganhar dinheiro com fotografia, mas sim aprender, creio que nada trará a você um conhecimento tão profundo dessa arte quanto a atividade com filme. Desde a fotometria, obtenção da imagem, o domínio do equipamento (e de qualquer um), o risco, etc.

Aliado ao bom preço, irrisório frente às minucias da perfeição mecânica (e até eletrônica) das analógicas, a prática dessa arte do filme é hoje viável e ao contrário do que muitos pensam, bem econômica.

Você pode ainda a se aventurar na divertida e romântica atividade de revelação. Que também não é uma coisa cara.

A abreviação RF quer dizer Rangefinder, também conhecidas como câmeras de visor óptico direto, e se refere a qualquer máquina que o fotógrafo tenha visão direta do objeto. Exemplo delas para filmes 35 mm são as Leicas, Minolta Hi-Matic, Canonets, etc. Modelos mais caros possibilitam a troca das objetivas. Possui foco por telêmetro. A grande possui automatismo no sistema de fotometria conjugado ao sistema de diafragma ou do obturador. Podendo ser isso desligado para o uso manual, o que é um ótimo exercício. Afinal, quanto mais manual maior o desafio e melhores os resultados.

Existem as de visor direto sem telêmetro. As mais populares da história foram as Olympus Trip e Pen, conforme foto abaixo e que rendeu um grande tópico aqui, lançado pelo Guto Vilaça:



Já 6x6 é uma medida (em cm) que algumas câmeras que se utilizam de filme no formato 120 (conhecido como Médio Formato) produzem no registro de suas fotos. O mesmo filme 120 (ou 220) pode compor fotos em outras proporções: 6x7, 6x9, por exemplo, o que depende da câmera e, possuindo algumas, opções de até dois formatos. Existem as câmeras de Médio Formato que também são Rangefinders.

Essa, por exemplo, é uma minha que adoro, no formato 6 x 4,5, trata-se de uma Fuji GS645s:



Não considero que fotografar com filme seja uma "antiguidade" mesmo porque filmes e câmeras analógicas são produzidos até hoje. Se ainda fosse fotografar em vidro, tudo bem.

Hoje fotografo bem pouco com digital e muito com minhas analógicas, mas isso varia muito. Já foi ao contrário. E até a forma de fotografar muda, seja de analógica para digital, quanto de SLR para RF, e principalmente para Médio e Grande Formato.

De qualquer forma, é um banquete divertido e gratificante. E ter a possibilidade de ter hoje, todas essas câmeras a preço ínfimo, é, sem dúvida, estimulador.
« Última modificação: 20 de Março de 2009, 15:34:53 por Elmo »


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 23:40:54
Elmo,

   Muito obrigado pela sua resposta, bastante elucidativa por sinal.
   Talvez fosse interessante eu dar uma pesquisada em alguns modelos de SRLs 35mm.
   Já ouvi falar bem da PENTAX K-1000,da NIKON FM-2 e da linha CANON EOS REBEL.
   Estou propenso a pegar um modelo dessa linha EOS, agora são tantos(EOS REBEL 500, EOS REBEL 2000, EOS REBEL 300V, EOS 3000N, EOS REBEL 3000N DATE, EOS 30 V, EOS 1V, AE-1, entre outros), que me sinto perdido.
   Me interessei pela 3000N DATE, ate tem um cara vendendo dela + lente 35-80mm por um preco atraente no ML. A cam parece estar bem conservada.
   Por outro lado, me disseram que a REBEL 500N e a 300V seriam melhores que a essa 3000N DATE, mas em que aspectos.
   Em resumo, gostaria que aminha SLR 35mm, tivesse

   - Rebobinamento automatico do filme
   - Foco automatico e manual
   - Modo Aperture priority
   - Modo Shutter priority
   - Controle de balanco de branco
   - Fotometria do flash medida a partir da abertura da lente
   - A lente e flash possam ser aproveitados em um futuro upgrade para uma DSLR

   Sera que estou querendo muito para uma reflex analogica de uso amador ?

   Nao preciso de uma SLR 35mm profissional, uma basica ou intermediaria com o que citei acima me atenderia bem, me interessa mais poder aproveitar a lente e flash em uma futura DSLR.
   Desculpe o tamanho do post.
   Agradece,

   Max
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 00:46:50

   Em resumo, gostaria que aminha SLR 35mm, tivesse

   - Rebobinamento automatico do filme
   - Foco automatico e manual
   - Modo Aperture priority
   - Modo Shutter priority
   - Controle de balanco de branco
   - Fotometria do flash medida a partir da abertura da lente
   - A lente e flash possam ser aproveitados em um futuro upgrade para uma DSLR


 Controle de balanço de branco não existe em camera de filme...rsrs

 Se vc quer foco automático e rebobinamento esqueça as manuais como K1000, FM2, etc..
 Bom, eu acho que pelo que vc quer a melhor opção da linha Canon é a EOS 30 ou superior.

São Paulo - SP


MAXITROL

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 08:12:27
Elmo,

   Muito obrigado pela sua resposta, bastante elucidativa por sinal.
   Talvez fosse interessante eu dar uma pesquisada em alguns modelos de SRLs 35mm.
   Já ouvi falar bem da PENTAX K-1000,da NIKON FM-2 e da linha CANON EOS REBEL.
   Estou propenso a pegar um modelo dessa linha EOS, agora são tantos(EOS REBEL 500, EOS REBEL 2000, EOS REBEL 300V, EOS 3000N, EOS REBEL 3000N DATE, EOS 30 V, EOS 1V, AE-1, entre outros), que me sinto perdido.
   Me interessei pela 3000N DATE, ate tem um cara vendendo dela + lente 35-80mm por um preco atraente no ML. A cam parece estar bem conservada.
   Por outro lado, me disseram que a REBEL 500N e a 300V seriam melhores que a essa 3000N DATE, mas em que aspectos.
   Em resumo, gostaria que aminha SLR 35mm, tivesse

   - Rebobinamento automatico do filme
   - Foco automatico e manual
   - Modo Aperture priority
   - Modo Shutter priority
   - Controle de balanco de branco
   - Fotometria do flash medida a partir da abertura da lente
   - A lente e flash possam ser aproveitados em um futuro upgrade para uma DSLR

   Sera que estou querendo muito para uma reflex analogica de uso amador ?

   Nao preciso de uma SLR 35mm profissional, uma basica ou intermediaria com o que citei acima me atenderia bem, me interessa mais poder aproveitar a lente e flash em uma futura DSLR.
   Desculpe o tamanho do post.
   Agradece,

   Max

MAX, bom dia!

eu tambem sou completamente amador e ignorante na fotografia ( seje digital ou analogica ), mas comprei uma Canon EOS rebel 500N, uma delicia de maquina ( a minha canon acompanhou uma lente 28-80mm, bem como lhe disse sou amador e ignorante nessa arte-paixão que é a fotografia, mas concidero a lente canon 28-80mm ( ultrasonic - CANON ZOOM LENS EF 28-80mm 1:3.54-5.6 IV 58mm ) bem versatil para iniciar ( tirando fotos de paisagens, pessoas. 

Nikon D3100 18-55 VR DX   Não construa Masmorras erga Templos.
Now he's too old to Rock'n'Roll but he's too young to die.
https://www.flickr.com/photos/125082120@N07/


ifarias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Desistir? Jamais...
Resposta #7 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 10:16:19
Max,

Gostei do tópico (espero que vá longe o assunto). :ponder:
Também sou iniciante, mas independente de eu ter uma reflex digital me vejo 100% motivado a comprar uma 35mm... os preços realmente estão bem atraentes e fico com a impressão que estou deixando de aprender algo... algo como "pular" uma etapa no processo de aprendizado.
Como bem explicado pelo Elmo, se a intenção é aprendizado vá em frente... eu mesmo já tive uma Rebel G (excelente câmera) a uns anos atrás e me arrependo de tê-la vendido. O pouco que aprendi sobre fotografia foi com ela e embora seja uma 35mm já tinha bastante eletrônica envolvida.

Procure algo no ML, pois assim como eu na época, tá cheio de gente que comprou uma câmera dessa e nunca a utilizou de verdade, seja por achar pesada, complicada, etc. Só lhe recomendo cuidado especial com fungos ou algo do tipo... dependendo do dono a máquina está guardada sem ver a luz do dia a meses. :ok:

Abraço,
Ivan Farias
Ivan Farias - SP
Um entusiasta pela arte de fotografar
Nikon D70S w/ 18-105mm Lens
Nikon D7000 w/ 18-105mm and 50mm 1.8D


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 22:28:57
Claro que vale a pena, ainda mais pelos preços encontrados por aí. Por 200,00 você encontra uma ampla oferta de rangefinders e SLRs de entrada, algumas até com lente inclusa por esse preço. Recentemente, comprei uma Canon F1 com uma 55mm f/1.2 por R$600,00 (na verdade 400,00 mais 190,00 de manutenção). Tá certo que é equipamento usado, mas vá ver quanto custa uma 50-55mm f/1.2 autofoco nova em folha...

Há SLRs excelentes na faixa de 200-600,00. Eu só não entrei no médio formato ainda não tive condições de comprar um bom scanner flatbed e já fiz um belo investimento num scanner dedicado para 35mm. Estou praticamente "casado" com o formato, mas para você que está começando, pode ser uma boa pedida pegar uma médio formato baratinha e um bom scanner flatbed (um Epson V700 ou o Epson Perfection 4990... ou até um Agfa SCSI usado).
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 22:28:57
maxcarvalho, como bem disse o Elmo, não classifico a compra de uma SLR como "entrada pela porta dos fundos".

Quando vc vê tanta gente ainda procurando câmeras como Olympus OM-1, Canonet GIII QL17 (rangefinder), Nikon FM2 e Canon AE-1 você fica se perguntando pq esse pessoal ainda gasta dinheiro com filme e revelação só pra usar essas câmeras.

Ao meu ver as SLR's se dividem, na linha do tempo, em mecânicas e eletrônicas. As eletrônicas vc pode dividir nas categorias foco manual e foco automâtico. A EOS que vc citou é uma máquina eletrônica de foco automático. Já a Pentax K1000 é mecânica de foco manual.

Particularmente eu procuraria uma máquina que te desse uma experiência diferente da que vc já tem com uma DSLR, ou seja, avanço manual do filme e foco manual.

Meu conselho é que se você acha um saco fotografar pra só depois ver o resultado e acha um saco ter que levar o filme pra revelar e escanear, fique no digital. Particularmente gosto do processo de fotografia com filme, você se planeja para 36 fotogramas, pensa melhor antes de apertar o botão de disparo, fica na expectativa pela revelação do que você fotografou. Analise qual seu perfil.
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 00:19:11
rogerio,

  A minha opção pela linha EOS recai no fato de que não me agrada a idéia do avanço manual do filme. O foco manual me agrada, se puder ter os dois melhor ainda.
  Já tive uma compacta analógica da Canon, a BF 800, que apesar de ser de foco fixo, a distância focal de 28mm(reais, por ser de filme), muito me agradava. Tinha rebobinamento automático, e um pequeno LCD na parte superior, onde dava para ver o número de fotos batidas, o modo de flash e se o timer estava sendo utilizado. Pena que a perdi, não a tenho mais. Eu usava filmes da linha Fuji Superia e adorava o nível de saturação e nitidez produzidos por essa combinação BF 800/Filme Superia ASA 100 ou 200.
  Que saudades !!!
  Eu estava pensando em pegar uma E0S 3000N DATE, mas me disseram que a 300V, a 500N e a 30V, seriam melhores, nesta sequência.
  Em termos de lentes, essa 28-80mm supracitada, me parece ser um bom começo.
  Acho ela razoavelmente versátil, boa para quem tá começando.
  Resta saber se ela pode ser usada posteriormente em uma DSLR, sem perda do autofoco ?
  Agradece,

  Max
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #11 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 15:20:04
Não sei quanto a essa lente, mas se vc pretende ter um par Digital-Analogica Canon, basta investir em lentes EF. Inclusive pensando assim, o ideal é usar uma da linha EOS mesmo, pois pode montar seu jogo de lentes tranquilamente que servirá pras duas (desde que nao sejam EF-S). Agora não entendi pq não te agrada ter que rodar o filme rs, é tão tranquilo!

Abraços

Lucas
rogerio,

  A minha opção pela linha EOS recai no fato de que não me agrada a idéia do avanço manual do filme. O foco manual me agrada, se puder ter os dois melhor ainda.
  Já tive uma compacta analógica da Canon, a BF 800, que apesar de ser de foco fixo, a distância focal de 28mm(reais, por ser de filme), muito me agradava. Tinha rebobinamento automático, e um pequeno LCD na parte superior, onde dava para ver o número de fotos batidas, o modo de flash e se o timer estava sendo utilizado. Pena que a perdi, não a tenho mais. Eu usava filmes da linha Fuji Superia e adorava o nível de saturação e nitidez produzidos por essa combinação BF 800/Filme Superia ASA 100 ou 200.
  Que saudades !!!
  Eu estava pensando em pegar uma E0S 3000N DATE, mas me disseram que a 300V, a 500N e a 30V, seriam melhores, nesta sequência.
  Em termos de lentes, essa 28-80mm supracitada, me parece ser um bom começo.
  Acho ela razoavelmente versátil, boa para quem tá começando.
  Resta saber se ela pode ser usada posteriormente em uma DSLR, sem perda do autofoco ?
  Agradece,

  Max


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #12 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 15:44:36
Tenho uma Nikon F660, já me diverti muito com ela, mas no momento está encostada, mas sempre que posso do uma mexidinha p/ não deixar pegar pó.
Uso até as lentes que usava nela com minha D80.

Se tiver interesse me avisa, como não estou usando posso vender.

PS.: Não largo minha Olympus FM1 com 50mm f1.8 só com fotometro eletronico por nada.

[]'s
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2009, 15:47:33 por Randal.Junior »
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 19:43:04
Olá Max!

As rebel (EOS de entrada) de filme são muito fáceis de achar num bom preço. Vai servir pra fotografar e vc já fica acostumado com o jeito de operar as câmeras modernas.
As lentes EF, mesmo as mais antigas funcionam em qualquer EOS atual. As modernas EF-S que tem restrições para usar em EOS antigas.

Por outro lado a ótica que geralmente vinha nos kits das rebel não é lá grande coisa e os ranges começando em 28mm são pouco práticos pra migrar pruma DSLR com fator de corte. Então eu não considero que essas 28-XX de baixa qualidade que geralmente vinham no kit algo a considerar na compra.

Às vezes vc pode achar uma com uma lente EF legal num preço convidativo. Aí dependendo do preço pode ser uma boa barganha para depois comprar também uma DSLR.

Já as 100% mecânicas merecem uma pesquisa à parte pois as opções são muito grandes.
Porém usá-las pode mais legal que as rebel e similares. Um visor grande e claro surge na sua frente quando vc pega uma maquininha dessas com uma lente clara acoplada.
É muito diferente de operar uma câmera com viewfinder de espelho com lente escura.

Faça uma pesquisa de preços e coloque as opções aqui. Aí a gente vai dando pitaco  :D

Abraço!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 20:49:41
Rogério, gostei da sua colocação sobre o viewfinder das máquinas mais antigas.
O grande prazer de fotografar com uma máquina clássica como a OM-1, FM2 ou AE-1 é o visor claríssimo de prisma que equipa estas máquinas.
Quando levamos em consideração que o foco é manual isto é fundamental.
Particularmente não me agrada a filosofia dos fabricantes para as SLRs de baixo custo da década de 80/90 como as da linha EOS e suas lentes de kit de baixa qualidade.
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]