Autor Tópico: Ainda vale a pena a aquisição de uma SLR 35mm ?  (Lida 22587 vezes)

slorenzi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 15:13:35
Boa tarde a todos. Acompanho bastante o mundo fotográfico, mas normalmente não posto. Porém resolvi contar minha loucura só para ver o que vocês acham. Como disse o Rogerio, estava atrás de algo diferente do que eu tenho com a minha câmera digital então procurei o mais básico possível em câmeras de filme e acabei adquirindo uma Zenit 12xp (que ainda nem chegou). Espero que eu não me arrependa de ter pego uma câmera tão básica, ainda mais que a experiência que eu tenho com filme é de uma EOS Rebel X do meu cunhado (o que não difere muito de uma dslr no que tange ao fotografar), então imagina esta câmera onde o único recurso eletrônico é o fotômetro na forma de uma luzinha que fica piscando. Será que exagerei? Alguém pode compartilhar alguma experiência vivida com uma Zenit?
Um abraço a todos.
Sidinei Caetano Lorenzi Junior
Cascavel - PR


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #16 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 15:19:34
Slorenzi,

Fez uma compra boa, a russa é simples mas eficiente. Tenho uma, essa aqui:



A Zenit foi minha primeira SLR por volta do início dos anos 90. Já fotografei muito com ela e principalemente em pb e noturnas coloridas. Fica tranqüilo que ela te atenderá muito bem, mesmo que seu tempo mínimo de exposição seja 1/500. Mas rústica ela é mesmo, e isso até tem um charme.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 15:49:14
Slorenzi,

Fez uma compra boa, a russa é simples mas eficiente. Tenho uma, essa aqui:



A Zenit foi minha primeira SLR por volta do início dos anos 90. Já fotografei muito com ela e principalemente em pb e noturnas coloridas. Fica tranqüilo que ela te atenderá muito bem, mesmo que seu tempo mínimo de exposição seja 1/500. Mas rústica ela é mesmo, e isso até tem um charme.

Elmo,

Prometa que um dia vai dizer à galera quantas câmeras vc tem e mostrar sua coleção toda sem ser em conta-gotas.
O cara já usou, teve ou tem quase tudo que existe em câmeras de filme!!!  :hysterical: :hysterical:
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #18 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 17:38:06
AOS NOVOS NA COISA
DIGITAL NAO E FOTOGRAFIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!,E IMAGEM DIGITAL
FOTOGRAFIA SE FAZ COM FILME,PARA GRANDES PRODUÇOES PUBLICITARIAS, AINDA USAMOS "FILME".
AINDA SAO FABRICADOS EQUIPAMENTOS TOP DE LINHA PARA USO COM FILMES.
CADA COISA NO SEU LUGAR!!!!.
QUE PARA USO COMERCIAL GERAL, USAMOS DIGITAL, ISTO E OUTRA COISA
NAO MISTURAR!!!!!!!!!!!!!
GRANDE ABRAÇO A TODOS
BOAS FOTOS, OU
BOAS IMAGENS, :D :D


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #19 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 17:42:49
Pessoal,

   Ainda vale a pena a aquisição de uma SLR 35mm ?
   Gostaria de discutir com vocês mais experientes os prós e contras de entrar para o mundo DSLR pela "porta dos fundos"(risos) ?
   Moderadores, se este tópico não for adequado aqui, peço-lhes desculpas.
   Caso ele seja movido para outa sala, favor citar o link para a lá.
   Agradece,

   Max Carvalho

Querido Max
se começar com filme e entrar pela porta dos fundos, digital e entrar pelo buraco da fechadura, rsrsrsrsrsrs!!!!! :eek: :eek: :eek:
e otimo comprar uma slr, e fazer algum curso de fotografia e de laboratorio tambem, para ver o que e verdadeiramente FOTOGRAFIA!!
otima ideia.
Abraço
Angelo.


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #20 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 18:16:20
Hehe...a Zenit, principalmente a 12 XP que era montada em Manaus, já esteve pendurada no pescoço da maioria dos fotógrafos.
Todo mundo tem um montão de fotos feitas com ela, muitas escuras, ou com erro de fotometria, muitas fotos com flash na metade da foto, e a gente se perguntando: O queu fiz de errado dessa vez??? :doh:
Mas tava valendo, a gente aprendia bastante tentando suplantar as manias da câmera...


Credilson

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 04 de Março de 2009, 13:50:35
Eu uso os 2 (digital ou analógica).

Citar
Se vc quer foco automático e rebobinamento esqueça as manuais como K1000, FM2, etc..
 Bom, eu acho que pelo que vc quer a melhor opção da linha Canon é a EOS 30 ou superior.

Adoro a minha N80 da Nikon, tem foco automático e rebobinamento.
Credilson
Nikon e coisas


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 05 de Março de 2009, 17:47:32
O grande prazer de fotografar com uma máquina clássica como a OM-1, FM2 ou AE-1 é o visor claríssimo de prisma que equipa estas máquinas.
Quando levamos em consideração que o foco é manual isto é fundamental.
:ok: :ok: :ok:
Além disso, leve em consideração também a construção mecânica dessas máquinas. Antigamente, para lançarem uma câmera nova no mercado, demorava-se um bom tempo. Tempo este que era usado para estudar com bastante cuidado os novos projetos. Para se ter uma idéia, o projeto da Olympus OM-1 demorou mais de 5 anos para ser concretizado. O resultado foi uma câmera muito bem construida e com o funcionamento mecânico preciso.
Soma-se a isto as lentes manuais antigas de alta qualidade ótica (50mm 1.2, 50mm 1.4, 28mm 2.8, 35mm 2.8, 100mm 2.8 e etc) que hoje são encontradas a preços bem baixos (em relação às digitais).
Qualidade e durabilidade...estamos falando disso.
Para quem curte filmes 35mm e gosta de equipamentos analógicos, este é um caminho em que a satisfação pelo resultado é garantida. Com um bom filme e uma boa máquina analógica não tem erro. É bem diferente de fotografar com uma EOS ou outra câmera eletrônica.
Fotografar com filmes usando uma máquina analógica (toda mecânica) é um barato. É uma responsabilidade...rs. Responsabilidade de fotografar corretamente. Por isso é um grande exercício. 

 


VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Rafael_Lossëhelin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 05 de Março de 2009, 19:27:59
Eu não acrescento uma vírgula se quer nas palavras do Guto.

Eu ainda só possuo uma Trip35, mas assim que sobrar uma graninha e tal quero uma analógica...a OM1 é um sonho.

Rafael Pereira Lossëhelin
Belo Horizonte
_____________________________________
Canon EOS 40D + 28-135 f/3.5-5.6 IS USM
Olympus Trip 35 + flash Mirage MV-328


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 06 de Março de 2009, 00:23:14
Sou da turma do Guto também... As analógicas totalmente manuais têm o verdadeiro charme da fotografia de película.

Coincidência: estou 'tentando' terminar um filme colorido com a recém adquirida 12XP. Parece um trator, literalmente, e foi a única câmera em que senti falta de uma borracha em volta da ocular, de tanto encostar minha sobrancelha naquelas quinas de metal... Ela é bruta, mas é autêntica.

Não vejo a hora de colocar novamente filme é na Spotmatic. O som do disparo dela é uma delícia. Quero testar como ficou a limpeza que eu mesmo fiz na lente dela, a Takumar 1.4 50mm.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 06 de Março de 2009, 08:52:29
Eu não acrescento uma vírgula se quer nas palavras do Guto.

Eu ainda só possuo uma Trip35, mas assim que sobrar uma graninha e tal quero uma analógica...a OM1 é um sonho.


Rafael, a Trip é o início dessa paixão. Quero lhe informar que quanto mais vc fotograr com as velhinhas mais você irá se apaixonar. Depois dela, vc vai querer uma SLR, depois uma TLR, depois um Grande Formato e quando perceber, já está totalmente dominado pelo vício...hehehehehe. Caminho sem volta. Pergunte ao Elmo.
Abs.

Sou da turma do Guto também... As analógicas totalmente manuais têm o verdadeiro charme da fotografia de película.

Coincidência: estou 'tentando' terminar um filme colorido com a recém adquirida 12XP. Parece um trator, literalmente, e foi a única câmera em que senti falta de uma borracha em volta da ocular, de tanto encostar minha sobrancelha naquelas quinas de metal... Ela é bruta, mas é autêntica.

Não vejo a hora de colocar novamente filme é na Spotmatic. O som do disparo dela é uma delícia. Quero testar como ficou a limpeza que eu mesmo fiz na lente dela, a Takumar 1.4 50mm.

Abraços.

Heber, vc também tem câmeras pra caramba heim cara. A gente poderia mostrar todas as câmeras que cada um tem por aqui e se possível falar um pouquinho delas. O que acha? Poderíamos abrir um tópico só para isso. Seria bacana e iria ajudar quem está pensando em comprar uma analógica. Formaria um catálogo de câmeras analógicas para quem tiver curiosidade de conhecê-las. Muita gente aqui no fórum iria poder contribuir e participar.
abs
« Última modificação: 06 de Março de 2009, 09:01:54 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Alessandro D.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • AD-PHOTOS
Resposta #26 Online: 06 de Março de 2009, 09:09:05
Venho acompanhando este tópico e estou gostando muito.  :ok:

Tenho uma Canon Elan 7N (EOS 30)que comprei em 2005, junto com uma lente 28-105mm. O que posso dizer é que é uma máquina que tem me agradado muito. Ótimos recursos (auto total até manual total), grip legal (que hoje considero fundamental) e ligeiramente pesada de forma deliciosa  :)

A Objetiva 28-105mm tem um range ótimo para quem inicia (que foi meu caso). Somente no final do ano passado comecei a sentir falta de uma 70-300mm.

Logo que comprei, fiz um curso basicão com um fotógrafo aqui do bairro e o cara até me ensinou a revelar PB em casa. Realmente, acho que o caminho é por aí mesmo. Aprendi bastante e me apaixonei de vez pela fotografia.  :)

Também concordo com o charme da foto em película (apesar da EOS ser eletrönica), a ansiedade de ver o resultado após dias de ter feito a foto é uma coisa de louco! :D
Alessandro D.
São Paulo-SP
Canon Elan 7N (EOS30) + Canon EF 28-105mm f/3.5-4.5 II USM + Canon EF 70-300mm f/4-5.6 IS USM
http://www.flickr.com/photos/AD-PHOTOS


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 06 de Março de 2009, 09:30:03
Venho acompanhando este tópico e estou gostando muito.  :ok:

Tenho uma Canon Elan 7N (EOS 30)que comprei em 2005, junto com uma lente 28-105mm. O que posso dizer é que é uma máquina que tem me agradado muito. Ótimos recursos (auto total até manual total), grip legal (que hoje considero fundamental) e ligeiramente pesada de forma deliciosa  :)

A Objetiva 28-105mm tem um range ótimo para quem inicia (que foi meu caso). Somente no final do ano passado comecei a sentir falta de uma 70-300mm.

Logo que comprei, fiz um curso basicão com um fotógrafo aqui do bairro e o cara até me ensinou a revelar PB em casa. Realmente, acho que o caminho é por aí mesmo. Aprendi bastante e me apaixonei de vez pela fotografia.  :)

Também concordo com o charme da foto em película (apesar da EOS ser eletrönica), a ansiedade de ver o resultado após dias de ter feito a foto é uma coisa de louco! :D
Oi Alessandro, quando eu falei que fotografar com uma analógica mecânica é diferente de fotografar com uma eletrônica não foi no sentido de desmerecer nenhuma câmera. Aliás tenho ainda uma EOS 300 e por muito tempo foi a câmera que usei e já fiz e ainda faço ótimas fotos com ela mesmo com a lente mais escura do kit.
Recentemente tenho me empolgado mais com as totalmente mecânicas pq acho fantástico a construção e precisão dessas máquinas. Além disso são mais charmosas e exige-se mais concentração do fotógrafo pelo fato do foco ser totalmente manual. A gente acaba se habituando com tanta tecnologia e vamos deixando muita coisa boa pra trás que vão se tornando "obsoletas". Porém quando pegamos uma máquina de 30, 40 ou 50 atrás e conseguimos resultados excelentes com elas é que percebemos que esses equipamentos ainda são capazes de dar muito prazer ao fotógrafo. Lógico...isso é um gosto pessoal. Tem gente que não curte e pronto. Temos que respeitar as diferenças mas para quem gosta de filmes é um prato cheio viu e para uso amador é uma delícia.
abs
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #28 Online: 06 de Março de 2009, 10:39:17
Acabei de comprar um corpo para película usado. Paguei 90 reais mais 13 de PAC por uma EOS Rebel G, e estou muito satisfeito.

É uma câmera que atende àqueles que gostam de prioridades, etc, que tem um bom fotõmetro de área central demarcada com barra de EVs.

Coloquei nela um adaptador m42 e as uso com as mesmas lentes m42 que uso na digital 20D.

Muito gostosa de usar, levinha, pequena, fácil de fotometrar. Comprei esta semana (ainda não chegou) uma lente Industar 50, que é uma 50mm mínima e barata, e vou montá-la na câmera para ficar um conjunto pequenininho, assim do porte de uma rangefinder, e até mais leve, e assim poder andar por aí com ela.

A fotografia com filme é ótima, bonita (mais bonita que a digital), e podemos usar uma cãmera de filme que fará excelentes fotografias, mais ou menos equivalentes a uma digital de 8mpx. Ou seja, fará as fotos que precisarmos fazer.

Um filme revelado e escaneado custa cerca de 25 reais no total. E você tem a visada de uma câmera full frame. Dividindo o preço de um FF usada (4 mil reais), dá para 160 rolos, ou seja 5760 fotos. As grande angulares funcionarão como grande angulares, as normais como normais, e isso é bem interessante em termos de linguagem.

Considerando o custo de oportunidade de 4000 reais em cerca de 0,5%, fotografaremos a vida toda só com o custo de oportunidade...


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 06 de Março de 2009, 11:26:08
Ivan, interessante a matemática.
Aplicando seu raciocínio e levando para minha realidade:
Fotografo pouco. Com filme, chutando uma média seria uns 8 rolos por ano aproximadamente. Tomando por base os 160 rolos (R$4000,00) teria aí, pelo menos, mais 20 anos de fotografia com um custo dividido em suaves prestações. Fotografia que atende a maioria dos propósitos para meu uso amador.
A única coisa que penso em agregar nisso tudo é um scanner para ter mais controle no processo. Teria que ver em qual lado vai pesar mais na balança (custo/benefício).
« Última modificação: 06 de Março de 2009, 11:30:56 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!